Bojutsu

Eagle - Mestre em Bojutsu

O uso de bastões longos de madeira (bojutsu vem de bo, bastão em japonês) como arma existiu em todas as culturas, remontando à pré-história. A evolução na maneira de usar esta, que é a mais simples das armas, começou no momento em que o homem pré-histórico segurou um pedaço de madeira para aumentar seu raio de ação com o objetivo de se sobressair em disputas, e atingiu seu ápice na criação dos sofisticadíssimos sistemas orientais de combate.

Bojutsu é um termo japonês que se refere especificamente a técnicas de bastão. O Bojutsu basicamente é uma forma de Kenjutsu, que ao invés de espadas, usa bastões de madeira. O uso do bo (bastão) pode diferir muito de acordo com o estilo. Alguns o utilizam girando em alta velocidade e fazendo uso de seu peso e resistência capazes de quebrar espadas e ossos, outros usam a vantagem de seu tamanho para ataques certeiros a pontos fracos da armadura do oponente.

Em alguns estilos o tamanho e o formato do bo também variam. Alguns estilos utilizam o chamado hakaku-bo, que tem o formato octagonal. Há também o tetsu-bo, que tem reforços de metal por dentro ou em volta do bastão, o que aumenta sua resistência contra ataques de espada que visem cortar o bo. Existem variantes de Bojutsu com um bastão longo (1,80m) e com bastões curtos, chamados também de tonfas (até 1m).

Ao contrário do que se prega na maioria dos estilos, o uso de armas brancas não é visto como desonrado pelos praticantes do Bojutsu. Desta forma, é comum vê-los competindo na divisão dos Duelistas, onde enfrentam de igual para igual, oponentes armados como espadas e outras armas aparentemente mais eficientes que simples bastões. Isto para um praticante de Bojutsu, é tudo o que eles esperam de um desafio de verdade dentro do Circuito. Apesar disso, algumas escolas pregam que os lutadores devem lutar de igual para igual, ou seja, alguns lutadores extremamente honrados de Bojutsu somente aceitam lutar contra outros oponentes igualmente armados.

Escolas: o estilo é praticado predominantemente na região sudoeste do Japão, estando em províncias como Oita, Kumamoto e Shiga. Na América do Sul existem escolas do estilo também, mais especificamente no Brasil, Argentina e Chile.

Membros: qualquer pessoa interessada em aprender o bojutsu e que se enquadre nos quesitos morais de uma escola pode aprender o estilo. Algumas escolas são arraigadas à fortes tradições dos antigos samurais, enquanto outras ensinam o aspecto prático desta arte, principalmente voltado para profissionais de segurança pública e privada (para uso com cacetetes e handle-12).

Conceito: valentão de rua; guarda-costas; samurai moderno; policial
Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema:Meus bastões são extensões do meu corpo. Minha honra é a extensão de minha alma.

Não existe um representante deste estilo entre os Guerreiros Mundiais atualmente, embora no primeiro torneio mundial Street Fighter, o inglês Eagle era perito nesta arte. Sabe-se que os lutadores Maki e Rolento, também sáo peritos em Bojutsu.

Bojutsu como Estilo secundário

Muitas artes marciais reais englobam em seu treinamento o uso de algumas armas brancas (veja em Estilos e o Treinamento com Armas), e entre elas, o bo é muito comum. Desta forma, é possível aos jogadores, se o Narrador permitir, adotarem o Bojutsu como um estilo secundário ao seu. Desta forma, eles terão acesso ao leque de Manobras Especiais do Bojutsu (listado no fim deste post), desde que possuam os pré-requisito necessários (como estar portando no mínimo um bo ou tonfa, por exemplo) e encontrem um Sensei disposto a ensiná-los a arte do bastão.

Note que adotando o Bojutsu como estilo secundário, não lhe dará os valores iniciais de Chi e Força de Vontade, ficando os valores que o próprio personagem já possua. Note também que, se o jogador possuir uma Manobra Especial que exista na lista do seu estilo primário e também na lista do Bojutsu, ele deve adquiri-la duas vezes caso queira usá-la com e sem bastões. O treinamento de uma manobra com bastões é muito diferente do treinamento com os punhos, e de maneira alguma o Narrador deve permitir que um lutador que possui a versão “normal” de uma Manobra Especial a utilize portando um bo e vice-versa.

Manobras Especiais

A lista de manobras apresentadas abaixo possui manobras já conhecidas dos jogadores de Street Fighter RPG. Porém, note que quando um lutador de Bojutsu adquire uma delas, ele deve obrigatoriamente estar de posse de um bastão para poder utilizá-la, a menos que tenha adquirido a manobra duas vezes (uma para uso com o bastão e outra para uso sem o bastão).

Para efeito de pré-requisitos e dano das manobras de Soco, Chute e Apresamento, substitua a referida técnica pela técnica Bastão.

Para efeito de cálculo de absorção das manobras de Bloqueio, utilize a Técnica Bastão ao invés do seu Bloqueio.

Somente as manobras de soco, bloqueio, apresamento e esportes listadas abaixo podem ser adquiridas por lutadores de Bojutsu, a menos que o Narrador diga o contrário. Nenuma outra manobra especial pode ser utilizada com bastões, mesmo que na sua descrição diga que ela pode ser adquirida por qualquer estilo (tenha Outros no custo em Pontos de Poder).

Leia também o post Lutando com Bastões, visto que esta é a arma do praticante de Bojutsu e o referido post detalha os tipos de bastões e seus efeitos em combate.

Manobras Especiais
Bastão
Bloqueio Esportes
Apresamento Foco

* Fontes: estilo não oficial da White Wolf, criado por fãs com base em estilo homônimo da vida real.