Crônica 2022 – Episódio 4: Fuga pela Mongólia!

Episódio 3 aqui.

Edu estava manobrando o jipe na balsa, para atravessarem o rio rumo à Kodinsky, última cidade russa ao sul e fronteira com a Mongólia, onde esperavam fugir do país. No entanto, Kiet e Raj reparam que Korlov não estava mais com eles. Olhando para fora da balsa, eles percebem que Korlov está frente a frente com seu mestre Igor, e que ambos não está contentes.

“Korlov, você vem?” – perguntam seus amigos.

“Depois, vão na frente. Na Rrússia temos um ditado: rroupa rrussa suja, se lava em casa rrussa.”

A balsa parta e os heróis presenciam ao longe uma discussão entre mestre e discípulo e o início de um combate entre os dois, decidindo não interferir conforme pedido do mesmo. Na viagem, Guile acorda e explica ao grupo sobre uma investigação que ele e o oficial Charles Nash estavam fazendo na Rússia, atrás de pistas sobre uma escavação suspeita que estaria financiando de alguma forma um militar tailandês que estava subindo de poder e influência rapidamente no sudeste asiático. Eles usaram a participação no torneio como fachada para se infiltrar na prisão, quando souberam que a escavação era comandado por Yuri, diretor da mesma e inclusive se deixaram capturar ao descobrirem que seria o jeito mais rápido de chegar até ela.

Obviamente não sabiam da existência de Aka Zahn, um poderoso clérigo a serviço do militar tailandês que os descobriu nas minas e os torturou em uma caverna mais profunda durante dias, deixando ele e Nash muito debilitados. Nash estava em uma dessas sessões de tortura quando as explosões e desmoronamentos ocorreram e Guile não conseguiu salvá-lo, sendo soterrado e salvo por Edu, a quem ele está em dívida agora. Quando perguntado o que vai fazer a seguir, ele sugere irem para a embaixada americana no lado Mongol, reagrupar, descansar e que ele voltaria à Russia buscar seu amigo, pois no passado ele fez o mesmo por Guile no Camboja.

Depois de algum tempo de balsa eles chegam em Kodinsky, um pequeno centro comercial com um controle imigratório e emigratório ligeiramente rígido. Edu compra um binóculo e usa ele para investigar o modus operandi dos guardas, que tem deixado passar mais facilmente os carros e caminhões de locais. Eles decidem então abandonar seu jipe e atravessar a fronteira se escondendo em outros veículos.

Raj sobe acima do baú de um caminhão, enquanto que Kiet e Edu seguram Guile ferido embaixo de outro. Depois de longos minutos de inspeção, os veículos passam pela fronteira tranquilamente e eles chegam na Mongólia. De lá, pegam um táxi para a embaixada americana que Guile descobre onde fica usando um telefone público.

Ulan Bator, Mongolia August 24, 2016: People are gathering on the Sukhbaatar Square, the place of major state ceremonies, cultural events, concerts, and exhibitions.

Embaixada Americana

Em Ulan Bator, capital da Mongolia, os heróis chegam na embaixada americana onde Guile garante a entrada de todos. Lá eles se alimentam, tomam banho e descansam, enquanto reportam ao governo americano tudo o que presenciaram em solo russo. Os americanos estão imensamente interessados em informações sobre os comunistas e não confiam nenhum pouco em Korlov, que inclusive ficou por lá de maneira muito suspeita.

Edu liga para sua família no Brasil e descobre que sua mãe está em apuros, tendo dado todo o dinheiro que Edu mandou para um traficante local a fim de ficarem protegidos da polícia que estava os perseguindo. Edu fica com um nó garganta ao ouvir sua mãe chorando e pedindo que volte para casa mas determinado que deve lutar para dar uma vida melhor a eles, de preferência em outro país.

Após descansarem e tomarem muito café de máquina, o que surpreende enormemente o indiano, os heróis conversam sobre os próximos passos e decidem partir para o Japão, onde estaria rolando um torneio e onde o mestre Eddy estaria desaparecido há alguns dias. Como retribuição por terem salvo Guile, a embaixada americana intermedia a obtenção de um visto japonês para os heróis e pagas as passagens a eles, além do que, Guile se coloca como um contato importante junto ao exército americano caso precisem.

Os heróis pegam um táxi e rumam para o aeroporto da cidade, deixando a Mongólia e indo ao Japão.

