Trabalho em Equipe

Times de Street Fighters

Times são uma parte muito importante no circuito Street Fighter. A maioria dos torneios são eventos para times com combates simples somente nos níveis mais altos. Lutadores que acabaram de ingressar no circuito normalmente escolhem se juntar a um time devido aos promotores e empresários conseguirem tornar lutadores desconhecidos em grandes astros das lutas. Para um empresário descobrir grandes lutadores dentre as dezenas que vê todos os dias, ele precisa ver o melhor de cada um em combate e para isso forma os times.

Enquanto os lutadores iniciantes não são tão populares com os espectadores, times são melhores aceitos. De qualquer forma, empresários preferem gerenciar times de novos lutadores do que desconhecidos solitários.

Novos lutadores comumente gostam da idéia, uma vez que se sentem mais “seguros” em um time. Eles também podem se juntar em um time caso compartilhem uma ideologia ou estilo de luta.

Times normalmente vivem em uma casa ou apartamento conjunto. Isto é por que participar do circuito de lutas faz com que os lutadores estejam sempre na estrada, sem uma residência fixa. Se eles possuem uma, normalmente será uma residência pequena onde todos vivem juntos. Isto não é regra, mas a maioria dos times vivem assim. Empresários promovem este tipo de convivência para semear a solidariedade entre os membros do grupo. Na estrada, times irão frequentemente alugar uma suite simples ou a cobertura de um hotel na cidade onde a próxima luta acontecerá.

Nem todos os times tem um empresário, mas há sempre um membro do time que cuida dos negócios que surgem. É muito importante que a equipe possua um empresário bem capacitado para coordenar a carreira dos lutadores. Essa vida em conjunto também exige algumas Regras de Conduta para Times, como vistas no fim deste post.

Time Unido 

Um time de Street Fighters tem de permanecer unido. Atritos demais entre os membros podem dissolver um ótimo time — uma tragédia para a comunidade de luta, mas um ganho para os inimigos do time. Por esta razão, todos os times precisam de um líder. Esse líder não deve ser um ditador; ele ou ela deve apenas tomar o comando quando necessário, para coordenar combates entre vários oponentes ou impedir lutas internas, por exemplo.

Disputas internas, apesar de inevitáveis, devem ser mantidas em níveis aceitáveis. Conflitos devem permanecer fora, com os oponentes que o time enfrenta a cada torneio, e não dentro, entre os próprios membros. Contudo, certa quantidade de conflitos pessoais dentro do time podem dar mais tempero a uma sessão de RPG, especialmente se um dos personagens se opõe ao líder. Lembre-se, porém, que conflitos são entre os personagens, nunca entre os jogadores. Trabalho de equipe pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota…  

Lutando Juntos

Muitos times tem de reconhecer o valor de trabalharem juntos na arena. Os   membros destes times não lutam somente uns aos lados dos outros. Eles coordenam suas manobras pra aumentar sua efetividade como uma unidade. Muitas vezes, um time bem sintonizado pode fazer com que seus oponentes pareçam simples brigões de bar. um time pode começar a usar trabalho em equipe de duas formas. A primeira é se comunicarem mais no ringue e ter certeza de que um não está pisando no pé do outro. A segunda maneira são os Combos de Times.

Um Ataque Combinado em Time pode ser uma tática verdadeiramente maravilhosa. Eles podem efetivamente atordoar os mais fortes oponentes em um simples turno. Um Combo de Time é, em sua essência, vários ou todos os membros do time praticando uma série de ataques bem localizados em uma ordem precisa e eficaz. Leia mais sobre Combos de Times.

Empresário do Time

Times são usualmente organizados por um Empresário. Os times precisam
de um Empresário para cuidar dos vários detalhes associados a combinar
lutas em torneios. O empresário descobre onde é a luta, pergunta se o
time quer participar, compra as passagens de avião, reserva os quartos
de hotel e coloca o nome do time nas chaves do torneio. Sem um
empresário, todos estes pequenos detalhes iriam soterrar os lutadores,
deixando-os com pouco tempo para praticar — uma atividade importante
quando alguém tenta fazer os melhores lutadores do mundo beijarem a
lona.

Empresários sempre são interpretados pelo Narrador, mas é possível
que um jogador assuma este papel além de jogar com o seu personagem
normal. Mesmo porque Empresários são voltados principalmente para
negócios e têm pouco tempo para se aventurar entre os torneios. Não
espere que o Empresário se aventure em ruínas astecas juntamente com o
time. Ele precisa estar no telefonema para Las Vegas, combinando a
próxima luta.

Alguns times não têm muito dinheiro, e neste caso o Empresário deve
encontrar formas criativas de levar seu time através do mundo para
lutar nas Finais Tibetanas. Além disso, Empresários estão
freqüentemente nesta pelo dinheiro, e um time que tem pouco a oferecer
em termos de salário pode não ter um bom Empresário, apenas um
desesperado.

É claro, nem todos os Empresários precisam ser voltados para os
negócios. Alguns times podem ter um chefe da Interpol como
"Empresário", especialmente se eles não estiverem interessados apenas
em torneios — e sim no combate ao crime. Um Empresário também pode ser
um líder espiritual, como um xamã indígena que ajuda o time com sábios
conselhos.

Muito raramente um sensei assume o papel de Empresário, mas isso é
possível — especialmente se ele é velho e considera que seus dias de
aventuras terminaram. Alguns times têm um sensei e um Empresário.

A menos que o Empresário seja também um sensei, suas habilidades de
luta são normalmente baixas. Empresários podem conhecer um bocado sobre
a teoria das artes marciais, mas eles não têm tempo para praticar. A
maioria dos Empresários tenta acompanhar os oponentes e seus estilos
para ter certeza de que seus lutadores saibam o que estão enfrentando,
e tenham tempo para se preparar. Um mau empresário joga seus lutadores
em combates sem nenhum preparo, o que pode levar ao desastre quando
eles enfrentam oponentes que podem explorar suas fraquezas.

Empresários têm uma grande responsabilidade…

Regras de Conduta para Times

Há algumas poucas regras de conduta que quase todos os times de street fighters seguem:

Membros de times não saem do time até que outro lutador possa assumir seu lugar, se necessário. Obviamente se um membro sai por brigas internas, esta regra não se aplica.

Quando viajam estrada afora, todos os membros devem cuidar de seus colegas conforme a necessidade.

O empresário, ou membro empresário, é responsável por todos os compromissos, transporte, despesas, coletar os prêmios e distribuir aos vitoriosos do time.

Regras Opcionais de Times

Todos os membros devem manter suas habilidades em um nível semelhante ao dos outros membros do time.

Um membro que não está dando conta de vencer seus combates no ringue receberá dois meses para aperfeiçoar suas habilidades antes de ser escalado para um torneio novamente.

O empresário, ou membro empresário, irá determinar quando um time está sendo eficiente ou não. Isto será determinado pelo Posto do time e de seus membros.

Estas regras de conduta irão usualmente aparecer de uma forma ou outra no contrato dos lutadores quando eles assinam com um empresário para ingressar em uma equipe. o contrato é somente formalidade, uma vez que o circuito Street Fighter é ilegal.

Personagens