Curiosidades de Street Fighter 2: Victory

Este post é a continuação de nossa Resenha Street Fighter 2: Victory e apresenta uma série de curiosidades sobre a série, após o webmaster da Street Fighter RPG Brasil ter assistido toda a série novamente. Tem uma outra curiosidade que não foi abordada aqui? Mande para nós pelo Twitter ou pelo formulário de contato!

Cuidado Spoilers!

O nome da garota do primeiro episódio é Rinku. Não se sabe se ela realmente é neta do lenhador, apesar dela chamá-lo de vô. Afinal, Ryu também chama ele de Vô. A ilha onde eles moram é Ilha Mikunai.

No anime, Ryu e Ken tem 17 anos, enquanto que no game Street Fighter 2, eles tem cerca de 29 anos (baseada na data canônica de Street Fighter 2). Outras idades que aparecem nos animes e nos surpreendem são: Chun Li com 15 anos, Fei Long com 17 e Vega com 18 anos.

Os cuidados com os detalhes da arte do anime eram tantos, que foram contratados estilistas para vestir os personagens. Ken veste Armani e Chun Li veste Channel em diversos episódios da série, com base nas roupas reais.

No anime, Ken é ruivo, e não loiro como no jogo para SNES. Seu pai é muito rico pois é dono da Masters Corporation, uma empresa com filiais até na Índia. A mãe de Ken é japonesa. Ken possui um cartão de crédito da American Express Card com um limite de 14 mil dólares no mínimo, pois ele fica 1 semana na suite presidencial ao custo de 2 mil ao dia!!

Esses fatos sobre a vida de Ken foram criados neste anime e no longa de Street Fighter 2. No game o background dos personagens não eram tão explorados e Ken inclusive era tido como um trabalhador nas docas de Seattle. Os homens que aparecem ao fundo em seu stage seriam colegas de serviço que torcem por ele. Após o anime Street Fighter 2 V explorar mais a fundo e criar muito material sobre os personagens, alguns itens viraram canônicos (oficiais), assim como muito do que aconteceu no mangá Sakura Ganbaru, que influenciou a linha Zero/Alpha dos games.

Guile ainda é um sargento, enquanto que em outras mídias ele é chamado de Coronel e até de Capitão (na série Alpha ele é primeiro-tenente).

A revista que Ryu lê no episódio 2: O Às da Força Aérea e a Kung Fu Master e tem Fei Long na capa. No anime, Fei Long é amigo de infância de Chun Li, quase irmãos e ele está estreando seu primeiro filme no papel principal, sendo as locações da luta dele com Ken, no parque Tiger Balm, que é o parque mais famoso de Hong Kong.

Shoryuken no Fei Long!

No anime, Chun li não é detetive da Interpol, ela é uma guia turistica de Hong Kong, que sabe artes marciais pois seu pai Dubal, é mestre do Hakutaikan (Templo do Imperador). O mesmo Dubal, é mestre de Fei Long no anime e delegado da divisão de narcóticos de Hong Kong, além de membro da Interpol.

No episódio 6: O Segredo das Artes Marciais, Chun Li faz uma propaganda descarada da Chanel, usando tornozeleira, uma jóia na cintura e segurando um cubo da famosa grife. Teria rolado um jabá? Ainda mais que na cena sguinte mais jóias são mostradas da grife, pois ela e Ken estão em uma loja só da marca.

O nome do velhinho que Ryu ajuda no Shopping e que lhe fala sobre a lenda do Hadouko é Yo Senkai, ou Yo da Casa de Chá como é conhecido. Neste mesmo episódio, Yo presenteia Ryu com uma pintura de Bodhidharma, o famoso teórico do Chi e criador do Kung Fu. A posição que Yo ensina a Ryu neste episódio se chama “San Ti Shi”, ensinada na arte Hsing Yi Chuan, o que sugere que o mestre praticava este estilo.

Na luta que Chun Li tem com um discípulo de Dubal, no episodio 6, ela acaba machucando-o na região genital, por isso que seu pai fica tão bravo. É possivel ver que ele está sentindo muita dor e esta com a mão no meio das pernas, ao que Chun Li pergunta “Você está bem?” ele responde que está usando protetor…Ken ainda comenta que “lá” dói que é uma beleza e Ryu concorda.