Tokyo, Japão

Uma vez no Japão os heróis se vêem no lugar mais desenvolvido e rico que já visitaram até então. Cidades com arranha-céus, painéis de LED luminosos, muitos carros novos e tecnologia de ponta. O Japão realmente surpreende aos três jovens pobres de periferias diferentes e como eles não sabem nada sobre o torneio, decidem ir até um bar no submundo de Tokyo para descobrir algo pois Edu diz ter a Manha.

Ao chegar no bar, eles pedem bebida e tentam se comunicar com dificuldade, já que não sabem nada de japonês. Alguém caçoa deles chamando-os de gaijins, aparentemente um lutador asiático, e Raj decide ir lá conversar com ele. Em uma brincadeira para testar o bully, Raj diz que seu amigo Edu o teria desafiado para uma luta.

“Aquele lá? Eu nem mesmo preciso dar um soco para derrubá-lo.” – o estranho pega uma caneca de vidro e arremessa contra Edu para testar seus reflexos.

“Eduuu!” – grita Raj. Mas quando Edu vira, é tarde demais e seus reflexos não são rápidos o bastante para evitar que a caneca acerte-o em cheio, partindo-se sobre sua cabeça e causando um ferimento feio.

Edu sem entender nada pede satisfação do atacante, que diz para os gaijins darem o fora do seu bar e então começa um combate entre os dois, já que Edu recusa se retirar. Depois de uma rápida trocação, Edu consegue acertar em cheio seu oponente com um chute rodado jogando o oponente contra uma mesa que quebra no impacto, deixando o mesmo desnorteado.

Raj tenta apartar a briga que ele mesmo começou e Edu considera a hipótese, mas o lutador desconhecido avança sobre o indiano, sem conseguir acertá-lo e Kiet vem por trás para derrubá-lo com um único chute.

Alguns locais gritam por “mestre Feng” e o levantam, dizendo para os heróis darem o fora dali. É então que o grupo repara que o “mestre Feng” estava em alguns cartazes de Shorinji Kempo na parede do bar e decidem sair. De lá, eles vão atrás de algum organizador de lutas e acabam conhecendo Gambler em um beco.

O Apostador

Gambler é um sujeito de estatura baixa, sombrio, com boina acima dos olhos e palito sempre no canto da boca. Aliado ao péssimo hábito de cuspir o tempo todo, lembra muito um Peaky Blinder inglês. Ele anda sempre com um ou dois seguranças truculentos já que carrega grandes quantias em dinheiro consigo e é alguém muito relacionado no submundo de lutas.

Como seu apelido sugere, Gambler gerencia apostas esportivas, principalmente no ramo de lutas de rua. Ele conhece todos os lutadores, suas fraquezas, onde vivem, treinam, onde estão acontecendo as lutas, torneios e muito mais. Mas é claro que tudo tem um preço e ele está sempre disposto a negociar.

Os heróis chegam até Gambler sem notar seus guardas em um primeiro momento, questionando-o sobre um torneio que estaria acontecendo no Japão. O apostador acha divertido já que muita coisa acontece no Japão, mas imagina que eles estejam se referindo ao torneio do Rei do Punho de Ferro (Tekken). No entanto, para preocupação deles, todos os convites já foram enviados e o torneio já está acontecendo, estando com as semi-finais marcadas para amanhã.

“Mas tem um jeito. E vou lhes contar pois acho que posso ganhar uma grana muito fácil vendo vocês apanhar. dos veteranos do Rei do Punho de Ferro. Se vocês derrotarem algum participante ainda ativo no torneio, podem ficar com o cartão de acesso dele, o que lhes permitira lutar em seu lugar na semifinal.”

Quando indagado onde poderiam encontrar os lutadores semi-finalistas, Gambler dá a eles um nome e local: Yoshimitsu em Akihabara.

Akihabara, Japão

Eles pegam um ônibus e partem até lá, chegando no movimentadíssimo bairro de Akihabara. Depois de rodar por alguns becos mais suspeitos, ninjas aparecem do nada cercando-os e com uma kunai cravam no chão o bilhete que Gambler tinha dado a eles.

Das sombras duas kunoichi mascaradas saltam e tentam derrubar Raj e Edu, para que não interfiram no combate que vai começar entre Kiet e Yoshimitsu, um ninja espadachim trajando uma roupa demoníaca ritualística que mais parece uma armadura samurai alienígena.

