Crônica 2022 – Episódio 10: Problemas na Tailândia

Episódio 9 aqui.

“Onde está Korlov?”

Essa é a pergunta do time Tagas quando sobem ao ringue, aos pés da estátua de Buda na Tailândia. Seu colega saiu para comprar bebida e não foi mais visto. Mas eles não tem tempo para pensar nisso agora, já que estão para ficar cara a cara com seus oponentes. E não seriam quaisquer oponentes, como logos eles descobririam…

Do alto do camarote, Bison sinaliza para Heihachi e seu time subirem ao ringue, para desespero do grupo. Além do velho inimigo, Marduk e Ganryu também sobem ao ringue, já que a luta seria de três contra três. Após se surpreenderem com a maquinação do torneio para colocá-los cara a cara com seus inimigos, eles decidem a sua formação: o monge enfrentaria o sumotori, o capoeirista enfrentaria o chefão japonês e o thai kickboxer enfrentaria o lutador de Vale Tudo.

Heihachi brada em tom de ameaça que vai acabar com isso hoje e o round começa. Ganryu responde ao gongo e voa no ar se atirando sobre o indiano que responde desferindo uma saraivada de bolas de fogo. Uma explosão de chamas e fumaça atinge o sumotori que ultrapassa elas muito queimado mas consegue desferir um golpe muito poderoso em seu oponente, causando danos que lhe custariam muito caro mais tarde.

Próximo deles, Marduk tenta agarrar seu oponente para impedi-lo de atacar ao mesmo tempo que quebraria seu corpo, mas é golpeado incessantemente pelo tailandês com fortes cotoveladas e joelhadas, sendo derrubado várias vezes fazendo jus ao ditado “quanto maior o tamanho, maior o tombo”. A agilidade e velocidade de Kiet e seu recém aprendido combo trazem uma superioridade sobre o estilo lento e agressivo do brasileiro.

Também ao lado, Heihachi parte para cim de Edu tonteando-o em um único e poderoso ataque que o deixa sem ação, mostrando claramente ao público que esta não seria uma luta fácil para os heróis e inflamando as apostas contra eles. O que se segue é que Heihachi e Edu trocam golpes de maneira extremamente técnica, sem correrem riscos desnecessários. A experiência do japonês é algo que nota-se em cada movimento, buscando brechas no estilo do seu oponente que não se mostra muito versátil para enfrentar um lutador veterano como esse.

Raj tenta finalizar Ganryu com um Yoga Flame mas o japonês escapa, trocando de par com Heihachi e passando a enfrentar Edu. Em um movimento desesperado Edu se move pelo ringue para se desvencilhar de dois possíveis oponentes mas cometendo o erro de deixar Raj encurralado em um canto a sós com Heihachi. O velho japonês não perdoa e salta no ar desferindo um poderoso Hurricane Kick que embora em um primeiro momento não acerte o indiano, tem dois giros implacáveis e bem colocados que derrubam ele sem piedade contra a estátua de Buda e depois contra o solo. O Dragão Cuspidor de Fogo caiu.

Do outro lado da arena Kiet tem a luta sob controle, apesar de estar na mira de dois lutadores. Ganryu e Marduk já estavam seriamente feridos e rapidamente ele e Edu conseguem derrubá-los, mas a alegria dura pouco ao verem que Heihachi golpeava ferozmente seu amigo mesmo desacordado, em vingança pela derrota recente no Rio nas mãos dele. Raj estava correndo sério risco de vida.

Kiet e Edu então começam um jogo técnico com o japonês, já que a luta se encaminhava para os segundos finais. O japonês tentando desferir um golpe decisivo, ao mesmo tempo que não podia baixar a guarda para não ser pego de surpresa. Eis que o gongo soa e é anunciada a vitória por pontos do Tagas Team. Edu corre para socorrer Raj e não percebe que Heihachi não parou de lutar contra Kiet.

O japonês segue incessantemente atacando o tailandês, que apenas foge de seus golpes, tentando cansá-lo e se aproveitando dele estar cego de fúria. Irado, Heihachi resolve apelar e puxa uma pistola da sua roupa, baleando Kiet no processo que é pego desprevenido. O tiroteio assusta a multidão, o torneio vira uma bagunça e Tagas surge de carroça para salvá-los da ira de seus inimigos e também para levar Raj ao hospital, fugindo dali.

Raj Hospitalizado

Em Bangkok, Raj é atendido no Pronto Socorro e tem de se submeter a uma cirurgia. Ele sofreu muitos traumatismos cranianos e corre risco de vida. O grupo fica no hospital esperando notícias, enquanto que Tagas leva Kieta para casa, prometendo voltar pela manhã com informações do torneio e para levá-los embora.

