Crônica 2024 – Episódio 22: Sombras sobre o México

Episódio 21 aqui.

Korlov, decepcionado com sua derrota no torneio para uma estudante decide ir embora sem avisar, alegando que seu empresário lhe chamou para uma reunião de última hora. Os heróis não veriam mais o russo pelos próximos dias, o que será que teria acontecido com ele?

Antes que Edu pudesse comemorar a vitória e se preparasse para enfrentar Sagat, eis que Aka Zahn surge no camarote como em um passe de mágica, claramente ferido, e toma o microfone alegando que houve uma tentativa de assassiná-lo há poucos minutos enquanto voltava para seu barco. Ele acredita que Sakura Kasugano estaria envolvida pois notou que ela trapaceou na luta contra Korlov, tendo usado poderes místicos para derrotá-lo covardemente, algo que era contra as regras do torneio. O clérigo faz todos acreditarem, embora sem provas, que o time Hibiki deve ser desclassificado e que a luta Edu x Dan não foi válida, cabendo ao pretenso campeão ter uma nova final, imediatamente e sem descanso, contra Kiet, do Tagas Team. Estaria ele usando poderes mentais nos juízes?

Sagat acha estranho a história, mas decide não intervir. Parte dele acha interessante a ideia de Kiet enfrentá-lo para ver o resultado do treinamento com Tagas, então deixa arena que está sendo organizada com um imenso tronco sobre um fosso, onde ocorrerá a luta tal qual sorteada na roleta. Assim, uma nova final entre Edu e Kiet se inicia.

xr:d:DAGCQp-k7aI:2,j:836968329488234429,t:24041302

Capoeira contra Muay Thai

Edu não sabe se fica mais indignado por terem anulado sua vitória, por terem lhe colocado contra seu amigo ou ainda por causa da arena que mais priva seus movimentos. Ele chega inclusive a pensar em desistir do combate e sente uma ira incontrolável crescendo dentro de si, mas muda de ideia em honra à Kiet e juntos, sobem no tronco para se enfrentarem.

O gongo soa e Edu pula pra cima de Kiet, que se defende rapidamente de seu chute. No instante seguinte é Kiet que tenta pegá-lo em um Knee Basher, fazendo com que Edu recue alguns passos e voltam a se encarar.

Edu manda um poderoso Roundhouse, que Kiet bloqueia novamente, para em seguida repetir a tentativa de agarrá-lo, desta vez com sucesso. Teria Edu facilitado para seu companheiro ou foi realmente uma má leitura da estratégia rival?

O brasileiro consegue se soltar das joelhadas do tailandês pouco antes de cair inconsciente, ele ainda mantém-se em pé com dificuldades, posicionando-se de maneira defensiva e Kiet faz o mesmo. Frente a frente, Kiet surpreende com uma nova tentativa de agarrar Edu e o finaliza com joelhadas que o brasileiro não resiste e cai do tronco desmaiado pela exaustão de dois combates em sequência.

Edu acorda mais tarde e juntos, discutem um plano para derrubar o clérigo de vez no dia seguinte, se ele voltar a aparecer, visando que Dhalsim recupere seus poderes, enquanto Kiet deve enfrentar Sagat com apoio de Tagas. Kiet e seu sensei estão empolgados com a oportunidade de enfrentar o campeão do Kumitê e saem para ligar para a família na Tailândia.

À noite, Raj tem pesadelos horríveis com Bison. Kiet sonha com sua luta contra o campeão do Kumitê e Edu sonha que está sendo possuído por uma energia maligna. Seria o clérigo possuindo-o? Ou ele sucumbindo aos seus próprios demônios interiores, que cada vez mais tem tomado sua mente? Já Dhalsim comenta com Raj que sonhou com um gavião voando em meio a uma tempestade de raios no deserto, e que isso lhe lembrou de alguém que pode lhes ajudar.

