Cody Travers

Cody Travers



Altura: 1.85m
Peso: 80kg
País: EUA
Nascimento: 15/04/1967 (28 anos em SF4)

Cody Travers é faixa preta em Karatê, arte marcial que ele treina desde os nove anos de idade. Era considerado um garoto prodígio no seu dojô, embora sua índole não fosse das melhores, uma vez que muitas vezes jogava sujo para ganhar os combates, como jogar areia nos olhos do oponente, atirar pedras de longe ou mesmo esconder uma faca em seu sapato para atacar oponentes desprevenidos com ela.

Crônica em Final Fight 1: Cody adentrou no circuito ilegal de lutas ainda muito jovem, quando ele e seus amigos, Guy e Haggar tiveram de percorrer o submundo de Metro City atrás de pistas do paradeiro de Jessica, filha de Haggar que havia sido sequestrada pela gangue Mad Gear. Nesta época Cody já apresentava ser um grande lutador, e foi uma peça chave para a ruptura da Mad Gear, tendo derrotado diversos de seus “cabeças” como Hugo Andore, PoisonRolento e Sodom. Haggar era o prefeito de Metro City na época e pai de Jessica, já Cody era apaixonado pela mesma e por isso acompanhou seu amigo nesta perigosa empreitada. Após muita investigação e pancadaria, o destino os levou até Belger, líder da Mad Gear e com a consequente vitória, salvaram Jessica, que começou a namorar com Cody.

Crônica em Street Fighter Alpha: Porém, a vitória sobre a Mad Gear só fez atrair a atenção do submundo sobre Cody e seus amigos. Como a polícia de Metro City era corrupta, Poison conseguiu com a ajuda do inspetor de polícia Edi E., incriminar Cody, como se ele tivesse sido o responsável pelo sequestro de Jessica. Um mandado de prisão foi feito e Cody foi preso injustamente. Ao contrário do que esperava, seus amigos Guy e Haggar pouco ou nada fizeram para ajudá-lo. Afinal, Cody sempre foi um “garoto problema” e Guy e Haggar viviam tirando-o de enrascadas. Cody sabia que isso era obra da Mad Gear, e ele daria um jeito de ir atrás deles quando fosse a hora, nem que precisasse voltar ao submundo das lutas.

Certo dia houve um rebelião na penitenciária em que Cody estava e através de um buraco em sua cela (feito por uma explosão) Cody fugiu, para nunca mais ser pego novamente. Cody tinha deixado se prender da última vez porque estava com Jessica e não queria que a moça se metesse em enrascadas por sua causa. Porém agora que Jessica o havia largado, bem como seus amigos, ele não devia nada a aninguém e iria acertar suas contas.

A primeira visita de Cody foi a seu captor, Edi E., que ele teve o prazer de surrar. Essa atitude inconsequente de Cody fez com que muita atenção pairasse sobre sua fuga e o próprio Guy foi em seu encalço para tentar fazer com que Cody voltasse à razão e parasse com aquela vingança sem sentido. Os dois tiveram um grande confronto, que terminou em empate, visto que nem o karateca, nem o bushin queriam lutar até a morte de seu oponente. Cody dizia que ele nunca foi um herói e nem pretende ser, ele apenas queria Jessica, e agora que a perdeu, não há nada que lhe interesse a não ser lutar. Guy lhe deu as costas e nunca mais se falaram desde então.

Em suas viagens para encontrar e acabar com os remanescentes da Mad Gear, Cody encontrou com Rolento, que sabendo de suas habilidades, lhe propôs montarem juntos uma nova gangue para aterrorizar Metro City, a cidade que os prejudicou. Cody recusou, visto que ele não quer dever lealdade a mais ninguém e seguirá seu próprio caminho sozinho. Sempre viajando trajado como presidiário ou mal vestido, Cody chama a atenção por onde passa e já tem se tornado uma lenda dentro do circuito pelas histórias de seus golpes e forma suja de lutar, uma vez que não avisa a ninguém que é um Duelista.

Cody recentemente teve contato com a Shadaloo, através do punk Birdie, que o convidou a ingressar na organização. Isto seria bom para ele, que ganharia um certo apoio, uma vez que a organização de Bison tem “costas quentes” perante a polícia de diversos locais do mundo. Alguns acham que Cody negou o convite de Birdie pois isso o colocaria contra Guy novamente, que já declarou guerra contra  organização criminosa.

