Tae Kwon Dô

Juri - campeã mundial de Tae Kwon Dô

Também conhecido por Tae Kyon (seu predecessor) e Taekwondo (outra forma de escrever o mesmo nome), esta arte marcial Coreana é muito similar ao Karatê japonês embora possua muito mais técnicas de ataque em seu repertório. O que distingue os dois é a ênfase dada no Tae Kwon Do aos chutes altos e uma imensa variedade de técnicas “full contact”. O Taekwondo remonta há mais de 1800 anos, sendo originário do aprimoramento de várias artes marciais praticadas nos reinos Coreanos, como o Subakdo, Sobarhee e principalmente o Taekyon, arte marcial que utiliza mais as técnicas de chutes.

Tae Kwon Do possui técnicas de “Dô” e de “Jutsu” (internas e externas), tornando-o um estilo muito balanceado, embora a maioria das escolas Ocidentais ensinarem o lado esportivo desta arte marcial. Entretanto, a maioria dos torneios de Tae Kwon Dô são eventos “full contact” onde apenas as técnicas “Jutsu” são utilizadas. Um especialista em Tae Kwon Do possui além dos chutes altos, alguns socos e golpes com os cotovelos, além de diversas manobras padrões como rasteiras.

Escolas: este estilo possui escolas em cerca de 60 países ao redor do globo – muitas escolas ditas de “karatê” na verdade ensinam variantes do Tae Kwon Dô – então encontrar um professor não é uma tarefa difícil, embora as melhores escolas estejam na Coréia.

Membros: qualquer estudante interessado em aprender o Taekwondo é bem vindo nos dojôs. Obviamente os melhores senseis aceitam somente os melhores alunos.

Conceitos: lutador “full contact”, atleta olímpico
Chi Inicial: 2
Força de Vontade Inicial: 5
Lema:É bom que saiba que posso vencê-lo com as duas mãos nas costas…

Habilidades Adicionais do Tae Kwon Dô

Todo praticante de Tae Kwon Dô deve possuir no mínimo 2 pontos nas Técnicas Chute e Bloqueio. Isto deve-se ao seu treinamento baseado em contra-ataques e chutes, que lhe confere também, a manobra especial de bloqueio Kick Defense sem custo algum.

A atual campeã mundial neste estilo é a sul-coreana Juri!

Manobras Especiais
Soco Chute
Heart Punch (3)
Spinning Back Fist (1)
Ax Kick (2)
Backflip Kick (1)
Dankukyaku (3)*
Double Dread Kick (3)
Double-Hit Kick (1)
Double Hit Knee (1)
Flamingo Stance (1)*
Flash Kick (4)
Stepping Front Kick (3)
Flying Thrust Kick (4)
Foot Sweep (1)
Forward Backflip Kick (1)
Great Wall of China (5)
Haki Kyaku (4)*
Handstand Kick (1)
Heel Stamp (1)
Lightning Leg (3)
Reverse Frontal Kick (1)
Sanren Geki (4)*
Scissor Kick (3)
Second Impact (1)*
Slide Kick (2)
Sniper Kick (3)*
Third Strike (1)*
Two-Sided Jumping Kick (1)*
Whirlwind Kick (5)
Windmill Kick (4)*
Wounded Knee (2)
Bloqueio Esportes
Deflecting Punch (1)
Kick Defense (grátis)
Maka Wara (3)
Flying Heel Stomp (3)
Light Feet (4)
Smooth Fall (3)*
Wall Spring (1)
Apresamento Foco
Back Roll Throw (1)
Knee Basher (2)
Thigh Press (2)
Chi Kun Healing (4)
Fireball (3)
Flying Fireball (2)
Stunning Shout (2)

*OBS: este não é um estilo oficial da White Wolf. Ele foi desenvolvido por Fernando Jr, da SFRPG Brasil com base em uma arte marcial real de mesmo nome e principalmente com base em uma adaptação feita por Eric Musashi e Tiago Shinken da Shotokan RPG. Mais tarde teve novas manobras adicionadas por Roberto “Gárgula” Levita em sua adaptação de Highlander e por Matt Meade, da SFRPG.com em seu G-Files Project. Manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais, tendo sido desenvolvidas por fãs do jogo.