O combate começa com Yoshimitsu atacando furiosamente com sua katana e dando gritos robóticos estranhos. Kiet tenta se defender mas está sendo constantemente cortado pelos golpes do ninja que avança insistentemente e que também defende com a espada quando precisa, inclusive evitando de ser derrubado.

Os heróis que não estão no combate percebem a chegada do Gambler, que veio assistir a luta pois teria apostado em Yoshimitsu contra alguns locais. Enquanto isso, Edu parece ter se apaixonado por Kunimitsu, uma das kunoichi aliadas do ninja. Para a triste surpresa de Gambler, o tailandês venceu o japonês, recebendo como prêmio o seu cartão de lutador da semifinal.

Gambler não gosta nada de ter perdido e quer reaver o seu dinheiro, oferecendo aos heróis mais um nome e local: Hwoarang, que está treinando próximo da estação do metrô de Kyoto. Claro que ele quer que os heróis apostem também, a fim de aumentar o bolão, o que eles fazem colocando boa parte das suas economias na ideia de Raj derrotar o lutador de Tae Kwon Dô.

Kyoto, Japão

Os heróis pegam metrô para Kyoto e chegam lá quase junto de Gambler que apresenta eles a Hwoarang, que estava treinando chutes em um saco de areia. O jovem sul coreano é alegre e otimista que nada pode derrotá-lo, já que venceu recentemente o campeonato coreano de artes marciais na sua categoria. Ao saber que Raj também vencera recentemente um torneio tailandês, ele decide aceitar o confronto  para provar a sua superioridade, apostando também em si mesmo, para alegria do Gambler que já está contando com a vitória.

Howarang movimenta-se rápida e a grandes distâncias na arena, cercando Raj várias vezes e lhe desferindo vários chutes. Raj revida soltando seus Yoga Fires e não deixando fácil para Howarang encaixar seus melhores golpes pois muitas vezes tem de se defender.

“Você sabe que nas ruas não tem vitória por pontos, não sabe?” Ameaça maliciosamente o coreano, enquanto que Raj, sempre zen não se rende às provocações e segue partindo para cima dele e procurando manter distância como um autêntico zoner. No entanto manter distância não é algo que Howarang deixa, partindo sempre pra cima do indiano até encurralá-lo em um canto contra uma coluna do metrô e desferindo múltiplos chutes sem descanso. Em um último e poderoso chute rodado, Howarang joga o corpo magro de Raj contra a coluna  de pedra que trinca com o impacto e define o vencedor do combate.

Gambler vem cumprimentá-los pelo excelente resultado que deram a ele e entrega a parte de Howarang nas apostas, sendo elogiado pelo coreano como um bom amigo, sempre trazendo presas fáceis.

Edu está determinado a reaverem o dinheiro gasto e o Gambler gosta da ideia de aumentar ainda mais os ganhos da noite, que estão começando a ficar bons. Então ele lhes dá uma terceira e última chance: Paul Phoenix no Monte Fuji.

Monte Fuji, Japão

Os heróis pegam o metrô dali mesmo e rumam para o Monte Fuji. De lá caminha mais um pouco até uma clareira cheia de árvores de cerejeira, as famosas Sakuras, enquanto ao fundo o sol está nascendo depois de uma noite de longas lutas e viagens deixando a paisagem muito bonita.

Ao pé de uma grande árvore está um homem alto e loiro em um kimono vermelho e com luvas de combate meditando. Quase que ao mesmo tempo que os heróis chegam ao local ele levanta em um pulo, energiza o seu Chi e dá um grande soco na árvore, derrubando-a com apenas este golpe, como que para intimidá-los.

Paul mostra-se alguém muito agradável e se diverte em saber que Edu é brasileiro, dizendo ser conhecido de Eddy. Edu inclusive pergunta de seu mestre e Paul menciona que ele perdeu na primeira etapa e depois não foi mais visto. Boatos falam que ele poderia ter ido embora já. Após se conhecerem, Paul concorda em lutar com ele em troca da inscrição para a semi-final, já que ele era o atual campeão do Rei do Punho de Ferro passado e precisava defender a honra do seu título.

A batalha começa com Edu e Paul trocando violentos golpes, sendo basicamente uma batalha de chute contra soco, respectivamente. Assistindo, Raj coloca mais dinheiro apostando em Edu e Gambler tenta a todo custo tentar convencer Kiet e apostar também, emprestando dinheiro para ele e dizendo que pode pagar com serviços mais tarde, caso perca, o que Kiet recusa.

Paul avança ora com Dashing Punch, ora com outros poderosos socos como Fist Sweep, Dashing Uppercut e outros, não deixando Edu se manter distante e unindo força com movimentos. Edu por sua vez alterna entre bloqueios e chutes de vários tipos, não conseguindo encontrar brechas no estilo duro e impecável do americano que termina a batalha exatamente do jeito que derrubou a árvore quando o conheceram: com um forte, seco e único soco no centro de gravidade de Edu, jogando-o longe e definindo-se campeão deste combate para a alegria de Gambler que terminou de rapar as economias dos estrangeiros.

Paul vai até Edu para acordá-lo, como lutador honrado que é, e convida-os para uma ida ao bar com ele, a fim de se recuperarem e depois descansarem para o torneio à noite. Gambler que está muito feliz com o saldo da noite, leva os heróis de carro prometendo uma rodada à eles, enquanto que Paul os segue de moto. No carro, o apostador explica a eles que o torneio é um Tag Tournament, ou seja, de duplas, e que Kiet vai precisar de outro competidor válido para participar da semifinal. Edu explica que vencera Feng Wei em uma luta de bar mas que não sabia do cartão de inscrição na ocasião.

Torneio Rei do Punho de Ferro

Ao chegarem no bar, Feng está lá novamente e Gambler zoa ele por causa da história que ele perdeu uma briga de bar. Ao perceber que Edu estava entrando ele arremessa novamente um caneco de vidro em Edu que agora consegue se desviar, deixando o mesmo se espatifar na porta atrás dele.

Edu questiona sobre o cartão de Feng, que se mostra relutante por ter sido atrapalhado por Raj no combate, mas aceita entregá-lo já que Raj não lhe acertou nenhum golpe. Isso sem saber é claro, que quem lhe atacou pelas costas, nocauteando-o, tinha sido Kiet e não Edu. Ele joga o seu cartão no chão, a contra gosto, e deixa o bar. Rola uma bebidinha rápida no bar e de lá eles vão para hotéis cápsula, a fim de descansar gastando pouco e o que dá a ideia de fazer coisas semelhantes na Índia, quando Raj voltar.

À noite, eles decidem que a dupla será Raj e Kiet, ficando Edu apenas na torcida, na esperança de encontrar novamente a kunoichi que roubou seu coração. Para sua surpresa, a luta inicial será justamente da dupla de heróis contra uma dupla feminina: Kunimitsu e a assassina do submundo Nina Williams.

A regra para o combate em dupla é a seguinte: apenas um lutador de cada dupla na arena por vez, sem limite de turno até nocaute. A qualquer momento antes de um turno começar, um lutador pode, uma única vez no combate, escolher ser trocado pelo seu colega de dupla, que imediatamente assume o seu lugar na arena e o combate a partir dali. No entanto, se o lutador for nocauteado antes de usar do seu direito de troca, a dupla perdeu.

Assim, eles decidem que o combate será iniciado entre Raj e Kunimitsu. A ninja já inicia o combate saltando com suas kunais para cima do indiano que desfere uma poderosa bola de fogo na moça que tem sua máscara severamente danificada pelo fogo, prejudicando a precisão de seus ataques a partir de então.

Mas Kunimitsu é muito rápida e passa a deixar pouca brecha para novos golpes de Raj, golpeando diversas vezes com suas kunais que, mesmo causando ferimentos leves, vem se acumulando ao longo dos minutos do combate. Raj consegue acertar um segundo projétil e Kunimitsu inicia um combate aéreo no melhor estilo Wuxia chinês, com ela sobrevoando as novas tentativas de Raj queimá-la e golpeando-o a cada descida nos seus braços e pernas, deixando-o bem debilitado mas ainda apresentando grande risco à vitória da dupla feminina.

Percebendo que perderia, Kunimitsu troca com Nina, que entra golpeando fortemente Raj e desviando de seus projéteis já que conhece a sua estratégia agora. Raj tenta em vão surpreender Nina de alguma forma mas após conseguir encaixar apenas um golpe leve, começa a ficar muito preocupado pois Nina não vai descansar e nem prolongar muito o combate.

“Essa luta termina agora”, diz Nina enquanto se prepara para algum tipo de chute, enquanto Raj prepara sua mais poderosa bola de fogo que ele poderia desferir. Os dois atacam e Raj consegue explodir uma poderosa bola de fogo bem no peito de Nina que cai completamente desorientada enquanto que Raj troca de lugar com Kiet para ele finalizá-la. Para surpresa de todos, Nina desiste de lutar, já que não conseguiria vencer um oponente plenamente em forma e ela completamente exaurida.

A dupla está na final do dia seguinte, que será contra Paul e Hwoarang que também avançaram em sua chave.

Pós Torneio

As duas duplas saem para comemorar felizes pelos resultados como bons amigos/rivais, exceto Raj que decide ir dormir cedo. Eles vão ao bar de sempre em Tokyo, os dois rivais em motos e os rapazes de metrô. Ao chegarem no bar, presenciam Paul caçoando de Feng, que mais uma vez arremessa uma caneca de vidro ao ver Edu entrando, mas desta vez o brasileiro surpreende a todos conseguindo agarrar a caneca no ar e jogando-a de volta em Feng, que se desvia e deixa a mesma acertar em cheio o barman, que cai desorientado.

Todos riem do ocorrido, exceto Feng que não tem senso de humor. Edu e Feng conversam um pouco sobre Yoshimitsu e suas discípulas, com Edu claramente querendo saber mais da sua amada. Paul também está para o amor, posando com duas garotas e Hwoarang também flerta com outra. Todos bebem e se divertem, até Feng ir embora e Gambler se aproximar de Kiet.

Gambler propões que Kiet entregue a luta em troca de dinheiro. Ele chega a oferecer $2 mil para cada um deles em troca da garantia de vitória a Paul e Hwoarang, o que ele recusa, mesmo sendo o dobro do prêmio do torneio. Gambler não se dá por vencido e diz que eles tem até amanhã ao meio dia para a resposta final e de que ele pode escolher se aposentar rico e caminhando, ou pobre e manco como seu mestre Tagas.

Enquanto isso, no hotel cápsula, Raj medita e conversa em sonhos com seu mestre Dhalsim, reportando tudo que fizera na Rússia e contando sobre o torneio no Japão. Dhalsim explica que rastreou a assinatura de energia maligna até a Tailândia e que descobriu que o monge maligno é Aka Zahn, um feiticeiro tailandês que trabalha para um militar tirano chamado Bison que está explorando aquele minério púrpura para ganhar poderes sobrenaturais e com isso aumentar sua influência no sudeste asiático. Isso preocupa muito Raj que já ouviu histórias horríveis sobre este militar tailandês.

Todos dormem sem maiores percalços e na manhã seguinte eles vão se exercitar em uma praça junto a diversos orientais praticantes de Tai Chi Chuan.

Kiet conta a Raj sobre a proposta de Gambler, mas eles entendem de comum acordo que não vão aceitar. A hora de dar a decisão final a Gambler chega e ele não gosta nenhum pouco da recusa, fazendo uma ameaça velada a eles e “roubando” o lanche que seria o almoço deles.

Próximo dali, Edu recebe um golpe de surpresa de Christie Monteiro, outra aluna de Eddy que ele ouvira falar. A menina está furiosa que ele não respondeu suas ligações por estar passeando pela Rússia e que há dias que ela está no Japão procurando por seu mestre sem sucesso. Edu rapidamente esquece da Kunimitsu pela beleza da brasileira que ele não conhecia e só tinha ouvido falar e combina de ajudá-la na busca, ela diz que eles contarão com a ajuda de outro aluno.

Nisso, Edu recebe outro golpe surpresa que é de Denzil Kincaid, seu arquirival, que também veio ao Japão para ajudar nas buscas por Eddy. Existe claramente uma rivalidade entre os três para decidir quem é o melhor aluno de Eddy e Denzil inclusive tenta esculachar como sempre Edu e seus amigos pobres, mas eles combinam de deixar estas rivalidades de lado até concluir a sua missão. Christie compartilha que eles descobriram que Eddy perdeu na primeira luta para um robô chamado Jack, uma máquina construída pelo laboratório Mishima Zaibatsu, o mesmo  laboratório que teria feito os implantes em Ivan Drago.

Edu se separa do seu time original, que tem uma luta importante em algumas horas, para se juntar a um Capoeira Team temporário e descobrir o que houve com Eddy Gordo, invadindo o laboratório da Mishima Zaibatsu e talvez levando Edu de encontro ao seu pesadelo com Cyber-Drago. Enquanto isso Kiet e Raj se aquecem para uma luta dificílima com os campeões Paul Phoenix e Hwoarang pela final de duplas.

Episódio 5 aqui.