Seth (#15)

Seth


Altura: 1.98m
Peso: 85kg
País: Tailândia
Nascimento: ?

Seth é fruto de experimentos genéticos da Shadaloo, uma evolução dos experimentos que geraram Cammy e as Dolls e que tinham por objetivo gerar um novo corpo para Bison. 100 clones foram feitos a partir de DNA modificado de Bison. Todos idênticos, capazes fisicamente de serem lutadores muito fortes, ágeis e espertos, porém Bison queria mais. Experimentos passaram a ser feitos para amplificar força, velocidade, resistência e capacidades de luta. E após a fuga de um dos experimentos durante um ataque a uma das bases da Shadaloo, queriam manter as unidades mais fieís tabém.

Estranhamente, um dos clones passou a desenvolver grandes capacidades mentais, acima da média até mesmo para os demais clones. Ele era o número 15. Sua criatividade e capacidade de aprendizado estavam muito acima dos demais clones e também muito acima dos humanos normais, à semelhança de Bison. Por esse motivo Bison passou a dar mais atenção para o dito-cujo. Seth, como é chamado por Bison, teve suas capacidades testadas ao máximo, e quando seu corpo e mente já não suportavam os treinamentos, teve implantes acoplados no corpo, tornando-o um ciborgue (meio-homem, meio-máquina) extremamente forte. Os experimentos cibernéticos que lhe foram implantados lhe deram habilidades insuperáveis, como sua memória fotográfica, força e reflexos sobre-humanos e resistência fenomenal.

Seth era de uma lealdade inabalável perante Bison, e este quis ousar mais. Ele queria ver até onde a inteligência e criatividade sobre-humana de Seth podiam chegar, lhe dando o comando da Rede de Intimidação da Shadaloo (S.I.N – Shadaloo Intimidation Net), também conhecida como Divisão de Armas da Shadaloo. Como comandante desta unidade, Seth era responsável pelo desenvolvimento do poder bélico da organização, investindo fundos em pesquisas nos diversos campos da ciência e ocultismo para gerar a arma perfeita (embora muitos considerassem ele próprio como tal). Um desses experimentos chamado Projeto Blece, está atualmente chocando as organizações da lei mundial. Outro grande avanço nas pesquisas da S.I.N foi a Tanden Engine, que fica no abdômem de Seth.

Após a queda de Bison nas mãos de Akuma, durante o 2º Torneio Street Fighter, e o sumiço dos generais de Bison (Vega, Sagat e Balrog) Seth viu a oportunidade de adiantar o seu destino e mostrar todo o seu poder como chefe da Rede de Intimidação, tomando o controle dos resquícios da Shadaloo por completo. Até onde se sabe Seth não ocupou a Ilha de Mriganka, tendo permanecido nas bases da S.I.N ao redor do mundo, como seu CEO. De qualquer forma, a Shadaloo estava ruindo. As gangues estavam se dispersando, assim como quando Bison iniciou no comando da Shadaloo, há decadas atrás. Não era uma tarefa fácil manter as rédeas, a notícia de que o ditador tinha caído se espalhou rápido, e muitos grupos criminosos independentes foram surgindo ao redor do globo.

Por outro lado, a notícia de que a Shadaloo havia tombado junto com seu líder tornou as agências de espionagem e forças policiais mundiais mais desatentas, fazendo com que Seth realizasse grandes avanços em seus experimentos e que tomasse parte do poder da antiga Shadaloo em suas mãos. Quando a Interpol, a CIA e o Delta Red voltaram a encontrar evidências de que a Shadaloo talvez não tivesse sucumbido como previam, Seth já tinha em suas mãos tanto poder quanto Vega, Balrog ou Sagat tiveram um dia, o que já é um feito considerável.

Crônica em Street Fighter 2 e anteriores: não há relatos oficiais sobre Seth nesta época, mas sabe-se que foi em SF Alpha que os experimentos com o DNA de Bison começaram, o que nos faz crer que Seth, Abel e os demais clones possam ter sido criados anos antes de SF4. O Narrador poderia incluir um Seth em treinamento, ainda sem suas partes robóticas, na sua crônica de SF2, por exemplo.