O Tigre contra o Jaguar

No dia seguinte a arena do Kumitê está lotada como nenhum outro dia, afinal é a grande final do campeão invicto há vários anos, Sagat, o tigre, contra um novato e membro de um dojô rival na Tailândia, Kiet, o jaguar. Muitos lembraram inclusive de outra final parecida, anos antes, onde outro jaguar fora derrotado pelo tigre, Adon, que depois se tornaria discípulo do mesmo.

Os dois lutadores se posicionam no centro da arena e o gongo soa, com o olhar apreensivo de Tagas, enquanto seus amigos partem para as docas sem serem notados a fim de interceptar Aka Zahn, que fica no camarote do Kumitê com dois guardas e mais uma moça muito parecida com Killer Bee, mas de máscara, claramente escoltando o clérigo em virtude do incidente do dia anterior. Sagat voa sobre Kiet como esperado com seu Tiger Knee, bloqueado pelo jovem para não ser derrubado.

Kiet sorri e tenta agarrar o campeão com seu Knee Basher, mas o sorriso logo seria interrompido por uma poderosa cotovelada na boca que Sagat engata antes de ser agarrado e que tonteia seu oponente como ele nunca tinha tonteado antes. O gosto de sangue toma a boca de Kiet que rapidamente recobra os sentidos.

Kiet tenta assumir a ofensiva indo de Tiger Knee para cima de Sagat, que bloqueia sofrendo absolutamente nenhum dano. Sagat sorri e ameaça lesionar Kiet na perna, como fizera com Tagas no passado, mas Kiet foge com um salto para trás. Ambos assumem posturas defensivas e se encaram.

Kiet tenta novamente agarrá-lo, mas Sagat salta para evitar o apresamento. Kiet insiste em partir para cima dele com suas joelhadas e consegue por um momento segurar o gigante caolho, mas ele logo se solta e tenta novamente acertar seu joelho, o que faz Kiet voltar para a defensiva, recuando. Teria Sagat deixado Kiet pegá-lo para que se aproximasse?

Já sem esperança ante a superioridade de seu oponente, Kiet lança-se no tudo ou nada e Sagat retribui o ataque com tudo que tem e ambos chocam-se com joelhadas, mas o tigre derruba o jaguar no ar, que cai inconsciente. A vitória é do anfitrião, e a platéia delira pelo excelente combate.

A Emboscada

Nas docas, ao fundo do ginásio, Edu, Dhalsim e Raj montam uma emboscada de novo, primeiro tirando combustivel da lancha e colocando na mesma, para que se torne inflamável. Quando ouvem o anúncio da vitória de Sagat, eles se escondem.

Poucos minutos depois saem da arena Aka Zahn, claramente ressabiado, dois guardas, a sua guarda-costas e Sagat, visivelmente ferido. Edu, extremamente tenso, acaba se deixando levar por uma imensa fúria e dá um berro de raiva contra seus oponentes, entregando a posição do grupo. Sem ter o que fazer, eles saem de suas posições e atacam seus oponentes.

Os soldados automaticamente atiram contra Edu em virtude do seu grito e ataque e Decapre pula para cima dele pois é o primeiro alvo avistado. Já Dhalsim derruba Aka Zahn com um forte golpe, enquanto Sagat ataca Dhalsim para defender o clérigo, que levanta-se rapidamente.

Temendo pelo lutador enfurecido que começa a despertar uma aura maligna, Aka Zahn fita Edu no fundo de seus olhos e remove sua Força de Vontade, mas cai após ataques combinados de Raj, que dispara suas bolas de fogo, e de Dhalsim, que retoma seus poderes no processo. Enquanto isso, Edu tenta resistir aos tiros dos guardas e os ataques da katar que a lutadora sacou das luvas de combate.

