Crônica 2023 – Episódio 19: A Engrenagem-Mestra

Episódio 18 aqui.

Edu esboça um sorriso, aproveitando por um segundo a sua vitória, mas essa alegria dura pouco pois uma granada rola aos seus pés e o mundo vira de pernas pro ar. Seus amigos são arremessados pelo impacto para os lados, aparelhos da academia quebram e a multidão sai correndo dali. Soldados aparecem por todos os lados e no alto de um prédio que exibe o nome da praia com um orgulho, o autor do atentado sorri: Rolento!

O plano de Rolento era simples, jogar os heróis contra Abigail na esperança de que ele e seus homens exterminassem os mesmos, já que batem primeiro e pensam depois. No entanto, com a vitória de Edu, ele mesmo terá de terminar o serviço sujo. Abigail está finalmente nocauteado no chão e não vai levantar tão cedo, enquanto que Edu está quase desmaiado e seus colegas desnorteados.

Muscle Beach pega fogo

Vans aparecem e cercam os heróis, com soldados de Rolento os cercando, enquanto que ele lidera do alto do prédio a operação, inacessível aos heróis. São dois soldados para cada lutador e infelizmente Edu não consegue derrubar seus atacantes antes de ser ele próprio derrubado. Raj luta com dificuldade contra os seus, já que estava sem energia Chi e tinha de recorrer à força física. Enquanto Kiet e Korlov aos poucos iam dominando o combate e diminuindo a vantagem dos inimigos.

O tiroteio é intenso e as armas são pesadas, causando grandes ferimentos no grupo. Edu logo é algemado e jogado dentro de uma van que parte com ele, sem que seus amigos consigam fazer algo para reagir. Longe dali, Haggar segue o rastreador de seu carro até a área industrial e o encontra capotado, virando-o e usando ele para procurar pelos heróis na cidade, temendo pela vida deles uma vez que uma pessoa de confiança da polícia, Lucia Morgan, conseguiu mostrar que o capitão Edi E. realmente era corrupto e estava aliado à Mad Gear.

Com a queda da maior parte dos soldados, Rolento decide intervir, gritando para Korlov que ele não pode parar a revolução, que Metro City será destruída e renascerá das cinzas mais gloriosa do que nunca, assim como fizeram em Berlim Oriental. No entanto é Kiet quem ataca Rolento com seus golpes de Muay Thai velozes, mas que para azar do rapaz não estavam muito precisos neste dia. Korlov infelizmente não consegue derrubar seu último oponente e é alvejado, caindo ao chão, dificultando a vida para Raj que já estava com dificuldade em derrubar seu oponente restante. Na estrada, Haggar ouve no rádio que uma confusão havia se instaurado em Muscle Beach, com tiros, bombas e lutadores se enfrentando em plena luz do dia, devem ser o Dream Team, então ele ruma para lá a toda velocidade no Cadillac.

Em uma jogada que poderia ter decidido o combate, Kiet parte para cima de Rolento com seu Knee Basher, pretendo prendê-lo em múltiplos golpes, mas em uma falha no movimento a sua guarda fica aberta para receber o ataque especial de Rolento: Spinning Weapon, levando três poderosas pancadas dos cacetetes especiais do alemão que o fazem cair instantaneamente no solo. Agora era Raj e Rolento, já que o último soldado havia caído. Há poucas quadras, Haggar já via a confusão e chegava no mesmo momento que Rolento botava Raj para dormir.

O corpulento prefeito invade a academia com o carro blindado e salta de dentro dele golpeando Rolento com toda sua força, que apesar da idade, não deve ser menosprezada, já que Haggar ainda mantém boa parte do vigor que o tornaram campeão mundial de wrestling no passado. Rolento que já estava ferido do combate, decide bater em retirada com seus homens na van restante e pelo bem do grupo, Haggar decide não persegui-lo, resgatando os jovens ao invés disso.