Crônica em Street Fighter 4: apesar de todos seus talentos, Seth não tem a experiência que Bison tinha, o que o faz cometer alguns descuidos fatais. Na sua ânsia por poder e para por o Projeto Blece em prática o mais rápido possível, Seth organizou o 3º Torneio Street Fighter, convidando os mais fortes lutadores do mundo, muitos dos quais, que estiveram presente no último torneio, e que hoje são lendas vivas dentro do circuito. Seth planeja copiar todos os poderes e técnicas dos mais fortes lutadores, para então usá-los como cobaias em seus experimentos. Porém, uma reviravolta ocorreu recentemente: Bison, que tinha sido dado como morto, e seus generais, voltaram para retomar a Shadaloo e por em ordem a bagunça em que se encontra a organização. Mas Seth não planeja abrir mão da sua recém conquistada liberdade e vai lutar no torneio por ela!

Crônica em Street Fighter 5: ao término do torneio de SF4, vários dos clones de Seth foram destruídos por Ryu, Viper, Zangief, Abel, Juri, enquanto que o original foi derrotado por Bison. Ainda assim, é um mistério o que aconteceu com os demais clones. Sabe-se que Bison tinha interesse particular neles (afinal, serviriam de corpos substitutos para ele), e que C. Viper ainda estaria caçando estas réplicas, para poder concluir esta missão. A princípio o número 15 era o mais inteligente deles, mas nunca se sabe…

Aparência: Seth é um alto (1,95m) e musculoso ciborgue (85Kg), de cabeça raspada e olhos negros sem pupilas. Sua pele é de um tom azulado quando está lutando, e extremamente pálido nos momentos calmos. Seu abdômem foi substituído pelo Tanden Engine, uma imensa esfera com o símbolo do Yin-Yang, que gira constantemente enquanto amplia o Chi de Seth e copia as habilidades dos oponentes. Curiosamente, Seth possui os mesmos traços faciais e tipo físico do lutador de Vale-Tudo Abel, o que o leva a crer que ele pode ser o clone que fugiu dos laboratórios da Shadaloo há cinco anos. Seth não usa roupas em combates, lutando sempre nu, ao que tudo indica, algum experimento removeu as partes íntimas (ou as escondeu) de Seth para evitar uma possível fraqueza no ciborgue. Quando está em público como CEO da SIN, usa elegantes ternos.

Interpretando Seth: você é inteligente. Mais do que qualquer ser humano jamais foi, talvez apenas Bison equipare seu intelecto. Isso o torna arrogante e muitas vezes descuidado, fazendo com que as organizações da lei mundial fiquem sabendo de suas atividades desnecessariamente, ou quando firma parcerias com agentes enigmáticos como Crinsom Viper e Juri, que mais cedo ou mais tarde vão trai-lo. De qualquer forma, não é só sua inteligência que o torna descuidado, já que de qualquer forma você é mais forte e ágil fisicamente do que qualquer um na face da Terra, ou seja, se descobrir que alguém o está enganando ou “agindo na surdina” você acabará rapidamente com o infeliz, pessoalmente. Você é a “mão de ferro” (literalmente) da SIN, e gosta disso. O que no início era apenas sua função enquanto seu mestre estava desaparecido, tornou-se sua vida e sua obsessão, e você não vai entregar esse cargo de boa vontade!

Seth como NPC

Seth é o grande chefão na saga de Street Fighter 4, praticamente o que Bison era em SF2 e Sagat era em SF1. Assim, não é difícil de imaginar como utilizá-lo em suas crônicas. Ele promove torneios, vende armas para terroristas no mundo inteiro e é uma figura pública como CEO da SIN, uma espécie de Stark Industries antes de Tony Stark virar bonzinho, só que no mundo da Capcom.

Tanden Engine de Seth

Consulte o post da Tanden Engine para maiores detalhes.

Fontes: a ficha de Seth foi criada por Matt Meade da SFRPG.com. A história foi escrita por Fernando Jr com base no anime SF4: The Ties that Bind e no The Street Fighter Plot Canon Guide, nas HQs lançados pela Udon sob o nome de Street Fighter 4.

Seth em Super Street Fighter 4

Guerreiros Mundiais

Cibernéticos