Sem o clérigo para dar suporte, Decapre cai enfrentando Raj que a a acerta com mais bolas de fogo para salvar Edu que estava cercado pelos guardas, e Sagat se vê em maus lençóis contra um Dhalsim irado e com seus poderes místicos de volta. Em um movimento rápido, Sagat pega o clérigo e salta por cima deles indo para a lancha. Imediatamente Dhalsim manda um Yoga Flame contra ela, que, embebida em combustível, explode.

Edu voltando a si, corre para a lancha a fim de resgatá-los, mas só encontra o corpo do clérigo, imaginando que Sagat tenha fugido mergulhando no rio. Ele até salta para o rio para ver se o encontra, mas devido à escuridão das águas em plena noite, não encontra nada a desiste.

Sem chance, os guardas se rendem após o episódio da explosão, sendo deixados ir pelo grupo, levando Decapre consigo. Já Aka Zahn é mantido cativo por Dhalsim, que quer interrogá-lo mentalmente para ver o que descobre sobre os poderes dele e de Bison. Raj fica preocupado com essa ideia, mas seu mestre o tranquiliza dizendo que sente-se forte como nunca e que Raj deve ir para o México procurar pelo Gavião Trovejante, que o ajudará com seu treinamento mental contra Bison.

Edu descobre que mestre Monteiro viajou para a Califórnia, a fim de passar por uma cirurgia experimental que implantaria uma espécie de exoesqueleto em suas coluna e pernas para que ele voltasse a andar. Isso o preocupa pois não conhece essa empresa chamada Ultratech e decide ir junto com Raj para lá, pois é perto do México. Já Kiet, preocupado com os rompantes de raiva do seu amigo comenta sobre caso similar que Ryu lhe contou, então decide ir junto dele a fim de apresentá-lo a Ken, que está morando em San Francisco, e que poderia falar sobre o paradeiro de Ryu.

A Costa Dourada

Tagas os leva até o aeroporto mas pega um caminho diferente: ele volta para Tailândia para ver Kieta. Já Raj, Kiet e Edu vão juntos até Los Angeles e depois se separam, com Raj descendo de ônibus para o México e os dois subindo para San Francisco em outro vôo.

Na mansão Masters da costa oeste, Kiet não é levado muito a sério pelos seguranças mas consegue fazer com que avisem Ken da sua presença e são levados até o mesmo. Ken treinava em seu dojô particular quando recebe seus novos amigos. Edu conta a ele dos seus rompantes e isso faz Ken lhes contar a história de como Akuma, irmão de seu mestre Gouken, foi seduzido pelos poderes negros das técnicas ancestrais do Ansatsuken, uma variação assassina do Shotokan da escola Goutetsu e assassinou seu irmão a sangue frio enquanto que eles viajavam em um torneio. Kiet complementa dizendo que Ryu tem lutado constantemente contra rompantes similares e Edu e que isso teria feito com que vencesse Sagat no primeiro torneio mundial. A partir de então, Kiet passa a ficar de olho em Edu, para evitar que o amigo também ceda a esse maligno poder, temendo que tenha de contê-lo se necessário, para que não cause vítimas.

Falando sobre Ultratech, Ken comenta que os Masters são acionistas dessa empresa, que há pouco tempo era uma pequena startup do Vale do Silício e que após investimentos de um conglomerado indiano está crecendo rapidamente. Eles decidem pegar motos (após Kiet se desculpar por ter perdido a anterior em Metro City) e vão para lá.

Chegando na Ultratech, com a carteirada de Ken na entrada, eles são recepcionados por uma bela jovem de cabelo rosa a quem Edu logo nota e trocam olhares. A moça os leva até Monteiro, que está se preparando para a cirurgia e fica feliz com a presença de seu discípulo, dizendo que descobriu a empresa em um anúncio de jornal e que imediatamente se candidatou ao experimento para voltar a andar, que isso está afetando-o terrivelmente mas que vai dar tudo certo. Edu, claramente preocupado, decide passar a noite ali, esperando pelo resultado da cirurgia, enquanto Ken vai embora para casa e lhes deseja sorte, deixando-os com as motos.

