Estilos de Luta

estilos-street-fighters

Nada define mais um guerreiro Street Fighter do que seu estilo. O estilo de um Street Fighter determina como ele luta e qual conhecimento marcial ele adquiriu. O lutador é um Kickboxer que usa principalmente chutes, ou um mestre do Kabaddi que usa poderes mentais para derrotar seus adversários?

Listados a seguir estão os estilos de artes marciais disponíveis para personagens iniciantes. Cada estilo é explicado em detalhe, incluindo seus poderes e movimentos especiais. O Chi e Força de Vontade iniciais também aparecem com cada estilo. O sistema de graduações (faixas e cordões) não é explicado na descrição de cada estilo. Ao invés disso, todos os sistemas de graduação foram agrupados no post Sistemas de Graduação das Artes Marciais enquanto que no post Os Uniformes das Artes Marciais são descritos como se vestem tradicionalmente os praticantes de cada estilo. E por fim, caso o Narrador queira mais coerência nas técnicas dos personagens frente ao seu estilo, recomendo dar uma lida na houserule Exigências dos Estilos.

Os estilos também incluem um link para os Guerreiros Mundiais (e outros NPCs poderosos) que o usaram como base para suas carreiras. Blanka, por exemplo, surgiu das matas brasileiras tendo a Capoeira como seu estilo de luta. Após ver este mutante bestial em combate, qualquer guerreiro de bom senso terá um profundo respeito pela eficácia mortal da Capoeira.

Há mais estilos de artes marciais no mundo de Street Fighter além destes, nós da Street Fighter RPG Brasil estamos sempre de olho em estilos que sejam interessantes de serem adaptados ao mundo de Street Fighter. Quando criamos um novo estilo, tentamos ao máximo manter a coerência com o cenário e a compatibilidade com os demais estilos. Muitos desses novos estilos são criados devido a uma necessidade inerente à adaptação de um personagem não abordado nos livros oficiais. Como exemplos temos a Lucha Libre, que foi criada para adaptar El Fuerte para o RPG e o Soul Power, criado para adaptar Rose.

Alguns Street Fighters tentam treinar vários estilos ao mesmo tempo, mas eles raramente chegam ao nível dos Guerreiros Mundiais. Os Guerreiros Mundiais descobriram que somente se dedicando a um único estilo é possível aprender seus poderes e movimentos especiais. Street Fighters que mudam de estilo a todo momento jamais vão conquistar os incríveis poderes que permitem aos Guerreiros Mundiais a manutenção de seus Postos.

Estilo Chi FdV Referência
Aikidô 5 2 Sarah Lewis
Baraqah 4 3 Rashid
Bojutsu * 1 6 Eagle
Boxe 1 6 Balrog e Dudley
Capoeira (Maculelê*) 2 5 Blanka e Elena
Forças Especiais 1 6 Guile, Charlie, Cammy, Decapre, Rolento e C. Viper
Glimae* 4 3 Thor
Hsing Yi Chuan* 2 5 Yo Senkai
Jeet Kune Do 1 6 Bruce Lee
Jiu-Jitsu (Judô) 3 4 Laura Matsuda
Kabaddi 5 2 Dhalsim
Kalaripayt* 3 4 Bodhidharma
Karatê Rindoukan* 1 6 Makoto
Karatê Shotokan 3 4 Ryu, Ken, Akuma, Dan, Cody, Sakura e Gouken
Kempo* 3 4 FANG
Kenjutsu* 3 4 Sodom
Kickboxe 2 5 Dee Jay
Krav Maga* 2 5 Sayid Jarrah
Kung Fu 4 3 Fei Long, Rufus, Yun, Yang e Gen
Ler Drit 5 2 M. Bison
Lua 3 4 Kai
Lucha Libre* 1 6 El Fuerte
Luta-Livre 1 6 Birdie, Hugo, Poison e R. Mika
Luta-Livre Nativo Americana 3 4 T. Hawk
Ninjitsu 5 2 Guy e Ibuki
Ninjitsu Espanhol 2 5 Vega
Pankration 1 6 Erastus
Sanbo 1 6 Zangief
Savate 2 5 Richard Sylla
Silat 4 3 Kiritan
Soul Power* 5 2 Rose
Sumô 2 5 E. Honda
Tae Kwon Dô* 2 5 Juri
Tai Chi Chuan 6 1 Vanda
Pegazzani
Thai Kickboxe (Muay Thai) 2 5 Sagat e Adon
Wu Shu 3 4 Chun Li
Vale-Tudo (MMA)* 1 6 Abel
Yagli Gures* 1 6 Hakan

Briga

E quem não se encaixa em nenhum destes Estilos de Luta? Aquele capanga do beco provavelmente nunca teve aulas de karatê, mas briga como ninguém! Briga é um estilo “genérico” que serve para qualquer propósito e lutador. Briga é o seu conhecimento de luta, de sobrevivência e não realmente uma arte marcial. Briga não envolve disciplina, ela exige instinto. Em termos de jogo, um lutador que utilize o estilo Briga tem acesso a todos as Manobras Especiais listadas em Movimentos Comuns, uma lista de Manobras que podem ser aprendidas por qualquer estilo.

Note que ainda assim as manobras exigem que um “professor” as ensine. Provavelmente o chefão da gangue passe alguns de seus golpes a seus capangas, ou o dono daquela academia que sempre sonhou em ser um Street Fighter mas nunca teve coragem para fazê-lo. Obviamente Briga não é um estilo indicado para personagens jogadores, devido ao alto custo dos Movimentos Comuns e a falta de acesso aos grandes segredos da artes marciais (as manobras exclusivas de cada estilo – Dragon Kick, Storm Hammer, etc).

O Chi inicial do estilo Briga é 1 e a Força de Vontade é 6.

* OBS: estilos marcados com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf, mas desenvolvidos por fãs do jogo. Se gostar deles, use-os em sua mesa de jogo; senão, ignore-os.

Estilos de Luta