O dublador do Narrador e do chefe de Dubal é Nelson Machado, que foi entrevistado por este site! Enquanto que na versão brasileira a frase de efeito em todos episódios é “Nós vamos ao encontro do mais forte!”, em Inglês a frase usada foi “Gonna burn some muscle!”, algo como “Vamos queimar algum músculo!”. A nossa é bem melhor, não acha?

No episódio 8: A Sombra do Terror acontece um dos eventos mais emocionantes da trama, quando Ryu é preso injustamente por porte de drogas e Ken promete que vai pegar o responsável enquanto ele é levado no camburão da polícia. Quando chega na prisão, Ryu é torturado pelo delegado Nuchet, um gordo desgraçado. Nesta mesma prisão, está detido um Sagat sem tapa-olho nem cicatriz. Isso nos faz pensar se a série não deveria ser chamada de Street Fighter 1 ou até 0, visto que a cicatriz de Sagat é Ryu quem faz com um Shoryuken no fim de Street Fighter 1.

A organização por trás de todos os problemas no início da série é a Ashura (em japonês pronuncia-se Axula, pois SH é X e R é L). Seu líder é Zott, um colecionador de braços humanos (deve ser porque ele não tem uma das mãos). Entre seus capangas, temos Den Lu, o homem da cicatriz no rosto, que incrimina Ryu e luta Muay Thai.

Quando vão para a Índia, eles rumam para a vila de Dhalsim, que se chama Ayshattler e fica localizada no alto do Rio Ganges. No caminho, eles conhecem a Dra. Hannah, que cuida de um hospital carente. Ela na verdade é uma médica voluntária americana. Tem uma guriazinha que ajuda os heróis na vila, seu nome é Meenu. No anime, Dhalsim conhece os segredos do Dim Mak, onde ele pode através de simples, toques bloquear o Chi no corpo das pessoas. Além disso Dhalsim demonstra dominar o Chi Kun Healing (o que é lógico, visto que Chi Kun Healing é um pré-requisito para o Dim Mak).

Outro dos grandes momentos da série é quando Ryu e Ken se enfrentam na Caverna do Demônio, na Índia, e quase se matam. Depois os dois tentam ir até a estatua juntos mas estão muito quebrados e mal conseguem ficar em pé. É um momento muito emocionante pois é aí que eles se dão conta de que não passam de duas feras que só sabem brigar.

Ken vs Vega

O nome completo de Vega é Vega Fábio La Cerda e no anime ele é bem loiro, enquanto nos games seu cabelo varia em tons de castanho claro. Além disso, ele se demonstra bem sensível, romântico, místico e inclusive possui uma espécie de Cobra Charm que ele usa contra Chun Li. Vega enfrenta Ken no Castelo Maria Isabel, em Barcelona, Espanha, em uma das melhores, mais dramáticas e melhor trabalhadas do anime inteiro. Há quem diga que supera inclusive a luta final de Ryu e Ken vs Bison. Não sabe-se se Vega tem alguma ligação com a Shadaloo no anime, embora seja Bison que patrocina seus torneios sangrentos.

Um fato muito estranho no anime é Balrog. Ele não luta e é um agente infiltrado dentro da Interpol, como se não fosse o bastante, ele usa óculos.

No anime Bison é pronunciado como Bison mesmo, ao contrário de ser um nome americano assim como Tyson, deveria ser pronunciado como Baisson. Outra curiosidade quanto ao seu nome é o fato de que quando aparece escrito, está Master Bison, ao invés de Mister, como nós brasileiros pronunciamos o ‘M.’ no início do seu nome (confira no título do episódio 28: O Domínio de Bison). Ele usa uma roupa azul-marinho, ao invés do uniforme militar vermelho de SF2. Sua organização, Shadaloo, é escrita como Shadow Law no anime, nas raras ocasiões em que aparece seu nome escrito. Na verdade Shadaloo é uma corruptela de Shadow Law mesmo, significando Lei das Sombras. Nos EUA Shadaloo é escrita como Shadoloo. Bison está sempre acompanhado de seu asssistente, Zolder. Entre poderes estranhos, Bison tem um Shock Treatment com seu Psycho Power e poderes telecinéticos (assim como Jean Grey dos X-Men).

Entre os capangas de Bison no anime, está o gigante russo Zangief. Além da estranheza sobre o fato de Zangief trabalhar para a Shadaloo, ele usa cabelo meio comprido (mulet), além de usar uma roupa de homem das cavernas.

