Sagat

Sagat




Altura: 2.26m
Peso: 78kg (SF2 e SF4), 109kg (Alpha)
País: Tailândia
Nascimento: 02/07/1955 (40 anos em SF4)

Sagat cresceu numa das províncias mais pobres da Tailândia. Ele aprendeu que apenas os mais fortes poderiam ser alguém na vida e começou a treinar cedo para desenvolver seu corpo e sua mente. Ele estudou Muay Thai e entrou na sua primeira competição aos treze anos de idade. Demonstrou pouca piedade aos seus adversários, e que sempre esmagaria seus oponentes.

Aos 20 anos, ele não suportava mais os regulamentos impostos pelos ringues profissionais de Muay Thai, que só vinham crescendo. Sagat acreditava que a influência de alguns lutadores estava diluindo a essência das lutas. Alguns regulamentos tornavam certos golpes proibidos em função de diminuir o número de fatalidades no ringue. Sagat ouviu boatos sobre a fortuna dos lutadores de torneios secretos e passou a lutar nesse circuito. Sagat entendeu que a violência desenfreada desses torneios era um preço a ser pago pelas montanhas de dinheiro.

Sagat permaneceu no circuito pela violência e brutalidade da competição. Aos poucos, foi trabalhando para que seu status evoluísse até se tornar o campeão. O título de Grande Mestre enalteceu Sagat. Seu status cresceu a tal ponto que ele podia escolher seus oponentes e as circunstâncias do combate. Sagat passou a lutar somente contra oponente que demonstravam certa capacidade de luta, destruindo-os com incomparável veracidade.

Crônica em Street Fighter 1: No começo dos anos 90, um jovem lutador estava demonstrando certo potencial e o grande campeão lhe deu o privilégio de participar do primeiro torneio mundial promovido por ele. Seu nome era Ryu, e ele chegou até as finais, derrotando até mesmo o discípulo de Sagat, Adon. A batalha foi marcada e Sagat esperava destruir o jovem desconhecido no primeiro round, mas não foi bem assim. Sagat terminou o primeiro round rapidamente e tinha dado a luta como vencida, mas ao ajudar Ryu a se levantar Ryu, tomado por um instinto assasino, desferiu o Shoryuken mais forte que pôde. O soco saiu com chamas púrpuras e queimou uma cicatriz enorme através do peito de Sagat, nocauteando-o.

Crônica em Street Fighter Alpha: esta derrota fez com que ele ficasse recluso nas selvas da Tailândia. Lá, ele treinou duro para aperfeiçoar suas técnicas e desenvolver novos movimentos para um dia voltar e derrotar Ryu. Neste meio tempo, ele recebeu uma proposta de um agente da Shadaloo. O gigante tailandês visitou Bison e concordou em ajudá-lo se Bison incitasse Ryu a lutar contra ele novamente. Bison encheu o orgulho de Sagat para se vingar de sua derrota, desenvolvendo um golpe forte para Ryu, inclusive prometendo ensinar seu Psycho Power à Sagat em troca de seus serviços.

Nesta época Sagat conheceu Dan, alguém que ele teria matado o pai, há muito tempo atrás. Isso despertou algo em Sagat e ele simulou ter sido derrotado por Dan para fazê-lo mais feliz e concluir sua “vingança” contra Sagat. Sagat viu nos olhos de Dan como o desejo de vingança pode acabar com a vida de alguém, e entendeu que não queria ir tão longe assim.

Crônica em Street Fighter 2: o tempo mostrou ao outrora honrado lutador que Bison era desonrado demais e que Sagat estava se tornando um monstro, que sua vingança tinha tomado o controle de sua vida. Durante o final da fase Alpha, o ex-campeão dos Street Fighters teve a oportunidade de enfrentar Ryu novamente, mas controlado mentalmente por Bison, o que não trouxe satisfação à Sagat, uma vez que não era o Ryu de verdade. isso trouxe à tona a consciência de Sagat que se distanciou cada vez mais da Shadaloo, chegando a participar do segundo torneio mundial como convidado de Bison, mas sem estar certo de que estava ao seu lado realmente.