Reagrupando

Raj, Korlov e Kiet acordam na prefeitura, extremamente desnorteados, sem entenderem o que aconteceu direito. Jessica pode ser vista em um canto, cuidado do pequeno Kyle, sobrinho de Edu. No outro lado, Haggar se aproxima sem camisa, estando sendo atendido por uma enfermeira que cuida de alguns ferimentos a bala que recebera na fuga de Rolento.

O gigante prefeito explica que os salvou de serem capturados ou talvez até mortos por Rolento, mas que tinha chegado tarde demais para salvar Edu, que fora levado. Lucia Morgan, sua informante de confiança na polícia contou que Edi E. foi visto indo com Rolento para a área industrial e considerando que o último é considerado um terrorista perigoso, Haggar acredita que o capitão Edi seja o grande manda-chuva da Mad Gear. Os heróis discordam.

Para os heróis, eles possuem outras duas teorias. A primeira é que Rolento seja o grande líder, já que estava manipulando Abigail, era mestre de Sodom e que não tinha deixado eles chegarem perto da zona industrial, certamente sendo um dos cabeças da organização. A outra teoria era mais maluca, já que imaginavam que Pamela poderia ter relação com essa história toda, o que enfurece Jessica que diz que Pamela é sua amiga e é de confiança, o que Haggar meio que confirma, por confiar na filha.

Independente de qual dos dois seja o grande chefe e se existe ou não alguém acima deles, o fato é que eles estão na zona industrial agora  com Edu, possivelmente com Pamela e estão se reagrupando, provavelmente para uma retaliação, já que Haggar saiu de cima do muro e assumiu uma posição ainda mais ofensiva contra a organização, agindo inclusive por conta, sem a intervenção da polícia. Haggar explana que gostaria de um ataque direto e surpresa, antes que consigam se preparar por completo, mas que não pode pedir que eles o acompanhem, já que pode ser uma aventura apenas de ida. O Dream Team não se importa, já que agora não é apenas uma questão de salvarem Pamela, mas de Edu também, além de livrar a cidade daquele câncer.

Jessica, a filha de Haggar, tenta dissuadir o seu pai para não ir, mas o grande americano não arreda o pé e diz que inclusive já mandou fazer umas adaptações no seu Cadillac para esta missão. Ao descerem para o estacionamento no subsolo da prefeitura, podem ver um Cadillac no melhor estilo Mad Max, como removedor de neve na frente, lanças, blindagem reforçada em alguns pontos e correntes nos pneus. Lucia que havia chego ali há pouco, fornece além das armas para os ocupantes do carro (incluindo uma bazuca), coletes à prova de balas para lhes ajudar a resistir ao tiroteio que terão de enfrentar.

O americano entra no carro como condutor, os heróis entram junto e eles partem cantando pneu assim que deixam a grade de proteção da prefeitura. O dia está quase se pondo e Edu precisa ser alcançado em breve.

A Cobertura

Edu acorda fortemente acorrentado em uma pesada cadeira. Ele está tonto da surra que levara e não consegue mexer braços ou pernas por causa das correntes. Ele olha ao redor e se vê em um luxuoso escritório de alguma empresa, com uma imensa escrivaninha ao fundo, com janelões de vidro imensos atrás dela, de onde é possível ver chaminés de fábricas cuspindo fumaça e muito ao longe a cidade de Metro City. Também percebe várias câmeras de segurança posicionadas na sala, com pequenos LEDs vermelhos sinalizando que estão em funcionamento, está sendo observado.

Atrás da escrivaninha, é possível ver um grande e corpulento homem, careca e barbudo, com uma jovem no colo. A jovem está vestida de forma muito ousada, semelhante ao que Edu vira em West Side, mas ela não é outra pessoa senão Pamela, sua irmã. Ele grita por seu nome, o que até faz ela virar o rosto a ponto que ele perceba que ela está completamente drogada. No entanto esse grito chama a atenção do magnata, finamente vestido que está com ela. Edu se chacoalha tentando se soltar, mas uma pesada mão desce sobre seu ombro mantendo-o no lugar: DamnD sorri pra ele como sempre, dizendo que ele não vai levar Pamela dali. Mais ao canto, Edi E. gargalha como se tudo aquilo fosse uma grande piada de mau gosto com Edu sendo o motivo da chacota.

