Crônica 2022 – Episódio 3: O segredo das Minas!

Episódio 2 aqui.

Na Índia, Raj é recebido com muita alegria por seu povo no aeroporto, que o escoltam de carroça até a aldeia. Sua mãe fica muito feliz com o sucesso de seu filho e com o dinheiro do prêmio ela compra um comércio local e se mudam para um lugar melhor.

No entanto, a alegria e tranquilidade de Raj dura pouco, pois ao se encontrar com seu mestre Dhalsim ele presencia uma batalha mental dele com alguém muito distante. Dhalsim após uma grande liberação de energia alerta Raj que um grande mal se avizinha e que eles devem partir para impedir que um poder ancestral caia nas mãos de pessoas que certamente o usarão com intuitos maléficos.

Assim, Raj mal pode descansar e parte novamente, desta vez para a Sibéria, enquanto Dhalsim sai da sua reclusão e parte também, para a Tailândia, onde outro mal semelhante, mas muito pior, também foi detectado. Chegando na Rússia, ele ruma para seu destino, se deixando guiar pela energia maligna que seu mestre está sentindo que o leva cada vez mais ao norte do país, onde ele pega um ônibus para viajar, fazendo amizade no caminho com o motorista ao se fazer passar por um pescador do gelo.

Na Sibéria, Kiet é algemado e está sendo levado inconsciente para as minas de gás, quando Korlov intervém e não deixa levarem-no. Os guardas se mostram relutantes em liberar o prisioneiro para o guarda, mas acabam cedendo, não sem avisar ao diretor da penitenciária sobre o ocorrido. Na volta, presenciam o corpo de Drago sendo carregado. Este, semi-consciente, tenta buscar ajuda com Edu, lhe estendendo a mão, mas Korlov o nocauteia para facilitar o trabalho dos guardas.

Yuri Karkarof

Korlov é chamado por Yuri, o diretor da prisão, para conversar. Eles bebem e conversam sobre a história de Korlov junto à prisão, sobre a amizade de Yuri e Igor e até mesmo sobre o falecido pai de Korlov que teria trabalhado na prisão antes dele e morto por ursos em uma certa caçada. Yuri reforça a importância das minas de gás para a economia da prisão e da região e adverte Korlov sobre suas amizades com estrangeiros e que os assuntos das minas não lhe dizem respeito, que ele não deve intervir. Korlov não deixa de reparar também que as paredes do escritório do diretor tem muitas fotos com personalidades famosas incluindo sheiks e políticos comunistas importantes.

A final dos jogos siberianos está marcada para o dia seguinte e a prisão está em polvorosa. Os presos estão extremamente violentos e animados ao mesmo tempo, com os ânimos a todo vapor, o que começa a preocupar a todos. Edu sabe que se ganhar, estará em maus lençóis com os russos, podendo significar problemas para o time inteiro. No entanto, ele não pode simplesmente perder, o que seria uma desonra para si e para Korlov, que não aceita a ideia sob hipótese alguma.

À noite eles treinam, sob vigia dos guardas, e depois vão dormir. Kiet e Edu dormem na mesma cela, por segurança, temendo que um deles seja levado à noite para o trabalho forçado. Apesar das insistências de investigarem mais a situação, tem sido tranquilizados por Korlov que entende que está tudo normal e que o trabalho, embora forçado, sirva para pagar os gastos com a estadia dos participantes.

Dormindo, Edu sonha com um Drago zumbi-ciborgue lhe pedindo ajuda. Drago estende a mão com olhar suplicante e Edu tenta alcançá-lo, mas sem sucesso. Seria Drago somente uma máquina? Ou ele estaria de fato “aprisionado” em um corpo que não é mais seu, suplicando por ajuda?

Na cama de cima, Kiet tem pesadelos com o trabalho forçado nas minas. Longe dali, sob a Aurora Boreal, Raj dorme meditando e entra no sonho de Kiet graças às energia do local. Lá eles interagem mas são interrompidos por uma figura muito misteriosa e mágica que expulsa Raj dali, fazendo com Kiet acorde também. Ao contar para Edu sobre seu sonho eles ficam ainda mais apreensivos, entendendo que precisam fazer algo a respeito dessa mina assim que o torneio terminar.

Ao voltar a dormir, Edu sonha que Cyber-Drago estaria matando Eddy Gordo a socos.

Torneio

No dia seguinte é a final entre Korlov e Edu. Ela estava prevista para a tarde, mas com a prisão parecendo uma panela de pressão, é melhor ela acontecer antes. Muitas hostilidades acontecendo contra os estrangeiros e a fanbase de Korlov tem estado cada vez mais violenta, inclusive atirando coisas neles quando passam próximo das celas e os ameaçando constantemente.

