Wu Shu

Chun Li, Campeã de Wu Shu

As palavras Wu Shu significam “arte da guerra” em chinês. Porém, o Wu Shu na verdade começou como um modo mais pacífico de praticar o Kung Fu. Quando o governo comunista assumiu o controle da China, eles aboliram a prática generalizada do kung fu e a substituíram pelo Wu Shu, patrocinado pelo governo.

O Wu Shu deveria ser uma arte mais acrobática e voltada para exibições, que preservasse os aspectos culturais do Kung Fu, mas sem incluir muito estudo das técnicas de luta. O governo temia que a prática generalizada do Kung Fu pudesse criar lutadores treinados capazes de se opor ao governo. Isso provocou dúvida sobre o Wu Shu ser um estilo válido de luta ou apenas um punhado de movimentos bonitos. Mas ninguém duvida que o estilo exige um esforço incrível de seus praticantes, requerendo uma força e flexibilidade nas pernas que não são necessárias em nenhum outro estilo.

Recentemente, Chun Li e outros lutadores emergiram da China para mostrar que os belos e acrobáticos movimentos do Wu Shu são de fato manobras de combate eficazes.

Os estudantes de Wu Shu começam muito jovens, quando seus pais os matriculam nas academias para que comecem a treinar para as Olimpíadas Chinesas de Wu Shu. O treino continua por toda a vida da criança, enfatizando velocidade e extrema flexibilidade. Os estudantes de Wu Shu personificam graça e equilíbrio. São disciplinados e demonstram constante vontade de melhorar. Wu Shu combina a habilidade acrobática natural do lutador com técnicas avançadas de luta. Isso coloca seus praticantes entre os combatentes mais rápidos. Seus golpes são velozes e diretos no alvo, mas belos de assistir, com uma graça estonteante.

Escolas: há escolas de Wu Shu em quase todos os países, mas as melhores ficam na China. Elas são normalmente encontradas em áreas com muitas escolas de ginástica ou acrobacia. Professores de Wu Shu são quase tão rígidos quanto instrutores militares. Eles esperam que os estudantes superem em muito o seu potencial. Estudantes que falham em dar o máximo de si são normalmente convidados a parar de vir às aulas.

Membros: o Wu Shu tem mais praticantes femininos do que masculinos, mas isso é devido ao grande número de mulheres na acrobacia. Homens também podem aprender o Wu Shu.

Conceitos: acrobata de circo; ginasta; dançarina; artista do Circo de Pequim.
Chi Inicial: 3
Força de Vontade Inicial: 4
Lema:Não sou apenas uma lutadora, também sou uma artista. É importante que meus ataques sejam perfeitos; um erro, e meu oponente terá vencido.

A atual campeã mundial neste estilo é a agente da Interpol Chun Li!

Manobras Especiais
Soco Chute
Palm Press (4)*
Rekka Ken (5)
Snake Strike (4)*
Spinning Knuckle (3)
Spring Punch (5)*
Air Hurricane Kick (1)
Ax Kick (4)
Backflip Kick (2)
Cartwheel Kick (2)
Dankukyaku (3)*
Double-Hit Kick (1)
Flying Thrust Kick (4)
Flying Twin Kick (3)*
Forward Backflip Kick (1)
Forward Flip Knee (2)
Great Wall of China (5)
Handstand Kick (1)
Hurricane Kick (5)
Jaguar Kick (3)*
Lightning Leg (3)
Messiah Kick (4)*
Reverse Frontal Kick (2)
Scissor Kick (4)
Sniper Kick (4)*
Spin Kick(4)*
Stepping Front Kick (4)
Two-Sided Jumping Kick (1)*
Whirlwind Kick (4)Windmill Kick (5)*
Bloqueio Esportes
Counter Attack (2)*
Maka Wara (4)
San He (3)
Backflip (2)
Cannon Drill (5)
Displacement (4)
Drunken Monkey Roll (2)
Flying Heel Stomp (3)
Rolling Attack (3)
Smooth Fall (3)*
Vertical Rolling Attack (2)
Wall Spring (1)
Apresamento Foco
Air Throw (2)
Back Roll Throw (1)
Improved Pin (3)
Kick Throw (3)*
Pin (3)
Balance (2)
Chi Kun Healing (4)
Flying Fireball (2)
Improved Fireball (5)
Fireball (4)
Levitation (4)

* OBS: as manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf, tendo sido desenvolvidas por fãs baseados em manobras existentes nos games de Street Fighter.