De trás da mesa onde o suposto chefe estava sentado, ele parece deslizar e ao sair de trás da mesma, ainda com Pamela no colo, pode-se notar que ele é cadeirante. Não é uma cadeira de rodas comum, aliás ela parece ser bem tecnológica, robusta e veloz, mas certamente ele precisa dela para se locomover. Ele se aproxima de Edu, que fica em silêncio por um minuto intrigado com este figurão, quem seria ele?

Quando ele chega mais perto da luz Edu vislumbra melhor seu rosto e as feições dele fazem ele ficar boquiaberto: Marduk? O chefão percebe que Edu sabe quem ele se parece e sorri, para então se apresentar como Belger Marduk, presidente da Belger Corp e pai de Marduk. Edu cospe na cara dele, ao que DamnD soca sua cara com força em resposta, forçando o rosto de Edu para o chão. Gotas de sangue caem da sua boca e quando ele repara, nota que no piso uma grande caveira alada se encontra desenhada, o mesmo símbolo da organização criminosa que estava por trás dos problemas no morro, na Tailândia e no Japão, problemas estes que eles foram responsáveis por resolver.

Belger limpa o cuspe com a mão e em resposta saca uma besta automática que estava acoplada na lateral de sua cadeira de rodas, ameaçando Pamela e Edu com ela. Ele diz que Edu deveria agradecer ele, já que Pamela só está viva pois ele descobriu que ela era sua irmã, caso contrário seus homens realmente teriam eliminado ela por não se a filha do prefeito ou pior, teriam vendido-a para a Turquia. Com esse plano de atrair Edu até ali, Belger diz que finalmente terá a sua vingança.

Mas que vingança seria essa, pensa Edu, pela morte de Craig Marduk?

Sim, mas também é mais complexo do que isso já que Belger conta que quem o colocou em uma cadeira de rodas foi Mestre Monteiro e que este teria sido o motivo de seu filho ter armado para colocá-lo na cadeia e arruinado sua vida como lutador e mestre de Capoeira profissional. Edu tenta argumentar, mas Belger não quer saber de sermão sobre ele e seu filho serem criminosos e vai matá-lo ali mesmo, só não o tendo feito antes para garantir que ele soubesse quem o matou, para ele ter esse gostinho e que Pamela será morta também logo em seguida.

DamnD está segurando Edu para que não se mecha na cadeira, pois ele quase caiu acorrentado com ela na última tentativa de se soltar e Belger mira em seu peito para matá-lo a sangue frio, quando escutam um alarme do distrito industrial e um tiroteio lá fora. Estão sendo atacados. O grande chefe da Mad Gear vê pelo grande painela de janelas que um Cadillac preto está investindo contras cercas, guardas e está vindo com tudo para cima do prédio central onde estão, inclusive ignorando tiros de vários calibres. Ele desliza com sua cadeira até um telão enorme na lateral do escritório, seguido de Edi E., onde eles visualizam as câmeras de segurança.

No topo do teto solar do carro, Raj com metralhadoras dispara de qualquer jeito contra os inimigos. No banco traseiro, mais dois lutadores podem ser vistos, Kiet e Korlov, trajados para uma guerra, e no volante, o prefeito Mike Haggar dirigindo como se sua vida dependesse disso. Belger fica furioso quando avista o prefeito agindo diretamente contra sua organização e culpa Edi por não tê-lo eliminado ainda quando teve a chance. Edi desculpa-se e parte imediatamente para juntar suas forças com as de Rolento, que se recuperava da sua derrota recente, para rechaçar os invasores. DamnD queria ficar ali para ajudar na execução de Edu, já que fora humilhado por ele em seu próprio clube, mas Belger ordena que ele desça também e que mobilize todos seus punks para impedi-los de subir até a cobertura. Antes de sair, DamnD contrariado dá um enorme soco em Edu, na esperança de deixá-lo ainda mais fragilizado para que Belger o elimine.

