Crônica 2022 – Episódio 9: Surgem os Tentáculos

Episódio 8 aqui.

Edu, me solta cara, te pago o dobro do que o Dendê” é o que diz Craig Marduk, o até então chefão do Morro do Careca. O jovem capoeirista, que segura o grandalhão ao chão com o joelho em seu pescoço não move nenhum músculo, mesmo quando o mesmo ameaça estar ficando asfixiado.

Logo chegam os reforços, com Dendê e sua milícia executando milicianos rivais e também esculachando outros civis como as moças de bikini que estavam por ali. Eles estão cobertos de sangue e não param de dar tiros para comemorar, inclusive mirando em moradores do morro mais abaixo apenas para mostrar a sua força o que desagrada o grupo. Em dado momento, jogam um cadáver na piscina, enchendo-a de sangue.

No final das contas, não dá para dizer que os bons venceram. Apenas que o grupo conseguiu o que queria: Marduk!

Edu quer levá-lo para a polícia, a fim de usá-lo para inocentar Mestre Monteiro. No entanto Dendê discute com ele pois não quer entregá-lo e o capoeirista teme que ele será executado, o que parece não preocupar muito seus companheiros, principalmente Korlov e Kiet que já estão na jacuzzi de Marduk descansando e bebendo. Depois de uma longa discussão Edu concorda em deixá-lo ali com Dendê e irem embora, para terem com o diretor da prisão no dia seguinte.

Descendo o morro a imagem é deplorável e parece cena de guerra, com muitos mortos amontoados, crianças chorando pelos pais, mães pelos filhos e cada morador atingido direta ou indiretamente tentando reconstruir suas casas e vidas. Eles passam muito chateados por terem sido parte daquela chacina e com a esperança de que agora os dois morros estarão em paz.

Morro do Dendê

Subindo o morro do Dendê está um clima extremamente tenso. Devido ao tiroteio no morro vizinho os moradores se esconderam em suas casas e ainda não saíram. A casa de Edu encontra-se vazia e após uma minuciosa investigação eles entendem que eles pegaram o que tinham de valor e fugiram pela janela indo para a laje do vizinho. Quando questionado, ele explica que a polícia invadiu o morro e andou esculachando novamente os moradores, o que fez com que seus pais decidissem fugir do país e irem morar com Pâmela, irmã de Edu, nos EUA. Claro que de maneira ilegal já que eles não possuem vistos americanos.

Isso preocupa Edu que decide ligar para a embaixada americana à procura de Guile. Ele descobre que o militar está em missão e deixa um recado avisando de sua família. Enquanto isso, o time descansa, passando a noite na casa de Edu e se alimentando. No dia seguinte, eles sobem o morro para falar com Dendê e descobrem que ele foi para a prisão se reunir com o diretor. Dendê já havia sinalizado que mandaria um recado para que soltasse Monteiro em troca de Marduk, ou algo assim, mas que ele iria pessoalmente lá soa como novidade aos heróis.

Mas o que mais assusta eles é que Dendê mencionou que se o diretor não cooperasse, que ele faria uma invasão ao presídio para soltar alguns dos seus que estavam presos por lá.

Liberdade!

Sendo assim, eles rumam para o presídio temendo pelo pior, passando antes na delegacia ver se descobrem o que Dendê fez com Marduk, mas não encontram nenhum dos dois por lá. Indo para o presídio, que é perto dali, se deparam com Monteiro livre, saindo da prisão junto de sua neta Christie, para alívio de todos, principalmente de Edu.

Monteiro está enormemente agradecido e juntos eles rumam para uma churrascaria próxima a fim de comemorar a liberdade do velho mestre. O clima entre Edu e Christie está estranho, com a moça desviando olhares e desconversando quando perguntam qualquer coisa pra ela, principalmente sobre sua suposta gravidez.