No café da manhã inclusive acontece uma confusão no refeitório e Yuri acaba atirando em um detento para conter uma possível rebelião. Ele diz para jogarem o corpo junto do outro, o que os heróis entendem se tratar de Drago que saiu aparentemente morto na luta passada. Com esse episódio, é decidido que a final acontecerá ainda pela manhã e a cadeia vai à loucura com a notícia.

Perto dali, o ônibus onde Raj estava viajando estacionou próximo da penitenciária para todos descansarem. O coro ensurdecedor dos detentos torcendo por Korlov chama a atenção de todos no ônibus e como a penitenciária era parte do roteiro, pois estavam levando presos para lá, eles decidem fazer uma pausa na viagem para assistirem a final do torneio.

A final, que estava prevista para a área aberta, acabará acontecendo no saguão entre as celas, uma área pequena e quadrada rodeada por celas. Isso porque com os ânimos exaltados seria impossível levar os presos para a rua sem que uma confusão acontecesse, e querendo evitar uma possível revolta, Yuri optou pela final indoor.

Desta forma a arena é uma linha menor em todas direções pois está cercada por celas. Celas essas cheias de detentos ansiosos por colocar as suas mãos em algum dos estrangeiros mesmo durante a luta, impedindo que Edu possa se movimentar muito próximo deles.

No andar superior, em um mesanino, uma arquibancada foi improvisada com Yuri, guardas e os visitantes da prisão. Yuri anuncia o início da final reforçando a importância do trabalho duro para a construção de um país forte, fazendo alusão ao trabalho forçado nas minas como algo necessário.

A luta começa com Edu fugindo dos agarrões de Korlov e se movimentando bastante na arena, como já era esperado. Ele se mantém constantemente atacando e se movimentando, deixando o russo sem ação, que consegue apenas encaixar um ou dois socos leves. Por outro lado, Edu consegue emplacar fortes chutes rodados, chutes com giratórias e até mesmo algumas rasteiras que tiram o equilíbrio de Korlov mais de uma vez, criando uma situação humilhante na visão dos presos que começam a quebrar tudo para tentar acabar eles mesmo com a luta.

Ao término do tempo normal, Edu venceria por pontos, mas a platéia carcerária não aceita isso e começa a destruir tudo, arrombando celas, quebrando mesas e vasos e partindo pra cima dos lutadores. Todos são pegos na confusão e Korlov acaba atingido. Como estava muito fraco da luta, acaba desmaiando e Edu, vendo que não vai conseguir conter a multidão, se tranca no porão da penitenciária junto a dois guardas, arrastando o amigo junto.

Em outra parte da prisão, Raj presencia os guardas e Yuri metendo bala nos rebeldes e decide fugir dali, mas é confrontado nos corredores por muitos detentos soltos. Ele acaba optando por saltar do mesanino e tentar fugir por baixo, mas logo é envolto pela multidão rebelde que o espanca até a inconsciência.

Já Kiet luta com todas as suas forças e consegue ir derrubando seus inimigos um a um enquanto recua para a sua cela, para se proteger. Ele consegue se manter a salvo e até mesmo espanta alguns detentos que tentaram invadir a cela dele, mas em um esforço dos guardas para reprimir a revolta, bombas de gás são lançadas e Kiet acaba pego e perdendo a consciência.

No porão, os dois guardas assumem o controle da situação trancando a porta com eles dentro. Edu encontra o corpo de Drago amarrado em uma mesa e até pensa em matá-lo, já que sonho dele assassinando seu mestre ainda estava muito vívido, mas ao notar que ele é meio homem e meio máquina, não julga como um ato honrado. Eles passam um tempo comendo enlatados e bebendo até que a rebelião é contida lá fora através do emprego da tropa de choque, que exterminou muitos presos e ajudou a colocar os demais nas celas.

Rebelião na Prisão

Os heróis e os guardas que haviam trancado-se com eles no porão entram em desacordo sobre os próximos passos e Edu é baleado, fazendo com que Korlov tenha de aceitar ver seu amigo ser algemado e sabe que vão levá-lo para as minas se ele não fizer nada a respeito. Durante o caminho para o comboio que levaria seu amigo para as minas, Korlov descobre que Kiet já não está na sua cela e que estaria no comboio, então decide agir, derrubando os guardas e salvando Edu.

Eles fogem por dentro da prisão e se escondem em outro depósito, onde Edu recobra a consciência. Dali, decidem desligar a energia da prisão indo até a sala de máquinas, destruindo tudo que encontram por lá o que causa uma nova rebelião na prisão por causa das falhas nas câmeras e nas trancas das celas e corredores. O plano teria sido perfeito não fosse as câmeras, enquanto ainda operacionais, terem pego as imagens deles fazendo a sabotagem.