Se o Zanga tá diferente, imagina a Cammy, que é mais velha que a Chun Li e é uma agente freelancer sem a sua tradicional cicatriz no rosto. Ela consta como ex-agente secreta do Mi5 da Inglaterra. Na época se ocupava com os terroristas do IRA, era a melhor agente e foi dispensada devido ao seu desaparecimento misterioso. Balrog engana ela dizendo que Dubal é um agente duplo e que deve ser eliminado, quando ela descobre a verdade, tenta assassinar Balrog. Ela não usa seu tradicional maiô, e sim uma roupa decotada de espiã, embora mantenha suas famosas manoplas vermelhas. Ela é bem religiosa também. Falando nela, se no anime Street Fighter 2: Animated Movie temos o famoso banho de Chun Li, neste anime temos a troca de roupa de Cammy.

A próxima grande luta dramática é de Chun Li contra Bison, uma luta que todos sabíamos que Chun Li não tinha chance de ganhar, mas dá muita pena ver de qualquer jeito, pois Ken está sedado e Bison se aproveita de Chun Li (sim, isso mesmo!). Após esta luta, Bison leva-os para sua base na Espanha, que fica a 30Km da costa de Barcelona.

Este sim é muito diferente: Nash. Como não haviam artes de Nash (que só surgiu nos games na série Alpha) os desenhistas no anime (que são os mesmos de Gundam Wing) o desenharam moreno, barbudo e usando óculos. Bem, eles acertaram nos óculos…De qualquer forma o papel de Nash no anime foi muito bacana e dá pena quando ele morre nas mãos de Bison.

Concentrando o Hadouken!

Uma crítica muito forte dos fãs do anime é quanto ao tempo que Ryu demorou para dominar o Hadouken, enquanto que o Ken domina rapidamente a energia Hadouko e usa diversas vezes em poucos episódios o seu Hadou Shoryuken.

A cabeça de águia que aparece pela primeira vez no episódio 23: O Brilho Misterioso é o design original do Psycho Drive de Bison. É ele quem confere os poderes malévolos do ditador e lhe dá conselhos para as lutas e para seus planos de dominação global (parece maluco…). No anime, a Shadaloo ainda não é um império criminosos global, mas é citada bases no Camboja e na Espanha. Nos planos de Bison, pasmem, está assassinar todos que destroem a natureza e agridem o meio-ambiente, para evitar a destruição do planeta. Isso tudo nos é revelado no episódio 29: A Batalha Final. Isso explica ele ter comprado diversas terras na Amazônia conforme Dubal descobre em alguns episódios anteriores.

Bison e o Psycho Drive

O nome do líder da Interpol no anime é Barlock, ele é chefe de Dubal.

Chun Li só usa sua famosa roupa do game quando está sob domínio de Bison (veja em Micro Cyberchip).

Na minha opinião, o momento mais emocionante da série é no episódio 26: A Morte do Amigo, no final dele, quando Nash enfrenta Bison e morre em suas mãos, enquanto Guile nada pode fazer para salvá-lo. Talvez minha emoção ao ver a cena seja devido à única morte de um mocinho do anime acontecer nesta luta, ainda mais com a amizade que ele e Guile tinham. O engraçado é que todos já sabiam de como iria terminar a luta, mas ainda assim é muito emocionante. Notem que no game ele morre segurando Bison enquanto os explosivos que foram implantados na Shadaloo começam a ser detonados.

O anime deixou uma brecha para que houvesse uma continuação. Quando Bison se dá conta que a base será invadida pela Interpol em seguida, ele manda Zolder enviar todos os capangas da Shadaloo para uma base no Camboja. E ele próprio não é visto morto após receber o último hadouken de Ryu, que explode os restos da base. A única contestação que se chega é de que o Psycho Drive (cabeça de águia) foi inutilizado, pois aparece todo quebrado.

Nos últimos golpes que Ryu dá contra Bison, Ryu desfere um Hurricane Kick em homenagem a Chun Li, um Shoryuken em homenagem a Ken e o Hadouken é por ele mesmo. Provavelmente o Flash Kick que ele deu em instantes anteriores foi em homenagem a Guile, uma vez que todos sabemos que Ryu não tem Flash Kick.

Akuma aparece como figurante e diversos episódios no anime. Confira a lista completa em Akuma em Street Fighter 2 : Victory?

Chun Li vs Bison

Quase todos personagens de SF 2 aparecem na série, com exceção de E.Honda, Blanka, Dee Jay e T. Hawk, todos este aparecendo no longa de SF 2, que por sinal é um ano mais velho que o anime japonês.