Tai Chi Chuan em Street Fighter

Tai Chi Chuan em Street Fighter

Alguém que realmente entenda e abraça Tai Chi Chuan teria de ter um motivo para ser um Street Fighter – senseis Taoístas não se preocupam com glória, nem que eles queiram vingança contra Shadaloo ou tentam se promover agressivamente Tai Chi Chuan é como uma arte marcial superior. No entanto, um competidor de Tai Chi pesquisa uma maneira de pagar as despesas de viagem ou mesmo como uma tentativa de aperfeiçoar as formas do Tai Chi pelas experiências do mundo real e não com estudos isolados.

Quaisquer que sejam os motivos do praticante desta fantástica arte, é inegável sua força dentro de uma arena. O Tai Chi Chuan, como arte marcial, é um sitema completo de treinamento. Isto significa que possui um conteúdo auto-suficiente, que inclui (mas não se limita a) um método para gerar força mecânica, treinamentos específicos para aplicação, treinamentos com armas tradicionais, uma didática sistematizada, uma filosofia e uma teoria próprias. Desta forma o street fighter praticante de Tai Chi Chuan consegue enfrentar d igual para igual quaisquer lutadores de outros estilos, chineses ou não.

O Tai Chi Chuan está todo estruturado sobre o conceito de força interna, que significa usar a musculatura interna do corpo e torná-la forte. Se o treinamento for correto, seus músculos e tendões profundos, que são pouco atingidos com exercícios normais, serão exercitados e fortalecidos, você será adestrado a usá-los naturalmente para realizar os movimentos. Seu treinamento exige determinação e perserverança por ser "tranquilo" em demasia, ao contrário de muias artes "full contact" existentes no circuito. É muito comum o praticante ficar ansioso para aprender as aplicações dos movimentos da forma, e frustrar-se com a demora em chegar neste ponto. Também é comum ver aplicações de movimentos sendo ensinadas sem nenhum proveito. Mas com certeza, aqueles que possuem as virtudes necessárias para aprender seus segredos, são recompensados.

Além do treinamento marcial de mãos vazias, o Tai Chi Chuan prepara sus adeptos ao combate armado. Sabre, lança, bastão longo, espada, entre outras armas, fazem parte do arsenal de conhecimentos do street fighter. Este treinamento intensivo com armas brancas torna os lutadores desta arte alguns dos mais versáteis oponentes que alguém pode enfrentar em um torneio Street Fighter.

Para saber mais sobre o Tai Chi, lei os posts A Quintessencia do Tai Chi Chuan e Tai Chi Chuan.