Estrago feito, eles partem para o quarto de Korlov a fim de pegar suprimentos e chaves das algemas de Edu, se desentendem com alguns detentos que também tentaram se esconder por lá e partem pela janela para roubar um jipe que estava no pátio, a fim de ir até as minas salvar seu amigo. O jipe é alvejado por balas e Korlov arremessa sua garrafa de vodka para derrubar o guarda de uma torre de segurança que estava tentando impedir a sua fuga.

De jipe eles viajam por horas até chegar em uma área de pesca no gelo onde pensam em roubar um motorhome mas acabam mudando de ideia, por não quererem envolver inocentes. A nevasca na estrada está forte e fica cada vez mais difícil para Korlov se orientar, o que acaba levando eles mais ao norte do que deveriam ir…

Minas

Enquanto isso, nas minas, Kiet e Raj são acordados por jatos dágua de mangueiras de incêndio e rapidamente são colocados no trabalho forçado por um capataz e guardas. Eles estão em uma caverna subterrânea com apenas algumas luzes bruxuleantes, uma escada que dá acesso à saída da caverna e um imenso túnel que não tem como ver o final. O ar é escasso, quente, empoeirado e o calor insuportável, o que começa a prejudicar sua saúde rapidamente pela falta de água e alimento naquelas condições insalubres.

O capataz entrega os equipamentos a eles e ensina o serviço, mostrando uma pedra negra com miolo púrpura brilhante, dizendo que é isso que procuram e que devem avisar quando avistarem esse raro minério. Raj sente a energia daquele mineral e entende que é isso que não deve cair nas mãos erradas e que seu mestre deseja que ele destrua o local. Olhando ao redor, percebe que os dutos de gás de fato existem pois é uma mina primariamente para esta finalidade, além do que ele percebe a presença de explosivos no local, usados para abrir as cavernas inicialmente, então começa a bolar um plano em segredo com Kiet, para explodir tudo.

Em dado momento eles entendem o modus operandi da mina: mineradores vindos da prisão trabalham até morrer ali embaixo, o que não costuma demorar muito dadas as condições e também a radioatividade da própria pedra que estão minerando, radioatividade essa facilmente percebida quando eles próprios encontram a dita pedra escavando o local. Os carrinhos de mineração vão sendo enchidos com o mineral e sobem para a superfície através de um elevador de carga ao lado da escada que dá acesso à caverna subterrânea onde estão. Essa é a única saída conhecida, já que entrar mais à fundo na caverna não parece ser uma boa ideia.

A caminho das minas, o jipe pega a frequência de rádio da prisão e Korlov e Edu ouvem algumas conversas entre Yuri e os guardas, citando que Drago foi enviado de volta ao Japão, para o conserto e para lutar em um outro torneio que vai ter por lá. Também ouvem que a mina vai receber a visita de um tailandês importante, o que Raj presencia localmente como sendo a mesma figura mística que viu no sonho outro dia, uma espécie de mago ou clérigo alto, careca, com roupas espalhafatosas e negras e uma aura muito maligna e poderosa. Essa figura sente de relance a presença de Raj, mas não faz a conexão com o sonho passado, entrando bem fundo na caverna e não retornando, o que reforça a ideia de Raj de mandar tudo pelos ares e fugirem.

Aka Zahn

Como parte do plano, Raj cria uma distração que faz com que os guardas lhe espanquem, permitindo que Kiet consiga roubar uma banana de dinamite para usarem mais tarde, escondendo em suas roupas. Após verem mais uma morte de outro minerador, eles entendem que todos ali estão fadados a morrerem e desistem de querer tentar salvar a todos, apenas partindo para a ação golpeando um gasoduto que começa a vazar e colocando todos em estado de alerta. A distração leva os guardas até o local do vazamento e coloca os presos a correr por suas vidas, com a cartada final sendo uma dinamite lançada por Raj que explode tudo enquanto que eles correm para se salvar pela escada que dá acesso à superfície.

Na estrada, Korlov e Edu tinham se perdido e ido parar na praia. Pelo rádio eles descobrem que os guardas fizeram o caminho das minas, imaginando que eles teriam ido pra lá, mas como não foram, não encontraram ninguém. Agora já no caminho certo, eles presenciam a presença de guardas quando passam novamente pela área de pesca e vêem as explosões ao longe quando estão mais próximos das minas, então aceleram para lá. Também descobrem que os americanos espiões também estariam nas minas e Edu pensa em salvá-los.

