Absorção

A Absorção de um personagem é o quanto de dano ele absorve sem afetar a sua Saúde. Se um personagem possui 8 pontos de Absorção, ele diminui 8 dados da parada de dano do ataque adversário, significando a resistênca do seu corpo.

Normalmente, a Absorção de um personagem é representada pelo Vigor do mesmo. Ou seja, em circunstâncias normais, o total de Absorção de um lutador é o número de pontos no Atributo Vigor. Esse número deve ser subtraído de qualquer parada de dano que o lutador receba, independente do seu estado de consciência ou ação que esteja executando neste turno.

Algumas manobras, especialmente as Manobras de Bloqueio, podem aumentar o valor da absorção de um lutador. Em geral, Manobras de Bloqueio padrão, como a Manobra Básica de Bloqueio, permitem somar o número de pontos que o personagem tenha na técnica Bloqueio ao seu total de Absorção. Dessa forma, quando o lutador está executando uma manobra de Bloqueio, sua absorção será a soma de seu Vigor com sua Técnica Bloqueio .

Não obstante, estas mesmas Manobras de Bloqueio por vezes concedem modificadores extras a serem somados ou subtraídos, de acordo com situações específicas, aumentando ou diminuindo o total de absorção do lutador. Por exemplo, a manobra Punch Defense concede ao lutador um total de Absorção de Vigor + Bloqueio + 4 contra socos. Porém, esta mesma manobra, quando usada contra chutes, concede apenas Vigor + Bloqueio – 2. Sempre leia atentamente a descrição e o sistema das manobras de bloqueio para que não haja dúvida quanto à absorção proporcionada ao lutador.

Roupas especiais e armaduras de vários tipos também dão bônus automáticos de absorção ao personagem. Por exemplo, Coletes de Kevlar dão bônus de absorção contra Armas de Fogo, de acordo com o número de camadas que o colete possui (o que influencia no peso também). Normalmente lutadores não utilizam roupas que proporcionem bônus deste tipo, o que é considerado desonrado, uma vez que proporcionam bônus adicionais, assim como o uso de armas.

E por fim, personagens que possuam o Antecedente Único Elemental, possuem bônus em Absorção sobre ataques de determinados elementos naturais, bem como são fracos aos elementos opostos ao seu. Consulte os posts relacionados aos Elementais para maiores detalhes.

zangief-salva-mika