Luta-Livre (Wrestling)

luta-livre

Luta-Livre (Wrestling em inglês) refere-se a múltiplos estilos de combates que incidem sobre agarrões, travas e projeções. Tecnicamente, Sanbo, Sumô e Luta Livre Nativo Americana são praticamente iguais, mas diferem de alguns estilos a partir da Luta Livre estilo ocidental.

Este é um estilo com uma longa história. Desenhos em cavernas, mais de 15.000 anos, ilustram a Luta-Livre, e podem ser encontradas em pinturas e esculturas a partir do Egito, Pérsia e Suméria. É bem conhecido como um esporte clássico da Grécia e de Roma, realizada durante os Jogos Olímpicos e em concursos gladiatórios. Na Idade Média, a Luta-Livre era considerada uma habilidade nobre.

A Luta-Livre depende da velocidade, coordenação e força. Acima de tudo, requer um conhecimento de alavanca, o que permite uma menor força para derrotar um adversário maior e mais pesado. Tal como um esporte competitivo, tende a ter regras rígidas, como as proibições contra uma torção no adversário ou articulações dos dedos, ou cotoveladas no abdômen ou costas dele. Como um estilo de Street Fighting, no entanto, todas essas regras são ignoradas e detém a verdadeira eficácia do estilo.

Este é o estilo “básico” de Luta-Livre. Por ser um estilo muito versátil, existem dezenas, talvez até centenas de variações ao redor do mundo. Para saber mais sobre os diferentes tipos de Luta-Livre, consulte o post Variações de Luta-Livre.

Escolas: Instrução básica em Luta-Livre é facilmente encontrada, nas escolas, nos clubes amadores e no YMCA. Muitos lutadores começam sua instrução em escolas secundárias. Vários clubes ou organizações vão ensinar um tipo particular de Luta-Livre; é incomum encontrar uma escola que ensina o estilo em todas as suas formas.

Membros: Quem quiser aprender o esporte e gosta de ter seu corpo contorcido e atirado ao solo é bem-vindo. Como todos os outros estilos, que exige muita perseverança e disciplina, muitos estudantes interrompem o programa no início.

Conceitos: Atletas, estudantes universitários, lutadores profissionais.
Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema:Eu não gosto da sua atitude. Talvez seja a hora de você cumprir sua palavra.

Manobras Especiais
Soco Chute
Bitch Slap (2)*
Bull Head (3)*
Bull Horn (4)*
Dashing Clothesline (4)*
Double Hit Punch (1)*
Ear Pop (2)
Flash Chop (3)*
Giant Palm Bomber (3)*

Jumping Hammer Punch (3)*

Bloqueio Esportes
Air Smash (1)
Apresamento Foco
Air Throw (2)
Back Breaker (2)
Bandit Chain (5)*
Bear Hug (1)
Brain Cracker (1)
Counter Grapple (2)*
Disengage (2)
Dislocate Limb (3)
Falling Sky (2)*
Grappling Defense (3)
Ground Fighting (3)
Improved Pin (2)
Iron Claw (4)
Knee Basher (2)
Meat Squasher (5)*
Moonsault Press (4)*
Neck Choke (1)
Pile Driver (3)
Pin (2)
Spinning Pile Driver (3)
Stomach Pump (3)
Storm Hammer (5)
Suplex (1)
Thigh Press (2)

* OBS: manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf, tendo sido desenvolvidas por fãs do jogo.