Edu decide deixar a sua casa como nova sede da recém fundada Fundação Monteiro, que servirá como substituta à ONG da Fundação Gordo. Além disso, ele transfere todo o dinheiro da sua parte da venda da fundação para Monteiro, a fim de ser usado para financiar as atividades, o que deixa o velho mestre quase tendo um piripaque de tão feliz e amolece o coração de Christie que volta a balançar para Edu. O resto do dia é tranquilo para o grupo, com Edu inclusive aproveitando para treinar com seu novo mestre, buscando se preparar melhor para os combates que virão.

Juntos, todos vão para o aeroporto pois o torneio na Tailândia começa em breve. Chegando lá se despedem, com Edu tascando um beijo em Christie que embora corresponda, acaba se desvencilhando por estar confusa em relação aos seus sentimentos e Monteiro meio que fica sem reação por não saber que os dois estavam tendo um caso.

Após essa calorosa despedida, um banho de água fria: as passagens deles para a Tailândia foram canceladas por Heihachi e o grupo tem de comprar novas passagens do seu próprio bolso. Mas tudo bem, porque afinal de contas deu tudo certo no Brasil, ou quase, já que a mãe e o pai de Edu estão foragidos.

De volta à Tailândia

Após uma longa viagem de avião eles chegam novamente em Bangkok, capital tailandesa. Devido à forte cultura de artes marciais no país, logo no aeroporto eles já encontram um cartaz do torneio que começará em breve e que acontecerá aos pés da estátua do Buda deitado, antiga arena de Sagat, atual arena de Adon. Do aeroporto eles pegam um transporte para a aldeia de Kiet, que fica na zona rural.

No caminho, crianças acompanham a carroça que transporta eles e elas reconhecem Kiet que é como uma personalidade famosa para elas. Elas comentam que a mãe de Kiet, Kieta, está bem e vive trabalhando bastante, mas tranquilamente com o PAI de Kiet. No entanto, o pai de Kiet é falecido há muitos anos e este comentário dá a entender que outro homem está vivendo com a viúva do thai kickboxer. Seria Tagas, mestre de Kiet?

Chegando na casa de Kiet eles encontram a casa vazia. Há poucos metros dali, na arena de Kiet, que também funciona como dojô de Tagas, encontram o mestre treinando, que fica feliz em ver o seu discípulo de volta. Tagas acompanhou de longe as aventuras de Kiet através de notícias que rolam pelo submundo de lutas e está preparado para ajudá-lo a ir para o próximo nível. Enquanto isso Korlov está preparado para conhecer a cachaça e culinárias tailandesas, embora a dieta frugal da família não ajude muito quando o assunto é tour gastronômico.

Um pouco mais afastado dali, Kiet encontra sua mãe lavando roupas em um rio e conversam sobre suas aventuras. A mãe de Kiet fala das dificuldades que ela tem passado já que não conta mais com a ajuda do filho para pagar as dívidas que a família tem com o dono das terras. Essas dívidas remontam ao bisavô de Kieta e atualmente devem levar mais uns 30 anos para ser quitada. Kiet quer se meter neste assunto mas ela fala que é melhor não, que seu pai quis fazer isso e nunca mais foi visto.

Conversando com Tagas mais tarde, descobrem que as terras são de Simon Greedwell, um magnata tailandês que mora na capital e que é dono de boa parte das terras produtivas dali. Simon não é flor que se cheire e pode inclusive ter ligações com a Shadaloo, um grupo paramilitar tailandês liderado por um ditador que seria responsável também pelas escavações na Rússia. O mesmo grupo, aliás, do qual a Mishima Zaibatsu seria apenas um tentáculo no Japão e para o qual o Apostador trabalha.

Ao que tudo indica esse Simon é dono das terras e explora os moradores das mesmas, que trabalham de formas análogas à escravidão para ele. Esse dinheiro todo ajudaria a financiar não apenas o estilo de vida opulento do ricaço como deve ajudar a organização para a qual ele trabalha.

Isso tudo incomoda bastante o grupo que ficam pensando em maneiras de como ajudar não somente, mas principalmente a mãe de Kiet a sair dessa situação de servidão.

Mas primeiro devem resolver as questões do torneio e Kiet passa a treinar com Tagas a fim de estar mais preparado para as lutas que virão. Lutas estas que começarão em breve.

