Ryu Hoshi

ryu-sf5-2





Altura: 1.75m
Peso: 68kg
País: Japão
Nascimento: 21/07/1964 (32 anos em SF5)

Não sabe-se muito sobre o passado de Ryu, e sequer se Hoshi é realmente seu sobrenome. Algumas histórias contam que ele era filho de uma japonesa com um pai desconhecido, que ela ensinou ao filho os fundamentos do karatê que havia aprendido com o pai. Outras histórias citam que ele era filho de Sayaka, sobrinha do grande mestre Goutetsu, com Gouki, irmão de Gouken. E por fim, outras histórias citam que Ryu teria sido entregue à Gouken ainda criança, sem memória, por um velho misterioso.

Independente da verdade, que nem mesmo Ryu sabe ao certo, o renomado Gouken, Grande Mestre do Karatê Shotokan, vendo o potencial do menino, iniciou seu treinamento que durou muitos anos, como um dos seus pupilos particulares.

Sob a orientação de Gouken, Ryu dominou o Shoryuken e o Tatsumaki Sempu Kyaku. Ele também dominou a difícil manobra da Hadouken, aprendendo a canalizar o Chi de seu corpo em mortais projéteis flamejantes.  Ryu seguiu seu caminho, procurando por desafios ainda maiores para suas habilidades. Ele lutou por todo o mundo, mas encontrou poucos oponentes valorosos o bastante para lutar com ele.

Crônica em Street Fighter 1: quando Gouken disse a Ryu e Ken que partissem e provassem sua arte através do combate, Ryu imediatamente entrou em seu primeiro torneio secreto. A excitação de uma luta de verdade o enlevou. Ryu não desapontou seu Sensei, eventualmente subindo ao posto de Guerreiro Mundial e tomando o título de Campeão Mundial de Sagat, o poderoso kickboxer tailandês. Ryu aparentemente não venceria a luta, mas quando Sagat foi dar-lhe a mão para fazê-lo se levantar, foi possuído por uma estranha força que o controlou e o deixou muito mais forte, vencendo Sagat com um Shoryuken tão poderoso que queimou uma cicatriz ao longo do peito do lutador tailandês.

Ryu planejava voltar ao Japão para conversar com seu mestre sobre o ocorrido, mas soube que o irmão de seu mestre, o lutador Akuma, havia o assassinado usando um poder semelhante ao que Ryu havia despertado. Ao que parece encontrar este Akuma lhe traria não apenas vingança, mas respostas. Ryu também ouviu falar que Sagat juntou-se à uma organização criminosa visando lutar com ele novamente, o que é uma pena, pois era um lutador muito honrado.

Crônica em Street Fighter Alpha: em suas viagens pelo mundo Ryu encontra eventualmente Akuma, que está muito interessado em libertar plenamente os poderes do rapaz, ao invés de ensiná-lo algum tipo de controle. Bison também vê potencial no lutador Ryu para se tornar seu novo “corpo” e eventualmente enfrenta-o e consegue controlar sua mente fazendo-o se voltar contra seus amigos Ken e Sakura. Ryu não lembra-se exatamente do que fez enquanto estava sob controle do ditador, o que o atormenta ainda mais por causa desse poder interior que não consegue controlar. Graças à Sagat, aparentemente deixando a Shadaloo, ele recobrou a consciência. Ao que parece, Ryu entende que está cada vez mais longe de dominar sua arte marcial e seus monstros interiores, o que o mantém em sua peregrinação.

Crônica em Street Fighter 2: Ryu fica sabendo do novo torneio promovido por Bison (ele não havia morrido?) mas acima de qualquer tipo de vingança ou vontade de fazer justiça, Ryu busca aperfeiçoamento, motivo pelo qual participa do mesmo. Além disso, parece que Akuma também roda novamente em busca de sua batalha final contra o lutador mais forte do mundo, o que o levará até uma batalha mortal contra Bison, atrapalhando os planos do ditador de eliminar todos seus inimigos de uma vez só no torneio.

Crônica em Street Fighter 4: Ryu continua sua peregrinação para controlar seus demônios e passa a ser perseguido pela S.I.N, que estaria construindo uma arma baseada no Chi de grandes lutadores, sendo o Satsui no Hadou de Ryu o combustível definitivo para tal dispositivo. Seth, líder da S.I.N tem grandes interesses pessoais em Ryu, e quando o mesmo passa a sequestra lutadores para experimentos, Ryu entende que não há mais como ignorar este novo vilão e decide se testar contra ele.

Além disso, ao que parece seu mestre sobreviveu ao mortal Shun Goku Satsu de Akuma, tendo estado em coma por anos, o que dá ainda mais esperanças à Ryu de que exista uma maneira de não se render ao lado negro do Hadou. Com a ajuda de Gouken, Ryu pretende selar definitivamente seu poder maligno.

Crônica em Street Fighter 5: ainda em sua jornada para controlar o Dark Hadou, Ryu conta com auxílio de seu mestre Gouken e amigo Ken, enfrentando lutadores ao redor do mundo para aprender mais sobre si mesmo. Eventualmente encontra um guerreiro chamado Necalli em meio à selva amazônica que estava tomado por um instinto tão assassino quanto o seu e quase perde sua alma para o mesmo. Que monstro seria esse? Tão logo ele resolva seus próprios problemas, pretende se unir a Ken e os outros para derrotar M. Bison de uma vez por todas.

Interpretando Ryu: você tende a ser sério e taciturno. As outras pessoas respeitam sua determinação, intensidade e motivação, mas alguns se perguntam se você tem algum sentimento além do amor à luta. Na verdade, pouca coisa importa além desse amor. Você não liga para prêmios ou cerimônias, apenas a luta.

Você tem tido muito medo de se deixar levar pelo calor da batalha e perder o controle novamente. Toda vez que isso acontece você se culpa ainda mais pelo mal que causa e se torna ainda mais recluso, geralmente partindo em uma nova jornada onde ninguém mais tem notícias suas por meses.

Aparência: Ryu veste um tradicional gi branco de karatê, ou um cinza, mas sem as mangas. Seus olhos negros brilham com intensidade durante uma luta.

Em crônicas de Street Fighter 1 ou Alpha Ryu usa uma faixa branca na cabeça. A vermelha foi dada por Ken antes de Street Fighter 2.

Em crônicas de Street Fighter 5, Ryu pode ser encontrado barbudo, devido às suas longas peregrinações sem tempo para cuidar da aparência. Nesta época seu gi está extremamente rasgado e encardido também.

Ryu como NPC

Ryu não é de andar em grupos. Nas raras vezes em que está acompanhado está com Ken e/ou Gouken. Sua jornada de auto-conhecimento exige a solidão. Ryu também não é e não deseja ser um sensei no momento, ele próprio já recusou pedidos de treinar as novas gerações de lutadores, alegando que ele próprio ainda está aprendendo sua arte marcial.

De poucas palavras e honra inabalável, eventualmente pode ajudar a corrigir alguma injustiça ou se sentir compelido a ajudar um amigo, mas esse não é seu objetivo final, e tão logo a “distração” termine, voltará ao seu treinamento.

O sobrenome Hoshi não é canônico, tendo sido introduzido no filme Street Fighter: A Batalha Final.

ryu-sf5

Guerreiros Mundiais