Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan

 

É uma arte marcial? É uma dança? Trata-se de uma meditação? Tai Chi Chuan é tudo isto junto sendo nenhum deles exclusivamente.

Tai Chi Chuan, o “último punho supremo”, é uma forma de Kung Fu Taoísta concebido para cultivar a harmonia interior e os do médico Chi. É estudado através de uma série de passos e movimentos muito lentos e relaxados, praticados diariamente por muitos chineses desde a dinastia Ming.

A origem do Tai Chi é misteriosa. Uma alegação é que ele foi desenvolvido por um monge Shaolin que viu uma cobra e um pássaro e admirou sua constante luta pela vida, o fluxo constante de ação e reação. Outra lenda afirma que foi ensinada por um ser celeste.

O Tai Chi Chuan praticante compreende ciclos de movimento e ritmo e a harmonia que existe entre os opostos – quando o adversário é forte (luta-se com soco, por exemplo), o lutador “fraco”, afasta-se do golpe ou desvia. Quando o adversário é fraco, o lutador vai ser forte, com um suave empurrão para derrubar-los.

Tai Chi é uma suave e calma – quase mansa – arte, mas é muito eficaz.

Escolas:Existem escolas em todo o mundo, mas são mais comuns na China e nos Estados Unidos. As formas básicas são amplamente disponíveis em vídeo, mas estas geralmente ensinam como uma forma de exercício e não de arte marcial.

Membros:Tai Chi Chuan pode ser estudado por qualquer pessoa de qualquer idade – a formação em suas primeiras fases é mais relaxante do que rigorosa, e muitos estudantes podem se beneficiar, a este nível. É mais comum estuda-la apenas como uma “meditação com movimento”, para unir alívio com exercícios.

Conceitos: imigrantes chineses, viajantes, estudantes filosóficos.
Chi Inicial: 6
Força de Vontade Inicial: 1

Lema:Se deseja ser contraído, primeiro deve ser alongado. Para tornar-se fraco, primeiro deve ser forte. Antes de uma possível dispensa, primeiro deve prosperar. O sábio conquista o que é difícil, e o fraco vence o forte.

Para saber mais sobre este fantástico estilo, leia os posts Tai Chi Chuan em Street Fighter e A Quintessência do Tai Chi Chuan.

Manobras Especiais
Soco Chute
Slide Kick (2)
Foot Sweep (1)
Spinning Foot Sweep (1)
Dive Kick (2)*
Bloqueio Esportes
Apresamento Foco