Os chefes deixam a sala através de um elevador na entrada, atrás de Edu, e Belger desliza com Pamela semi-consciente novamente em direção a Edu e besta em punho, para finalizar o serviço. Edu começa a tentar se chacoalhar na esperança de conseguir fugir.

A Luta Final

Haggar joga o Cadillac Mad Max para cima da recepção do prédio principal, não sem antes buzinar muito para que os inocentes saíssem da frente. Ele estoura a porta giratório da entrada com a o remover de neve e em um cavalo de pau derruba o enorme balcão de pedra da recepção, deixando o carro como um barricada contra os guardas que entram no prédio para atirar nelas e dando cobertura para os heróis usarem o elevador ao fundo da recepção, que daria acesso direto à cobertura.

“Vão, eu seguro eles, dou cobertura e na sequência subo para ajudá-los”, diz o prefeito. Os heróis concordam e entram no elevador, sem saber que seria uma subida mais longa do que jamais imaginariam. As câmeras de vigilância foram utilizadas pela equipe de segurança do prédio e com isso sabem que estão ali. Vários andares aparecem sinalizados no painel indicando que terão passageiros entrando em alguns momentos, o que significa que uma verdadeira carnificina estava para começar.

Primeiro andar, punks entram armados com facas, mas Kiet, Korlov e Raj não se intimidam e partem para cima deles enquanto que o elevador segue subindo. O primeiro grupo não leva mais do que alguns segundos para ser derrubado pelo time de profissionais mas o elevador logo seria parado novamente, com DamnD entrando com mais dois de seus punks. DamnD até mesmo consegue dar alguns de seus melhores ataques, como o Beast Roll que consegue golpear dois oponentes ao mesmo tempo no espaço diminuto, mas logo é vencido mais uma vez junto de seus homens, enquanto o elevador segue subindo.

Enquanto isso, na cobertura, Edu grita para tentar acordar Pamela e funciona, com ela começando a se debater debilmente, tentando se desvencilhar de Belger que estava para atirar em Edu com sua besta, atrapalhando-o. Edu se chacoalha fortemente como pode e acaba caindo no chão, ainda acorrentado na cadeira. Já Pamela é atirada ao chão pelo próprio Belger que a xinga e ameaça com a besta. Pamela com o lábio cortado e acuada em um canto, grita para Edu e mostra o que ela realmente fez: pegou uma chave que estava com Belger e que significaria a liberdade do irmão, arremessando para ele pelo piso, indo de encontro às suas mãos. Belger fica furioso e golpeia a moça, que fica desacordada novamente.

No elevador, mais alguns andares são superados quando entra o capitão Edi. E e mais dois capangas, querendo a sua vingança contra o time para recuperar o respeito com seu chefe. Ele parte para cima de Korlov com seu cacetete, entendendo que o russo é o mais perigoso dos três. Novamente o capitão da polícia se mostra um forte oponente mas acaba caindo em inferioridade numérica e mesmo com mais capangas entrando em outro andar, ele acaba caindo devido à exaustão dos frequentes confrontos dos últimos dias e o grupo consegue descansar por mais alguns segundos. Nunca uma viagem de elevador havia demorado tanto em suas vidas, não apenas pela altura do prédio, mas porque o painel indicava que ainda teriam mais confrontos pela frente.

