Crônica 2024 – Episódio 21: O Kumitê

Episódio 20 aqui.

É mais um dia comum na Rússia. A neve acumula-se lá fora enquanto que dentro do galpão da Korlov Industries nosso amigo lutador posa para algumas fotos, mais um de seus serviços publicitários que vem lhe rendendo uma boa grana. Ao longo do galpão pode-se ver engradados de vodka Korlov, action figures em caixas e muitos outros itens. O ensaio termina, Korlov se despede de seu empresário, Karkaroff e nota seu mestre, Igor, o olhando com cara enfezada.

Igor joga uma pedra para korlov e diz para ele quebrá-la com um agarrão, o que o russo faz com certa dificuldade. Ele aponta uma pedra ainda maior, próxima da entrada do golpe, que Korlov não consegue quebrar. Ele reclama que Korlov não está se dedicando aos treinos para o torneio de Bison que acontecerá em 3 semanas. Ele grita com seu discípulo, acusando-o de ter se tornado mais um capitalista yankee medíocre, enquanto começa a quebrar as mercadorias dele e ameaçando colocar fogo no galpão. Korlov se irrita com as cobranças e parte para cima de seu mestre para tentar impedi-lo, dizendo que vai amarrá-lo sem roupa e deixá-lo na floresta.

Uma luta se inicia, focada em agarrões, com um Korlov confiante de que já teria superado seu mestre. Eles acabam indo parar na rua durante os golpes, possivelmente com o lutador mais novo querendo evitar mais danos em seu estoque. Mas é justamente esses devaneios que o distraem, fazendo com que seu velho mestre consiga derrotá-lo. Korlov acorda sem roupa, amarrado na floresta. Ao longe, chamas irrompem de seu galpão e talvez Igor esteja certo, é hora de Korlov deixar os negócios de lado e voltar aos treinos com seus amigos.

A História de Tagas

Enquanto isso, na Tailândia, Kiet e Tagas conversam sobre os treinos. Tagas finalmente conta a seu discípulo mais detalhes sobre sua lesão na perna. Quando ainda era jovem, ele e Sagat eram muito rivais. No entanto, o Muay Thai para Tagas era uma forma de melhorar de vida, enquanto para Sagat era uma religião, e isso fez com que Sagat treinasse cada vez mais duro para ser o melhor, embora não parassem de compará-lo com seu rival, que se negava a aceitar um desafio final entre os dois. Outro amigo de Tagas, Go Hibiki, também treinava duro e esse sim queria ser tão grande quanto Sagat. Eis que eles foram convidados por Nuah Kahn, o deus do Muay Thai à época, para lutarem no Kumitê, um torneio tradicional de street fighting em Hong Kong, onde Kahn era o atual vencedor.

Tagas foi, mas não para lutar, apenas para acompanhar Go. O torneio era extremamente violento e praticamente sem regras, com exceção do não uso de Foco ou Chi em nenhum golpe. Muitos lutadores terminavam lesionados e as arenas eram extremamente desconfortáveis, variando a todo momento. Go e Sagat subiram até às finais, mas apenas um dos dois poderia enfrentar o atual vencedor. Go lutou como pôde e até acertou um golpe muito forte no olho de Sagat, o mesmo que no futuro ele cobriria com um tapa-olho, cegando-o. Irado pelo golpe desonrado, Sagat atacou Go com todas suas forças deixando-o à beira da morte e vencendo o combate.

