Crônica 2023 – Episódio 18: Fugindo da Polícia

Episódio 17 aqui.

Na Tailândia, Kiet levava uma vida pacata junto da sua mãe, Kieta e de seu mestre, e agora padrasto, Tagas. Com Jin Kazama assumindo a Mishima Zaibatsu, a situação na Tailândia ficou bem mais amena, com a família de Kiet vivendo junto da comunidade local usando o canavial como fonte de renda, além é claro do uso da arena de Kiet/dojô de Tagas para sediar algumas lutas da região. No entanto, algo afligia o thai kickboxer. Na verdade, uma série de coisas.

O tempo que passou no time Mishima e que teve de agir contra seu próprio time, fora seu passado anterior, tendo realizado uma missão para o Apostador…a forma como foi responsável pela morte de Simon Greedwell e mais tarde pela cabeça de Marduk em uma estaca no morro do Dendê…tudo isso manchou a reputação de Kiet em sua terra natal, onde tem sido visto tão sujo quanto Sagat no submundo de lutas.

Certo dia, um japonês andarilho deu as caras na sua vila, era Ryu, o atual campeão mundial que vencera Sagat em 87. Ryu e Kiet logo ficaram amigos já que Ryu buscava a mesma coisa que Kiet: controlar seus demônios interiores. Juntos, eles decidiram viajar pelo sudeste asiático a pé, dormindo ao relento, meditando, fazendo sparring e conversando sobre os mistérios do foco e das artes marciais.

Certo dia, enquanto estavam no Vietnã, meditando próximo de uma cachoeira, Kiet teve visões de seus amigos que há tempos não via. Edu sendo cortado ao meio por um samurai. Korlov sendo derrubado por um gigante que o agarrava e quebrava sua espinha ao meio. Raj tentando cuspir fogo e saindo só fumaça, com todos rindo ao redor de uma arena. Isso preocupou Kiet. Conversando com Ryu ele entendeu que pode ter sido uma visão ou algo assim, já que estava começando a se conectar com seu Chi, e deveria entrar em contato com eles.

Juntos eles decidem retornar para uma cidade próxima a fim de fazerem algumas ligações, já que Ryu também queria ligar para um amigo na America. Kiet liga para a fundação Monteiro e descobre que Edu e amigos foram para Metro City a fim de resgatar Pamela. Já Ryu conversando com seu amigo, Ken Masters, recebe um convite para irem para a America, então é pra lá que eles partem, com o próprio Ken bancando a viagem dos dois.

Kiet na America

Chegando nos EUA, Kiet conhece Ken Masters, em sua mansão. Ken explica que está um pouco fora do circuito ultimamente resolvendo problemas nos negócios da família, mais especificamente em uma de suas indústrias em Metro City, já que a cidade está praticamente em guerra civil. Isso acende ainda mais a preocupação de Kiet, o que chega no seu limite quando na TV eles vêem uma notícia cobrindo a situação na cidade e o capitão da polícia local, Edi E., mencionando que conseguiram prender um dos responsáveis por invasões, vandalismo e lutas ilegais na cidade: Cody Travers, e que estão à procura dos companheiros de Cody: Edu, Raj e Korlov.

Temendo pela liberdade de seus amigos e entendendo que provavelmente essa tal de gangue Mad Gear está armando pra cima deles, Kiet decide deixar Ryu e Ken e partir para Metro City para ajudá-los. O ricaço empresta pra ele uma de suas motos, equipamentos de motoqueiro e um mapa, o que Kiet aceita, feliz por ter investido em uma carteira de habilitação neste ano que passara.

Kiet pega a estrada e em algumas horas chega na cidade, sinalizada por uma placa na estrada que faz alusão à qualidade de vida na cidade. Avançando mais alguns km e chegando na cidade de fato, fica horrorizado com a situação que ela se encontra. Como na reportagem falava que Cody fora preso em uma estação “secreta” no metrô da cidade, Kiet deixa sua moto escondida em um beco e compra um bilhete para ir ao local. No metrô, ele é intimidado por um grupo de punks e nota que a cidade é muito mais violenta do que as que estava acostumado até então.

