Goutetsu

Sensei Goutetus

Goutetsu (轟鉄, Trovão de Ferro) era um grande Sensei, mestre no Karatê Shotokan e nas artes do Ansatsuken. Ele fundou sua própria escola baseada nos princípios de Hado no Chikara. Considerando que o estilo do dojô de Goutetsu é Ansatsuken, praticamente todas as técnicas que ele ensinava eram desenvolvidas para matar o oponente o mais rápido possível, de preferência em um golpe.

Ele criou muitos ataques e agarrões retirados do Karatê e Judô. A técnica mais devastadora de sua escola é o o ataque mortal Shun Goku Satsu. Esta misteriosa arte conhecida por poucos requer o mais alto nível de estudo e envolve sérios riscos, não somente para o oponente como para o praticante.

Nada se sabe sobre o passado de Goutetsu. Tudo que se sabe foi transmitido por Gouken, discípulo de Goutetsu, aos seus melhores alunos: Ryu e Ken. Gouken conta que Goutetsu era um senhor de idade avançada, mas excelente constituição física. Ele era baixo e pouco musculoso, mas seus golpes eram mortalmente respeitados por todos os lutadores de sua época. Ele teve dois grandes alunos, Gouken e Gouki (Akuma), que teriam a responsabilidade de passar seus ensinamentos adiante caso alguma coisa acontecesse a ele. Acontece que o estilo de Goutetsu era tão violento, que ele mesmo não quis ensinar alguns dos seus maiores segredos aos seus discípulos, temendo que o poder lhes subisse à cabeça e se tornassem máquinas de matar. Gouken acatou esta decisão do sensei sem questionar, porém Gouki, muito mais temperamental e ganancioso, queria a todo custo dominar completamente o estilo Ansatsuken do Karatê de seu mestre.

Mestre Goutetsu

Esta atitude era duramente reprovada por Gouken, seu irmão mais velho, pelo seu mestre e pela filha de Goutetsu, por quem nutria forte afeição. Entre as longas jornadas de treino e exercícios físicos, era a filha de Goutetsu quem cuidava dos ferimentos de Gouki, e os jovens se gostavam bastante. Porém Gouki não iria descansar enquanto não dominasse as mais mortíferas técnicas do estilo, nem que pra isso precisasse entregar sua alma ao demônio! Goutetsu expulsou Gouki de seu dojô, dizendo que as técnicas proibidas do Ansatsuken morreriam com ele, já que representavam um grande perigo se caíssem em mãos erradas.

Tempos depois Gouki retornou de seu treino solitário completamente mudado. Ele parecia ter se entregado ao seu desejo de poder, ao Satsui no Hadou. Sua face possuía feições duras e frias, e mesmo o rosto da filha de Goutetsu já não lhe parecia significar nada. Ele apenas adentrou o dojô de Goutetsu, aproveitando-se que Gouken estava fora e desafiou-o para um duelo final, pelo título de mestre Ansatsuken (leia este conto). Ele ridicularizou Goutetsu por ter abdicado do poderoso Shun Goku Satsu e iria lhe mostrar que a sua ignorância seria sua ruína. A batalha que se seguiu foi sentida por todos os seres vivos da região. Estrondos, explosões, ventanias e raios. Estava claro que a luta entre antigos mestre e discípulo acabaria somente quando um deles estivesse morto. Usando o seu Shun Goku Satsu, Gouki incendiou a alma de Goutetsu, matando-o rapidamente. Nesta ocasião Gouki entregou-se finalmente ao seu Satsui no Hadou, passando a se chamar de Akuma e tomando para si o colar de contas de seu mestre.

Gouken anos mais tarde fundou uma escola derivada do Ansatsuken de Goutetsu. Ele retirou a intenção assassina dos ataques mais poderosos do estilo, criando uma versão menos mortal, mas não menos eficiente. Os ataques ainda poderiam ser usados para matar, se o lutador assim desejasse, mas este não era mais seu foco. Algumas técnicas entretanto, como o Shun Goku Satsu, não puderam ter sua intenção maligna removida e por isso foi retirada do arsenal de técnicas do estilo. Gouken buscava um estilo de Karatê Shotokan que fosse usada como auto-defesa e aprimoramento espiritual, e não uma arte assassina (Ansatsuken).

Goutetsu

Fonte: A história de Goutetsu foi criada com base em artigos sobre a história de Gouken, Akuma e principalmente com base no anime Street Fighter Alpha Generation, que conta detalhadamente o passado destes grandes lutadores.


Sensei