Tagas foi para o hospital cuidar de Go, junto de seu filho Dan Hibiki, enquanto que Sagat sagrava-se campeão contra Nuah Kahn, a quem venceu também, tornando-o o lutador mais forte do mundo até então. No hospital, Go perde a vida o que leva Dan e Tagas quererem se vingar. Tagas procura Sagat no seu retorno à Tailândia e reclama o desafio que ele tanto queria. Os dois lutam sob os olhos de Dan, esperançoso de que seu pai seria vingado, e ao que parece, isso poderia acontecer, já que Tagas era superior tecnicamente ao gigante caolho. No entanto, o estilo de Sagat era muito violento e usando de golpes focados não apenas em vencer mas em incapacitar seu oponente, ele consegue não apenas derrotar Tagas mas quebrar a sua perna de uma maneira irreversível, que o faria mancar para sempre e com isso abandonar o circuito de lutas. Nada mais poderia parar Sagat agora e tempos depois ele organizaria o primeiro torneio mundial Street Fighter, que Tagas disse para Kiet assistir (episódio 1).

Kiet diz que um novo Kumitê foi organizado por Sagat e que tanto Dan, que era discípulo de Go na época e depois foi estudar com Gouken (mestre de Ryu), quanto Kiet foram convidados. Sagat quer dar a eles a chance de provarem seu valor no torneio mais violento que se tem notícia e esse seria um ótimo aquecimento para o torneio de Bison, já que até agora eles lutaram sempre em torneios mais honrados e pouco letais. Kiet aceita o desafio e começa a se organizar para ir à Hong Kong.

A Caverna do Demônio

Na Índia, Dhalsim medita com Raj e lhe explica sobre a Caverna do Demônio. Um templo escavado na própria rocha, distante da cidade, onde ele poderia se preparar melhor para o maior desafio de sua vida: enfrentar Bison. Raj questiona Dhalsim porque ele acredita que seria o melhor oponente para o ditador, já que no time tem tantos lutadores promissores como Edu, Kiet e o próprio Korlov. Dhalsim diz que as respostas estariam na caverna.

Raj viaja até a famigerada caverna com seu mestre, que não entra com ele, decidindo ficar do lado de fora. Lá dentro, Raj vê uma bela construção artesanal, mais antiga que seu mestre ou a vila onde moram. Uma fumaça cobre o chão, sem que possa ver seus passos é uma luz bruxuleante parece existir ao fundo da caverna, que vai ficando mais escura conforme ele avança e se afasta da entrada. De repente, tudo escurece. Raj sente um Chi muito maligno ao seu redor, até que se vê na presença de M. Bison.

Só de olhar para o ditador faz com que Raj perca toda sua força de vontade. Ele tenta golpeá-lo, mas suas bolas de fogo parecem não surtir efeito. Bison arremete contra ele com um golpe voador giratório envolvido em Chi negro que o surpeende e quase o derruba instantaneamente. Ainda em chamas, Raj tenta revidar mas ao fitar novamente os olhos do ditador, tem sua mete invadida e seu corpo paralisado. O ditador é forte fisicamente, mas Raj percebe que o maior desafio será superar a sua poderosa mente e por isso que ele deveria enfrentá-lo, pois é o único que conseguiria, com mais treino, resistir a esses golpes. Bison avança e finaliza Raj, que cai desacordado.

Ele acorda mais tarde em sua casa, graças a Dhalsim que carregou-o de volta após o treino na caverna. Ele precisará treinar mais, muito mais, e precisa contar com a ajuda de seus amigos.

Rumo ao Kumitê

No Brasil, Edu está brigado com Christie desde o que aconteceu em Barcelona (episódio 20), mesmo que ela não tenha tido culpa de ter sido enfeitiçada por Vega, como alega. Ele tem passado os últimos dias dedicado a ensinar Capoeira para os jovens da fundação, visto que perderam recentemente o último torneio junior para o Cobra Kincaid. No entanto, mestre Monteiro discorda dessa atitude.

Para o velho mestre, Edu deveria estar treinando mais pesado do que nunca para o torneio de Bison, ao invés de estar lutando com crianças. Então Edu decide partir, até mesmo para dar um tempo de sua esposa. Como sempre, Ayrton dá um sábio conselho para seu pai: “cole papai, cole!”.