Na cobertura, Edu consegue se livrar das correntes com a chave que Pamela lhe atirou e parte para cima do cadeirante que agilmente consegue escapar de seus golpes graças à tecnologia da cadeira. Não apenas isso, a grande habilidade de Belger em usar o equipamento permitem que ele consiga manter sempre distância de Edu ao mesmo tempo que consegue disparar contra ele com sua mortal arma. Edu se aproxima novamente com tudo que tem e consegue finalmente golpear Belger, que entende que precisará do auxílio de Pamela para vencer seu irmão. Ele consegue se desvencilhar do capoeirista e vai até Pamela, que estava atirada próxima da vista panorâmica do escritório e a pega novamente como refém, trazendo sentimentos mistos em Edu: raiva, mas também medo pela sua irmã.

Em mais uma parada, entram no elevador Rolento e seu discípulo, Sodom, com mais um soldado, oponentes muito mais formidáveis do que os que haviam enfrentado até então. A luta com eles é feroz, com Sodom cortando Raj que acaba usando de suas últimas energias para desferir uma poderosa saraivada de bolas de fogo que queima parte da armadura do lutador, mas que não impede de continuar atacando até derrubar o indiano. Do outro lado do elevador, Korlov luta contra Rolento que mais uma vez tenta dissuadi-lo de não interferir na revolução em Metro City, o que o russo ignora completamente já que a vida de todos ali está em risco, tentando agarra Rolento, que salta, fugindo do ataque. Raj derruba seu soldado, mas logo mais um entra no elevador em outro andar. Estão quase chegando no topo.

Na cobertura, Edu tem muita dificuldade em acertar seus golpes com um oponente que age como autêntico zoner, mantendo distância segura e atacando-o com disparos. Edu não consegue atacar com tudo que tem, com medo de acertar Pamela, ao mesmo tempo que não consegue se defender direito. Então ele consegue fazer com que Belger fique encurralado em um dos cantos da sala e dá tudo de si avançando para cima dele com muita vontade ao mesmo tempo que se defende, ficando na posição certa para um de seus golpes mais clássicos e poderosos: Cartwheel Kick, em uma série de cambalhotas para ganho de velocidade e força, o carioca investe contra Belger que não tem para onde correr ante à velocidade do ataque e apenas olha para o lado, tentando ver se a vista panorâmica, toda de vidro estava às suas costas. Para seu pavor, estava.

No elevador, Kiet consegue ajudar Korlov a derrubar Sodom, que já não tinha energia para seus golpes mais famosos e que no passado tinham derrubado Edu, mas sofre constantemente com mais algumas falhas de encaixe em seus golpes. Estaria a mente do tailandês ainda obscurecida pelos “demônios” interiores aos quais Ryu explicou para ele? O tailandês consegue derrubar o último soldado e em alguns segundos chegarão na cobertura, mas esta batalha precisava de um vencedor e ele seria definido pelo ataque final entre Korlov e Rolento. Se o russo perdesse para seu antigo companheiro de rebelião, seria o fim do resgate já que Kiet estava completamente exaurido. Se o russo vencesse, Edu e Pamela ainda teriam uma chance. Eles partem para cima um do outro, mas Korlov surpreende defendendo o golpe mais poderoso de Rolento, o Spinning Weapon, para no turno seguinte atacar com um rápido e certeiro Jab, colocando o alemão para dormir. PIM, o elevador apita, abre a porta e o escritório da cobertura é acessado.

O Fim

O Cartwheel Kick de Edu acerta com muita força o peito do magnata que perde a consciência ao mesmo tempo que ele, sua cadeira e refém, são atirados para trás pelo efeito da física do golpe, indo de encontro ao grande painel de vidro, para desespero de Edu que reúne todas suas energias para se atirar na direção dos dois. A cadeira de rodas explode o vidro em pedaços e Belger e Pamela caem do andar rumo à morte lá embaixo. Edu atravessou as américas para salvar sua irmã, colocou seus amigos em risco e deu tudo de si nestes últimos dias para cumprir seu objetivo e levar todos de volta em segurança para casa, ele não poderia falhar agora.