Logo mais quem liga para eles é Lei Wulong, que conheceram no Japão. O detetive asiático tem uma informação importante para Edu: um informante seu descobriu que uma fita de segurança da Mishima Zaibatsu, que serviria para incriminar Heihachi pelas pesquisas ilegais e outros crimes nos subterrâneos da empresa, foi roubada na confusão que eles causaram recentemente por lá.

Um lutador desconhecido que teria sido solto pelo grupo na fuga roubou a fita e Heihachi estaria caçando ele. Um segundo informante teria confirmado que este lutador estaria na Tailândia, no mesmo torneio que eles. Talvez sendo este o motivo de Heihachi estar aí também. Edu fica com a missão de encontrar este lutador assim que voltarem ao torneio, no dia seguinte.

Pela manhã, a notícia que eles esperavam: Raj respondeu bem à cirurgia e acorda poucas horas depois, ainda muito debilitado, mas estável. Eles conversam sobre o que aconteceu e se mostram apreensivos com o destino do time agora que estão com Korlov desaparecido e Raj em um cadeira de rodas. Embora tenha recebido alta, o indiano não está em condições de lutar e apenas deixou o hospital pela falta de leitos. Os ferimentos agravados que sofrera no combate ainda não se mostram curados em tão pouco tempo e Tagas vem escoltá-los para casa.

No caminho ele explica que a próxima chave do torneio será ainda mais complicada: apesar dos combates serem em duplas, o que ameniza o problema da falta de lutadores no time, os seus oponentes são figuras conhecidas: Charles Nash e Dhalsim. Estariam eles sendo controlados de alguma forma pela Shadaloo?

Recomeçando o Torneio

Outra surpresa para o grupo é que a segunda fase do torneio aconteceria na Arena de Kiet / Dojô de Tagas. Sim, devido à confusão envolvendo armas de fogo na Estátua de Buda onde lutaram no dia anterior, as autoridades locais proibiram a continuação do torneio por lá, visando proteger o patrimônio público e religioso.  Como já haviam negociações entre Tagas e a organização do torneio para que acontecessem lutar por lá, eles agilizaram esse acordo e a segunda rodada estreia a participação da Arena Kiet no circuito Street Fighter.

Muita gente de tudo quanto é lugar começa a aparecer para assistir ao torneio, principalmente os fãs locais de Kiet e seu mestre. A arena é organizada às margens do rio e um camarote construído com cana para que os convidados mais ilustres possam ficar confortáveis. O grupo reconhece Simon Greedwell, magnata tailandês, junto de executivos com broches de caveira. Também reconhece Heihachi Mishima, que está com seu urso Kuma. E logo chega o helicóptero negro da Shadaloo novamente nos arredores, descendo inicialmente alguns soldados de preto, depois Sagat, Nash e Dhalsim, além do clérigo sombrio que eles conheceram na Rússia.

Então era verdade. Realmente teriam de enfrentar Nash e Dhalsim, dois lutadores sabidamente mais poderosos que eles e que estavam claramente sob algum tipo de controle mental. Edu percebe no semblante do clérigo que ele estaria controlando-os de alguma forma e mesmo Raj tentando acordar seu mestre aos berros, não teve sucesso. O combate era inevitável. Na plateia, Bison não estava presente, com Sagat atuando como guarda costas do clérigo (que estava no comando) e também para ajudar a manter os cativos na linha.

Fogo Amigo

A luta começa com Edu de frente para Nash e Kiet para Dhalsim. O olhar vago e distante de seus oponentes denotava que claramente eles não se importavam com nada do que estava acontecendo ali e que agiam sem vontade própria. O gongo soa e Kiet sequer tem tempo de partir para cima de Dhalsim, que se teleporta magicamente, deixando o tailandês sem saber o que fazer. Alheio à isso, Edu parte para cima do americano que assume uma postura defensiva que ele manteria por boa parte do combate, para não permitir que o brasileiro o nocauteasse.

Fora da arena, Raj traça um plano. Ele começa a dar a volta na arena de carreira de rodas para se posicionar atrás do camarote e de alguma forma tentar atrapalhar o clérigo dando algum tipo de vantagem para seu grupo.

Enquanto isso, o combate segue feroz. Dhalsim reaparece um segundo após sumir, mas bem atrás de Kiet, pegando-o desprevenido em um combo e imobilizando-o em um Brain Cracker. Já Edu consegue manter o militar loiro na defensiva, fazendo com que ele tenha de abortar sucessivas vezes a fim de não levar injúrias maiores e evitando ele próprio de sofrer qualquer dano. A repetição dessas duas estratégias avança pelos segundos seguintes, com Kiet passando a compreender melhor seu adversário e embora não conseguisse acertá-lo, também evitava de sofrer grandes danos. Mas então que o plano de Raj entra em ação.

Atrás do camarote, Raj invade a mente de seu mestre telepaticamente para livrá-lo do controle mental do clérigo. Usando de seus conhecimentos místicos, ele consegue entrar sem grande dificuldade e encontra o clérigo lá dentro, decidindo travar um combate astral com ele pela liberdade de seu sensei. Esse duelo faz com que Dhalsim fique atordoado algumas vezes no combate, o que Kiet aproveita para lhe causar grandes ferimentos e assumirem a vantagem no combate, em um movimento de honra questionável.

A poucos metros dali, Edu segue mantendo Nash na defensiva que até tenta emplacar seus mais poderosos golpes, mas sem sucesso pois tem sempre de abortar para evitar ser derrubado ou nocauteado pelo brasileiro, que estava implacável (e impecável) neste combate. Dhalsim então decide trocar de oponente com Nash, indo para cima de Edu e desorientando um pouco a dupla, embora nitidamente não havia mais tanta energia Chi no indiano. Seria por causa dos exageros cometidos no início do combate ou pela ação de Raj duelando mentalmente com o clérigo em sua cabeça?

O combate começava a se aproximar dos segundos finais e o time ganharia por pontos se continuasse desse jeito. Dhalsim prepara-se para desferir uma poderosa bola de fogo, que é interrompida pela ação de Raj em sua mente. Edu ao invés de aproveitar a vantagem tenta ajudar chacoalhando e gritando para Dhalsim acordar, enquanto que Kiet seguia evitando os golpes mais fortes de Nash enquanto tentava aplicar os seus. O clérigo se irrita e manda os guardas pegarem Raj, que decide interromper sua batalha mental paras e defender dos numerosos solados que o encontram atrás do camarote.

Na arena, Dhalsim desfere uma última rajada de fogo, que Kiet desvia, acertando na platéia que passa maus bocados para se esquivar. Já Nash manda um Sonic Boom em  Edu, ambos em uma tentativa desesperada de reverterem a desvantagem dos pontos, mas sem sucesso. O gongo soa e a vitória é do Tagas Team. A plateia vai à loucura e invade a arena para congratular os campeões. Nos fundos do camarote, Raj recebe a ajuda de Tagas para derrubar os soldados, bem a tempo de evitar que o indiano sofresse novos ferimentos possivelmente mortais.

Raj vai até a multidão tentar encontrar Dhalsim, enquanto que Edu também tenta avançar para encontrar Nash, mas ambos acabam se encontrando e não acham quem procuravam. No camarote, o clérigo também não é mais visto, apenas Heihachi irado pelo resultado e Simon Greedwell aplaudindo animado, enquanto que Sagat demonstra indiferença.

Definindo a Final

Mais tarde, a segunda luta da semi-final é com a dupla Adon e Deus do Muay Thai (um lutador local que inclusive foi vencido no primeiro torneio que participaram), contra Shoujo Tora (a mesma que havia derrotado Raj antes) e Miguel Caballero Rojo, um lutador espanhol que estava por ali. Quando questionado sobre essa dupla estranha, eles descobrem que o Apostador teria formado a mesma pois este tal de Miguel veio de fora e não tinha dupla no torneio. De qualquer forma, Adon e seu colega derrotam-os com certa facilidade, aproveitando o palanque para dar um sermão em Sagat e se auto intitular o verdadeiro campeão tailandês uma vez que seu antigo mestre havia perdido para o japonês Ryu recentemente, perdendo o título de campeão dos Street Fighters.

Conversando com o Apostador sobre os resultados do torneio eles descobrem que ele não está nada feliz, já que perdeu dinheiro nas últimas duas apostas contra eles. Além disso, descobrem que todo o dinheiro pelo uso da arena nesta fase do torneio, mais uma comissão pelas apostas, foi direto para o bolso de Simon Greedwell, que alegou ser o dono de todas essas terras. E de fato ele é.

Isso apenas acende ainda mais a vontade do grupo de dar uma lição no magnata tailandês e libertar o povo local, principalmente a mãe de Kiet, de sua tirania. No entanto, quando Kiet faz menção de ir resolver isso agora com Simon, sua mãe o interrompe, recontando a história de que seu pai sumiu ao tentar fazer o mesmo no passado e que ela prefere viver como escrava os próximos 30 anos para pagar as dívidas da família do que perder seu filho.

