Crônica 2022 – Episódio 6: Os campeões do morro!

Episódio 5 aqui.

Voltando no tempo, ainda na Rússia, Korlov estava ajudando seus amigos a entrarem na balsa para atravessarem o rio e fugirem do país de carro após os escândalos no torneio da prisão e nas minas de gás. De repente, ele é cercado por seu mestre, Igor Vanko, e dois guardas da prisão. Igor não quer deixá-lo ir e quer levar ele de volta para a prisão, ou ao menos era isso que Korlov achou em um primeiro momento.

Igor Vanko

Igor proíbe os guardas de avançarem e diz que ele vai resolver com seu discípulo. Korlov decide então dispensar a ajuda de seus amigos e fica para trás, iniciando uma batalha com seu mestre o que mostra que ele tem ainda muito a aprender sobre apresamentos já que seu mestre o domina logo nos primeiros golpes.

No entanto, em um arremesso muito bem encaixado, Igor joga Korlov sobre um dos guardas, nocauteando-o. Korlov acha isso suspeito mas a luta continua. Em um apresamento sustentado em que Korlov consegue travar seu mestre, ele tenta se comunicar com ele e começa a suspeitar de que possa haver algum plano para derrubar os guardas em curso. Em um Suplex, Korlov joga seu mestre contra outro guarda, o qual é finalizado pelo próprio Korlov.

Igor conta a seu discípulo que havia sido enviado para capturá-lo, mas que retornará ao presídio dizendo que não foram capazes e que ele fugiu. Igor lhe dá dinheiro para deixar o país e diz para ele ir para bem longe, para a América do Sul, onde Yuri não poderá alcançá-lo. Além disso, Vanko revela a Korlov que foi ele que matou seu pai em uma suposta caçada de urso, a mando de Yuri. O pai de Korlov era o favorito a se tornar diretor do presídio e Yuri decidiu eliminá-lo, mandando seu guarda costas a fazê-lo, Igor neste caso, que tinha uma dívida de vida ainda da época da Segunda Guerra. Korlov fica com sentimentos mistos em relação a isso e jura que um dia voltará para se vingar de Yuri.

Ele aceita o dinheiro de seu mestre e foge por terra, de ônibus, em uma viagem que dura vários dias. Depois disso, pega um avião para o Brasil, lembrando-se das sobre o Rio de Janeiro que teve com Edu. Então voa para lá, coincidentemente no mesmo avião que transportava o corpo do falecido Eddy Gordo.

Rio de Janeiro

No Rio, Korlov chega a ir ao enterro de Eddy Gordo, esperando encontrar seu discípulo por lá, mas sem sucesso. Então ele ruma para o Morro do Dendê, a fim de se encontrar com seu amigo, achando com facilidade a casa dele ao conversar com um mototaxista que apesar de enrolar bastante ele levando-o a um tour pela cidade ao invés de apenas executar sua corrida.

No Morro do Dendê, Korlov descobre a casa de Edu já que ele é figura famosa na comunidade por causa da ong. Indo até lá, ele interage com a mãe de Edu mas fica esperando na calçada, enquanto bebe uma vodka.

Do outro lado da cidade, o grupo volta ao morro depois do velório do sensei Gordo. Avisado pelos milicianos de que um russo estaria de tocaia na frente da sua casa, Edu e seus amigos armam um plano para emboscá-lo. No entanto, Korlov não é surpreendido facilmente e se engalfinha com Edu que tentou atacá-lo pelas costas e acabam derrubando a porta da casa.

Ao ver o seu amigo de volta, todos ficam felizes exceto a mãe de Edu que fica furiosa com o estrago. Todos descansam para, na manhã seguinte, decidirem o que vão fazer.

Mestre Monteiro

Na manhã seguinte eles vão até a ong para ver como está tudo por lá. Depois de uma rápida aula eles tem a decisão de aguardar Denzil para assinatura dos papéis, embora Edu não saiba ainda o que será da Fundação Gordo, ou ir até a prisão para falar com Mestre Monteiro. Devido à sugestão de Christie de manter a Fundação e colocar seu avô cuidando da ong, acabam optando pela segunda alternativa.

