Chun Li Xiang

chun-li-sf5




Altura: 1.69m
Peso: segredo 🙂
País: China
Nascimento: 01/03/1968 (27 anos em SF5)

Nascida em uma cidadezinha chinesa, Chun Li Xiang (ou Chung em japonês, lê-se Zang) teve uma infância difícil. Sua mãe morreu doente quando ela nasceu. Seu pai, Dubal (Dorai em japonês), um detetive da polícia de Hong Kong, não podia tomar conta de Chun Li e trabalhar ao mesmo tempo. Então ela, ainda pequena, foi enviada para a escola interna de Wu Shu de mestre Gen, amigo da família de Chun Li. Chun Li cresceu absorvendo a acrobacia chinesa e aprendendo as formas marciais do Wu Shu, Tai Chi Chuan e Kung Fu desde os 5 anos de idade, ora aprendendo formas com seu pai (nas folgas), ora com mestre Gen.

Chun Li via seu pai apenas uma vez por semana, quando ele ia visitá-la na escola. Sempre esperava ansiosamente por cada visita do pai e passou a amá-lo profundamente, apesar das freqüentes separações. A cada semana, ela mostrava ao pai sua mais nova manobra acrobática e contava a ele tudo sobre seus estudos. Em um dia fatídico, o pai de Chun Li não apareceu no dia marcado. Ela esperou durante quase uma semana antes de pedir permissão para deixar a escola e viajar até a casa do pai. Como não recebeu permissão para viajar sozinha, ela fugiu da escola naquela noite.

Caminhou durante a noite sem lua até a cidade onde seu pai morava, apenas para descobrir a casa dele completamente vazia. Ela dormiu chorando na soleira da porta. De manhã, perguntou à polícia sobre o pai. Eles tristemente informaram que ele estava investigando um assassinato, e havia comentado sobre como estava perto de encontrar o assassino. Na manhã seguinte ele havia desaparecido, mas havia sinais de luta na casa. A polícia suspeitava que ele havia sido apanhado pelo assassino, provavelmente membro de uma organização secreta. Estavam procurando por ele, mas ainda não tinham qualquer pista. Pediram a Chun Li para que retornasse à escola; eles a informariam assim que soubessem de alguma coisa.

Chun Li foi repreendida quando voltou a escola, mas era uma pupila tão valiosa que seu professor permitiu a ela sair dois dias por mês para procurar pelo pai. Ela jurou que aprenderia os métodos de um investigador para poder encontrá-lo. Chun Li se tornou mulher sob a sombra do desaparecimento do pai. Ela é hoje uma investigadora particular profissional e tem trabalhado tanto com o governo chinês como com a Interpol. A grande perda também lhe deu a determinação para se aprimorar cada vez mais no Wu Shu, até que se tornou a campeã nacional do Wu Shu feminino na China.

Crônica em Street Fighter Alpha: seu mestre Gen, que era muito amigo de seu pai, a ajudou a encontrar sua primeira pista sobre o desaparecimento do pai. Eles descobriram pistas sobre o que seu pai estava investigando: Shadaloo, uma organização maligna comandada por M. Bison. Seu pai teria sido sequestrado por um esquadrão denominado Dolls, pois teria descoberto demais. Ela jurou continuar sua busca, mesmo que tivesse que enfrentar o próprio M. Bison. Chun Li entrou no circuito de Street Fighter para encontrar outros que também sejam responsáveis pelo desaparecimento do pai. Ela não descansará até encontrar o pai.

Logo Chun Li descobre que existe corrupção dentro da polícia e que agir por conta como uma Street Fighter traria mais resultados. Ela junta-se aos oficiais GuileCharlie Nash, que também estavam perseguindo a organização para juntos derrubarem a Shadaloo.

Crônica em Street Fighter 2: mesmo com as ações do trio que conseguiu destruir a base da Shadaloo, ao custo da vida de Nash, aparentemente Bison não morreu e voltou com tudo, organizando um torneio e enviando convites, descaradamente, para seus maiores inimigos. Chun Li sabe que viajar à Tailândia, na terra da Shadaloo, para lutar contra Bison e seus capangas é uma armadilha, mas é a melhor opção que tem de se aproximar o bastante para eliminar o ditador ela mesma e tirar a limpo o que ela teria dito à ela que seu pai já havia sido executado há muito tempo.