Chegando ao final da linha e contrariando a recomendação do maquinista para não entrar nas cavernas, ele chega na arena de Sodom que no momento está vazia, com exceção de alguns trabalhadores. Conversando com o vendedor de bebidas, ele descobre que de fato Korlov esteve ali dias antes e inclusive deixou uma garrafa de vodka autografada para ele. Quando questiona sobre Pamela, o vendedor acredita que Kiet quer se “divertir” e indica que ele deve ir para o Distrito da Luz Vermelha, em West Side, para onde ele pega um trem em seguida.

De volta à Academia

O Dream Team estava em apuros. Tinham acabado de vencer os irmãos Andore mas isso custou toda saúde de Korlov, que estava desacordado, Edu quase se mantendo em pé e somente Raj pleno. No entanto, do alto do mesanino que serve como escritório da academia, Edi E. começa a disparar neles pela janela, quase acertando Edu, que salta para a grade a fim de sair da arena. Os alunos da academia correm apavorados para a rua.

Raj contra-ataca com um Yoga Fire certeiro que acerta em cheio o policial que é obrigado a se proteger saindo de perto da janela. Edu sobe na grade e calcula que conseguiria saltar atacando Edi pela janela com seu Roundhouse. No entanto, ele estava errado e seu salto acaba terminando em uma pilha de anilhas e um nocaute em si próprio.

Raj sobe as escadas rapidamente para enfrentar o capitão da polícia cara a cara, enquanto lá embaixo os outros dois guardas que estavam com ele surgem para algemar Korlov e Edu. Raj, quase exaurido, tem dificuldades para enfrentar o corpulento guarda que em um ataque certeiro do seu cacetete no crânio de Raj o deixa tonto, tempo suficiente para ele imobilizá-lo e algemá-lo, jogando-o junto dos seus amigos na caminhonete da polícia. 

Na rua, uma multidão se forma observando a operação policial. O carro parte com os três guardas e os três presos para a delegacia, ao mesmo tempo que Kiet chegava na academia, vindo pelo metrô. Ele percebe seus amigos no carro e sobe no alto de um prédio para tentar ver para onde estão indo, entendendo que vão prendê-los na delegacia, para onde parte a fim de resgatá-los.

Na Delegacia

O carro da polícia chega com os heróis algemados e semi-conscientes depois das últimas aventuras e o próprio cansaço da busca pela irmã de Edu. Eles entram nas instalações e são levados por um corredor rumo às suas celas individuais, com a operação sendo observada ao longe por Kiet, do alto de um prédio. Ele decide agir, mas dada a sua ingenuidade, não da melhor maneira.

Kiet aborda guardas na entrada do pátio da delegacia, dizendo ser da Mad Gear e que queria falar com o chefe deles. Os guardas ficam surpresos com a confissão e deixam ele entrar, mas logo Kiet percebe que caiu em uma armadilha e agora tem 4 guardas espancando-o com cassetetes sem piedade. O jovem lutador até consegue derrubar um ou dois, fazendo um dos guardas soar o alarme, mas a superioridade numérica o coloca no chão em poucos minutos.

Enquanto isso, dentro da delegacia, a distração causada pelo alarme é percebida pelos heróis como um sinal para se rebelarem. Korlov morde um guarda que o escoltava, enquanto que Edu ataca o capitão e Raj ensaiava dar uma última baforada de fogo, se posicionando para tal, no entanto com o corredor apertado, não queria correr o risco de acertar seus amigos. A chance de Raj viria logo, já que Edu e Korlov cairiam antes os golpes dos cassetetes dos guardas e Raj tentou derrubar a todos com um ardente Yoga Flame, mas não foi forte o bastante e, encurralado, acabou caindo também.

Mais tarde, eles acordam cada um em sua cela, surpresos de verem Kiet preso com eles. Após explicarem o que aconteceu, é Cody que é trazido com roupa de presidiário e algemado, todo espancado e atirado em uma cela. Eles até chegam a pensar em armar alguma emboscada para os guardas, que não dão muita bola pra eles, quando de repente Edu é chamado até a sala de interrogatório pois tem uma visita pra ele, o que intriga a todos. Edu chega a pensar em usar dessa brecha para fugir, mas fica intrigado em quem veio visitá-lo.

