Psycho Drive

Na mesma época em que a Shadaloo estava realizando pesquisas em engenharia genética para desenvolver um corpo perfeito para Bison, eles desenvolviam um canalizador de energias psíquicas para Bison (o mesmo utilizado no canhão mental que fica em Mriganka). A este dispositivo, foi dado o nome de Psycho Drive, e ela seria a arma final da Shadaloo para dominar o mundo.

Ao contrário de crenças populares, o Psycho Drive não é a fonte de energia principal de Bison. Ele o utiliza para canalizar energias negativas do mundo inteiro para dentro deste recipiente, para depois, usá-las em benefício próprio, turbinando seus poderes ou utilizando-o como arma. As ombreiras metálicas da roupa de Bison nada mais são do que receptores da energia do Psycho Drive, motivo pelo qual elas cintilam quando Bison se esforça muito em suas lutas. Porém, o uso contínuo de tamanha quantidade de energia é o motivo da deterioração do corpo de Bison, que está danificando sua saúde rapidamente enquanto utiliza tal quantidade absurda de energia.

Através do uso conjunto do Psycho Drive com o satélite da Shadaloo/Mriganka na órbita da Terra, é possível a Shadaloo disparar feixes de energia psíquica em qualquer ponto do globo e até amplificá-la graças a lentes de aumento gigantescas no satélite. Algo como uma Estrela da Morte da Shadaloo! O poder destrutivo alcançado pela reflexão de um raio psíquico sobre uma cidade de pequeno porte, poderia aniquilá-la por completo, e este é um trunfo que Bison está aguardando a hora certa para usar.

Bison se recuperado

Em Street Fighter RPG, onde a fonte do poder misterioso de Bison vem principalmente de um Meteoro Alienígena, o Psycho Drive pode ser o canalizador da energia do Meteoro, desenvolvido pelos cientistas da Shadaloo. Uma coisa é certa, se o Psycho Drive for destruído, grande parte do poder de Bison seria perdido, o que pode explicar, oficialmente, o porque dos poderes de Bison terem diminuído em SF2 após a destruição do Psycho Drive em SF Alpha/Zero.

O Psycho Drive somente pode ser manipulado por lutadores que possuam controle do Psycho Power latente em seus corpos, e esse é um dos principais motivos que levam Bison a temer a liberdade de Cammy, e fazer com que as Dolls perseguirem-na constatentemente, pois teoricamente Cammy, por ser feita a partir dos genes de Bison, teria poder para controlá-lo e com isso, por um fim à base da Shadaloo ou Mriganka inteira!

Aparência

O Psycho Drive, originalmente se pareceria com uma cabeça de águia metálica (Eagle Head no original), igual ao mostrado no anime Street Fighter 2: Victory. Esta concepção inicial do Psycho Drive é uma analogia ao nome original de M. Bison: Vega, que em árabe significa "águia caída" ou "abutre caído", em referência a Lúcifer, o anjo caído.

Porém, sua aparência final é a de uma câmara de alta tecnologia monitorada por computadores. Esta câmara sobe até o teto da sala onde fica e tem espaço interno para acomodar um lutador grande. Ela está sempre pulsando em energia negativa.

No game SF Zero/Alpha, Bison esconde o canhão do Psycho Drive em uma estátua em Bangkok, Tailândia (que inclusive se levanta para mirar melhor!!). Em Street Fighter RPG, Bison esconde um canhão semelhante no topo de uma estátua na base da Shadaloo na Ilha de Mriganka.

Psycho Drive em SF2 V

Psycho Drive em Regras de Jogo

Regra básica válida para todos os usos do Psycho Drive: o lutador deve ter no mínimo 1 ponto no Antecedente Único Psycho Power e no  mínimo 1 ponto de Foco. Para que a utilização tenha sucesso, o lutador deve rolar seu Psycho Power + Foco contra a dificuldade da tarefa.

Um dos usos do psycho Drive apresentados nos mangás da Udon, é que Bison o utiliza para restaurar  seus poderes. Uma sessão de (6 minutos * nv. atual no Antecedente Único Psycho Power) no Psycho Drive pode restaurar completamente a Saúde, Chi e Força de Vontade de um lutador que esteja dentro dele. Somente funciona com lutadores que possuam Psycho Power e só pode ser utilizado uma vez por história. A dificuldade para esta tarefa é 6, uma falha não permite novos testes e uma falha crítica faz o personagem desmaiar até o fim da cena e acordar tão cansado e ferido como antes da "soneca".

Outro uso do Psycho Drive está em disparar raios de energia negativa. Utilizar o Psycho Drive como um canhão laser em sua máxima potência (capaz de destruir uma cidade de pequeno porte) exige uma carga de energia negativa de um dia inteiro, e a utilização consome toda a energia do canhão. Utilizações menores como derrubar um navio da marinha americana exige apenas poucas horas de carga.

Sem o satélite, o canhão pode ser utilizado contra alvos nas proximidades da base da Shadaloo, com uma precisão ímpar. Usando o canhão em conjunto do satélite, qualquer lugar do mundo (desde que o satélite esteja posicionado corretamente) pode ser alvo do canhão, desde uma pessoa (sim, os satélites são muito precisos) até uma cidade específica. Um disparo certeiro do Psycho Drive exige sucesso em um teste de Psycho Power + Foco com uma dificuldade variável (a critério do Narrador). A dificuldade é para limitar o feixe de energia em largura e define a precisão do mesmo também. Falhar neste teste pode significar várias coisas como: o disparo causou mais destruição do que deveria, o disparo errou o alvo, o disparo causou menos destruição do que deveria e até a energia do Psycho Drive se perdeu para o espaço, ficando descarregado.

Psycho Drive em ação

* OBS1: O Psycho Drive é um artefato canônico e oficial. Ele é mostrado durante a série Alpha, e é explodido por Guile e Charlie (o último se sacrificando para que a missão tivesse sucesso). Porém, cabe ao Narrador decidir se o Psycho Drive foi realmente destruído. Se considerarmos o Canhão Mental apresentado no livro Segredos da Shadaloo, a White Wolf já tinha pensado em utilizar algo similar ao Psycho Drive no jogo (teriam eles tido acesso a alguma informação oficial?), e portanto ele é facilmente utilizável em crônicas durante SF2.

* OBS2: este material é uma compilação e tradução de diversos trechos que falam sobre o Psycho Drive presentes no conhecidíssimo FAQ do Tiamat. Este, por sua vez, baseou-se na história in-game da série Alpha/Zero, ou seja, é oficial.