Tudo começa a explodir e incendiar. Pessoas pegando fogo podem ser vistas correndo por todos lados e mesmo os heróis que causaram tudo isso mal conseguem escapar das chamas, enquanto que Korlov e Edu chegam ao local e iniciam as buscas pelos amigos, sendo ignorados pelos guardas na confusão. Tem desmoronamentos em vários pontos e eventualmente algo explode do chão, com as chamas sendo percebidas a kilômetros e acionando o corpo de bombeiros que ruma para lá, junto da polícia.

Com os gasodutos fechados, o fogo diminui graças a ação dos bombeiros e as explosões cessam, mas o terreno acima das cavernas está extremamente instável e os desmoronamentos continuam, fazendo com que todos tenham de deixar o local rapidamente. Ao invés disso, Edu, que estava procurando por seus amigos que já haviam saído das cavernas e estava junto de Korlov na superfície, se vê em um beco sem saída graças a um desmoronamento. Quando estava prestes a voltar, ele ouve um gemido e percebe que tem algum sobrevivente ainda nos escombros: Guile.

O militar se perdeu do seu companheiro Charlie durante o trabalho forçado e está com muitos ferimentos e dificuldade em respirar e enxergar. Edu quer salvá-lo mas quanto mais pedras ele tira, mais o túnel cede e entende que vai desmoronar tudo em breve, ficando em xeque. Do lado de fora, os tremores aumentam e a terra vai engolir a todos em breve se não forem embora. Kiet salta na caverna para tirar Edu à força e juntos conseguem retirar Guile, com a ajuda de Korlov e Raj que jogam os cabos do elevador de serviço para eles se segurarem enquanto são puxados e a caverna termina de desmoronar atrás deles.

Juntos, eles roubam um jipe que estava em manutenção e havia sido esquecido pelos guardas em fuga. São perseguidos por outros dois jipes que vão atrás deles sob ordens de Yuri para prender Korlov e seus amigos. Os jipes são derrubados por projéteis flamejantes conjurados por Raj, mas não antes dele próprio quase explodir seus amigos.

Guile está muito mal e precisa de cuidados médicos, além do jipe que precisa ser abastecido e de todos que estão muito cansados e com fome. Como não podem ir para o aeroporto, já que estão foragidos, eles partem para uma pequena cidade ao sul, chamada Miryuga, onde abastecem o carro na manhã seguinte e procuram um médico, que o frentista ajuda a encontrar.

Na casa do médico, ele e Raj fazem uma série de cirurgias às pressas em Guile para recuperar seu olho e braço principalmente, que estava com uma grande fratura exposta. Outra coisa exposta era a tatuagem americana de Guile, que faz o médico levantar a suspeita de que estaria ajudando bandidos a fugirem o que ele não concorda.

Enquanto Kiet dorme, Korlov e Edu decidem ir até um mercado fazer compras, quando percebem que seus rostos estão na televisão, como insurgentes, terroristas e foragidos, estando eles sendo atualmente caçados sob suspeita de espionagem brasileira em terras russas. Inclusive a família de Edu no Brasil estaria sendo investigada e sua casa teria sido invadida pelo Bope, em uma tentativa do Itamaraty de provar que não tem qualquer relação com Eduardo de Oliveira. A situação parece estar cada vez pior para eles e começam a discutir o que farão a seguir, achando que pode ser uma boa cruzar o rio de balsa e ir ainda mais ao sul para Kodinsky, rumo à fronteira com a Mongólia por terra.

Novamente na casa do médico, as cirurgias terminaram e os heróis entram em conflito com o médico que não quer ajudá-los além da sua função, que já foi realizada, para não ser cúmplice. Korlov coloca o médico para dormir e desistem de ficar à força na residência após descobrirem que ele possui família e que provavelmente estariam de volta a qualquer momento. Eles pegam a estrada novamente até o porto e compram os bilhetes da balsa, tendo de subornar os guardas para não serem inspecionados já que todos os portos e aeroportos da Rússia estão com mais segurança, procurando por eles.

No rádio da balsa, ouvem que a caçada continua, com provas de que haveria envolvimento direto dos americanos na operação de espionagem, uma vez que Guile e Nash foram reconhecidos como militares infiltrados no presídio e que, juntos de Edu Oliveira e do agente-duplo Korlov, teriam armado toda a operação. Outra prova que reforça a ação em conjunto de Brasil e EUA são os investimentos do brasileiro Eddy Gordo, ex-presidiário, em uma suposta ong carioca que provavelmente deveria ser apenas para lavagem de dinheiro. Eddy estaria sendo investigado pelos russos também, com seu último paradeiro conhecido ter sido o Japão, mas que não se tem notícias dele há dias.

Do outro lado do rio, fugindo por Kodinsky, o que exatamente esperam os heróis e que rumo tomarão assim que deixarem a Rússia? Talvez quando Guile acordar, tenham as respostas e ajuda que precisam…

Episódio 4 aqui.