Aikidô

Aikidô

 Embora muitas vezes seja ensinado meramente como um desporto, Aikido é também uma disciplina filosófica e uma luta contra a arte. É um estilo passivo baseado fortemente na filosofia Zen e sem resistência. Se empurrado, um praticante de Aikido se move com o empurrão, combinando com o seu adversário a direção de movimento e energia, deixando-o em desequilíbrio e indefeso. Aikido é fluido, arte suave, o objetivo final não é a derrota dos adversários, mas a iluminação do próprio espírito.

Aikido enfatiza o Apresamento e o cultivo do Chi, em vez de socos e pontapés. A maior parte dos seus movimentos são circulares e descontraídos, ao contrário de outros estilos mais agressivos.

Escolas:São encontradas no mundo inteiro, mas Japão e EUA têm a maioria. O Aikido é uma comunidade aberta e solidária, com muitos clubes e suas próprias leis. Novos alunos são sempre bem-vindos.

Membros:Quase ninguém que queira aprender a arte é aceito. Aikido é um esporte popular e cursos podem ser encontrados através de aulas de auto-defesa ou universidades, bem como escolas de Aikido. Estudar em uma escola é geralmente necessário para se tornar um faixa preta. Quando você atingir a faixa preta, você ainda se considera um novato: o estudo do Aikido é visto como uma aprendizagem ao cultivo do espírito.

Conceitos: filósofos, místicos, mães trabalhadoras, atletas, estudantes.
Chi Inicial: 5
Força de Vontade Inicial: 2

Lema:Água flui tomando qualquer forma ou curso, mas é sempre coerente com sua própria natureza. Seja sensível ao fluxo e ao movimento do seu corpo e você vai alcançar o conhecimento sobre a sua própria natureza.

Manobras Especiais
Soco Chute
Dim Mak (4) Foot Sweep (1)
Slide Kick (2)
Spinning Foot Sweep (1)
Bloqueio Esportes
Counter Attack (1)*
Deflecting Punch (1)
Energy Reflection (3)
San He (3)
Breakfall (1)
Drunken Monkey Roll (2)
Esquives (2)
Apresamento Foco
Air Throw (2)
Arm/Wrist Lock (1)*
Back Roll Throw (1)
Counter Grapple (3)*
Falling Sky (2)
Grappling Defense (3)
Improved Pin (2)
Pin (2)
Push (1)*
Tornado Throw (4)*
Chi Kun Healing (3)
Criminal Upper (4)
Fireball (3)
Ghost Form (5)
Mind Reading (3)
Psychokinetic Channeling (4)
Regeneration (2)
Stunning Shout (3)
Telepathy (2)
Zen no Mind (3)

* OBS: manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf, tendo sido criadas por fãs com base em manobras homônimas dos games da série Street Fighter.