O Dream Team se reúne novamente e Kiet conta sobre sua ida para o Kumitê. Eles decidem ir junto, mesmo com Raj e Dhalsim entendendo que não faz sentido participarem de um torneio da divisão Tradicional. No entanto, acreditam que como Sagat estará lá, possivelmente teria a presença de outros membros da Shadaloo e talvez até Aka Zhan. Eles pegam o jatinho da sra. Kumari e viajam para Hong Kong, rumo a Kowloon, o distrito proibido onde o torneio acontece.

Bem vindos à Kowloon

Kowloon é o lugar mais deplorável que já visitaram, pior até mesmo do que Metro City quando a Mad Gear estava no controle ainda (episódio 17). Prédios destruídos por terremotos e incêndios, que nunca foram restaurados. Mais moradores de rua do que nos prédios, dado o perigo de residir neles. Tráfico de drogas e prostituição por todo lado e muitas gangues praticando violência como se fosse esporte, apenas para manter o controle dos locais pelo medo.

Tagas lembra vagamente do caminho por dentro de Kowloon, mas logo percebem que não podem confiar na memória do sensei tailandês quando entram no território dos Hockers após Kiet trombar com alguns locais que os seguiam: uma gangue local de patinadores com máscaras e tacos, no melhor estilo Jason. Dhalsim e Tagas decidem não intervir na luta, deixando apenas os 4 jovens, já que esse combate poderia servir como aquecimento para o Kumitê. E eles estavam certos. Apesar de sofrerem algumas lesões leves com os discos de hockey sendo arremessados contra eles, conseguem derrubar os valentões e acham novamente o caminho para o torneio.

A caminho de lá, eles encontra outros dois lutadores: Frank Dux e Ray Jackson. Dois americanos que também vão participar. Ray é grande e gordo, com cabelos crespos e barbudos. Muito amistoso, logo cumprimenta e faz amizade com o pessoal. Já Dux é um belo americano de ascendência européia, muito em forma e muito arrogante também, logo arranjando treta com Edu, criando uma certa rivalidade.

Prova de Força

Chegando no torneio, como somente Kiet tinha convite, Korlov e Edu precisam provar sua força para serem admitidos. Por todo lado juízes observam proezas de força física acontecendo e é oferecida a chance dos dois entrarem no torneio se quebrarem uma pilha de tijolos com um único golpe, o que eles fazem, com Korlov se recordando dos ensinamentos do seu mestre, há poucos dias.

Quando terminam as provas e são admitidos no torneio, eles ouvem gargalhadas. Um enorme lutador koreano os observava e achou muita graça de não terem conseguido quebrar todos tijolos. “Tijolos não batem de volta”, ele completa, e dá as costas com desdém. Ray comenta que aquele é Chong Li, um lutador formidável e um dos favoritos a enfrentar Sagat este ano.

Eles ficam sabendo que as lutas são individuais, mas que cada lutador pode ter um amigo como reserva, motivo pelo qual Ray e Dux estavam viajando juntos. Raj e Dhalsim já se afastam deles para ir à arquibancada assistir e investigar o local. Kiet e Korlov formam uma dupla e Edu fica sobrando, sem decidir o que fará. Eles acabam encontrando outros lutadores famosos por ali, como Liu Kang e seu irmão, Chow, Dan Hibiki (que veio vingar seu pai) e Sakura Kasugano, entre outros. Já Tagas fica de corner das duas duplas, para auxiliá-los no combate e evitar alguma tragédia como acontecera com Go.

O Kumitê começa!

As chaves são anunciadas em um grande painel na parede ao fundo. O ambiente é vasto e podem-se ver algumas arenas organizadas especialmente para até 4 combates, que ocorrem quase que simultaneamente nesta primeira etapa. Uma delas é uma poça de lama, outra uma jaula octogonal, uma parece ser um tronco sobre um fosso e a última e mais intrigante parece ser um half-pipe de skate. Os lutadores com conhecimentos de Arena começam já a fazer a análise de como lutar melhor em cada ambiente e até mesmo decidir quem da dupla vai lutar primeiro, sendo que as arenas são sorteadas em uma grande roleta.