Durante a madrugada, enquanto esperam, Edu descobre por um anúncio institucional na televisão que o tal conglomerado indiano que investiu na Ultratech é da mãe de Raj, a sra. Kumari, e inclusive ela aparece no comercial junto de M. Bison!!! Edu discute sobre o fato com Kiet, que parece não achar como algo tão grave já que a família de Ken também era acionista, que provavelmente era apenas uma questão de dinheiro mesmo, e não algum tipo de plano maligno.

Edu não concorda e fica preocupado, ficando sozinho quando Kiet sai para fazer algo, talvez ir no banheiro. Quando vai tirar satisfação com a bela recepcionista, eles acabam flertando um com o outro e quando o malandro iria de fato abordá-la ela tenta picá-lo com uma seringa e ele fica possuído pelo Satsui no Hadou, berrando e tentando atacá-la. Kiet surge sem entender nada e decide segurar o amigo que avançava sobre a recepcionista assustada. A jovem chama os seguranças e enrola Kiet dizendo que ele está tendo um surto psicótico e precisa ser operado rapidamente pois provavelmente é um AVC ou lesão similar, o que Kiet concorda sem entender direito o que aconteceu e ajuda a prendê-lo em uma camisa de força e anestesiá-lo.

Durante a noite, Kiet recebe uma ligação de Raj, pedindo ajuda contra uma base da Shadaloo no México, o que eles combinam de se encontrar no dia seguinte, assim que Edu receber alta. Na manhã seguinte, Edu é liberado da trepanação craniana, ainda anestesiado o suficiente para não ter acessos de raiva contra Kiet ou a nova recepcionista. A enfermeira que o examina adverte que ele não pode se estressar ou terá sangramentos e ele até tenta discutir com Kiet sobre o ocorrido, mas sentindo fortes dores no local da cirurgia, decide deixar para lá. Ele vai ver Monteiro que se recupera bem da sua cirurgia mas ainda não consegue usar as próteses, tendo de ficar sob observação.

Edu teme que tenham colocado algum tipo de chip em seu cérebro e que Monteiro também estaria comprometido em virtude da prótese que acessa sua medula espinhal.  Ele liga no dia seguinte para dar notícias de Monteiro a Christie, sem dar muita trela pra ela e também para falar com Ayrton. Depois partem para o México de moto conforme Kiet e Raj combinaram por telefone na noite passada.

O Gavião Trovejante

Voltando um pouco no tempo, o ônibus de Raj é seguido por um enorme gavião durante todo o trajeto final de San Diego a Tijuana, no México. Ele atravessa a fronteira após serem esculachados na imigração e parte a pé para o deserto a partir da rodoviária em Tijuana, à procura do tal Gavião Trovejante que ouvira dos locais.

O deserto é árido e Raj tem de proteger o rosto da areia empurrada pelo vento constante, o que dificulta bastante a sua visão. Ainda assim, ele consegue perceber que está sendo seguido por nativos, até o momento que o cercam e dos céus desce um enorme nativo, como estivesse voando sobre ele há poucos instantes. O nativo americano apresenta-se como T. Hawk, líder da tribo Thunderfoot e que Dhalsim avisou que ele viria.

A tribo de T. Hawk se tornou nômade uma vez que perderam suas terras e atualmente estão por alguns dias assentada provisoriamente nesta região, em um acampamento improvisado com o que sobrou de sua aldeia que fora tomada pela Shadaloo após a descoberta de um minério púrpura na região semanas atrás. Os que não conseguiram fugir morreram ou foram escravizados para as minas, como a sua esposa Julia e uma outra nativa da tribo, Little Eagle. Hoje o nativo busca ajuda para retomar suas terras e libertar o resto do seu povo.