Na prisão, Christie consegue autorização para visitarem seu avô. Conversando com Mestre Monteiro, que está muito triste pela morte de Eddy Gordo. Monteiro conta como ele foi parar ali. Monteiro estava em um bar há anos atrás com seu colega de time, Armor King quando conheceram Craig Marduk.  Em uma briga após uma brincadeira, Marduk teria matado Armor King em combate, mesmo Monteiro tentando impedir, e Marduk teria sido preso por isso. Até aí tudo bem.

No entanto, alguns anos depois Marduk foi misteriosamente foi retirado da prisão e o processo de investigação reabriu, acusando Monteiro no processo de matar seu próprio colega de time. Monteiro foi preso por homicídio e foi na cadeia que conheceu Eddy Gordo, outro preso por um crime que não cometeu e que acabou adotando-o como seu discípulo, caso contrário Eddy teria sido assassinado por ser um playboy riquinho.

Quando Eddy saiu da prisão, ele começou a investigar Marduk que se tornou o chefão do Morro do Careca depois de sair da cadeia. Ele descobriu uma ligação da sua saída com Heihachi Mishima e sua organização, que teriam ajudado inclusive ele a subir ao poder na comunidade. Isso levou Eddy ao Japão, o que infelizmente trouxe a sua morte.

Como o suposto crime de Monteiro é inafiançável, somente se encontrarem novas provas sobre o caso, quer inocentando Monteiro ou acusando Marduk, é que poderiam tirá-lo de lá e essa se torna a missão principal de Christie e Edu, que decidem buscar ajuda com o chefão do Morro do Dendê por sugestão de Monteiro, já que existe uma espécie de circuito de lutas ilegais nos morros cariocas, o Intermorros, e que poderiam usá-lo como pretexto para se infiltrar no Morro do Careca.

Morro do Dendê

Os heróis rumam para o Morro do Dendê novamente e sobem até o topo, para conversar com o chefão da comunidade. Chegando lá a segurança é muito alta e o grupo é indagado o que estão buscando ali. O grupo quer lutar representando o morro, mas é sinalizado que Dendê já possui o seu time de lutadores, ao que o grupo sinaliza ousadamente que gostaria de derrotá-lo.

Os heróis recebem autorização para falarem diretamente com Dendê, em sua mansão no ponto mais alto do morro. Lá, eles são bem recebidos em uma festa com muitas mulheres, música, churrasco e cerveja. Korlov rapidamente se enturma, embora reclame do baixo teor alcoólico das bebidas. Dendê é um sujeito baixinho e mau encarado e está rodeado de mulheres. Ele é careca e sua pele parece reluzir esverdeada, em um tom meio alienígena alguns diriam. Ele fuma o tempo todo e recebe Edu de bom grado uma vez que seus homens lhe avisam que é o responsável pela ong de Capoeira e que está em dia com todos os pagamentos à milícia do morro.

Após conversarem com Dendê e falarem do seu interesse em derrubar Marduk, descobrem que Dendê é o seu rival. Dendê comenta que seu time de lutadores vai representar o morro no Intermorros e acha curioso que eles achem que podem derrotá-los e tomar seu lugar. Dendê fica curioso com esta ousadia e manda chamar seu time de lutadores, o Namekusei Team, um time meia boca de lutadores que facilmente é massacrado pelo Dream Team em uma luta de 3×3, sem perderem nenhum lutador.

Com isso, conseguem convencer Dendê que são um time muito melhor para representar a comunidade no Intermorros. Por segurança, Dendê entrega a Edu uma pistola, e lhe avisa que no Morro do Careca tudo pode acontecer e que ele deve levar ela consigo.

Conversando entre si, eles discutem o que farão uma vez que estiverem em pleno morro inimigo. Logo descartam, levar Christie junto, já que ela é sabidamente ligada a Mestre Monteiro e Eddy Gordo e está proibida de subir o Careca.

Morro do Careca

À noite os heróis partem em uma kombi rumo ao Morro do Careca com dois milicianos armados, seguido de uma Blazer blindada com Dendê e milicianos e mais duas Agrales, com dois milicianos cada. Ao passarem pela comunidade, descendo o morro, eles reparam os moradores com medo, fechando seus comércios e se escondendo em seus lares.

O comboio sai na avenida e logo chegam ao pé do Morro do Careca, onde são cercados por milicianos rivais com panos na cabeça e rosto e óculos escuros, parecendo todos iguais. Eles conferem os passageiros dos carros e os autorizam a subir o morro em direção ao topo, onde o torneio irá acontecer.

Chegando lá, encontram diversos grupos vindo de outros morros como do Alemão, do Coco, do Macaco, da Onça e outros. É uma grande festa com muito samba da Portela, churrasco, mulheres bonitas…E logo chega um caveirão preto rebaixado, com um comboio de carros e motos o protegendo. Por um momento todos acham que pode ser a polícia, mas logo percebem que é o anfitrião do evento, Craig Marduk, que logo deixa o carro com uma roupa de gala, ao que o veículo volta à sua altura normal assim que é removido o peso do mesmo de seu interior.

Marduk cumprimenta os líderes dos outros morros, não sem antes zoar a estatura de Dendê que não gosta nem um pouco da piada. Ao rumar para onde será a arena, uma área aberta ao lado de um precipício, ele percebe que ela não está pronta para o torneio e discute discretamente com seus subordinados que esqueceram de remover uma pilha suspeita de pneus queimados que ali está, bem como esqueceram de limpar uma poça de sangue que foi deixada após algum confronto que ali passou, o que Korlov comenta acreditar que seja de algum combate anterior, algo normal.

Logo mais Marduk anuncia que o torneio vai acontecer e que agora o Intermorros se tornou uma etapa classificatória para um torneio muito maior chamado O Rei dos Lutadores, um torneio mundial onde representantes de vários países estão sendo escolhidos para participar e que ele pretende levar o seu time. No entanto ele não pode simplesmente decidir isso sozinho e portanto o Intermorros irá sortear dois times que representem as comunidades e que lutarão entre si para decidir quem vai.

Em uma espécie de bingo, fica meio evidente que Marduk parece estar manipulando o sorteio da primeira bolinha, onde sai o nome do Morro do Dendê. Na sequência, sem qualquer surpresa, Marduk manipula novamente o sorteio para que saia a bolinha do seu time, fazendo com que a decisão do Intermorros seja dada pelo resultado de um combate dos morros rivais.

Apesar disso, Dendê comenta com seu time que Marduk é um lutador profissional e que possivelmente jogará limpo. Apesar disso, a quantidade de milicianos armados ao redor da arena não deixa os heróis nem um pouco tranquilos.

O Combate

O combate entre os dois morros vai começar e ele será de três contra três lutadores. No time do Morro do Careca, Craig Marduk lidera com outros dois lutadores desconhecidos que parecem kickboxers. No Dream Team, eles decidem que Raj, Kiet e Edu irão lutar, e que Korlov deveria buscar alguma brecha para investigar Marduk e sua organização, já que precisam usar algo para inocentar Monteiro.

O combate começa com Marduk, já trajado em sua roupa de Vale-Tudo, voando pelos ares e golpeando Kiet com tudo, quase derrubando-o precipício abaixo. Os colegas do wrestler iniciam de forma mais moderada, desferindo socos rápidos e se aproximando de seus oponentes, forçando-os a ficarem cada vez mais próximos do desfiladeiro, enquanto preparam seus melhores golpes para encaixá-los com perfeição ao longo dos turnos seguintes procurando reverter a ofensiva.

Rapidamente é percebido que Marduk está um nível acima dos lutadores, mostrando ser um veterano do circuito. Sendo assim, o time trabalha em conjunto para se livrar dos golpes dos aliados de Marduk mas ao mesmo tempo combinam seus golpes para evitar que ele consiga encaixar sua especialidade, os agarrões, ora se mantendo longe, ora derrubando-o ou atacando com toda força e desorientando-o.

Essa orquestração de ataques focados em Marduk chama atenção dos seus guardas que mandam tiros de aviso contra o time, para que eles não façam uma luta desonrada. Claramente uma ação que prejudica o time mas que eles não permitem que os abale. Enquanto que os colegas de Marduk se ferem grave e rapidamente através das ações do Dream Team, Marduk é incansável em judiar deles com seus golpes aéreos extremamente ágeis, com seus socos e chutes poderosos mas graças às ações em conjunto, não consegue engatar seus mais poderosos golpes de apresamento, o que inclusive poderia culminar na queda de algum deles do morro.

Seus aliados também, embora muito mais fracos, mostram-se oponentes perigosos, principalmente quando começam a mostrar técnicas mais elaboradas como o Spinning Clothesline que golpeia e os empurra em direção à morte. A luta vai avançando turno após turno e apesar de castigados, os aliados de Marduk permanecem em pé e mesmo após uma sequência de golpes que derrubaria um elefante, Marduk também. Já o Dream Team, aos poucos, começa a mostrar sinais de cansaço e a luta começa a se desenhar para os turnos finais.

Em um erro estratégico, o time deixa Raj desprotegido cara a cara com Marduk que está prestes a desferir um poderoso agarrão para golpear o indiano no estômago. Ele avança, segura Raj com um braço mas quando tenta golpear sua barriga, o esguio praticante de yoga usa de poderosos ensinamentos e consegue deslocar seu abdômem quase o conectando em suas costas, fazendo com que Marduk não apenas erre o seu ataque, mas desloque seu ombro com o mau jeito, o que lhe prejudicaria a partir de então. No entanto, este mesmo movimento faria com que Raj não conseguisse desferir com êxito o seu mais forte golpe, o Yoga Flame que poderia decidir o combate, que falhou em uma bola de fumaça. Para piorar, em uma nova tentativa de liquidar o gigante brasileiro, Kiet erra uma rasteira e os aliados de Marduk partem para evitar que seu líder seja derrubado, enquanto que os atiradores se preparam novamente.

No minuto derradeiro do combate, os heróis conseguem derrubar um dos aliados do Golias calvo, enquanto se movimentam pela arena a fim de encaixar seus golpes e esquivar dos oponentes, conseguindo repetir o feito na sequência até que, enfim, Kiet consegue dar o golpe final que derrubaria Marduk em um belo nocaute à base de joelhadas.

O silêncio é ensurdecedor.

O time de Marduk

O clima fica pesado, alguns morros tratam de ir embora e o narrador timidamente toma o microfone para anunciar a vitória do Morro do Dendê. Existe uma pequena comemoração e logos os paramédicos correm para cuidar do time perdedor, enquanto que os vencedores ficam felizes mas meio sem entender o que vai acontecer agora. Para piorar, Korlov não teve tempo de fazer nada a respeito da investigação que estava programada.

Aos poucos o clima se torna um pouco mais festivo e eles discutem com Dendê se devem ou não ir embora, com Korlov inclusive questionando onde está o prêmio que deveriam receber pelo torneio. Entre ir embora ou ficar mais um pouco, a decisão parece ter sido tomada por Marduk, que chama o time vencedor até seus aposentos a fim de conversar com eles melhor.

Dendê alerta eles que possivelmente é uma armadilha e que não devem ir. No entanto, como os heróis não querem voltar para casa de mãos vazias, vêem nessa conversa uma maneira de se aproximarem mais de Marduk e talvez conseguirem algum material. Korlov pede uma pistola a Dendê, que entrega a ele e lhes dá uma aviso: ele vai esperar mais 5 minutos na saída da mansão e depois disso irá embora com ou sem eles.

O grupo adentra na mansão de Marduk não sem antes serem revistados e terem suas armas confiscadas, para tristeza de Edu, que cogitava inclusive matar o chefão. Eles atravessam a mansão, percebendo a quantidade de guardas presentes e que talvez esta fosse sua última caminhada, como detentos que rumam para a pena de morte. Chegando do outro lado da mansão, no segundo andar, encontram Marduk em uma jacuzzi recebendo cuidados de uma massagista asiática, fumando e bebendo. Ele os convida para comer, beber e relaxar com ele. Korlov rapidamente aceita, enquanto que Kiet e Raj agem mais timidamente.

