Jiu Jitsu

laura-matsuda-jiu-jitsu

Originalmente desenvolvida no Japão entre os séculos XV e XVII, o Jiu Jitsu é uma arte marcial “leve”, destinada a dominar (em vez de incapacitar) um adversário. Ela usa o próprio peso do adversário contra ele, tornando-se um estilo elegante e pacífico. Os alunos de Jiu Jitsu (também conhecido como Jujutsu ou Jujitsu) aprendem a usar uma alavanca, através da força inerente nas suas pernas e músculos, levantando facilmente e derrubando pessoas com três vezes ou mais o seu peso. Profissionais de Jiu Jitsu não têm de ser musculosos, embora isso ajude; muitos dos melhores competidores são meio fracos, mas ainda assim capazes de lançar adversários do outro lado do ringue sem derramar uma gota de suor.

Recentemente, por volta de 1917, o Jiu Jitsu veio ao Brasil onde foi modificado em uma versão mais forte e voltada ao combate, pela famosa família Gracie. Os Gracie desenvolveram o Brazilian Jiu jitsu, uma versão voltada aos ringues e muito utilizada hoje em dia entre os lutadores de Vale-Tudo e MMA. No Brazilian Jiu Jitsu, além de ser extremamente focado no solo, foram adicionadas alavancas e torções inexistentes no Jiu Jitsu antigo, tornando-o mais perigoso e eficiente, não somente como instrumento de auto-defesa, mas de ataque também.

Escolas: Jiu Jitsu é ensinado em todo o mundo, geralmente na forma de Judô. Muitos soldados americanos residentes no Japão após a II Guerra Mundial aprenderam a arte e ajudaram a popularizar-lo nos Estados Unidos, e senseis japoneses ainda estão difundindo o conhecimento desta arte por todo o mundo.

Membros:Qualquer pessoa pode tomar aulas. Judô é um esporte popular no Japão e nos EUA, e, muitas vezes, é ensinado como uma técnica de auto-defesa.

Conceitos: Femme fatales, esportistas, policiais.
Chi Inicial: 3
Força de Vontade Inicial: 4
Lema:Quanto maior o tamanho, maior será o tombo.

A atual Guerreira Mundial neste estilo é a brasileira Laura Matsuda.

Requisitos do Jiu Jitsu

Profissionais do Jiu Jitsu são obrigados a ter um mínimo de 2 pontos em Apresamento e Esportes, mas têm automaticamente Breakfall e Throw, sem custo algum.

* OBS: manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf.
** OBS: manobras marcadas com ‘**’ são modificações feitas no estilo em virtude da lutadora Laura Matsuda, praticante de Jiu Jitsu em SF5.


Dúvidas

O correto é Jiu Jitsu ou Jujutsu?

O atual Jiu Jitsu (técnica ou arte da suavidade), muito popular no ocidente graças à família Gracie (que cunhou o Brazilian Jiu Jitsu), nada mais é do que uma versão contemporânea do jujutsu tradicional (e com nova grafia e pronúncia, assim como Ninjitsu), que fazia parte do treinamento desarmado dos guerreiros orientais. O intuito do jujutsu, era ser eficaz contra oponentes portando armas e armaduras mesmo estando de mãos nuas (desarmado). Nesta situação, de nada vale um soco ou chute contra um guerreiro com armadura samurai, por isso o jujutsu englobava chaves, torções e projeções, muito mais eficazes nesses casos.