William F. Guile

guile-sf5




Altura: 1.82m
Peso: 99kg
País: EUA
Nascimento: 23/12/1960 (36 anos em SF5)

Assim que terminou o ensino médio, William Guile se alistou nas forças armadas dos Estados Unidos e entrou para os Boinas Verdes, ficando especialista em combate corpo-a-corpo e pilotagem de jatos. Noivo de Julia, com quem pretendia se casar, o jovem tinha um futuro promissor. Foi nessa época que conheceu o já famoso Charlie Nash, seu superior na organização (primeiro-tenente) e quem lhe ensinou muito sobre combate (como seus famosos golpes Sonic Boom e Flash Kick) e justiça, se tornando grandes amigos.

Conta-se que eles teriam se conhecido em uma missão de resgate no Camboja, onde Nash estaria investigando uma operação criminosa e ficado encarregado de salvar Guile que teria caído em solo inimigo, durante missão não-oficial. Isso teria criado em Guile uma dívida eterna com seu amigo.

Crônica em Street Fighter Alpha: Após anos de intenso treinamento nas Forças Especiais (que lhe rendeu o título de primeiro-tenente), ele e seu amigo Charlie foram enviados à Tailândia em uma missão secreta para insuflar a rebelião contra o ditador M. Bison. Charlie foi traído pelo seu próprio comando e capturado pelas tropas de Bison, oficialmente dado como morto por todos, exceto por Guile, que jurou que encontraria seu amigo e o traria de volta, mesmo que para isso tivesse de abandonar temporariamente sua esposa Julia e sua filha Chris.

E Guile o encontrou com a ajuda da jovem detetive Chun Li, que também estava atrás de Bison para descobrir o paradeiro de seu pai desaparecido. Juntos encontram Nash novamente, somente para terem de enfrentar Bison em uma derradeira luta de vida ou morte na base do sindicato criminoso. Com a base desmoronando devido a explosões, Nash se viu a ficar para trás lutando contra Bison para garantir que seus amigos pudessem sair ilesos, e que o ditador seria morto. Mais uma vez Nash salvou a vida de Guile, que pela segunda vez perdeu seu maior amigo para Bison.

Crônica em Street Fighter 2: armado com o seu novo poder sônico e na melhor forma da sua vida (inclusive tendo sido promovido a Major), Guile começou a enfrentar seus desafiantes em combate corpo-a-corpo na base aérea. Ninguém conseguia se equiparar ao estilo e velocidade de Guile. Então, quando ouviu falar das competições Street Fighter, Guile aproveitou a oportunidade de testar ainda mais suas habilidades. Desde então ele progrediu até o posto de Guerreiro Mundial. Alguns acreditam que ele poderia até mesmo derrotar Ryu, Mas Guile não entrou nas competições Street Fighter para ser o Campeão Mundial; ele apenas descobriu que M. Bison estava envolvido mesmo após ter supostamente morrido na explosão da base.

Guile tentou levar Bison à  justiça, mas com sua ilha-nação oficializada como um país independente, Bison saiu ileso do processo em que Guile tentava culpar Bison pela morte de Nash. Tendo visto que os meios legais não o ajudariam, o militar rompeu com as forças armadas e não se deterá diante de nada para vingar a morte de Charlie com suas próprias mãos. Juntos, Guile e Chun Li unem suas forças contra o ditador no próximo torneio mundial, na esperança de um dos dois derrotá-lo na final e matá-lo de uma vez por todas.

Crônica em Street Fighter 4: Bison foi dado como morto pela segunda vez, pelas mãos do lutador Akuma, após Guile ter sido parado por sua esposa que não queria que ele sujasse suas mãos com Bison na final do torneio. No entanto, ao que parece essa decisão terá de ser revista uma vez que rumores da Shadaloo estar se reorganizando ecoam em diversos pontos do globo através de uma corporação bélica chamada SIN, incluindo armas de destruição em massa que já foram projetos de Bison no passado. Mais uma vez Guile tem de deixar sua família para viajar o mundo junto de Chun Li e Cammy para juntar as peças deste quebra-cabeça e aniqularem todo o mal de Shadaloo e Bison de uma vez por todas.

Crônica em Street Fighter 5: Guile está investigando a Shadaloo novamente, mais especificamente uma operação chamada C.H.A.I.N.S que eles estariam planejando. Junto de Abel, seu mais novo aliado, investigam os antigos laboratórios da SIN, que ao que parece também são alvo de investigações de Juri. Guile ainda não sabe, mas com a volta de Charlie Nash dos mortos, mas agora trabalhando para os Illuminati, o que acontecerá com a amizade dos dois?

Interpretando Guile: Ok, então você tem um temperamento problemático, e daí? Você passou pelas piores missões de combate e testes de vôo que o mundo tem a oferecer, e ainda está inteiro. As Forças Armadas ainda são o seu lar, mas você não pertence a elas. Na verdade seus superiores estão felizes que você esteja trabalhando para eles. É claro que você ainda é um patriota leal ao uniforme, mas com certeza gostaria de descobrir quem traiu você e Charlie há anos atrás.

Aparência: Guile veste o mesmo uniforme que usava durante seus dias nas Forças Especiais. Ele usa duas correntes com placas com nomes, a sua e a de Charlie. Ele mantém o cabelo loiro muito mais longo do que seria permitido pelas normas militares; gosta de ajeitar o cabelo e flexionar os músculos após aniquilar um oponente.

Lema: Você é homem o suficiente para lutar comigo?

guile-penteado

Guile como NPC

Guile é um vingador. Ele moverá céus e terras, e até mesmo abandonará sua família em busca de vingar a morte do seu amigo Charlie nas mãos de Bison. Ele odeia a Shadaloo mais que tudo na vida e ajudará qualquer um que tenha as mesmas intenções de derrubar tal organização.

No entanto, a traição sofrida no passado fez de Guile alguém muito desconfiado. Ele não faz amizade fácil e quando sabe que alguém possui informações sobre a Shadaloo, já tende a achar que a pessoa trabalha para eles, como aconteceu com o lutador francês Abel. Faz algum tempo que Guile abandonou as forças armadas, pelo mesmo motivo da traição, e agora age por conta própria.

A título de curiosidade, a mulher de Guile Julia, é irmã mais velha de Eliza, esposa de Ken. Além disso sua filha Chris é amiga de Datta, filho de Dhalsim, com quem conversa por correspondências.

Guile e Armas de Fogo

Como todo militar, Guile possui vasto treinamento no uso de Armas de Fogo, o que se reflete em sua técnica com as mesmas (ao invés de listar todas as armas que ele sabe atirar, foi incluída uma técnica só em sua planilha para todas). No entanto, Guile só usará esta técnica fora de combate e, ainda assim, em caso de extrema necessidade, como em guerras, por exemplo.

*Fontes: a planilha de Guile em SF2 é a versão original americana, pois a brasileira está errada (ele possui Esportes 5 e não 4). Para a história de Guile (que no original da White Wolf está completamente errada) foi utilizado o The Street Fighter Plot Canon Guide, acontecimentos in-game de SF Alpha, 2 e 4, bem como os mangás da Udon.

guile-sf4

Guerreiros Mundiais