Marduk parece interessado no exótico time de estrangeiros e vai ganhando a confiança de todos, exceto de Edu que se recusa a entrar na banheira e compartilhar do momento de descontração proporcionado pelo anfitrião. Ele reconhece que perdeu e como prêmio oferece cheques de R$1.000 a cada um deles, o que deixa-os felizes, mas com um pé atrás. Quando Marduk volta a falar do torneio Rei dos Lutadores que ele citou mais cedo, mostra-se mais claro quais os seus planos.

Marduk quer que o Dream Team seja o SEU time no torneio Rei dos Lutadores, sendo que a próxima etapa será em Manaus, em dois dias. Ele lhes oferece as passagens, o hotel, dinheiro para seus gastos e todas as mordomias que um time patrocinado por um chefão do crime pode ter. Os heróis ficam em uma sinuca de bico e Edu está inconsolável pois ao invés de estarem derrubando um oponente, parecem estar justamente se aliando a ele.

Quando questionado sobre seu time atual, Marduk dá a entender que já cuidou deles e que não pretende ele próprio ir a Manaus, por isso gostaria que eles fossem em seu lugar. Raj chegou a cogitar deixar o local, mas os guardas dão a entender que barrariam sua saída e ele descarta iniciar um confronto. Lá fora, é possível ouvir inclusive o comboio de Dendê indo embora, deixando os heróis sem opção.

Eles são liberados amigavelmente e vão para casa. Ou melhor, para a casa de Edu.

Edu e Christie

Ao chegarem no morro os milicianos ficam surpresos, achando que eles tinham sido executados no morro do Careca.

Chegando em casa, vitoriosos mas ao mesmo tempo com um sabor amargo na boca, eles vão descansar não sem antes presenciar Christie que aguardava o retorno deles, achando que eles tinham sido derrubados no torneio ou pior, executados, já que Dendê voltara sem eles ao morro.

Edu não se contém e ele e Christie se dão um longo abraço, fazendo com que os demais entendam o que vai acontecer e deixando os dois a sós. Christie e Edu se declaram e dormem juntos esta noite. Uma noite de tranquilidade, algo raro na vida dos dois nestes tempos tumultuados.

Na manhã seguinte, os heróis acordam antes do casal e brincam com a mãe de Edu que não sabe nada do ocorrido na noite passada. Ele fica brava com as brincadeiras e Edu e Christie decidem tentar esconder sua relação mais um pouco. Enquanto que Edu desce para o café da manhã, Christie sai pela janela e dá a volta na casa, como se estivesse vindo da rua.

Agora, há um dia de viajarem para Manaus, os heróis tem duas missões antes de viajar: realizar uma tentativa de soltar Monteiro na base do suborno e decidir o que fazer com a Fundação Gordo e obter a assinatura de Denzil. Então o time se separa.

Raj e Korlov vão para o presídio e atrapalhadamente tentam pagar com os prêmios do torneio a fiança e depois até mesmo um suborno para tirar Monteiro da cadeia. Conversando com o diretor do presídio eles entendem que o homem parece bem reticente em aceitar suborno, principalmente em cheques de um chefe do tráfico carioca, o que eles percebem que realmente foi um erro. Discutindo alternativas eles entendem junto do diretor que se conseguirem capturar Marduk, que o diretor tem seus próprios meios de tentar tirar algo dele, mas que ele por si só não pode fazer esta operação.

Do outro lado da cidade, Christie, Edu e Kiet rumam para Copacabana se encontrar com Denzil que esteve na ong procurando por eles mas não os encontrou. No caminho, Christie e Edu parecem discordar sobre o futuro da Fundação. Enquanto que Edu parece convencido de que vender tudo seria a melhor opção, Christie já havia prometido a seu avô que ele tomaria conta da ong após sair da prisão. Isso abre uma rixa na situação recente do casal e pode fazer com que eles não se juntem de fato.

Além disso, é terça-feira, eles possuem viagem marcada para quarta e na sexta o Apostador espera que Kiet tenha concluído a sua missão.

Episódio 7 aqui.