Times de Street Fighters

Times de Street Fighters

Os lutadores mais exemplares, os próprios Guerreiros Mundiais, freqüentemente agem sozinhos. A maioria dos Street Fighters iniciantes, contudo, prefere trabalhar em times, grupos cooperativos de guerreiros. Times trazem várias vantagens: no caso de lutas com vários rounds, um membro de um time pode substituir outro se ele estiver muito ferido para continuar nos outros rounds; em combates com vários lutadores, times são necessários para assegurar que um lutador não seja atacado por vários ao mesmo tempo; e, finalmente, um time fornece a um lutador aliados que irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos fora da arena. Invadir a mansão do chefão de drogas para fazer justiça pode ser letal quando se tenta fazer isso sozinho.

Um grupo de personagens de Street Fighter é chamado de time. Times, assim como grupos de jogadores, variam de tamanho, de dois a seis ou mais, com três ou quatro sendo o ideal. O Narrador decide quantos membros compõem um time de Street Fighter. Enquanto a maioria dos membros do time será de personagens controlados por jogadores, alguns poucos podem ser personagens controlados pelo Narrador.

Um time precisa de um nome, algo que o defina perante a comunidade de lutadores. Não apenas os lutadores individuais adquirem renome, mas os times também. O nome do time é dito com louvor ou desprezo nos bares à noite, ou ao redor da arena.

Tabela de Times

A seguir listamos em uma tabela diversos times para serem usados em crônicas de Street Fighter RPG. Tem para todos os gostos: times da Shadaloo, times bonzinhos, times muito cruéis, times só de soldados e por aí vai. O Narrador deve se sentir livre para alterar a composição de qualquer time que desejar, incluindo ou retirando elementos conforme achar necessidade. Os times estão separados pela experiência de seus membros.

Times Poderosos Times Medianos
Shadow Fist
Os Impronunciáveis
Black Dragon
Final Fight
Mad Gear
Skull Cross
Generais de Bison
Dragon Rising
Força Excessiva
Rolling Thunder
Extreme
Punhos de Relâmpago
Discípulos do Poder
Delta Red
Times Iniciantes
Os Corvos
Os Presságios
War House

Massacre do Anel Triplo
Chimu Nihon
Meteora
Mercadores Negros
Dream Team

Objetivos do Time

Normalmente o time tem um objetivo principal, o qual pode diferir dos objetivos individuais de determinados membros. Um objetivo pode ser “chegar ao Grande Torneio”, um objetivo que requer anos de treinamento por parte de todos; outro pode ser “destruir a rede de crime da Shadaloo“, uma tarefa aparentemente impossível, mas que pode se tomar possível se o time trabalhar junto e atacar os seus objetivos passo a passo, cidade a cidade.

Times de Torneios

Esta é provavelmente a razão mais comum pela qual Street Fighters iniciantes se unem em times. Muitos torneios de nível mais baixo aceitam apenas times, porque lutadores iniciantes não têm Honra ou Glória suficientes para chamar atenção para o torneio com suas presenças individuais. Times estabelecidos de Street Fighters chamam mais atenção do que lutadores individuais. Isto é especialmente verdade se o time tem um empresário capaz e uma imagem comum que chama atenção sobre eles. Qual é a principal razão para a fundação de seu time? Sugestões são oferecidas abaixo.

Por exemplo: Malcom Stonehands é um Street Fighter novato dos EUA que pratica boxe. Quando Malcom vai a um torneio, ele não chama muita atenção ou leva muitos fãs com ele. Contudo, se Malcom é um membro de um time de lutadores americanos no qual todos afirmam lutar pelo orgulho nacional, então o time (e portanto o torneio) pode ganhar mais atenção.

A maioria dos times de torneio é composta por lutadores que compartilham o mesmo estilo ou nacionalidade, mas alguns times de muito sucesso surgiram recentemente, combinando uma variedade de estilos de luta e origens nacionais. Muitos torneios para novatos têm turnos de times contra times, e times com uma maior variedade de estilos de luta tendem a se sair melhor nesses turnos. A variedade de estilos dá a um time maior flexibilidade, permitindo derrotar times em que todos os lutadores se baseiem em velocidade ou força ou um poder especial em particular.

Objetivo Comum

Grupos de Street Fighters também podem estar unidos por um objetivo comum. Por exemplo: tanto Guile como T. Hawk buscam vingança contra a Shadaloo e M. Bison. Este objetivo poderia manter os dois Guerreiros Mundiais trabalhando juntos até que completem sua missão combinada de vingança.

Outros grupos de Street Fighters podem buscar em conjunto o mesmo conhecimento de artes marciais. O mundo de Street Fighter é cheio de lendas sobre artes marciais e rumores de poderes especiais, poderes que apenas podem ser aprendidos com certos professores ou certos livros há muito perdidos, ou antigos pictogramas gravados nas paredes de uma caverna secreta nas selvas.

Por exemplo: todos os personagens podem ter ouvido falar que um lama tibetano no topo de um remoto pico do Himalaia ainda pode ensinar o lendário Chute do Escorpião, mas apenas para aqueles que conseguirem encontrar o professor e passar por certos testes. Cada personagem pode ter uma pista diferente sobre o paradeiro do professor. Portanto, apenas combinando o conhecimento de todos os personagens podem ter esperança de encontrar o recluso mestre e aprender a mortal técnica do Chute do Escorpião. A busca por conhecimento marcial pode unir personagens extremamente diversos.

Mesmo Estilo

Se todos os jogadores escolherem personagens que aprenderam o mesmo estilo de artes marciais (mesmo que cada um tenha poderes especiais e técnicas diferentes), é possível que todos tenham sido ensinados pelo mesmo Sensei ou venham do mesmo dojo (salão de treinamento), templo, academia ou base militar.

Praticar o mesmo estilo dá aos personagens um elo natural, não importa quais sejam suas motivações individuais. Seu treinamento anterior terá forjado fortes elos de amizade e  respeito mútuo. Os personagens podem até se unir para formar um time de torneio ou ter um objetivo comum — por exemplo, encontrar seu Sensei que misteriosamente desapareceu.

Exemplos de times podem ser encontrados na seção Personagens, no final da página, de acordo com a força do time.

Times de Street Fighters

Mais Referências

Os posts abaixo são de leitura extremamente recomendada para aprofundamentos da mecânica dos times em crônicas de Street Fighter RPG: