Street Fighter 1

O ano de 1987 foi marcado pelo primeiro torneio Street Fighter promovido por Sagat, para mostrar ao mundo que ele era o lutador mais forte de todos os tempos. Sagat vinha de um rol de vitórias impressionantes como contra Nuah Kahn, maior lutador de Muay Thai do mundo e seu ídolo até então. Além disso, ele venceu Go Hibiki, em uma controversa luta que acabou fazendo com que Go morresse no hospital dias depois. Este primeiro torneio marcou o início do circuito oficial e as lutas aconteceram ao redor do mundo, sendo que os melhores lutadores conhecidos até então receberam convites e disputavam eliminatórias em seus países, mas as semifinais e a final seriam na Tailândia, terra de Sagat.

Responderam ao chamado o mestre Gen e seu discípulo Lee, vindos da China. Da Inglaterra o punk Birdie e o agente secreto Eagle. Dos EUA vieram o ex-pugilista Mike e o lutador de rua Joe. Do Japão o grande sensei Gouken enviou seu melhor discípulo, o jovem Ryu, além de aparecer outro participante misterioso: o ninja Geki. Aguardando nas semi-finais e finais estavam o próprio Sagat e seu melhor discípulo, o número 2 no Muay Thai mundial: Adon.

Ken não participou deste torneio, uma vez que na mesma época ele participava do Campeonato Americano de Artes Marciais, o qual ele ganhou com louvor. Quando voltava para o dojô onde treinara com Ryu, no Japão, ele encontra seu mestre Gouken sendo assassinado por Akuma, fato que Ryu só descobriria mais tarde, após o torneio.

Enquanto isso o poderoso Gen desistiu do torneio antes de chegar nas finais, acreditando não ter nenhum oponente de valor (rumores dizem que ele chegou esta conclusão após derrotar Geki). Conta-se ainda que Birdie teria perdido para Ryu, bem como Retsu, que teve o mesmo destino nas mãos do jovem e que sagrou-o semi-finalista e garantiu sua ida para Tailândia enfrentar o tigre e o jaguar tailandês, como eram chamados Sagat e Adon, respectivamente.

Ao contrário do que Sagat esperava, o jovem karateca Ryu derrotou o seu discípulo na semi-final sem muita dificuldade, com um Dragon Punch bem acertado. Na final, Sagat estava em vantagem devido à sua enorme força física e maior experiência. Boatos dizem que ele teria derrotado Ryu, mas que quando foi oferecer sua mão para que o mesmo se levantasse, Ryu estaria transtornado a ponto de ser possuído pela sua raiva tornando-se Evil Ryu por um instante e desferindo o mais poderoso Dragon Punch de que se teve notícia, derrubando Sagat e deixando pra sempre sua marca no peito do gigante tailandês, sagrando-se o primeiro campeão dos Street Fighters.

Lista de Personagens desta saga

Ryu Ken Eagle Geki Birdie Sagat
Ryu Ken Eagle Geki Birdie Sagat
Karatê Shotokan Karatê Shotokan Bojutsu Ninjitsu Luta Livre Thai Kickboxe
Japão EUA Inglaterra Japão Inglaterra Tailândia
Adon Gen Mike Joe Lee Retsu
Adon Gen Mike Joe Lee Retsu
Thai Kickboxe Kung Fu Boxe Kickboxe Kung Fu Kempô
Tailândia China EUA EUA China Japão