Retsu

sf5-retsu


Altura: 1.81m
Peso: 76kg
País: Japão
Nascimento: ?

Retsu é um ex-monge Budista Shaolin que vive solitariamente em um templo nas montanhas do Japão, após ter sido excomungado do monastério onde morava. Ele foi expulso devido à sua irracionalidade quando o assunto era o combate físico. Retsu não aceitava os votos dos monges, e por isso foi expulso.

Crônica em Street Fighter 1: Apesar de Retsu atualmente ser um dos maiores mestres do Shorinji Kempo da atualidade, ele já foi estudante de Karatê Shotokan, na escola de Goutetsu. Nesta época, conheceu e ficou amigo de Gouken, mas devido a problemas com seu instrutor, deixou o dojô para trás e partiu em busca da perfeição como lutador marcial. Mesmo sem ter uma razão aparente para o abandono ao Shotokan assassino de Goutetsu, o mais provável é que ele tenha desejado uma vida mais pacífica. Talvez ele finalmente tenha encontrado razão nos ensinamentos do Templo Shaolin no qual cresceu. Ou ficou com medo de cair na tentação do Satsui no Hadou que impregna os mestres Ansatsuken.

Ao que parece, hoje Retsu é um lutador pacifista, e por mais contraditório que isto possa parecer, é assim que ele se considera. Desde o torneio mundial promovido por Sagat, que Retsu desistiu na metade, o mestre do Kempo nunca mais participou de outro torneio, embora ainda receba desafios e estudantes esporadicamente no seu templo no topo de uma montanha em Kyoto, no Japão. Alguns dizem que Retsu apenas entrou no torneio a pedido de Gouken, que prevendo a volta de Akuma, pediu que ele vigiasse seus discípulos no torneio, para que nada acontecesse a eles.

Apesar de seus votos pacifistas de não lutar irracionalmente, Retsu ainda aceita desafios esporádicos pois acredita que seu espírito evolua em combates como esses. O espírito de luta dentro dele continua a queimar sempre que ele sente a presença de um grande lutador, o que o faz aceitar desafios e até desafiar outros lutadores (muito raramente).

Retsu já enfrentou grandes lutadores em toda sua vida, como o jovem Ryu e Dan Hibiki, e provavelmente já tem o poder suficiente para se tornar um Guerreiro Mundial. Mas seus votos o impedem de prosseguir sua jornada pelo circuito Street Fighter, ou então ele simplesmente deseja ficar só.

Aparência: Retsu é um velho ex-monge de cabeça raspada. Possui um olhar severo, com sombrancelhas negras e pontiagudas. Seu corpo é largo e não apresenta sinais de velhice, com ombros musculosos. Veste um kimono preto e branco, com sobreposições. Quando luta sua pupila some em meio ao seu poder. Retsu tem 1,81m e 76Kg. Sua idade desconhecida, mas presume-se que regule de idade com Gouken.

Interpretando Retsu: você é um pacífico ex-monge budista e um mestre no Kempo japonês. Também já particou outras artes marciais e é muito respeitado por isso. Você é sábio e não comete mais as irracionalidades que fazia quando jovem, embora ainda goste de uma boa luta, desde que seja contra oponentes valorosos e pelos motivos certos. Você é um eremita convicto e dificilmente deixa seu templo no alto de uma montanha. Você tem poucos amigos, e Gouken é um deles. Você não gosta de Ryu, pois sente que ele acabará se tornando outro Akuma, quando a hora chegar.

Lema: Vá para o paraíso!

retsu-alternate

Retsu como NPC

Retsu não se aventura mais. Vive recluso nas montanhas e ocasionalmente visita outros amigos eremitas, como Gouken. Ele pode ser mais utilizado como Sensei, igual àqueles velhos sábios da montanha dos filmes antigos, sabe?

Retsu como Sensei

Retsu é um grande estudioso das artes marciais há muitas décadas, tendo recebido ensinamentos de grandes mestres na sua juventude e agora ele próprio pode passar o que sabe adiante. Ele é um Sensei 3 para estudantes interessados na arte do Kempo (Kung Fu japonês) e alguma coisa do Karatê Shotokan. Um mestre severo, não tolera alunos violentos ou agressivos, uma vez que sua própria desgraça enquanto lutador se deu devido à essas características que detinha na juventude.

retsu


Sensei

* Fontes: este não é um personagem oficial da White Wolf. Sua história foi tirada de diversas fontes como The Street Fighter Plot Canon Guide e sua planilha foi originalmente desenvolvida por Eric, da Shotokan RPG e posteriormente modificada por Fernando Jr, da SFRPG Brasil.