E a primeira luta começa com a dupla Kang tendo de enfrentar o time de um homem só: Chong Li. Chow decide ir primeiro já que Liu deveria se guardar para as lutas mais avançadas, o que ele concorda, já que era mais forte. A arena é o poço de lama e Chow logo percebe que não conseguirá se movimentar direito e menos ainda usar seus golpes aéreos, o que Chong parece gostar já que é um lutador de contato mais próximo. O gongo soa e apesar da técnica de Chow ser apurada, seus golpes não causam ferimentos graves em Chong, que avança sobre ele e consegue subjugá-lo com muita facilidade, derrubando-o na lama várias vezes.

Edu grita para Liu interromper a luta, mas Chow o impede dizendo que ele deve terminar o combate que começou, pois eles estão treinando para uma missão muito mais importante que aquele torneio e que se ele não vencer, não estaria preparado e seria melhor morrer mesmo. Liu aceita a decisão do seu irmão que volta a tentar derrubar Chon sem sucesso, que finalmente atordoa e afoga seu oponente na lama enquanto que Liu grita e Edu fica horrorizado com a selvageria de Chong em matar alguém tão jovem de forma brutal e gratuita. Chong aponta para os dois que eles serão os próximos e a torcida delira.

Liu Kang diz para Edu substitui-lo no time Kang e corre com Chow nos braços para levá-lo a um hospital. Em outra arena, Ray Jackson sobe no ringue halp-pipe com Korlov. O russo começa em vantagem, mas logo Ray entende seu jogo e o funcionamento da arena, que valoriza golpes aéreos nas extremidades mais altas e começa a buscar uma virada contra o lutador. Essa virada quase acontece, mas a vitória fica com o urso vermelho. Na gaiola ao lado, Dan vence seu oponente e também avança com sua dupla, com o lutador desafiando Sagat publicamente. Enquanto a multidão grita histericamente, Raj e Dhalsim observam a figura do clérigo maligno que se aproxima próximo do gigante tailandês para assistir aos combates com ele. Seria hoje que teriam a sua vingança?

O Kumitê esquenta!

Na segunda rodada de lutas é a chance de Edu mostrar seu valor no time Kang, com ele enfrentando o marrento Frank Dux, a quem já queria dar umas bicudas há algum tempo. Frank entra na jaula octogonal cheio de marra e logo descobre que as grades são eletrificadas quando Edu o prensa em um canto e descarrega todo seu estresse dos últimos dias de briga com sua esposa e mestre, além da tensão do torneio iminente contra Bison. Frank não é páreo para o campeão do último torneio tailandês de artes marciais e perde sem ao menos conseguir acertar um golpe em cheio no brasileiro.

Em paralelo, Bruce Irvin, novo discípulo de Sagat, e Kiet, o discípulo de Tagas, se enfrentam na arena half-pipe, em uma das batalhas mais velozes que já se viu em virtude de ambos os lutadores se basearem em manobras aéreas e a batalha acontecer quase que completamente na zona alta da arena, com direito a muitas joelhadas e cotoveladas. Tagas orgulhoso no corner, vai conduzindo Kiet para uma vitória espetacular, mostrando que talvez Kiet já esteja preparado para enfrentar Sagat e talvez até Bison no fatídico torneio. Sagat cumprimenta pessoalmente Kiet pela vitória e a despeito de ver que Tagas está presente, o convida para ser seu novo discípulo. Tagas diz que Kiet é livre para tomar a decisão que quiser a respeito de quem é melhor para ser seu mestre, mas o jovem não decepciona e recusa a oferta do campeão do Kumitê, continuando sob tutela do “jaguar manco” como Sagat cita.

