Dolls

Dolls

Além de seus três generais e de todos os street fighters desonrados sob seu comando, Bison também incluiu em suas tropas um novo tipo de soldado. Elas são as Dolls (bonecas em inglês), criadas e/ou treinadas de diversas formas para serem guerreiras perfeitas. Embora o nome oficial dado por Bison seja Tropas de Guarda-Costas de Bison, o nome Dolls pegou muito mais rápido que qualquer outro para representar este time de 12 moças a serviço do mal.

As Dolls são conhecidas como sendo o esquadrão de elite da Shadaloo, são frutos da mente maligna de Bison e seus cientistas. Elas se dividem entre moças sequestradas que sofreram lavagem cerebral e clones de Bison (assim como Cammy). As Dolls não possuem sentimentos e apenas obedecem cegamente Bison, falando como robôs. São extremamente fortes e treinadas em diversas artes marciais, bem como no uso de armas, sendo comum as Dolls carregarem no mínimo um revólver camuflado em alguma parte da roupa. Elas respondem unicamente a Bison e aos seus três generais. Nem mesmo os demais lordes e chefes tem controle sobre elas.

A maioria das Dolls, como Juli, a amiga de T. Hawk, tinham uma vida normal antes de se tornarem Dolls. Porém foram sequestradas pela Shadaloo e sofreram lavagem cerebral. Elas passaram por um intenso treinamento físico e mental, para em seguida passarem pelo teste final de obediência: eliminar quaisquer vestígios de sua vida antes de se tornar uma Doll. Isso comumente inclui matar entes queridos e/ou colocar fogo em suas residências antigas. Como as Dolls não sentem remorso ou sequer se lembram de suas vidas passadas, elas fazem essa missão como qualquer outra. Muitas moças morreram nestes experimentos de lavagem cerebral, tendo entrado em colapso quando suas mentes foram apagadas.

Além de moças sequestradas, existem duas Dolls criadas em laboratório: Cammy e Decapre, que aparenta ser uma Cammy de máscara, embora seu rosto abaixo da máscara é completamente desfigurado (ela foi um experimento mal sucedido de manipulação genética). Decapre, apesar de teoricamente não possuír emoções ou lembranças, é extremamente irritadiça na presença de algum dos clones “fugitivos” como Cammy, sempre tentando assassiná-los na ocasião.

Existem 12 Dolls a serviço da Shadaloo, protegendo bases ou atuando em missões, geralmente em duplas (com exceção de Decapre). Com a aparência de garotas inofensivas (por volta de 16 anos), elas surpreendem os oponentes com a sincronia de seus golpes – juntas, elas lutam como uma só! É dito que suas vidas estão intimamente ligadas a de M. Bison, e que se ele morrer, elas morrem também. Mas isto pode ser apenas especulação.

Bison inspecionando as Dolls

Aparência: cada uma possui características únicas, mas, de modo geral, seus uniformes são: um maiô com gola, mangas de cor azul marinho, com uma gravata amarela na gola. Todas usam boinas, da mesma cor do uniforme. Vestem sob o maiô, uma meia-calça, também azul marinho e calçam um par de botas de cano longo, até os joelhos, de cor marrom. Como Cammy, usam o mesmo par de luvas e manoplas dela.

Com exceção de Cammy, todas possuem nomes relacionados aos meses do ano na língua do país onde atuam ou nasceram:

  • Killer Bee (Cammy): atuava na Inglaterra, ela é especialista em combate desarmado. Seu codinome original era Abelha Assassina (Killer Bee).
  • Enero: atuando na Espanha, Enero é a especialista em comunicações do Esquadrão de Elite, fazendo relatórios da situação das outras Dolls à Bison, afinal, nenhum esquadrão de assassinas estaria completo sem uma especialista em comunicações! Enero possui um longo cabelo rosa e está sempre com um headset sem fio.
  • Février: atua na França, ela é especialista em armas de fogo. Simplesmente não existe algum tipo de arma de fogo que Février não seja treinada, sendo dona da melhor mira dentre todas as Dolls. Ela possui um cabelo curto e rosado.
  • März: atua na Alemanha, especialista em obter informações usando seu laptop (com o símbolo da Shadaloo na tampa). Especialista em computação, segurança e criptografia, März é perita em invadir sistemas de segurança e burlar defesas de qualquer organização. Seu cabelo varia de tom a cada vez que é vista, mas sempre em tons azuis, como neon e púrpura, o que indica uma certa vaidade de sua parte. Ela também está sempre utilizando um microfone, e sua luva direita possui um estranho fio que se conecta ao seu braço.
  • Aprile: originária na Itália, especialista em habilidades médicas, sendo a doutora do esquadrão. Aprile possui uma faixa amarrada ao braço com uma cruz vermelha, bem como uma michila com itens de primeiros-socorros. Aprile está sendo procurada por seu irmão mais velho, Maggio, que entrou em contato com Rose para encontrá-la.
  • Satsuki: originária do Japão, especialista em Kenjutsu (luta com espadas). Seu nome significa Maio em japonês e ela utiliza uma Katana presa em uma bainha às suas costas.
  • Juni e Juli: originárias da Alemanha, suas especialidades são o combate desarmado. O nome real de Juli é Julia, que vivia na mesma aldeia de Noembelu e era esposa de T. Hawk.
  • Santamu: atua no Vietnam, especialista na luta com lança e está sempre acompanhada de um Mico Leão Dourado. Seu nome é derivado d euma palavra vietnamita para Agosto: Tháng Tám.
  • Jianyu e Xiayu: atuam na China, são especialistas (respectivamente) em Bojutsu (luta com bastões) e nunchaku. Seus nomes derivam das palavras chinesas Jiuyue (Setembro) e Shiyue (Outubro). Elas comandam um organização do crime organizado chinês chamada Tríade, que responde diretamente a Bison.
  • Noembelu: nativa do México, ela é especialista no combate com duas machadinhas. Seu nome real é Little Eagle (Pequena Águia) e ela faz parte da tribo de T. Hawk, a Thunderfoot (Pé de Trovão). Ela possui cabelos e pele escuros, como toda índia, e usa uma faixa com uma pena na cabeça.
  • Decapre: atua na Rússia, sua aparência lembra Cammy com uma máscara negra. Como Vega, Decapre usa garras no combate mano-a-mano. Seu nome deriva de Dekabr’ (Dezembro em russo).

dolls

Dolls como NPCs

As Dolls surgiram na época de Street fighter Alpha, quando Bison as enviava em diversas missões ao redor do mundo. também faziam parte de sua guarda pessoal, protegendo o quartel general da Shadaloo quando eles e os generais não estavam presentes. Nessa época, Cammy ainda pode estar sob controle mental da Shadaloo e lutar ao lado das Dolls, tudo depende da decisão do Narrador. As Dolls são o recurso utilizado por Bison quando seus chefes rasos falham em resolver os problemas locais em seus países, e facilmente poderiam ser utilizadas em crônicas contra times de personagens que atrapalhem operações da Shadaloo a nível nacional.

Durante Street Fighter 2, as Dolls estão praticamente fora de atividade. Cammy conseguiu se livrar do controle de Bison e tenta libertar as demais Dolls, sendo que o único jeito de fazê-lo seria através da central de comando na Shadaloo, de onde o próprio Vega a libertou uma vez. Não é uma missão simples. A Shadaloo está em declínio nesta época mas ainda é muito forte.

Durante Street Fighter 4, algumas Dolls encontram-se em animação suspensa em um laboratório montanhoso da Shadaloo em algum lugar do norte do globo, enquanto que Juni e Juli se ocupam de guardar este laboratório. Ao que tudo indica Seth deseja obter o controle sobre estas Dolls para seus próprios experimentos, enviando Juri para capturá-las. Nesta época Cammy consegue sua primeira vitória, libertando Juni e Juli, embora Decapre caia nas mãos de Seth e passe a trabalhar para a S.I.N sob nova lavagem cerebral. Juni passa a viver com Cammy, enquanto Juli fica em um asilo onde T. Hawk costuma ir visitá-la, mesmo ela não o reconhecendo.

Durante Street Fighter 5, Bison toma o controle novamente das Dolls utilizando seu Psycho Power amplificado pelas Black Moons. Decapre passa a se tornar instável e Cammy pretende resgatá-la também, aproveitando desta instabilidade.  As Dolls são a última resistência na base da Shadaloo e darão as suas vidas para proteger seu mestre Bison.

* Fontes: acontecimentos in-game de Street Fighter Alpha, Street Fighter 4, Street Fighter 5, revistas da Udon e The Street Fighter Plot Canon Guide.

Esquadrão de Elite da Shadaloo - Dolls