Top 5 2009

Ryu no Top 5 2009

Final de ano, todo mundo fazendo retrospectiva, listas de coisas legais (e outras nem tanto) e por aí vai. Apesar da Street Fighter RPG não ter completado ainda um ano (fato que só vai se completar dia 05 de janeiro) foi preparada uma lista do tipo Top 5 com diversas categorias. Estes “Tops 5” contém os posts ou páginas mais acessados (acessos únicos) pelos visitantes do site durante o período de 09 de fevereiro de 2009 até hoje (20 de dezembro de 2009). Não há nada de cabalístico nesta data, apenas foi a data em que coloquei o script do Google Analytics no site. Uma retrospectiva do ano que passou será feita em breve, com comentários a respeito do crescimento do site e por aí vai. Fiquem com o Top 5 2009!

Top 5 – Páginas

1. Home: 10.407 acessos únicos
2. Livros Oficiais: 2.304
3. Personagens: 2.130
4. Feed: 2.114
5. Estilos de Luta: 1.994

Obviamente, a home do site aparece em primeiro quando o assunto é páginas mais acessadas, com uma diferença de quase 5 vezes mais do que o 2º colocado, que é uma das principais atrações do site: os livros traduzidos. A página de personagens não poderia faltar, visto que é atualmente a página que mais recebe atualizações, devido às adaptações dos personagens dos games. Para completar, o Arquivo (que armazena um índice de todos os posts do site) e a página com os Estilos de Luta.

Top 5 – Posts

1. Akuma: 1053 acessos únicos
2. Gouken: 1042
3. Karate Shotokan: 987
4. Thai Kickboxe: 793
5. Como desbloquear pop-ups?: 602

Top 5 com os posts mais acessados, independente do assunto que tratam. Em primeiríssimo lugar, Akuma, o demônio em pessoa, seguido de seu irmão Gouken em 2º. Isso demonstra o fato de que a escassez de informação a respeito destes dois lutadores na internet fazem com que estes dois posts atraíam uma boa quantidade de visitantes (principalmente através de buscas). Em 3º e 4º temos dois estilos muito acessados pelos visitantes, o Shotokan de Ryu e Ken e o Muay Thai de Sagat. Note que isto faz com que as 3 primeiras posições deste Top 5 sejam sobre Karatê! E por último, algo bizarro: o post sobre “Como Desbloquear Pop-ups?”é o 5º mais acessado do blog, devido à grande quantidade de pessoas que não sabem fazê-lo e buscam na Internet informação a respeito. O engraçado é que o foco do site não é esse, mas foi colocado esse post para que seja possível visualizar as Planilhas dos personagens.

Top 5 –  Cultura

1. Arthur Garcia: 300 acessos únicos
2. Marcelo Cassaro: 295
3. Coisas que aprendi jogando Street Fighter: 204
4. A História do RPG: 179
5. A Nacionalidade em Jogo: 160

Agora o assunto é Cultura: entrevistas, contos, fanfics, artigos e por aí vai. Quase juntos, os dois melhor colocados são os entrevistados Arthur Garcia e Marcelo Cassaro. Enqaunto quetemos um post de humor na 3ª posição, um artigo contendo um resumo da história do RPG e por último, um artigo acadêmico tratando sobre o aspecto social do jogo Street Fighter 2 e a visão nipônica a respeito do Brasil durante a criação do jogo. Achei que a entrevista com o Alexandre Nagado seria um dos Top 5 por ter sido a primeira do site, mas me enganei.

Top 5 – Cenário

1. Guerreiros Mundiais: 363 acessos únicos
2. Shadaloo: 287
3. Interpol: 243
4. MMA – Mixed Martial Arts e Pirâmide do Poder: 189
5. Timeline de Street Fighter: 170

Nesta categoria, foram avaliados os post sobre o cenário de Street Fighter que mais tiveram acessos. Primeiro colocado, o post sobre os Guerreiros Mundiais já era esperado, uma vez que trata basicamente dos astros de Street Fighter RPG, a elite do circuito. Em 2º temos, coincidentemente, os antagonistas do jogo, o império do crime Shadaloo (porta de entrada para muitos outros posts de Cenário). Em 3º, temos um simples post descrevendo a Interpol no mundo de Street Fighter (que será expandido futuramente com um suplemento próprio). Em 4º, empate entre o post sobre MMA e sobre a Pirâmide do Poder da Shadaloo, que detalha a organização hierárquica da organização. E por último, a Timeline de Street Fighter, citando cronologicamente os acontecimentos de toda a saga.