Eliminatórias do Torneio

Os heróis estavam confiantes com a sua participação, já que haviam ganho a etapa brasileira. No entanto, ao chegarem na organização do torneio para confirmarem a sua participação, descobrem que Heihachi mudou os nomes dos membros do time, já que eles se desentenderam recentemente. Isso fez com que o time Heihachi não seja mais eles, e sim Heihachi e seus capangas, Kuma e Ganryu, incluindo o nome de Marduk como membro reserva. Será que Marduk foi realmente preso?

Mas eles não tem tempo para pensar nisso agora, precisam resolver sobre a sua inscrição e são informados que se passarem por novas eliminatórias, cada um deles, conseguem formar um novo time para participar do torneio. Assim, eles procuram pelo Apostador a fim de encontrara combatentes para enfrentarem.

Pela bagatela de $100, o Apostador dá um nome e local para Korlov: Sayid Jarrah, no mercado público. O russo parte para lá imediatamente a fim de garantir a sua vaga, seguido por Raj que não está muito interessado em lutar ele mesmo, já que sua principal intenção em visitar a Tailândia é procurar pelo seu mestre desaparecido, Dhalsim.

Já Edu consegue um arranjo para ele e Kiet lutarem contra uma dupla de lutadoras estrangeiras: Jessica e Sarah Lewis. Elas não possuíam um local para lutar por terem chegado na cidade hoje, então eles combinam de que a luta acontecerá na arena de Kiet, na zona rural, para onde os demais rumam.

Rússia vs Iraque

Korlov e Raj chegam rapidamente ao mercado de Bangkok e não demoram muito a encontrar Sayid, um militar iraquiano que logo avisa ser especialista em Krav Maga, ao que Korlov simplesmente não dá bola. Basta soar o gongo do início da luta e rapidamente Korlov entender o que ele quis dizer com isso: vale qualquer coisa para derrubar seu oponente!

O combate começa e Sayid logo saca uma pistola contra Korlov, dando a entender que seu estilo de combate mistura armas de fogo com artes marciais. Sayid atira contra o russo que fica sem reação, procurando se desviar dos disparos através de seus recém aprendidos saltos, indo para cima do militar.

Sayid usa uma estratégia muito simples, atirando de longe e tentando arremessar Korlov para longe com seus Throws sempre que o mesmo se aproxima. Apesar da simplicidade da estratégia Korlov tem bastante dificuldade em encaixar seus ataques, recebendo alguns disparos durante o combate bem como outros ferimentos menores.

Mantendo o combate no ar para evitar os disparos que não cessam, em dado momento a atitude evasiva de Korlov começa a incomodar o iraquiano que o acusa de estar fugindo, como se fosse um veado saltitante como em uma animação iraquiana chamada Bembo. Tal comparação irrita o russo que finalmente conseguir encaixar seus apresamentos mais poderosos que viriam a derrubar o iraquiano ao final do combate, sagrando-se classificado para o torneio.

De lá eles decidem voltar para a casa de Kiet, ver como eles vão se sair. Raj enrola com uma dor de barriga para evitar dar muitas explicações dos motivos de não querer lutar, já que ele não quer contar ao russo sobre seu mestre desaparecido com medo dele dar com a língua nos dentes.

Capoeira e Muay Thai vs Aikidô e Boxe

Kiet e Tagas conversaram também sobre a situação atual de Sagat. Outrora um lutador honrado, após perder para Ryu e ser preso de maneira controversa, ele teria sido solto pela organização Shadaloo e agora estaria trabalhando para eles. Isso intriga muito Kiet, já que Sagat, apesar de todas polêmicas com o passado de Tagas, sempre foi considerado um exemplo na região. Teria ele se rendido à corrupção, ou teria outros motivos para estar se envolvendo com criminosos. O fato é que o vácuo de poder deixado por Sagat permitiu a ascensão de Adon, seu melhor discípulo, como campeão tailandês e controlador da famosa arena do ex-campeão.

Kiet estava treinando tranquilamente com seu mestre quando são interrompidos por duas mulheres. Uma delas de kimono e olhar sereno, e a outra o completo oposto: com roupas de boxe coloridas e temperamento explosivo. Sarah Lewis e Jessica, as oponentes que foram avisadas pelo Apostador que teriam um combate pelas classificatórias naquela arena do interior.

Jessica fica decepcionada que Edu não está ali, mas aceita esperar um pouco pelo capoeirista enquanto que Tagas, animado pela presença das novinhas, decide ir buscar um pouco de cachaça para elas. Durante todo o tempo da estadia deles por ali estava dando a entender que Tagas e Kieta estavam juntos, mas esta atitude gerou dúvidas em Kiet.

De qualquer forma logo chega Edu ali e Jessica não quer papo, começa a se aquecer e quer briga, enquanto que o brasileiro coloca seu Walkman para se concentrar na sua música de capoeira. Enchem de crianças e locais ao redor da arena para assistir ao combate pelas janelas e o Apostador também aparece para presenciar o combate, já que apostou em Kiet e Edu. Soa o gongo e a batalha começa frenética.

Jessica parte com um Dashing Punch contra Kiet, que bloqueia para tentar encaixar seu combo, levando ferimentos mínimos. Do outro lado da arena, Edu e Sarah avançam um contra o outro, com a aikidoca tentando encaixar um Monkey Grab Punch, deduzindo que Edu começaria na defensiva, mas acabou errando e tendo de se defender rapidamente para evitar danos maiores.

Kiet e Jessica seguem lutando ferozmente, com Kiet aplicando suas mais poderosas joelhadas na boxeadora, que responde com seus mais poderosos socos, como o Dashing Uppercut. Já Edu e Sarah possuem um combate menos impetuoso, mais técnico, com Edu mantendo Sarah na defensiva, inclusive com usando o famoso bloqueio San He, e se distanciando quando parecia que a lutadora iria mudar para uma posição mais ofensiva, levando enorme vantagem sobre ela, mas não o suficiente para decidir o combate rapidamente.

Rapidamente a trocação violenta entre o thai kickboxer e a pugilista chega a um fim, devido à exaustão da moça que não resistiu às investidas brutais do estilo do jovem. Kiet emocionado pela vitória em casa é ovacionado pelo público, a quem ele retribui com poses e exibições enquanto seu colega ainda tenta derrotar sua oponente sem se expor a riscos desnecessários.

A batalha começa chegar ao final do seu tempo e o público começa a ficar impaciente, vaiando os dois lutadores que ainda estão na arena. Edu reclama que Sarah se defende demais, o que ela responde que é justamente a razão do Aikidô de existir. Talvez irritada pela indiferença de Edu, que parece não estar escutando nada com aquele Walkman, talvez irritada pelo seu próprio desempenho ao final do combate, onde sequer causou algum ferimento no oponente, Sarah parte para cima de Edu a fim dela mesmo tentar finalizar o combate, mas isso a faz cometer erros que não fazem jus à postura do seu estilo, fazendo com que perca o combate nos segundos finais.

Edu cumprimenta sua oponente, que vai embora carregando a amiga. Ele e Kiet agora estão novamente classificados para o torneio!

Raj e o tigre na floresta

O indiano estava decidido a não lutar neste torneio e até conversou com Edu e Kiet sobre isso. Apesar das provocações do Apostador, o seu interesse era somente procurar o seu mestre, o que ele decide ir fazer agora. Meditando em local mais tranquilo, Raj sente a presença do clérigo misterioso que conhecera na Rússia. Ao que tudo indica, o clérigo está próximo e também sente a presença de Raj.

Ele diz lembrar do indiano e até acredita que ele teria enviado Dhalsim no seu encalço, o que Raj desmente. O clérigo então diz que está com o mestre de Raj e que se quiser vê-lo novamente terá de enfrentá-lo no torneio de amanhã. Ao fundo da comunicação telepática, Raj ouve um pedido desesperado de Dhalsim lhe dizendo para não cair nessa, que é uma emboscada.