Raj explica que está buscando uma maneira de blindar a sua mente contra os poderes de M. Bison, o que o chefe indica o treino do Mu no Hadou ou técnica da Mente Vazia. Um condicionamento mental poderosíssimo que pode ser usado tanto para se defender de golpes mentais quanto para potencializar o uso do Foco em seus próprios golpes. Este é um poder ancestral da tribo Thunderfoot e que T. Hawk estaria disposto a ensinar a Raj, se ele o ajudar a libertar suas terras e seu povo.

Raj concorda e diz que conseguirá mais dois guerreiros experientes para ajudá-los, partindo para buscar um telefone e ligar para a Ultratech, a fim de falar com eles. Em plena madrugada uma atendente fala com ele e chama Kiet, que estava dormindo na recepção para atender. Raj explica a situação e Kiet combina que irão de moto no dia seguinte, assim que Edu for liberado. Raj não entende muito bem a situação de Edu, mas ficam acertados para a noite do dia seguinte.

O demônio do deserto

Já é tarde e nem sinal de Edu e Kiet. Raj tenta dissuadir T. Hawk a esperar mais, mas o grande guerreiro decide que não podem mais esperar, que a vida de Julia, Noembelu e dos demais está em risco a cada minuto que ficam parados ali.

Durante a viagem a pé, a tribo acaba sendo alcançada por Kiet e Edu de moto e todos são apresentados. No entanto, uma tempestade de areia não prevista faz com que eles tenham de acampar no meio do caminho. Durante a parada, Edu explica dos rompantes que vem tendo para T. Hawk e este cita que conheceu Ryu e seus problemas semelhantes dias atrás, quando o japonês passou pelo deserto mexicano. Este poder intrusivo e maligno foi chamado de Satsui no Hadou por Ryu e Edu teria de aprender a controlá-lo o quanto antes, assim como Ryu vem fazendo, para evitar ser controlado permanentemente por ele, sendo que um caminho poderia ser o estudo do Mu no Hadou também, motivo da visita do karateca a sua aldeia.

Após alguns minutos de conversa dentro da barraca, todos sentem uma energia maligna enorme e se assustam. Um nativo da tribo avisa T. Hawk que tem alguém lá fora, no meio da tempestade. Eles saem para ver e ao longe percebem uma figura trajando vestes negras de karatê e panos no rosto para se proteger da tempestade. Seus olhos são a única coisa nítida em meio à areia que cobre a tudo e a todos: vermelhos como o fogo, assim como seus cabelos em um coque samurai.

O lutador caminha calma mas firmemente em direção à eles, enfrentando a tempestade e T. Hawk se põe a frente para proteger a tribo e receber o visitante misterioso, também demonstrando a sua força ao aguentar os fortes ventos cortantes de areia e detritos. Parado a poucos metros, o viajante berra “Ryu”, com uma voz gutural. T. Hawk não responde e apenas aponta para a direção de onde vieram. O viajante fita Edu nos olhos por um momento, como se seu Chi negro ressonace com o dele, o que assusta Edu. T. Hawk dá um passo para o lado, interrompendo a linha de visão entre ambos. O viajante olha o chefe nos olhos, não agradece e se vai, seguindo na direção indicada. Conforme vai embora, a tempestade parece segui-lo, o que deixa a todos ainda mais preocupados: seria aquele lutador o Akuma que Ken havia mencionado? E o que ele queria com Ryu? Felizmente, T. Hawk conta que o enganou, que Ryu não foi para aquela direção quando esteve com ele e que fez isso para protegê-lo, já que sentiu algo muito ruim daquele lutador misterioso.

Assalto à base do deserto

Agora com clima favorável e mais algumas horas de caminhada, eles chegam a um desfiladeiro nas primeiras horas da madrugada. Lá embaixo, uma área fortificada de mineração, com cercas e consertinas para todo lado, torres de vigilância, guardas cuidando o perímetro e uma estrutura central com antenas de satélite são tudo que eles não queriam ter de enfrentar depois de uma longa viagem pelo deserto.