Com o término dessa segunda fase, Aka Zahn deixa as arenas e a dupla de monges indianos o segue furtivamente. Aos fundos do complexo de arenas existe uma saída para o mar e um pequeno porto. O clérigo está acompanhado de alguns guardas armados e entra em uma lancha, com os heróis permitindo que ele fuja e deixando sua vingança para o dia seguinte. Ao retornarem para o interior do complexo, Raj e Edu vêem Kiet terminando a conversa com Sagat e desconfiam de seu colega novamente, estaria ele entregando informações do Dream Team para os inimigos?  Nas demais chaves, time Hibiki avança com Sakura vencendo seu combate. É noite em Kowloon.

Noite conturbada

Frank e Edu se desentendem na saída do torneio começam uma briga fora da arena, com Edu derrubando Frank e Ray tendo de intervir para tentar separá-los. Enfim cada um toma seu rumo e Liu Kang parte pois terá de enterrar seu irmão que faleceu poucas horas depois do combate, em decorrência dos ferimentos, deixando Edu muito abalado. O time Kang agora está nas mãos de Edu, o que a organização do torneio não se opõe, dada a fatalidade que ocorrera.

À noite eles acham um cortiço para dormir. Em um quarto, Edu, Raj e Dhalsim, meditam e depois dormem. No outro quarto, Tagas diz que vai dar um telefonema para ver como Kieta está, deixando Korlov e Kiet sozinhos. Korlov dorme e Kiet vai atrás de seu mestre que não voltou mais, acordando o russo para ajudá-lo.

Nas ruas de Kowloon, eles seguem rastros enquanto percebem que estão sendo seguidos também. Ao encontrarem um papel com o número de telefone de Kieta, amassado no chão, eles entram em um prédio semi-destruído chamando por Tagas, quando onde ouvem a voz do mestre berrando para não virem pois é uma armadilha. No que sobrou do terraço do prédio, onde metade se tornou um precipício, eles encontram Tagas espancado por dois lutadores em trajes de Kung Fu, enquanto outro, aparentemente seu líder, observa e os espera. Eles são do clã Dragão Voador, e seu líder fora humilhado por Tagas na juventude, quando esteve em Kowloon a primeira vez.

Esse clã é mais uma das gangues locais que dividem Kowloon e aterrorizam os pobres habitantes. Kiet e Korlov partem para cima deles e percebem que Tagas fora derrotado em virtude da desvantagem numérica que se encontrava, já que não são grandes lutadores. Ou melhor, não são tão bons quanto os que eles estão acostumados a enfrentar nos torneios, tendo seus movimentos fortemente baseados em combos de time usando ataques aéreos, uma estratégia que até funciona na primeira vez que usam mas que logo é sobrepujada pela dupla já veterana em brigas de rua. Juntos eles resgatam Tagas e voltam para o cortiço descansar.

Decidindo a Final

Na manhã seguinte eles vão pro bar do complexo de arenas comer antes do torneio. É um lugar sujo, que certamente não possui alvará sanitário. Lá eles reencontram alguns lutadores do torneio como Dan e Sakura, e todos reclamam juntos da sujeira do lugar e comida ruim. Chong Li chega ao local também e começa a maltratar os funcionários pelos mesmos motivos, o que eles decidem não se intrometer já que o coreano estava com certa razão.

Logo chega Sagat e para surpresa de todos o tratamento muda, com o campeão do Kumitê sendo convidado a comer comidas especiais em uma área particular nos fundos do bar. Dan quer ir atrás de Sagat para adiantar sua vingança mas os outros lutadores o impedem, sabendo que ele não tem chances. Poucos depois, todos estão novamente nas arenas do Kumitê, para decidir quem vai para a luta final com Sagat.

