Guy

Guy em Super Street Fighter 4




Altura: 1.79m
Peso: 72kg
País: Japão
Nascimento: 12/08/1965 (24 anos em Final Fight)

Guy é seguidor do caminho Bushido, e também um estudante da escola Ninjitsu Bushinryu Ninpou, representando a 39º geração de estudantes desta arte. Ele é um guerreiro de honra, e luta como tal, sempre tentando vencer limpo, sem usar nenhum truque sujo. Guy treinou desde muito pequeno na escola Ninjitsu, e seu mestre foi uma lenda do Ninjitsu, Zeku (que por sua vez foi treinado pela maior lenda ninja viva, Genryusai). Na escola ele treinou junto com as filhas de Genryusai, que foram iniciadas por Zeku porque Genryusai era muito velho para ensiná-las. Seus nomes eram Lena e Maki, Guy instantaneamente se apaixonou por Lena, que não era uma estudante muito habilidosa do Ninjitsu, e acabou largando o ofício de ninja. Eles decidiram se casar, mas somente após Guy encontrar a sua “verdadeira missão”.

E sua verdadeira missão veio depois de muitos anos de treinamento sob as ordens de Zeku, em um momento da vida de Guy em que ele se considerava um mestre do caminho Bushido e do Ninjitsu. No entanto, Zeku negou isso, dizendo que enquanto Guy não havia provado a si mesmo ser um verdadeiro mestre, e que ele devia continuar procurando seu próprio caminho. Inicialmente Guy pensou que ele deveria lutar constantemente e derrotar quantos inimigos ele pudesse para provar quão valioso ele era, para se tornar um mestre.

No entanto, Guy logo soube que seu mestre estava certo, ele não era ainda um mestre do Ninjitsu, e apenas seguir o caminho do Bushido não era o bastante, lhe faltava ainda alguma coisa que ele próprio deveria descobrir para manter o caminho Bushido vivo. Quando Guy soube disso, ele tornou-se um verdadeiro mestre do Bushido também.

Crônica em Final Fight 1 e 3: Durante suas viagens, Guy foi diversas vezes aos EUA, onde encontrou uma segunda casa em Metro City. Não era o lugar mais agradável do mundo, cheio de gangues de criminosos, como a Mad Gear. Em Metro City Guy fez novos amigos, como Mike Haggar e Cody. Durante duas vezes ele ajudou a eliminar a escória de Metro City, primeiro com o objetivo de resgatar a filha de Haggar, Jessica, que estava nas mãos da Mad Gear e depois para aniquilar a gangue Skull Cross. Guy foi o elo principal da queda de ambos os grupos, trazendo assim muito ódio sobre si de qualquer ex-membro das gangues como Sodom, Rolento, Hugo e Poison.

Crônica em Street Fighter Alpha: Guy treinava para achar o verdadeiro poder do Bushinryu, assim como se tornar o próximo mestre Bushinryu. Certo dia, seu mestre e também 38º mestre Bushinryu, Zeku, finalmente veio até ele e o desafiou pelo título de mestre Bushin. Diz a lenda que só pode haver um único Bushin com o título de Mestre Bushin em cada geração, e por isso Guy e Zeku travaram uma grandiosa batalha, sem ódio, tendo sido Guy o vencedor. Após a batalha Zeku disse a Guy sobre o novo mal que estava vindo com força total, a Shadaloo; e que era o dever de um lutador Bushin enfrentar este mal. Com isso Zeku foi embora e nunca mais foi visto, tendo Guy finalmente se tornado o 39º mestre da arte do Bushinryu.

Nas suas buscas pela Shadaloo acabou conhecendo a misteriosa Rose, que passou a orientá-lo para derrotarem Bison. Guy se recusa a acreditar que o destino de Rose é morrer nas mãos de Bison e fará de tudo para impedi-la de ter esse destino, combatendo ele próprio o ditador se for preciso, para trazer justiça ao mundo.

E por fim, nessa época Guy encontra Cody foragido da cadeia e fica estupefato com o que aconteceu com seu amigo, tentando fazer com que ele volte para o “lado da justiça”, sem sucesso. Mas Guy ainda não perdeu as esperanças em seu amigo e manterá um olho nele.

Crônica em Street Fighter 4: com Metro City finalmente limpa (após Final Fight 3), Guy volta sua atenção novamente para um mal que se avizinha no horizonte: Bison voltou dos mortos. Guy confirma essa informação ao encontrar novamente Rose, que continua em sua busca por acabar com o ditador, mas desta vez apostando em Ryu como o grande salvador da humanidade. Indo de encontro à SIN, corporação que parece estar intimamente ligada à extinta Shadaloo, Guy ainda encontra novamente com Cody, fazendo novo convite de se juntarem contra o mal, novamente recusado.

Aparência:  Guy é um belo asiático de 179cm e 72kg na casa dos 24 anos. Ele tem os traços faciais e físicos típico dos orientais, embora sua pele seja morena, ao contrário da maioria dos japoneses. Guy possui um olhar determinado e um semblante sério, sempre compenetrado e exalando responsabilidade. Seu corpo é magro e ágil, mas com músculos bem definidos. Guy costuma utilizar roupas vermelhas e tênis, porque os acha confortáveis.

Interpretando Guy: você é ponderado, inteligente, sagaz e muito rápido. Você costuma dizer aos seus oponentes que eles “não conseguem derrotar aquele que não conseguem tocar” e isso costuma irritá-los, tornando suas fraquezas muito mais evidentes aos seus olhos. Você ama Lena, mas é obsessivo em encontrar o “verdadeiro caminho”, quando só então poderá descansar e criar descendentes do Bushinryu junto dela.

Lema: Você não consegue derrotar aquele que você não consegue tocar.

Guy como NPC

Independente da época, o dever de um bushin é combater o mal, então Guy é o arquétipo perfeito de parceiro dos heróis em lutas contra a Shadaloo, contra a SIN ou qualquer outra organização que atente contra a paz, seja mundial, nacional ou qualquer escala. Nenhuma injustiça deve permanecer sem punição e Guy não mede esforços para isso, sendo seu Bushin Musou Renge a técnica perfeita para isso.

Guy também tenta recuperar pessoas perdidas, como seu amigo fugitivo Cody, o tentado pelo lado negro Ryu, a cartomante tipo-suicida Rose e qualquer outra pessoa que precise de sua ajuda para voltar a trilhar o caminho do bem.

Fontes: a ficha de Guy foi originalmente criada por Eric, da Shotokan RPG e posteriormente modificada por Fernando Jr, da SF RPG Brasil. Os textos também foram modificados usando The Street Fighter Plot Canon Guide, acontecimentos in-game na série Final Fight e Street Fighter 4 e nos mangás de Masahiko Nakahira.

O bushin Guy

Guerreiros Mundiais