A Fuga

Edu é conduzido por guardas até a sala de interrogatório, onde Mike Haggar, o prefeito, está lhe esperando. Haggar claramente está em conflito, já que ao mesmo tempo que não confia plenamente no capitão da polícia, também não confia muito nos forasteiros. No entanto, justiça seja feita, a irmã dele foi sequestrada e se ela morrer, ele terá o sangue dela nas suas mãos também. Por isso Haggar arma uma simulação de briga com Edu, explicando que deixou as chaves na ignição e que se ele seguir até o final do corredor à direita conseguirá chegar no estacionamento e fugir em seu carro. Edu o golpeia, Haggar cai e a fuga começa, com Edu pegando um molhe de chaves de um dos guardas que ele derrubou na saída da sala.

No estacionamento, Edu pega o Cadillac blindado do prefeito e derruba a cerca que protege o estacionamento, a toda velocidade para longe dali. Na delegacia, a sirene toca alertando da fuga e uma perseguição de carro, que não duraria muito graças às habilidades de Edu no volante, começa. Os presos ficam preocupados, tentando entender o que pode ter acontecido e quando seu colega não volta, entendem que Edu fugiu.

Na estrada, Edu tira as algemas e tenta bolar um plano para salvar seus companheiros, já que com sua fuga certamente Edi tentará usá-los contra ele, seja para conseguir informações, seja para algo muito pior. Ele vai para West Side novamente procurar o mesmo agiota que tinha lhe vendido informações sobre a academia. Ele quer saber quem é o chefe da Mad Gear, quem estaria por trás de tudo, mas descobre que não é tão simples pois o sujeito é muito discreto. Um dos suspeitos é Rolento, um paramilitar alemão que tem sua base na área industrial da cidade, para onde Edu pretende ir assim que salvar seus amigos.

Mais à tardinha, Edu retorna para a região da prisão e esconde o carro, visando entrar furtivamente no estacionamento novamente, já que tinha visto pela janela da cela que elas davam para o pátio dos carros e que por ali poderia atirar as chaves para seus amigos.

Lá dentro, os guardas vem buscar Raj para ser interrogado, deixando seus colegas apreensivos. Raj é levado para a sala de interrogatório e lá começa a ser intimidado por Edi e mais dois capangas com cacetetes, que o ameaçam com pancadas na mesa e golpes leves, para que ele não desmaie. Raj tenta inverter a discussão, guardando o pouco de Chi que ainda lhe restava para alguma última ação. Lá fora, Edu consegue entrar saltando sobre a grade facilmente e se esgueira pelos carros conseguindo evitar os guardas que patrulhavam. Ele vai até a janela de Raj, mas não tem resposta quando o chama, mas Kiet percebe  e se dispõe a ajudar, pegando as chaves que Edu arremessa para ele.

No interrogatório, Edi começa a pegar pesado e uma briga começa com Raj tendo de enfrentar o capitão e dois capangas armados, e isso ainda algemado. Nas celas, Kiet abre sua cela, passa a chave para Korlov, que faz o mesmo e por sua vez a chave vai para Cody, que não pensa duas vezes e antes que possam combinar um plano de fuga sai correndo pela prisão golpeando guardas, dando tiros e facadas pelo caminho. A sirene soa novamente, avisando que uma fuga está em progresso.

Lá fora, Edu espera no carro, próximo dali, enquanto que Cody é derrubado novamente pelos guardas servindo como distração para Kiet e Korlov conseguirem fugir, chateados por não terem achado Raj. Em paralelo o indiano enfrentava seus oponentes do jeito que podia, se defendendo, usando a mesa da sala como escudo e até desligando as luzes para fazer com que não conseguissem acertá-lo, no entanto, não foi o bastante e ele acaba caindo ante à violência dos golpes.

Edu consegue resgatar dois de seus companheiros e eles partem dali antes de decidirem voltar para salvar Raj, colocando a grade da delegacia abaixo aproveitando-se da blindagem do carro.

O Resgate

Ao descerem do carro o alarme já foi disparado novamente e dois guardas estão esperando pelos três lutadores. Rapidamente os guardas são derrubados e eles avançam para a pesada porta de ferro que dá entrada para a área das celas, golpeando-a fortemente.

