Pankration (Pancrácio)

Pankration

 

Um dos estilos menos conhecidos no mundo, o Pankration (ou Pancrácio) é indiscutivelmente um dos mais antigos estilos de combate que já existiu. Os gregos acreditavam foi criado pelo herói Teseu, que combinava Luta-Livre com o Boxe para derrotar o Minotauro no labirinto. O Pankration foi usado como luta nos primórdios das Olimpíadas, ao lado de Boxe e Luta-Livre.

O Pankration apresenta muitas formas de combate em um: socos, chutes, apresamentos, mordida – quase tudo era permitido. Embora várias técnicas não fossem dadas os poéticos nomes comuns como às artes marciais Chinesas, não era incomum encontrar manobras comparadas com ataques dos animais.

Quando os exércitos de Alexandre, o Grande marcharam por todo o mundo conhecido, criaram tendas para manifestações de uma variedade de esportes, incluindo o Pankration. Alguns alegam que, quando estes exércitos atravessaram o Himalaia no século IV A.C., o Pankratiastas definiram o desenvolvimento do Kung Fu.

Era comum se acreditar que o Pankration morreu como arte marcial após o Império Romano. Vendo a diminuição do estilo, no entanto, os capitães eleitos ensinaram este estilo em segredo, só para os mais dignos candidatos. Mas com a entrada de Pankratiastas no circuito Street Fighter, o estilo reapareceu em público.

Quando uma luta ocorre contra um mestre do Pankration, deve-se estar preparado para tudo: enquanto um pankratiasta favorece o soco, outros poderão preferir chutes ou apresamentos. Muito similar ao Jeet Kune Do, o Pankration é uma luta contra o estilo pessoal, faltam os estilos formais comumente estudados no Oriente. O Pankration é também uma das mais brutais artes marciais, não podendo ser encontrado em qualquer lugar, é ensinada apenas como uma “competição” ou “demonstração” de desporto.

Escolas:Tradicionalmente, uma escola Pankration era chamada de Korykeion, se assemelhando fortemente as modernas escolas de Boxe. Hoje em dia, no entanto, o estudo ocorre nas casas dos seus mestres. Com o aumento da popularidade deste estilo, tem havido algum falatório a respeito de se restabelecer o Korykeion como um método de instrução formal.

Professores do Pankration podem ser encontrados em quase qualquer lugar, mas a maioria deles estão em pequenas aldeias na Grécia. A formação neste estilo é brutal e eficiente, e os instrutores não são conhecidos por sua misericórdia.

Membros:Apenas indivíduos com espírito capazes de suportar muito mais aprendem Pankration. Enquanto muitos jovens começam a estudar com um comandante, os rigores do estilo tendem a desencorajar os mais dedicados.

Conceitos: fã de Luta-Livre, amazona, campeão do vilarejo
Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema:Eu sou a personificação de mais de 3000 anos de tradição. Meu estilo pode parecer simples, mas é puro em sua simplicidade

O atual campeão mundial de Pankration é o tirano Urien!

Manobras Especiais
Soco Chute
Buffalo Punch (1)
Dashing Clothesline (4)*
Ducking Fierce (1)
Ear Pop (2)
Fist Sweep (2)
Head Butt (1)
Spinning Back Fist (1)
Double-Hit Knee (1)
Flying Knee Thrust (1)
Foot Sweep (1)
Slide Kick (2)
Sniper Kick (3)*
Wounded Knee (2)
Bloqueio Esportes
Maka Wara (3) Air Smash (1)
Breakfall (1)
Flying Heel Stomp (3)
Ground Fighting (2)
Thunderstrike (1)
Apresamento Foco
Air Throw (2)
Back Breaker (2)
Bear Hug (1)
Brain Cracker (1)
Choke Throw (2)
Counter Grapple (2)*
Disengage (2)
Dislocate Limb (2)
Grappling Defense (3)
Head Bite (2)
Improved Pin (3)
Knee Basher (2)
Neck Choke (2)
Pin (2)
Stomach Pump (3)
Suplex (1)
Toughskin (2)

* OBS: manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf.