Crônica 2022 – Episódio 8: Zerando o Brasil!

Episódio 7 aqui.

Kiet acorda com o som de equipamentos hospitalares e a balbúrdia tradicional de hospitais públicos do Rio. Ele tenta se lembrar do que aconteceu e chega à conclusão de que foi convidado por Denzil a conhecer sua mansão em Copacabana, acreditou que estavam sozinhos e pensou em dar cabo do mesmo na academia da mansão, quando Denzil estava cansado dos exercícios.

No entanto, ao atacá-lo, Denzil chamou por ajuda e Kiet se viu cercado de guardas que o espancaram. De alguma forma milagrosa Kiet conseguiu sair de lá vivo e foi atendido em um pronto-socorro, com pontos na lateral do tronco, fraturas diversas e um olho danificado.

Ele decide sair do hospital e encontrar seus amigos, tendo de enrolar enfermeiras no processo. A caminho do Morro do Dendê, o calor carioca começa a castigar ainda mais o corpo debilitado de Kiet que quase desmaia subindo o morro, sendo acudido por Christie, que o leva para a casa de Edu.

Kiet acorda na casa de Edu, se alimenta, se inteira das notícias com Christie e decide ir até Manaus já que os heróis deixaram com ele a passagem e endereço da pousada. Chegando em Manaus, ele pega uma chalana e ruma para o torneio, a tempo de evitar que seus amigos voltassem ao Rio para encontrá-lo após as fotos que haviam recebido dele.

A semi-final: Parte 1

Na semi-final do torneio está o Time Marduk, Time Mishima, Time Blanka e Time Corvos. Vendo que existia a possibilidade do time ainda poder lutar uma vez sem enfrentar Heihachi, eles decidem propor isso ao magnata japonês. Se eles viessem a se deparar com o time dele, abandonariam o torneio, caso contrário, ainda lutariam para, ao menos, ajudar a enfraquecer os oponentes. Heihachi gostou da ideia e simpatizou com Korlov, quem ele nomeou novo líder do Time Marduk.

Sorteiam-se as semi-finais e o Time Blanka é sorteado contra o Time Mishima, que chega de limusine (na balsa). Blanka inicia a luta contra Kuma, o urso adestrado de Heihachi e todos presenciam uma das lutas mais bestiais que tinham visto até o momento, com muita trocação de arranhões e mordidas. Ao término da luta, Blanka, o campeão local, vence deixando um urso em estado deplorável, tendo de ser atendido por uma ambulância e levado às pressas para o hospital.

A luta seguinte se dá com Sakura Kasugano contra Ganryu, guarda costas e campeão de sumô. Sakura movimenta-se rápida e frequentemente, deixando o lento Ganryu sem conseguir encaixar seus golpes. Por tempo, Sakura vence de forma estratégica seu oponente, levando o time Blanka para a final sem Dan sequer ter necessitado lutar e tirando o time Mishima do páreo.

Heihachi vai ter com os heróis depois de dar um esporro em Ganryu por ter perdido para uma colegial. Ele muda os planos e agora quer que os heróis vençam o time Blanka, para que então eles representem a Mishima Zaibatsu na Tailândia.

A semi-final: Parte 2

A segunda etapa da semi-final é do Time Marduk contra o Time Corvos. Denzil sobe na arena determinado a acabar com Edu, mas este recusa-se a enfrentar ele, dizendo que já o venceu diversas vezes. Kiet então decide usar da oportunidade para se vingar e sobe no lugar de Edu.

Denzil e Kiet fazem uma luta bem técnica, encaixando bem os seus golpes e dando tudo de si, com técnicas como Rising Jaguar e Rolling Attack, mas a superioridade do estilo bruto do tailandês, criado nas ruas, acaba superando o playboy carioca. Time Marduk 1×0.

Na segunda luta, temos outro pedido de revanche, desta vez de Amanda Raintree, que havia sido humilhada, segundo ela mesma, pelo indiano na Tailândia. Raj aceita o desafio e vence a indígena sem grandes dificuldades, comprovando a sua superioridade e impressionando enormemente Kiet que ainda não havia visto os golpes mais poderosos de Raj em ação, como o Repeating Fireball que ilumina a noite amazonense.

Com esta segunda vitória, o Time Marduk sagra-se finalista e enfrentará o time Blanka no dia seguinte. A noite é de festa e todos aproveitam para comemorar. Tudo estava indo bem, até presenciarem a chegada dos advogados de Denzil que exigem a assinatura dos documentos de venda da parte de Edu na Fundação Gordo. Edu a princípio se recusa a assinar, mas após ameaças de ser processado por estar prejudicando a fundação, que já está sofrendo processos da Mishima Zaibatsu, acaba cedendo sob influência dos demais e decide vender a sua parte, imaginando que com o dinheiro possa abrir uma escola de Capoeira para o Mestre Monteiro se aposentar.

A dívida

No dia seguinte, os heróis se preparam para a final quando são interrompidos pelo Apostador, que resolveu aparecer com seus capangas para cobrar de Kiet a sua dívida. Kiet não quer mais tentar matar Denzil, então sugere pagar a dívida do mesmo com o Apostador, que cobra R$50 mil para deixá-lo em paz. Os heróis chegam a cogitar surrar o agiota e seus capangas, mas o mesmo vai logo avisando que trabalha para alguém muito mais poderoso que eles e que não seria bacana se tornarem inimigos do mesmo.

Investigando sobre o Apostador e a suposta organização para a qual ele trabalharia, inclusive com a ajuda de Feng Wei por telefone, eles entendem que o Apostador é o responsável pela captação de recursos em apostas de lutas de rua pelo mundo inteiro, trabalhando para uma organização Shadaloo, que seria inclusive uma das responsáveis pela disseminação dos torneios. Desta forma, eles entendem que não é uma boa enfrentá-lo e que possivelmente pagá-lo seja melhor, aproveitando o momento do time em que Edu tem dinheiro.

O Apostador diz que irá voltar ao término do torneio e ameaça a família de Edu e de Kiet, caso eles queiram fugir ou fazer alguma gracinha, aumentando o tom contra eles drasticamente, sem entrelinhas.

A final

Então a final começa à noite e o vilarejo explode de gente, com os comércios lotados e muitos turistas vindo assistir ao combate já que Blanka é uma atração local. A primeira luta será entre Sakura Kasugano e Kiet.

Sakura não é uma oponente forte ou resistente, mas é ágil e tem bons golpes em seu arsenal, fazendo com que Kiet passe um pouco de sufoco para vencê-la, principalmente após ela conseguir encaixar seu famoso Dragon Punch, que aprendeu apenas observando Ryu fazê-lo. Ela tenta encaixar um Fireball também, mas não consegue uma vez que Kiet previu o golpe e a acertou por cima com suas famosas joelhadas, vencendo o combate.

Com isso, o segundo combate é entre Blanka e Korlov, prometendo ser uma batalha muito difícil, já que estamos falando do campeão local. Blanka é pego de surpresa pelo russo, recebendo mordidas, o que acende nele próprio seu instinto de sobrevivência e passa a tentar morder Korlov a todo custo. A luta se torna selvagem com sangue espirrando para todos os lados e Blanka alternando de agarrões próximos e rolamentos de longe, visando manter o combate a seu favor, o que se mostra eficaz já que Korlov perde após alguns descuidos com defesas mal colocadas.

O empate entre os times leva a decisão para a luta entre Raj e Dan. Dan tenta argumentar com Raj, fazê-lo desistir, pois ele próprio se mostra muito apreensivo já que claramente é o lutador mais fraco do seu time e sequer tinha lutado até então. Raj não se deixa intimidar e entra na arena com Dan, para logo vencê-lo facilmente com suas chamas, fazendo jus ao seu apelido de Dragão Cuspidor de Fogo.

Com isso, o time sagra-se campeão e tem de tomar uma decisão: ou vão direto para a Tailândia, pois o torneio é em alguns dias, ou vão para o Rio, ver a família de Edu.

O dia seguinte

No dia seguinte os heróis se despedem de novos amigos como Kyo Kusanagi, que se coloca à disposição no Japão, e quitam a dívida com o Apostador, tirando da grana que Edu recebeu por ter vendido sua parte da Fundação Gordo.

Todos receberam também prêmios pelo torneio e o próprio Heihachi parabeniza Korlov pelo desempenho do time, lhe dando uma bonificação adicional que ele divide com todos. O grupo vira agora Time Mishima e deixa de trabalhar para Marduk, sendo “promovidos”.

Edu recebe uma ligação na pensão: é Christie que teria agredido um advogado que foi até ela cobrar sua assinatura na venda da Fundação. Edu confirme o boato de que ele vendeu realmente a sua parte o que decepciona enormemente a bela capoeirista que contava com a Fundação para a aposentadoria do seu avô.

Desolado, Edu convence o grupo a irem para o Rio, a fim de resolverem o imbróglio com Marduk já que a mudança de patrocinador do time deve distanciá-los do seu plano original de derrubar Marduk e inocentar o Mestre Monteiro. Além disso, Edu teme pela segurança da sua família, então quer vê-los.

Eles pegam um vôo para o Rio e partem.

Rio: O Retorno

Chegando no Rio eles são recebidos pela milícia do Dendê na entrada do morro e Edu é escoltado direto para ter com o chefe. Os demais vão para a casa de Edu onde descansam e se alimentam, se preocupando com a demora do retorno do amigo, além de tiroteios suspeitos e indícios de que estão executando pessoas próximas dali.

Raj decide meditar enquanto isso, a fim de tentar se comunicar com seu mestre Dhalsim, com quem não fala a muito tempo. Dhalsim está muito fraco mas dá algumas pistas pra ele, de que o feiticeiro trabalha para a Shadaloo e que os seus poderes vem das pedras que estavam sendo escavadas na Rússia. Ele não parece bem e isso preocupa Raj, que está ansioso por voltarem à Tailândia já que seu mestre teria ido para lá há semanas e não voltado.

Edu chega no topo do morro e depois de um chá de cadeira tem a sua reunião com o chefe do tráfico. Eles tem estado bem ocupados executando supostos infiltrados do morro do Careca e comenta que o mesmo estaria acontecendo no morro rival. O clima é de extrema tensão entre os morros e está tudo prestes a explodir em uma guerra civil das facções.

Dendê quer  dar uma basta nisso, derrubando de uma vez por todos Marduk e tomando o outro morro para si. Mas para isso, ele precisa de uma brecha para entrar no morro. Ele propõe que Edu, que supostamente trabalharia para Marduk, subisse o morro do careca e criasse uma distração, desorientando as defesas inimigas para que eles invadissem o morro rival. Edu concorda pois deseja ver Marduk atrás das grades e Monteiro livre e retorna para sua casa a fim de conversar com seus amigos.

De volta ao lar, ele descobre que Christie foi embora e sua mãe dá a entender que talvez ela estava grávida dele. Ela deixou um bilhete para ele dizendo estar decepcionada e dando adeus. Pelo noticiário, Edu descobre que a Fundação foi vendida e que Christie doou toda sua parte para caridade. A mãe de Edu também comenta que sua irmã se mudou para os EUA com a ajuda de um coiote, indo pelo México, que sua mãe teria vendido o carro da família para poder dar uma vida melhor para sua filha e neto que vai nascer. Edu está cada vez mais desolado com a situação e seu grupo se compadece e decidem dar um fim a tudo isso, subindo o morro do Careca com ele e atacando Marduk de frente, para levá-lo as autoridades, vivo ou morto.

Subindo o morro do Careca

Assim, eles pegam carona com o pessoal do Dendê e fazem uma reunião com ele para discutirem o plano da invasão, a caminho do Morro do Careca. Dendê tem o pessoal, enquanto que os heróis possuem a confiança de Marduk para se aproximarem do mesmo e de alguma forma criarem alguma distração.

Kiet tem a ideia de levar um revólver para dar um sinal a todos quando for o momento certo de invadir. No entanto, ninguém tem muita certeza de qual momento seria esse, então o tailandês decide que irá improvisar.

Eles chegam ao morro e todos entregam suas armas na entrada, menos Kiet que oculta seu revólver e consegue enrolar os guardas. Subindo o morro, são tidos como heróis pelo pessoal do morro, já que a notícia que o Time Marduk vencera o torneio já chegou ali, trazendo orgulho para a comunidade., Durante todo o percurso são vigiados e reparam que também estão rolando execuções por ali.

No alto do morro, notam a presença de muitos guardas e uma festa tímida rolando, nada comparado com outros momentos em que estiveram ali. Kiet aproveita a festividade no caminho para descarregar sua arma conforme combinado, mas assim que chega no topo do morro, visando que Dendê e sua equipe de milicianos sejam a própria distração, tirando os guardas dali, e não o contrário. Os guardas tiram o revólver do lutador, sem perceber que tinha sido um alerta para seus comparsas e que o morro estava prestes a pegar fogo.

A luta final

No pátio dos fundos, encontram um helicóptero com Marduk conversando com alguém mais baixo que ele. Quando anunciada a presença dos heróis, todos podem ver que se trata de Heihachi, que fica surpreso com a presença deles ali, já que tinha comprado passagens para a Tailândia pra eles.

Os heróis se aproximam dos chefões, puxando assunto e logo percebem que a confusão no pé do morro começou, deixando o clima mais tenso e com os guardas que ali estavam, descendo para ajudar. Fica Heihachi, Marduk e o piloto do helicóptero. Marduk parece não estar muito à vontade com as novas ordens dadas pelo  japonês, mas mostra lealdade, enquanto que Heihachi mais uma vez parabeniza o russo pela liderança do grupo e critica o carioca.

No entanto, é Korlov que decide iniciar o combate, tentando pegar Marduk desprevenido sem sucesso, recebendo uma cabeçada como resposta que lhe deixa os primeiros ferimentos. Heihachi habilmente não deixa barato e percebe que era uma emboscada, partindo para cima de Edu com um soco rápido, mas ficando exposto para Kiet que o ataca no flanco com uma rasteira, que teria sido um excelente golpe, não fosse a agilidade do japonês em se levantar em um só salto.

A poucos metros, Marduk e Korlov trocam agarrões, com o russo se dando melhor que o brasileiro enquanto que Raj e posiciona para tentar finalizar algum deles à distância com suas bolas de fogo, quase exaurido dos sucessivos combates dos últimos dias. Em paralelo, Edu tenta colocar seus fones de ouvido a fim de ouvir a sua música que o ajuda a lutar.

Heihachi muda de alvo, decidido a derrubar Kiet após ter tankado seu melhor golpe, o Rising Jaguar, sem ferimento algum e fazendo Raj ter de desistir de disparar seu último golpe que certamente não surtiria efeito nele também. Heihachi parecia cercado por Edu e Kiet, e ainda na mira de Raj, mas ele não parecia preocupado com isso, muito pelo contrário. Enquanto isso, Marduk e Korlov seguiam na sua trocação violenta entre os dois gigantes, muitas vezes engalfinhados de forma que outro lutador não consiga ajudar sem o risco de ferir o seu companheiro.

Quando o time achava que tinha dominado Heihachi, o japonês gira no ar em um chute furacão e além de acertar Edu e Kiet em um único golpe, leva o tailandês para traz ferozmente, golpeando-o várias vezes, até fazê-lo colidir com o helicóptero que ali estava e que o piloto assustado decide ligar para fugir o mais rápido possível, sem que os heróis se preocupem muito com isso. Kiet fica em apuros após este golpe, mas Raj vem em sua ajuda desferindo a maior e mais incrível saraivada de bolas de fogo que tinha feito até então, jogando o japonês morro abaixo com a força dos golpes sucessivos que o desequilibraram.

O tiroteio aumenta de intensidade, dando a entender que o grupo de Dendê encurralou os últimos inimigos dentro da mansão, próximo a eles. Raj exausto, Kiet quase derrotado e Korlov com certa dificuldades de sobrepujar o lutador de vale-tudo. Ainda assim, a superioridade numérica do time faz Marduk e principalmente o avanço de Dendê faz pensar em fugir do combate, tentando ir para o helicóptero mas sendo barrado por Kiet que consegue o segurar e fica a cargo de Edu derrubar seu inimigo finalmente. Nisso o helicóptero parte e Raj chega a cogitar derrubá-lo, mas com medo de ferir inocentes na favela, acha melhor não.

O tiroteio chega aos fundos e os heróis presenciam a crueldade da equipe de Dendê matando todos os inimigos e pilhando tudo. Dendê já havia sinalizado a Edu que não queria deixar rastros e que matariam todos, incluindo Marduk, embora o capoeirista achasse melhor entregá-lo à polícia para que fosse possível inocentar Monteiro.

Ao longe, os heróis presenciam o helicóptero resgatando Heihachi do penhasco e indo embora, em segurança mas muito ferido. Eles decidem ficar ali, segurando Marduk e esperando Dendê chegar, para tentar convencê-lo a entregar Marduk para as autoridades sem levantar suspeitas de que estariam jogando contra Dendê, coisa que ele suspeita.

Episódio 9 aqui.