Todos aguardam pelo sinal de T. Hawk que ordena o ataque imediato, para pegá-los de surpresa. Os nativos descem o desfiladeiro correndo, enquanto o chefe e seu gavião voam sobre as cercas e derrubam guardas das torres de vigilância para tentar evitar que soem o alarme. Kiet, Edu e Raj descem de moto, com o indiano usando de suas Fireballs para derrubar outros sentinelas.

Enquanto os nativos forçam o portão principal, Edu e Kiet saltam sobre a cerca com maestria e começam a derrubar os guardas do outro lado antes que comecem a alvejar seus novos amigos. Com esse assalto conjunto o portão vem abaixo e uma verdadeira carnificina começa ao mesmo tempo que o alarme soa a despeito dos esforços iniciais.

T. Hawk parte das torres e voa para a instalação principal, descendo por uma clarabóia. Raj decide ir atrás correndo, enquanto que Kiet e Edu soltam nativos escravizados que já começavam a se rebelar para aumentarem suas forças contra o inimigo. Dentro do prédio central, Raj vê T. Hawk enfrentando sozinho 4 guerreiras que na Shadaloo são conhecidas como Dolls: Juni, Juli, Noembelu e Enero, além de outro sdois guardas que atiram nele à distância.

Ao adentrar no prédio para ajudar T. Hawk, que não parece estar lutando de verdade, mas sim tentando argumentar com duas guerreiras que parecem ser sua esposa e uma membro da sua tribo, Raj é atacado pelas costas por Decapre, que havia sido derrotada por ele dias antes e quer vingança, além de Noembelu que deixa T. Hawk e parte pra cima de Raj. Já Enero percebe que a situação está saindo do controle e deixa o combate indo para os computadores da base a fim de avisar seus superiores.

Lá fora, Edu destrói as perfuratrizes que abriam os túneis iniciais e Kiet parte para a central para ajudar Raj. Enero grita por um código Dream Team com seus superiores e Raj foge de Decapre para derrubar e amarrar Enero evitando suas comunicações, enquanto que Kiet lutava com Noembelu (que viria a derrubá-lo) enquanto T. Hawk apenas se defende de Juli (ou Julia como ele chama o tempo todo).  Edu que chega um pouco mais tarde derruba rapidamente os guardas que ali estavam e depois consegue derrubar Juni.

Raj derruba Decapre novamente que o persegue pela base e Edu derruba Noembelu, que havia derrotado Kiet momentos antes. Raj sobe no telhado para estragar a antena de comunicação e Edu derruba os últimos guardas que chegaram. Ele reconhece Enero como sendo a recepcionista da Ultratech e isso o deixa furioso, no entanto a jovem consegue enrolar novamente o carioca e consegue fugir dali. T. Hawk se cansa e finalmente assume a ofensiva, derrubando Juli com um espetacular Storm Hammer que o faz subir até as antenas onde Raj estava e quase enterra sua esposa no solo da base. Eles vencem e amarram os sobreviventes, enquanto Edu sobe no telhado para ajudar Raj a derrubar a antena de lá.

Todos queimam e destróem tudo que era da base, fazendo uma enorme fogueira que pode ser vista à kilômetros. Edu e Kiet descem nas escavações para libertar os últimos escravos. Eles festejam e T. Hawk manda o gavião chamar as mulheres e crianças que haviam ficado no desfiladeiro, longe da confusão. Kiet acorda neste meio tempo e temem que o sinal de Enero tenha chegado na Shadaloo e que agora venha uma retaliação ainda pior para eles e também par a tribo.

Pensando nisso, todos decidem ficar pelo México mais um tempo para ajudar na reconstrução da aldeia e também para que Raj tenha tempo hábil de aprender o Mu no Hadou com T. Hawk. Edu e Kiet também aproveitam para treinar com os guerreiros nativos. Faltam apenas 7 dias para o torneio de Bison. E onde estaria Korlov?

Episódio 23 aqui