Saindo dali eles vão para a mercearia/bar fora da vila onde está abarrotada de gente graças ao aumento de turistas na região. Edu decide ligar para a Embaixada Americana, a fim de avisar que Nash está vivo o que a atendente não acredita, mas fica de passar a informação para Guile. Tentando avançar com o caso da fita da Mishima Zaibatsu, eles interrogam o Apostador sobre os demais participantes do torneio e descobrem que a pessoa que eles estão procurando seria Miguel, o hispânico que conheceram mais cedo na luta contra Adon. No entanto, ao que tudo indica mais alguém sabia dessa informação e estaria atrás de Miguel também, o que deixa o grupo intrigado, mas também o Apostador.

Interrompendo os flertes de Edu com as locais por Kiet, e deixando-as apenas com Tagas, o grupo decide rumar para Bangkok a fim de ir no hotel onde Miguel está hospedado antes que ele rume para um novo destino já que perdera no torneio. Eles pegam a carroça e partem em viagem o mais rápido que podem, pois no dia seguinte tem a final.

Procurando o Espanhol

Chegando em Bangkok, no hostel onde se hospedam os lutadores geralmente (e onde eles próprios ficaram no primeiro torneio), eles ficam sabendo que Miguel já saiu dali, em uma limusine com Simon Greedwell. Essa informação deixa o grupo na dúvida se Simon estaria fazendo isso para ajudar Heihachi ou para prejudicá-lo de alguma forma, já que ambos trabalham para a Shadaloo mas não são aliados entre si, até onde se sabe.

Investigando o quarto onde Miguel esteve, eles encontram rastros de que ele havia deixado uma fita cassete em um criado-mudo e que o videocassete da pensão tinha sido usado recentemente para assistir algo. Mas nem sinal de Miguel ou da fita.

Na volta para a aldeia, decidem passar pela mansão de Simon, mas quando chegam na imensa propriedade acabam desistindo de invadi-la nas condições que estão, pois sequer tinha descansado da luta anterior e outra começaria em algumas horas. Na mercearia, quase chegando na vila, ainda ninguém tem notícias de Korlov, mas Guile liga pra eles pois havia recebido o recado de Edu. Emocionado com a chance de rever o seu amigo, Guile decide rumar para a Tailândia com um caça americano e ameaça inclusive bombardear o lugar se for necessário para salvar o mesmo. Edu o repreende e tenta usar da situação para beneficiar sua família, que está presa nos EUA, mas Guile não parece muito interessado em ajudar imigrantes ilegais e diz que possivelmente eles serão deportados de volta ao Brasil.

Retornando à casa de Kiet, Edu pega a mãe do amigo e seu mestre namorando escondidos e os surpreende, causando grande embaraço para o casal que segue desmentindo o fato. Tagas chega a fugir pela janela da casa e a mãe de Kiet acusa Edu de estar espionando ela nua, criando um clima ruim na casa. Pouco depois um barulho surpreende a todos e pousa próximo dali um caça da USAF. É Guile que desce parecendo o Rambo: todo armado e pintado para guerra.

Ele decide fazer da casa de Kiet a sua base de operações na Tailândia e provoca bastante confusão com todos pelo seu ímpeto de querer resolver o problema a qualquer custo, mesmo que isso coloque em risco os civis tailandeses. Convencido pelos demais de que seu caça não pode ficar por ali pois vai chamar muita a atenção, o americano parte com ele e deve voltar logo, possivelmente deixando-o em uma base da OTAN mais próxima dali.

Então Tagas retorna à residência com a maior cara de pau, desconversa qualquer coisa a respeito do seu envolvimento com Kieta e avisa o grupo de que a final será na mansão de Simon Greedwell, logo mais à tarde e que eles devem ir para lá. Eles partem de carroça, usando do telefone do bar no caminho para avisar Lei Wulong sobre Miguel. Lei parece estar de mãos atadas e sem ideias do que fazer então o grupo decide rumar para a final do torneio de qualquer forma, já que estariam mais perto de seus inimigos e, se Miguel tiver sido capturado por Simon, poderiam encontrá-lo mais facilmente.

Chegando lá, vêem logo de cara a limusine de Heihachi estacionada próximo de onde deixam a sua carroça. O jardim frontal da mansão está todo decorado esperando os visitantes e no caminho da entrada até a mansão notam toda a grandiosidade do empreendimento, com a mansão, jardins, lagos, outras residências de serviço menores e muito mais. É uma riqueza muito contrastante com a pobreza da vila que sustenta Simon.

Alguém da organização do torneio avisa Edu que a final seria um contra um e questiona quem enfrentará Adon pela vaga tailandesa no torneio o Rei dos Lutadores. Será Edu a subir no ringue? Ou será Kiet? Certamente não é Korlov, que está desaparecido, nem Raj que está mais interessado em investigar o local a fim de encontrar Miguel ou até mesmo seu mestre, de repente.

Mais isso somente no próximo episódio!

Episódio 11 aqui.