Não demora para que ela se abra e guardas com fuzis apareçam para alvejá-los à queima roupa. São 4 guardas desta vez e enquanto Edu e Korlov atacam pela frente, Kiet salta para passar sobre eles, vendo que mais adiante no mesmo corredor o grupo liderado por Edi E. carregava Raj inconsciente e babando sangue.

A luta é intensa e o corredor apertado não dá muitas possibilidades aos heróis. Edu derruba seu oponente e parte para cima do capitão com tudo que tem, empurrando-o por vários metros enquanto o golpeia com seu Tumbling Attack. Enquanto isso Korlov e Kiet derrubam um a um os guardas, ora com os agarrões do russo, ora com as cotoveladas e joelhadas do tailandês. Ouvem-se mais passos dentro do prédio e a sirene não pára, eles precisam ser rápidos.

Os guardas que estavam no corredor são derrubados e Edi E. bate em retirada para se reagrupar com os demais guardas que estavam chegando. Divididos entre persegui-lo ou bater em retirada, eles entendem que não vai adiantar nada e correm até mais riscos se continuarem por ali, então decidem partir, pegando o carro que resiste facilmente aos tiros dados pelos guardas e partindo em uma perseguição policial que duraria uns bons minutos, com direito a tiroteio e até Edu jogando o carro sem querer contra uma loja da cidade. Por sorte, a blindagem do carro emprestado do prefeito lhes caiu muito bem.

Zona Industrial

Na estrada, Raj acorda ainda ferido do espancamento que sofrera nas mãos dos policiais corruptos. Edu explica da sua descoberta do possível chefe da Mad Gear, ao passo que Korlov narra suas aventuras com Rolento na Alemanha Oriental recentemente, ficando a critério dele conversar com o sujeito para tentarem resgatar Pamela.

Já se aproximando da zona industrial, eles avistam no meio da estrada Rolento e um grupo de soldados, formando uma barreira. Enquanto discutiam sobre o que fazer, se atropelavam ou se tentam conversar, Rolento age antes e dispara granadas nas rodas do carro, fazendo o mesmo levantar no ar e capotar com todos dentro. Por sorte, ninguém se fere no acidente, dada a estrutura blindada do Cadillac, e Edu fala para Korlov sair do carro primeiro e conversar com o atacante.

Rolento reconhece Korlov e questiona porque eles estão atrapalhando sua revolução em Metro City, ao que Korlov tenta argumentar que estão procurando a irmã de Edu que a Mad Gear sequestrou. Rolento diz que ela já está morta e que eles devem ir embora pois já causaram confusão demais, inclusive derrotando um de seus discípulos, Sodom. O grupo de soldados segue com armas apontadas para o russo e o carro.

Qualquer movimento errado pode significar a morte dos heróis, mas mesmo assim Edu intervém, querendo saber mais detalhes de onde está o corpo e quem a matou. Rolento diz que foi Abigail, outro dos chefões da Mad Gear, que fica em Muscle Beach, na Bay Area de Metro City. Desnorteados, o grupo decide não atacar e recuar, voltando de metrô para o apartamento de Cody nos subúrbios, onde Edu arromba a fechadura e pega como base temporária do grupo para descansar dos longos dias que tiveram desde que chegaram na cidade.

Um Adeus?

No apartamento, eles comem alguns restos de comida que estavam na geladeira, bebem umas cervejas e Edu investiga o apartamento para ver se encontra alguma informação, alguma pista. Com toda essa confusão eles chegam a cogitar que morte de Pamela seja uma mentira e que talvez ela possa estar se escondendo, fugindo ou de alguma forma mais envolvida nisso tudo do que eles gostariam. Mas Edu não encontra nada, ou melhor, quase nada.

Um porta-retrato ao lado da porta mostra a família Oliveira feliz, na praia de Copacabana, “farofando” em um domingo há vários anos atrás. Pamela e Edu mais jovens, seu pai infelizmente encostado no INSS por causa de uma tendinite, mas feliz, e sua mãe sempre sorridente. Em uma escrivaninha no quarto, Edu encontra um recorte de jornal, onde mostra ele apertando a mão de Sagat como campeão do torneio na Tailândia. Edu e sua irmã nunca foram muito próximos, mas ao que tudo indica ela acompanha o trabalho do irmão com orgulho e tem saudades da sua família no Brasil.