Edu desliza pelo chão cheio de cacos com as mãos à frente e consegue em um último movimento desesperado que lhe custa diversos cortes, segurar a mão de Pamela antes que ela caísse junto do corpo desacordado do vilão lá embaixo. Com metade do corpo para fora do prédio, mal conseguindo se segurar nos cacos da janela devido à intensa dor e segurando sua irmã pela ponta dos dedos, ele tenta puxá-la para dentro do prédio novamente mas isso o está levando de encontro à uma possível queda livre também.

Felizmente, o elevador abre na cobertura e Kiet presenciando a cena corre para ajudar o amigo, segurando-o pelas pernas e ajudando-o a trazer sua irmã semi-consciente de volta. Ela se joga nos braços de Edu e chora muito, querendo saber de seu marido, seu filho e querendo ir para casa. Edu a abraça. No elevador, Raj acorda desorientado em meio a vários corpos dos oponentes derrotados. Mas eles não tem tempo de comemorar pois no telão da cobertura, o mesmo que estava mostrando as câmeras, agora exibe o logotipo da caveira alada, o mesmo do chão da sala, indicando a recepção de uma ligação. No painel, uma imagem escura mostra quatro vultos, alguns dos quais os heróis reconhecem como sendo Sagat, que lutou na Tailândia, Balrog que lutou em Las Vegas, outro lutador mascarado e M. Bison, o ditador e líder da organização criminosa global conhecida como Shadaloo, que era o chefe dos falecidos Heihachi, Marduk e Simon Greedweell, que eles derrotaram no passado.

M. Bison acompanhou o combate pelas câmeras de vigilância e se certificou que o grupo era justamente quem ele estava procurando. Os responsáveis pela sabotagem nas minas russas, pela queda do controle de uma região estratégica na Tailândia, pela entrega da Mishima Zaibatsu nas mão de Jin Kazama, pacificação dos morros do Rio e mais. Bison andou estudando e investigando quem era aquele pequeno, jovem, porém poderoso grupo de lutadores que já há algum tempo estavam atrapalhando seus negócios nas sombras.

Então ele se apresenta e diz que os conhece e a todos que lhes importam. Que nenhum lugar é seguro e que esta foi a última vez que eles atrapalharam seus planos. Em um mês terá um torneio secreto, somente para lutadores especiais, e que eles estão convidados a participar, para resolverem suas diferenças. Quando eles tentam argumentar que não tem interesse, Bison rechaça dizendo que eles não tem escolha, se quiserem que todos que conhecem não morram nas suas mãos, e reforça através dos nomes completos deles que sabe quem eles são, onde moram e quem são suas família. Por fim, ele encerra a ligação ignorando a rebeldia do grupo e dizendo que entrarão em contato em breve com mais detalhes de data, hora e local e que até lá, estarão sendo monitorados. A transmissão encerra com o logotipo da caveira alada.

Nisso entra Haggar vindo pelas escadas, completamente esbaforido e cheio de ferimentos. Ele pede desculpas por ter demorado tanto, alegando que tentou esperar o elevador mas ele não descia nunca e que teve contratempos nas escadas a caminho da cobertura. Edu aponta o corpo de Belger caído lá embaixo e Haggar fica surpreso que o homem mais rico e filantropo de Metro City era o responsável por trás da Mad Gear. Felizmente conseguirão prender todos os cabeças da organização e agora Haggar, com a ajuda de Lucia Morgan, poderão reconstruir a cidade com uma polícia mais justa. Ele agradece enormemente os heróis e se coloca em dívida com eles, já que foram peças fundamentais para esse objetivo.

Juntos, eles descem o prédio de elevador enquanto observam o sol se pondo no horizonte. Finalmente a batalha final contra a Mad Gear havia sido travada e todos estarão em paz novamente. Pelo menos até o próximo mês, quando o famigerado torneio irá começar.

Tentarão os heróis fugir de Bison ou o enfrentarão de frente? Conseguirão treinar neste mês que eles possuem a ponto de estarem em pé de igualdade contra seus generais? Quem mais estaria sendo convidado para este torneio misterioso?

Episódio 20 aqui.