Top 5 – Características

1. Satsui no Hadou: 225 acessos únicos
2. Arena: 141
3. Psycho Power: 131
4. Força: 126
5. Honra: 121

Top 5 das características mais acessadas do blog, com 3 Antecedentes no topo do ranking, seguidos de um atributo e um renome (com muito Cenário embutido). Curiosamente, os visitantes são atraídos por posts de novas características, principalmente Antecedentes Únicos, mesmo o site contendo todo o material oficial também. Isso mostra que o grande público gosta de adaptações e novas regras, que serão o foco em 2010.

Top 5 – Manobras Especiais

1. Shun Goku Satsu: 298 acessos únicos
2. Ansatsuken: 296
3. Maka Wara: 266
4. Shoryuken: 254
5. Ashura Senkuu: 217

Muitas surpresas no Top 5 de Manobras Especiais. Assim como Akuma é o post mais acessado do blog, a sua manobra mortal, Shun Goku Satsu (Raging Demon ou Instant Hell Murder) é a manobra mais acessada do blog! Além disso, a arte dos punhos assassinos Ansatsuken e o seu Ashura Senkuu, também manobras de Akuma, também estão no Top 5 de manobras!!! E eu que imaginava que coisas relacionadas a Ryu e Ken atrairiam muito mais visitantes…Em tempo, o Shoryuken dos discípulos de Gouken se encontra na 4º posição, e um inusitado Maka Wara em 3º (não entendi, mas tudo bem).

Top 5 – Estilos

1. Karate Shotokan: 987 acessos únicos
2. Thai Kickboxe: 793
3. Ninjitsu: 538
4. Forças Especiais: 503
5. Savate: 487

Seguindo a tendência, temos o Shotokan de Akuma em 1º, um pouco distante do Thai Kickboxe de Sagat. Em 3º o Ninjitsu de Guy, em 4º as Forças Especiais de Guile e por último o Savate de…Jacques Desroche? No mínimo inusitado…

Top 5 – Personagens

1. Akuma: 1053 acessos únicos
2. Gouken: 1042
3. Ryu: 854
4. Goutetsu: 695
5. Blanka: 652

E por último, provavelmente o Top 5 mais esperado: o de Personagens. Adivinha quem é o 1º lugar? Sim, nosso amigo ruivo de gi negro: Akuma. Seguido por Gouken e seu discípulo Ryu. Sim, o Ryu ficou em 3º lugar no Top 5 de personagens!! Eu particularmente não curto muito Ryu, mas sei que ele é o favorito da galera e estranhei esse resultado. Mesmo. Em 4º eu esperava o Ken, mas veio…Goutetsu! Nossa! Tem gente que nem sabe da existência dele, mas é lógico se pensar que ele tem referências nos post de Akuma e Gouken (os cabeças deste Top 5). E por último, nosso conterrâneo Blanka. Sim, Ken não aparece no Top 5. Nem Chun Li. Estranhou? Fui atrás deles e descobri que o Ken ficaria em 6º (633 acessos), o Sagat em 7º (619) e o Guile em 8º (com 384 acessos). Nem sinal da Chun Li.

Conclusões

Eu sabia muito antes de começar um blog a respeito de Street Fighter, que a família Shotokan atrairia o maior número de visitantes, mas imaginava algo como Ryu e Ken no topo dos Top 5. Ao invés disso, fomos uma geração atrás, com Akuma e Gouken!! Isso mostra que o foco para 2010 deve ser: dar menos atenção a lutadores tarimbado da galera (tipo Ryu e cia.) e focar em personagens mais obscuros e pouco explorados (tipo Akuma e cia.) pela mídia e internet. Já estamos fazendo isso a algum tempo com os personagens de Street Fighter 4 que são super difíceis de encontrar informações e temos obtido bons resultados. Em 2010 esse trabalho vai se intensificar com o lançamento de Super Street Fighter 4 e contamos coma colaboração dos visitantes, para que continuem enviando seu feedback e sugestões. Fui!