Isso reacende em Edu a vontade de resolver isso tudo de uma vez e resgatar sua irmã. No quarto do casal, Raj e Kiet estão deitados, enquanto que Korlov dorme no sofá da sala/cozinha. Já Edu não consegue dormir, pensando que cada minuto pode ser a diferença entre a vida e a morte de Pamela. Não apenas ela, mas ter trazido seus amigos para Metro City colocou todos eles em meio a uma guerra que não é deles, mas sua. Então ele decide agir e abre a porta do apartamento para sair sem ser visto. Korlov percebe, meio sonâmbulo, e Edu o enrola, dizendo que vai apenas tomar um ar, fazendo o russo voltar a dormir.

Na rua, está quase amanhecendo. Edu pega o metrô rumo à Muscle Beach para procurar o tal Abigail e em certo momento o trem sai do subterrâneo e vai para a superfície, costeando a praia. É possível ver o sol nascendo e a tristeza em Edu vai tomando conta conforme vai lembrando da sua praia, do seu Rio de Janeiro e é claro, da sua irmã e família. As palavras de Ayrton quando ele se despediu: “cole papai”, nunca fizeram tanto sentido, ele precisa correr e resolver isso de uma vez.

Edu desembarca em Muscle Beach bem em frente à famosa academia ao ar livre que dá nome à praia. Enormes brutamontes já estão por lá malhando, mesmo sendo muito cedo, sem camisa, todos suados e fazendo muito barulho enquanto batem anilhas, barras e urram fazendo força. O menor deles, talvez seja do tamanho de Korlov. Mas o maior, esse é de assustar: em um banco de supino, um gigante de 2,40m levanta centenas de kgs em anilhas, Edu já imagina quem seja o figura. Ele pergunta por Abigail para um deles, e o gigante é apontado, no mesmo instante que ele coloca a barra no suporte, que dá uma entortada com o peso, e ele se senta para ver quem quer falar com ele.

Venice Beach. © VenicePaparazzi.com

Edu x Abigail

Abigail é um gigante canadense que tranquilamente deveria estar em um circo. Até mesmo os músculos de sua face parecem ter sido fruto do uso de anabolizantes, o que ele piora intencionalmente com tatuagens ao redor dos olhos. Uma montanha de músculos, facilmente poderia agarrar o time inteiro de Edu com um abraço. Ele está muito suado e tenta limpar um pouco o suor do rosto com uma toalha que lhe atiram. Edu engole em seco quando outros fisiculturistas o cercam. Mas Abigail sinaliza para eles não atacarem, quer saber quem é o pequeno e corajoso homem na sua frente.

Edu explica que procura sua irmã e que disseram que Abigail a matou. O gigante parece não dar a mínima para a história e confirma que pode ter matado ela sim, sem nem mesmo se preocupar com o que o forasteiro poderia fazer a respeito, achando divertida a ousadia do mesmo e querendo ver até onde ele vai ir com suas bravatas. Edu acredita estar de frente com o chefe da Mad Gear, ou pelo menos alguém importante na hierarquia da organização, então simplesmente o desafia para um combate, como vingança pelo que ele fez.

Abigail aceita, os frequentadores da academia gargalham muito alto, esperando pelo massacre que vai acontecer ali. Há alguns km dali, no apartamento de Cody, Raj e Kiet acordam Korlov perguntando onde está Edu, ao que o russo responde que ele foi tomar um ar e já volta. Os tailandês e o indiano se entreolham e sabem que é mentira, decidindo partir imediatamente atrás do brasileiro antes que ele morra nas mãos do tal de Abigail.

A luta começa com Abigail saltando pra cima do seu adversário de maneira extremamente ágil e perigosa, ao que Edu responde com seu Backflip Kick, o que não faz Abigail sequer piscar e a perna de Edu ficar formigando pelo impacto em uma montanha sólida de músculos. O gigante tenta acertar na sequência um Buffalo Punch no herói, que pega distância para não ser atingido, sendo vaiado pela audiência. Abigail é um lutador com pouca movimentação, como Edu prevera, salvo um ou outro movimento que devem lhe consumir muita energia para serem desferidos e que poderia ser uma tática interessante. O ponto mais importante aqui é que Edu não podia deixar o gigante acertá-lo, de forma alguma, pois isso poderia significar sua derrota.