Crônica em Street Fighter 4: Poucas pessoas sabem, mas Cody tem um irmão menor, Kyle Travers, que ele está ajudando a treinar os primeiros golpes e espera que um dia, quando ele deixar os ringues, Kyle possa tomar seu lugar.  Talvez pela existência de Kyle, Cody não tenha aceito o convite da Shadaloo, pois no fundo ele deseja um futuro melhor para seu irmão do que o caminho que ele está seguindo.

Guy chegou a convidar o antigo companheiro para combater o mal de SIN, mas Cody recusou, mostrando-se desinteressado em bancar o herói novamente.

Aparência: Cody raramente é visto duas vezes no mesmo lugar. Em seu status de fugitivo, ele tem de ficar sempre trocando de cidade e por isso são poucos os que o conhecem pessoalmente para dizer como ele se parece. Guy afirma que Cody é loiro, alto e musculoso. Comumente está vestido com trajes de presidiário (ainda mantendo as algemas nos pulsos) ou com jeans e camiseta. Está sempre desleixado com seus cabelos e barba, e possuindo um olhar muito preguiçoso e desinteressado.

Interpretando Cody: você banca o durão, mas no fundo ainda ama Jessica e seu irmão Kyle. você adora viajar o mundo inteiro fugindo das autoridades e enfrentando seus oponentes para ganhar uns trocados por onde passa. Dane-se, você adora os riscos envolvidos nisso, tanto que ainda usa o uniforme da prisão, que chama a atenção de todos por onde passa. Você faz de tudo para vencer suas lutas, sem importar os meios, o tornando uma caixinha de surpresas. Alguns estão dizendo que você já se tornou um Guerreiro Mundial e que deveria estar lutando em torneios grandiosos ao lado de Ryu e Chun Li. Você olha para as fotos deles e diz: Quem?

Cody-alternate

Cody como NPC

Na época de Final Fight, Cody era um herói que buscava justiça limpando Metro City do crime organizado com seus amigos. Seria fácil atrair sua atenção para casos de injustiça, que ele facilmente ajudaria a resolver, juntamente de seu melhor amigo Guy.

Entretanto, na época de Street Fighter Alpha e posteriores versões, Cody é um errante viciado em lutas, assim, viaja ao redor do mundo batendo em todos ao seu redor. Foi preso por se envolver em brigas demais, bem como por causa de seu inimigo n. 1, Edi. E, o policial corrupto. Não se afilia mais a nenhum time e não tem mais interesse algum em fazer justiça. Também não parece preocupado em estar foragido da cadeia e ainda vestido de presidiário. Ao que parece, a única coisa que ainda lhe importa é seu irmão Kyle.

Facas, Pedras e Algemas…

Cody joga muito sujo. Ele possui uma faca escondida no seu sapato, que ele usa junta com seus socos básicos. Quando portando a faca, use a sua técnica Faca no lugar de soco durante o uso de suas Manobras Básicas de Soco (Jab, Strong e Fierce), aplicando os modificadores da faca abaixo:

Faca: Velocidade +2, Dano +1, Movimento +0

Ele também pode arremessar sua faca, usando então sua técnica Arremesso, aplicando os seguintes modificadores ao seu Arremesso Jab, Strong e Fierce, obviamente tendo de buscar a faca novamente depois de arremessada.

Arremesso de Faca: Velocidade +0, Dano +0, Movimento +0, Alcance: Força + Arremesso

Para mais detalhes, leia o post Lutando com Facas.

Ele também costuma arremessar pedras (usando sua técnica Arremesso), se tiver alguma por perto:

Arremesso de Pedra: Velocidade -1, Dano -1, Movimento -1, Alcance: Força + Arremesso

E por fim, pode usar suas algemas durante sua manobra básica de Apresamento (esgoelando o adversário), aplicando os modificadores abaixo:

Apresamento com Algema: Velocidade -1, Dano +1, Movimento Um.

Cody perde um ponto temporário em Honra sempre que usa facas, pedras e suas algemas em um combate justo Street Fighter. Entretanto, quando a luta é entre Duelistas (a divisão de Cody), isso não se aplica.

Cody e sua faca

* Fontes: a planilha de Cody foi originalmente desenvolvida pela Shotokan RPG para o suplemento Tempos de Glória. Mais tarde foi modificada por Fernando Jr, da SF RPG Brasil. Sua história, aparência e interpretação são fruto de pesquisas em diversas fontes na Internet, como The Street Fighter Plot Canon Guide, e nos jogos das séries Final Fight e Street Fighter Alpha.

Guerreiros Mundiais