Quando comenta com Tagas sobre seu mestre, Raj descobre que eles se conhecem, bem como Tagas também já conheceu Mestre Monteiro no passado, quando ainda viajava lutando pelo mundo. Raj precisa fazer algo para salvar Dhalsim e não vê alternativas senão aceitar o convite do Apostador para se classificar para o torneio através de uma luta eliminatória.

O Apostador agora pede mais dinheiro, mas após discutir com Edu, que mostra que o carioca já nasce sabendo engambelar os gringos, cede e consegue uma luta para Raj, inclusive apostando $1000 no mesmo. No entanto não será uma luta fácil pois ao norte de Bangkok tem uma montanha, com uma floresta em cima. Nela, vive uma mulher-tigre que luta artes marciais. Se Raj vencer ela, está dentro.

Os heróis rumam para a montanha, escalando a mesma, com Raj mostrando dificuldade no processo, o que demonstra que talvez não tenha sido uma boa ideia ele subir, já que teria de descer depois. Uma vez lá em cima, eles somam esforços para rastrear o paradeiro da mulher tigre, a encontrando em uma clareira após algum tempo procurando.

A mulher-tigre não parecia muito interessada em lutar e até mesmo queria espantar os heróis dali, o que não era exatamente ruim na opinião de Raj. No entanto, com a chegada do helicóptero do Apostador, ela fica irritada com a invasão do seu território e parte para cima do indiano que a tinha desafiado, a fim de acabar com aquilo de uma vez.

Possivelmente Raj nunca enfrentara alguém tão veloz quanto essa Híbrido Animal. A moça-fera parte pra cima do indiano rapidamente e quando percebe que irá ser queimada pelo Yoga Flame de Raj, volta a uma posição mais defensiva, entendendo que terá de levar a luta para o ar.

Lutando no ar, a mulher-tigre mostra que é tão rápida quanto no solo, usando de Jumps para cruzar grandes distâncias, desviando-se ao máximo dos projéteis do indiano e mantendo os danos sobre controle, enquanto que encaixa mordidas difíceis de se soltar, dado o físico franzino do monge e alguns chutes mais fracos.

A batalha alterna entre o indiano tendo pouca vantagem, ora a mulher-tigre distanciando-se em pontos levemente e tudo encaminhava-se para uma vitória por pontos de qualquer um dos dois. Já mostrando sinais de exaustão, tanto de sua energia física quanto mental, Raj começa a se desesperar já que precisava vencer este combate para enfrentar o captor de seu mestre. Desespero este que começa a fazê-lo cometer falhas, como a que comete no último momento do combate, onde a mulher-tigre lhe desfere uma última mordida que não o derruba mas deixa a moça em vantagem, ao que Raj responde com uma de suas famosas saraivadas de bolas de fogo, mas acaba realmente passando mal da barriga como mencionara anteriormente (seria karma pela mentira?) e não consegue empalacar o ataque como deveria, entregando o combate por pontos para a tigresa, que expulsa todos da floresta.

O Retorno. O torneio.

Falando em floresta, o caminho de volta não seria menos tortuoso que na ida, já que após atravessar a mata facilmente, já que deixaram rastros, eles tinham de descer novamente a montanha. Enquanto que Korlov e Edu o fazem sem grandes dificuldades mas cuidando onde pisam, Kiet decide descer no freestyle, mostrando suas habilidades com parkour ou qualquer outra coisa que não foi possível entender direito após escorregar seu pé em uma pedra solta e descer muito mais rápido que seus colegas. Já Raj até tenta descer cuidadosamente, mas a subida já tinha mostrado que o monge não lida muito bem com altura e ele também escorrega morro abaixo.

Uma vez no pé da montanha, Edu e Korlov carregam seus colegas desmaiados e feridos pela queda, sendo acudidos pelo Apostador em seu helicóptero que havia presenciado o ocorrido. Ele socorre todos e os leva para o hospital de Bangkok, onde passam a noite no soro. Na manhã seguinte eles rumam para a casa de Kiet, onde Kieta e Tagas seguem fazendo de conta que não estão tendo um caso, embora esteja cada vez mais difícil de esconder, já que Kiet pega seu mestre literalmente com as calças na mão.

