Street Fighter Alpha

O mundo tem ciência da existência da Shadaloo mais ou menos na mesma época que o primeiro torneio termina, durante os anos de 1988 a 1992. A organização criminosa suprema rapidamente toma conta de todos os cartéis criminosos ao redor do mundo e espalha o terror através de seus tentáculos. Ao seu lado, alguns dos lutadores mais poderosos do mundo, incluindo o seu líder, Bison. Investindo pesado em persuasão e poderes psíquicos (obtidos de maneira desconhecida até hoje), Bison consegue influenciar politicamente o mundo e constrói bases bélicas e científicas da Shadaloo em diversos locais, para realizar seus intentos de dominação mundial.

Guerreiros são perseguidos para se juntarem à facção criminosa, incluindo ex-campeão mundial, Sagat, que acaba aceitando se aliar à Bison em troca de uma revanche contra Ryu. Entretanto, o próprio ditador tailandês tinha seus próprios planos para Ryu: o corpo de Bison não estava aguentando a crescente de seu Psycho Power e estava falecendo rapidamente. O corpo do jovem karateca era o “estepe” perfeito para o lutador psíquico. Além de Sagat Bison une-se com o ninja espanhol Vega e com o ex-boxeador profissional Balrog, tornando-os seus generais e ampliando sua influência no circuito Street Fighter. Outros, como o punk Birdie, buscam a Shadaloo por vontade própria, visando lucrarem junto com a organização.

Bison precisava de um novo corpo e passou a investir pesado em engenharia genética com o projeto das Dolls, com sua divisão de armas SIN e o projeto do seu Psycho Drive, que ampliava seus poderes psíquicos a níveis estratosféricos. No entanto, agentes autônomos passaram a persegui-lo e desejar sua morte, como a detetive da Interpol Chun Li, que desejava vingança pela morte de seu pai pelas mãos da Doll Killer Bee. Junto à ela estava o sensei Gen, mestre do pai de Chun Li que jurou protegê-la após a morte de seu discípulo, e os soldados Nash e Guile, que queriam levar Bison à justiça, após terem descoberto que ele havia corrompido as forças armadas americanas.

Também nesta época Sagat passa a ser perseguido por Dan Hibiki, filho de Go, lutador de Muay Thai que falecera após lutar com Sagat. Já Ryu passa a ser perseguido por Sakura, uma jovem prodígio que decidiu se tornar sua discípula custe o que custar, que por sua vez (!!) era perseguida por Karin Kanzuki, sua eterna rival e uma das pessoas mais ricas do mundo. O guerreiro Akuma, passa a ser perseguido por Ryu, que deseja respostas sobre o poder maligno que ambos parecem possuir em comum, o Satsui no Hadou.

Após uma investida certeira de Nash, Chun Li e Guile à base principal da Shadaloo, eles conseguem encurralar Bison e plantar seus explosivos, ficando a cargo de Nash segurar Bison enquanto seus amigos fogem e a base começa a explodir, o que significava se sacrificar no processo. Ao mesmo tempo, um Ryu controlado psiquicamente pelo Psycho Drive de Bison enfrenta seus próprios amigos Ken, Sakura e Dan, para somente ser parado por Sagat, que acaba salvando o dia.

Notando que a base estava ruindo, uma recém desperta Cammy usa de suas habilidades para salvar as Dolls da base transportando-as para fora da zona da explosão e salvando a si mesmo. No entanto, sem que eles saibam Bison já havia transferido sua alma para a mística Rose, que junto de Guy tinham ido ao encontro de Bison para tentar derrotá-lo e salvar o mundo. Ou seja, ele não havia sido derrotado por completo, embora a Shadaloo tivesse caído, mas a história estava longe de acabar…

Lutadores Famosos

Não houve um torneio mundial nesta saga, então os lutadores abaixo são os mais fortes que se tem notícia e substituem os Guerreiros Mundiais (em ordem alfabética).