Bodhidharma

Boddhidharma

Este clérigo Indiano é conhecido por ser o fundador do Budismo Ch'an (Zen) na China (onde é chamado de Ta Mon, enquanto que no Japão chamam-no de Daruma-san) e criador do Shaolin Chu'an, conhecido hoje em dia como o Kung Fu Shaolin. Bodhidharma nasceu por volta de 448 D.C., o mais jovem filho de um rei Brâmane; ele ingressou em um sacerdócio budista na India e subiu rapidamente seus níveis, até por fim decidir ensinar o seu novo tipo de budismo para o povo chinês. De acordo com a lenda, ele caminhava pela China, sobrevivendo a incontáveis perigos.

Depois de sair da capital Chinesa, ele viajou para o Templo Shaolin, onde ficou um tempo ocupado principalmente com a tradução dos documentos Indianos sagrados para o Chinês.

Bodhidharma foi o primeiro refugiado admitido no templo; para isso foi obrigado a entrar em meditação por 9 anos, apenas fitando a parede de um precipício. Diz a lenda que quando ficou chateado abriu um buraco no precipício apenas com um olhar! Depois disso, o líder do templo cedeu um lugar a ele, que mais tarde, tornou-se líder espiritual dos monges.

Bodhidharma decidiu que os monges precisavam de alguma forma de exercicio, eles estavam tão fora de forma que sentiam sono durante a meditação. Da série de exercícios que Bodhidharma criou, foi eventualmente criado o Shaolin Kung Fu. Isto não quer dizer que Bodhidharma desenvolveu as técnicas de combate do estilo. Sendo um nobre, ele provavelmente tinha algum treinamento militar, incluindo técnicas de luta-livre, então é possível que ele tenha ajudado os monges no desenvolvimento do sistema de auto-defesa (o que era muito útil onde viviam, em uma área remota cheia de bandidos) como um bom exercício.

Outros aspectos dos ensinamentos de Bodhidharma  tiveram um poderosos impacto nas artes marciais como as conhecemos. O clérigo ensinou os monges as artes do Chi implementando exercícios de respiração e técnicas de meditação. Considerando que o Chi é um dos principios fundamentais da maioria das artes marciais Chinesas e Japonesas, este é o maior legado deixado por Bodhidharma. Leia a mais a respeito de Bodhidharma e a teoria do Chi em A Lenda do Hadouko.

Boddhidharma