Crônica em Street Fighter 4: com a queda da Shadaloo, o gigante caolho voltou aos seus treinos solitários na Tailândia, aguardando o próximo torneio para enfrentar Ryu oficialmente, visto que o torneio de SF2 terminou inacabado. Nesta época ocorreu um convite da SIN para que ele se juntasse à organização de Seth, a que ele violentamente respondeu ao mensageiro com um Tiger Uppercut. Renascia então o tigre dentro de Sagat, honrado e feroz. Apenas a batalha importa ara ele novamente e não possui mais interesse em maquinações e dominação mundial.

Crônica em Street Fighter 5: o grande lutador de Muay Thai não foi mais visto e é sabido que Bison colocou FANG em seu lugar. Onde estaria o eterno deus do Muay Thai?

Interpretando Sagat: Você é um homem frio. Anda sobre a honra, porém não mostra piedade para com seus oponentes. A única coisa que o faz sorrir é a humilhação dos oponentes que você espanca. Você é impulsionado pela vontade de lutar novamente contra Ryu. Até lá, você espera.

Aparência: Sagat é alto, e tem um corpo de brutal aparência. Usa um tapa-olhos e possui uma cicatriz que atravessa seu tronco. Ele sempre usa roupas tradicionais de Muay Thai, e prepara as faixas nos pés e punhos antes de uma grande luta.

sagat-sf4

Sagat como NPC

Dependendo da época Sagat pode ser um formidável antagonista, ou um poderoso aliado. Sagat nunca foi realmente mal, e pode ser considerado um dos elos fracos da Shadaloo, pois mais de uma vez ele se questionou se a sua vingança estava o levando longe demais de seus objetivos como lutador.

Em Street Fighter 1, é conhecido como o maior lutador de todos os tempos e anfitrião do torneio mundial Street Fighter. Como não haviam muitas informações sobre os lutadores naquela época, o boca-a-boca foi o meio de divulgação utilizado, e não haviam muitos parâmetros, o que fez com que mestres e alunos competissem, de maneira até desigual neste torneio. Assim, mesmo os heróis, dependendo do seu poder, poderiam ser convidados.

Em SF Alpha ele usou sua força à serviço da Shadaloo, tomado pelo ódio da derrota. Isso fez com que Sagat fizesse muitos atos desonrados e ele é um inimigo temível nessa época, inclusive seu peso tendo aumentado drasticamente, tornando sua aparência muito maior. Ainda assim, no final da saga Alpha Sagat dá os primeiros sinais de estar recobrando a sanidade e pode representar um elo fraco a ser explorado pelo heróis que quiserem derrubar a Shadaloo.

Em SF2, ainda é conhecido como um dos generais de Bison, mas há tempos que teve autorização do ditador para se retirar em treinamento até que esteja com a cabeça no lugar. No entanto, ao que parece Sagat voltou a ser o homem honrado de outrora e jamais voltaria a cometer crimes pela Shadaloo novamente. Nesta época Sagat está se tornando um dos mocinhos novamente.

Em SF4, finalmente está focado em enfrentar novamente Ryu, de maneira justa e honrada, no próximo torneio Street Fighter. Sagat não tem interesse nenhum nas maquinações de SIN e Shadaloo, somente em sua revanche que aparentemente vai finalmente ocorrer.

No filme Street Fighter: A Batalha Final, o nome completo do lutador é Victor Sagat.

Sagat como Sensei

Sabe-se apenas de um pupilo seu: Adon, o jaguar tailandês. Devido aos incidentes que tornaram a relação mestre-pupilo em inimigos mortais, ele é temeroso em relação a ter novos discípulos, pelos menos enquanto sua rixa com Ryu não tiver sido resolvida, o que toma todo o seu tempo.

No entanto, especialmente na saga de SF4 em diante, o Narrador poderia colocá-lo como um grande e honorável sensei de Muay Thai, disposto a ensinar a nova geração, já em seus 40 anos. Mas não se engane ao pensar que porque ele deixou a Shadaloo se tornou mais bonzinho. O eterno “deus do Muay Thai” é um lutador terrível e um mestre dos mais exigentes, fazendo seus discípulos destruírem seus cotovelos e joelhos treinando em rochas antes de cogitar lhes ensinar algumas de suas melhores técnicas.

* Fontes: jogo de SF RPG da White Wolf bem como material do The Street Fighter Plot Canon Guide, mangás da Udon e acontecimentos in-game de todos os jogos da franquia em que Sagat apareceu.

Sagat

Guerreiros Mundiais


Sensei