No instante seguinte, Abigail inicia uma movimentação pra cima de Edu e ele faz o mesmo, permitindo que o gigante se aproxime como parte do seu plano, para então Edu desferir o seu chute mais poderoso, que o gigante bloqueia sem grande dificuldade, tentando acertá-lo no turno seguinte com uma sequência de socos, que Edu responde se distanciando novamente. A platéia começa a ficar inquieta e vão fechando o cerco ao redor dos lutadores, para evitar não apenas que Edu fuja de Muscle Beach, como que ele tenha menos área de circulação para usar contra Abigail, que já começa a demonstrar sinais de cansaço dado o esforço para desferir seus golpes.

Edu novamente usa da tática com o Backflip Kick, dificultando para Abigail conseguir engatar seu Buffalo Punch e quando consegue acertar Edu, ele bloqueia reduzindo os danos ao mínimo. A platéia vai ficando irritada e começam a agredir Edu, tanto verbalmente quanto fisicamente quando ele se aproxima demais deles. Edu sabe que eles não vão intervir realmente, dadas as ordens de Abigail, mas fica preocupado com o que pode acontecer se derrubar o chefe deles. De qualquer forma, eles estão lhe atrapalhando mais e mais a cada minuto, e em breve o cerco vai estar tão próximo que a tática principal de Edu se tornará inválida. Assim como ele se o gigante o pegar.

De golpes em golpes, a Saúde dos dois lutadores vai ficando avariada. Edu acerta uma, duas vezes e Abigail responde lhe pegando desprevenido e com apenas um golpe empata o combate de novo. Tontear o gigante então? Tarefa aparentemente impossível para Edu. Desse jeito, ele iria cair antes do seu oponente e sua missão de resgate  terminaria aqui. Então ele decide partir para o tudo ou nada, já que não tinha mais para onde correr, permitindo que seu oponente se aproximasse e ganhasse confiança para um ataque poderoso e lento, o que Edu responde com um rápido, porém igualmente eficaz: Tumbling Attack!

Edu rodopia com seus golpes de Capoeira desferindo uma sequência de ataques que parecem intermináveis, forçando o gigante a recuar um passo de cada vez enquanto tenta em vão se defender dos golpes que vão lhe atingido e lhe colocando pela primeira vez medo no rosto. Mas Edu não consegue derrubá-lo como gostaria e ao parar o ataque para tomar fôlego, é Abigail que desfere um poderoso Hyper Fist atingindo o capoeirista em cheio e o deixando a beira da inconsciência, mal parando em pé.

Os amigos de Edu chegam em Muscle Beach a tempo de presenciar a situação e já se posicionando para evitar que o amigo seja capturado ou algo pior. Edu tenta se manter em pé para um último ataque, vendo claramente que Abigail mal consegue respirar de tão cansado e que seria impossível para ele usar qualquer movimento mais elaborado do que golpes simples. Eles partem para cima um do outro e Edu consegue derrubar Abigail finalmente, deixando todos atônitos dada a dificuldade do combate para o capoeirista.

O trio que recém chegara atravessa o cerco para proteger Edu, que mal consegue respirar dados os ferimentos e que pode desmaiar a qualquer momento. Abigail recobra a consciência rapidamente, como que se apenas tivesse ficado tonto com o último ataque e edu estende sua mão para ele se levantar, o que para surpresa de todos ele aceita. Não apenas isso, ao se erguer do chão com a ajuda do oponente, Abigail levanta o braço de Edu reconhecendo a vitória de seu oponente. A multidão vai ao delírio, o Dream Team respira aliviado. Ao menos por enquanto.

O que Edu irá fazer agora com o assassino de sua irmã? Abigail teria matado realmente Pamela? Seria ele o grande chefe da Mad Gear? Qual o papel de Rolento nisso tudo?

Respostas para essas dúvidas e a resolução desse arco somente no próximo episódio.

Episódio 19 aqui.