Korlov decide sair para procurar vodka na cidade e diz que irá direto para o torneio depois de lá. Kiet foca em terminar seu treinamento de um novo golpe para o torneio que começa muito em breve. Já Edu e Raj decidem ir até uma venda local onde teria um telefone para usarem. Edu quer ligar para a Embaixada Americana a fim de saber notícias da sua família e se Guile retornou da missão. Guile estaria na Índia e para o governo, Nash já foi dado como morto. Outras informações que Edu recebe é que seus pais foram presos tentando atravessar a fronteira ilegalmente, perto de Tijuana no México, o que preocupa o brasileiro. Já sua irmã ninguém tem notícias, talvez ela tenha conseguido atravessar e esteja vivendo ilegalmente.

Uma vez conversando com o comerciante local, eles entendem um pouco mais do controle de Simon Greedwell sobre as terras da região e sobre o medo dos moradores de enfrentá-lo já que ele possui ligações com a Shadaloo. Em conversa recente com Tagas, ele menciona sobre as histórias envolvendo o ditador tailandês, que há anos atrás teria tentado um golpe de estado no país e perdera, tendo seu autoexilado com seus asseclas em uma ilha no sudeste asiático desde então. A partir de então apenas lendas existem sobre esta ilha, falando que é impossível encontrá-la com radares e mapas e que todos que tentaram ir até lá, não voltaram, apenas aumentando o mistiscismo ao redor do ditador misterioso, de nome Bison.

Edu também liga para o Brasil para saber como está Christie e seu avô e fica mais tranquilo ao saber que eles estão bem e que já iniciaram o trabalho de organização do novo dojô e estão divulgando ele na comunidade. Após fazerem um rancho na mercearia, eles voltam para a casa de Kiet onde a mãe dele, relutante com o presente e ignorando qualquer tentativa deles de convencerem ela a sair de sua casa buscando algum melhor, prepara uma refeição com os mantimentos que compraram.

Eles fazem essa última refeição juntos e decidem partir para o torneio, que começa em poucas horas. Korlov ainda não apareceu e o grupo decide que Raj irá tomar o seu lugar se ele não estiver a postos quando forem chamados para lutar.

Chegando lá, tudo está organizado para o torneio e muitos rostos vistos em outros torneios são fáceis de serem reconhecidos. Ao longe, mais ao topo, foi montado um grande camarote que começa a ser preenchido com a nata do submundo tailandês. Podem ver uma figura que se assemelha à descrição de Simon Greedwell, mas é a presença da limusine de Heihachi Mishima que mais chama a atenção do grupo que se cadastrou como Tagas Team.

Da limo saem o próprio Heihachi (com algumas bandagens), Ganryu, Kuma e …Craig Marduk! Sim, o ex-chefe do Morro do Careca sai da limusine com uma tornozeleira eletrônica envolta em papel alumínio, mostrando claramente que está burlando sua condicional. Que aliás nem deveria existir, muito provavelmente. Os heróis ficam fulos com a situação, mas algo chama mais a atenção de Raj: no camarote, o clérigo misterioso aparece próximo ao centro, emanando energia maligna que Raj tenta enfrentar com sua energia mais honrada.

E como se não bastassem as surpresas da noite, um helicóptero imenso e negro sobrevoa o local, causando desconforto a todos presentes. De dentro dele desce um militar todo de vermelho que todos parecem respeitar e que se senta ao centro do camarote, no maior assento. Seria este Bison, o ditador tailandês que todos sussurram mas ninguém fala abertamente? O clérigo, que está ao seu lado conversa com ele, seria para ele aquelas pedras da mina na Rússia?

Os heróis não tem muito tempo para pensar nisso, pois logo o Tagas Team é chamado na arena ao centro. O torneio vai começar.

Episódio 10 aqui.