O sorteio define Korlov contra Sakura na arena Half Pipe. Sakura é uma jovem prodígio e Kiet teme que a velocidade dela torne os ataques de Korlov ineficientes, ficando em seu corner para orientá-lo já que Tagas não está muito bem ainda, em decorrência da noite passada. O estilo da jovem lembra o de Ryu, embora muito imperfeito e mais fraco, mas ao mesmo tempo mais veloz que o guerreiro mundial. Com a zona alta da arena favorecendo ainda mais os lutadores rápidos, Sakura brinca com Korlov atacando-o e buscando distância, para impedir que o russo mantenha o combate próximo. Incapaz de antever os movimentos da japonesa, Korlov tem poucas chances de conseguir agarrá-la, chances estas que ele não consegue aproveitar com sucesso e acaba sendo derrotado com certa facilidade, para desespero de Kiet, que vê sua chance de enfrentar Sagat, um dos generais de Bison, seriamente comprometida.

Na outra arena, a jaula, Edu enfrenta Chong Li. Edu detesta esse tipo de arena apertada, onde ele não consegue usar todo seu gingado de Capoeira, mas esta batalha tem algo maior em jogo: a vingança pela morte de Chow Kang. Assim, Edu mantém o jogo em movimento, mesmo que circulando o espaço diminuto, mas o suficiente para evitar que o gigante coreano conseguisse emplacar seus melhores golpes. Era Liu que deveria estar ali enfrentando Chong, mas com sua ausência pelo luto, Edu não faz feio e domina toda a luta, fazendo com que Chong comece a se desesperar a ponto de tentar usar táticas sujas como golpear suas orelhas e furar seus olhos, sem sucesso já que Edu sabia que ele era um lutador sujo. Edu sai da luta com poucos arranhões e mesmo com a platéia pedindo que ele execute Chong, ele ignora seus apelos e sai da luta como vencedor e o oponente de Dan Hibiki na próxima chave que decidirá a dupla vencedora que vai enfrentar Sagat.

Aka Zahn deixa o complexo antes da última luta terminar mas isso não surpreende Raj e Dhalsim, que já estavam a postos no porto, escondidos em contâiners navais. Logo o clérigo passa com seus guardas por eles que os atacam pelas costas. Raj aproveita a formação dos três e lança um Yoga Flame em todos, enquanto que Dhalsim desse sobre um deles com uma cabeçada aérea. Percebendo a emboscada e vendo que o risco maior era Raj, Zahn fita o jovem fortemente nos olhos e drena toda sua Força de Vontade, impedindo que ele lute com todo seu potencial, assim como a ilusão de Bison fizera na Caverna do Demônio, dias antes. Mas agora Raj estava mais preparado e não se deixa abalar, derrubando um dos guardas com um Repeating Fireball enquanto Dhalsim derruba outro com um agarrão seguido de socos na cabeça. Aka dá alguns passos para trás e tenta controlar Raj mentalmente agora que sua vontade está fraca, mas mesmo assim o indiano ainda resiste, seu treinamento realmente parece ter surtido efeito. Dhalsim agarra o clérigo para que Raj possa finalizá-lo, mas falha no apresamento e o clérigo foge se teleportando.

Enquanto isso, dentro da arena a chave time Kang x time Hibiki é anunciada e a arena de lama é sorteada. Dan conta para Edu a sua história e como precisa vingar seu pai, tentando convencê-lo a abandonar o combate, “para seu próprio bem”. No entanto, Edu opta por seguir com a luta pois não seria honrado desistir agora, até porque o time Kang estava dependendo apenas dele. Logo a luta começa e Dan não tem nem chances contra Edu, que rapidamente o derrota adaptando seu estilo para lutar com menos saltos e golpes mais fortes. Dan cai na lama gritando pelo seu pai e sua vingança, até cair desacordado e Edu garantir que ele não se afogue, retirando-o do local. Todos ovacionam Edu, que é nomeado o vencedor da noite. Sagat desce e o cumprimenta, lembrando dele do torneio da Tailândia e prometendo a todos espectadores uma grande luta para o dia seguinte.

Terão Raj e Dhalsim outra oportunidade de se vingarem de Aka Zahn no dia seguinte? Raj conseguirá mostrar a superioridade do Muay Thai de Tagas contra Sagat? Conseguirá o Dream Team se preparar para o torneio em 14 dias?

Isso somente no próximo episódio!