Crônica em Street Fighter 4: Chun Li, Guile e Cammy estão investigando as operações da SIN e suas ligações nefastas com a Shadaloo, organização que eles colocaram abaixo com a morte de Bison no final do torneio de SF2, nas mãos de Akuma. Durante as investigações acabam conhecendo e se juntando à Abel, que tem seus motivos próprios para querer derrubar a SIN. Eles acabam descobrindo que a Shadaloo estava se reerguendo às sombras da SIN, e que a organização na verdade era uma subsidiária da mesma!

Com a iminência do próximo torneio mundial promovido pela famigerada empresa, os quatro entrarão com tudo para eliminar Seth e o que restou da organização de Bison. Chun Li aproveita a missão para ficar de olho em Yun e Yang, novos discípulos de Gen que entraram no circuito Street Fighter.

Crônica em Street Fighter 5: Chun Li demorou a entender que sua vida não pode se resumir a perseguir os rastros de seu pai, desaparecido à muitos anos. Após ajudar a derrubar a SIN e capturar todos os dados da extinta Shadaloo, ajudando neste processo muitas pessoas, Chun Li entendeu que sua missão está muito além de uma missão de vingança e que ela definitivamente continuará como uma detetive para ajudar as pessoas e isso lhe desperta algo tão bom que decidiu adotar uma garotinha para ser sua filha, Li-Fen.

Recentemente ela se deparou com Birdie e descobriu que ele estava fugindo da Shadaloo, o que aparentemente mostra que a organização não foi completamente aniquilada ainda. Rumores indicam que o próprio Bison ainda estaria vivo, o que Chun Li não pode permitir que sua filha cresça em um mundo com a Shadaloo!

Interpretando Chun-Li: você é uma garota que precisou crescer cedo demais. Fará qualquer coisa para encontrar seu pai, mesmo que signifique entrar em um dos torneios de M. Bison. Você é agressiva e voluntariosa por natureza, mas uma boa companhia. Bom humor ou até mesmo uma boa vitória trarão à tona a garotinha que existe em você.

Aparência: Chun Li é uma linda jovem. Veste a roupa tradicional de uma acrobata chinesa e mantém seu longo cabelo preso em tranças. Ela usa dois imponentes braceletes com esporões nos pulsos, cada um pesando de 7 a 10kg, que ela usa para ajudá-la no seu equilíbrio durante seus chutes que desafiam a gravidade.

Lema: Eu sou a mulher mais forte do mundo!

Chun-Li como NPC

Chun Li é uma vingadora. Ele moverá céus e terras em busca de vingar a morte do seu pai. Ela odeia a Shadaloo mais que tudo na vida e ajudará qualquer um que tenha as mesmas intenções de derrubar tal organização. Chun Li é membro da Interpol desde muito jovem, e sempre tem motivos profissionais para se envolver em aventuras contra o terrorismo mundial.

Xiang não é um sobrenome canônico, foi introduzido no filme Street Fighter: A Batalha Final. Em algumas obras, Li é citado como sobrenome da lutadora.

Chun-Li e Armas de Fogo

Como toda policial, Chun Li possui treinamento no uso de Armas de Fogo, o que se reflete em sua técnica Pistola (a única arma que já foi visto ela portando em fontes oficiais e não-oficiais). No entanto, Chun-Li só usará esta técnica fora de combate e, ainda assim, em caso de extrema necessidade, como em tiroteios, por exemplo.

* Fontes: a planilha de Chun-Li em SF2 é a versão original americana, a brasileira está errada pois Chun Li possui Contatos 5 e não 4. As demais planilhas foram feitas com base na original e sua história é uma modificação da presente no Livro Básico, considerando o The Street Fighter Plot Canon Guide e acontecimentos in-game de todos os jogos da série em que ela aparece.

chun-li-sf5-greeting

Guerreiros Mundiais