A Quintessência do Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan

Prelúdio 

“Seu treinamento é baseado na relação entre a energia (Chi Kung) interna do ser humano e a energia do universo, levando o seu desenvolvimento físico mental e espiritual ou um nível de harmonia e equilíbrio muito elevado.”

“A palavra Chuan é definida literalmente como punho, mas na realidade Chuan tem um significado muito mais amplo, e o seu treinamento não é só o punho enfrentando o adversário. Na verdade esse é apenas um aspecto superficial e distante do verdadeiro Chuan.”

“Ele engloba aspectos muito mais amplos. Não são os gestos e as formas de agir que interessam. O Chuan é energia somada à técnica. Quando o praticante consegue unir esses dois elementos (energia e técnica) harmonizando-os em seu corpo e tornando-os parte integrante do seu organismo, ele conseguirá então, reagir automaticamente às situações que lhe forem impostas.”

“Mesmo em situações adversas, onde o inimigo é fisicamente mais forte, a pessoa que possui o Chuan usa a própria força do inimigo para contra atacá-lo. A pessoa que treina e possui o Chuan passa ter a capacidade de reação reflexa para qualquer movimento em torno de si. Mesmo estando em estado de meditação ou contemplação onde aparentemente está imóvel, o movimento de reação já é inerente do seu ser. Portanto qualquer distúrbio físico que se aproxime, provocará uma reação reflexa. Isto é em função de seu corpo estar sempre preparado para enfrentar qualquer situação adversa.”

“Logo, torna-se necessário treinar o Chi Kung (potencial interno), a fim de prolongar a vida. Ao mesmo tempo deve-se treinar o lado externo (músculos e nervos), para que acompanhem o lado interno, mantendo-se assim ritmo e harmonia iguais entre os dois.”

– Mestre Wang Xiangzai, sobre Tai Chi Chuan

Significado: Tai Chi Chuan significa “o último punho supremo” e lê-se Tai Ki Quan.

História: o Tai Chi Chuan era empregado na antiguidade como uma forma avançada e eficaz de combate: a função de guarda costas foi exercida por diversos praticantes da família Chen; instrutores da família Yang deram aulas para a guarda imperial e posteriormente para o exercíto republicano chinês. Sua aplicação como arte marcial acontece através do uso de movimentos circulares e contínuos que acompanham e complementam os movimentos do adversário de um modo similar ao ilustrado pelo símbolo doTai Chi (conhecido no Ocidente como o símbolo do Yin-Yang). É uma forma taoísta de se praticar o Kung Fu com o objetivo de se cultivar a harmonia interna do Chi do praticante. Seus movimentos são lentos no treinamento, visando a perfeição, e algumas vezes é bem cansativo ao estudante. É uma arte gentil e quieta, mas muito efetiva, praticada por muitos chineses diariamente desde a Dinastia Ming.

Combate: um praticante de Tai Chi entende o ciclo dos movimentos e o ritmo harmonioso que existe entre os opostos na natureza – onde o oponente é forte (socando, por exemplo, no caso de um boxeador), o lutador é fraco, movendo-se no sentido oposto ou bloqueando-o. E onde o oponente é fraco, o lutador é forte usando “gentis” travas e empurrões, colocando-o de cara no chão. As tradições do Tai Chi Chuan criadas pelos mestres orientam a:

  • Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong);
  • Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang);
  • Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai);

Enquanto arte marcial, o Tai Chi Chuan se baseia em treze conceitos fundamentais (Shi San Shi ). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta estes conceitos com pequenas variações. São conhecidas como As Oito Portas e os Cinco Passos, em chinês são denominadas: Peng (aparar), Lu (desviar), Ji (pressionar), An (empurrar), Cai (colher e puxar), Lie (colher e quebrar), Zhou (golpe de cotovelo), Cao (golpe de ombro), Jin Bu (avançar), Tui Bu (recuar), Zuo Gu (olhar à esquerda), You Pan(olhar à direita) e Zhong Ding (equilíbrio central).

Especializações: Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da natureza – não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais. São cinco os estilos de Tai Chi Chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o ensina (ou ensinava). Todos seguem os mesmos princípios teóricos básicos, mas diferem pela abordagem dada ao treinamento. Por ordem cronológica:

• Tai Chi Chuan estilo Chen;
• Tai Chi Chuan estilo Yang;
• Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao;
• Tai Chi Chuan estilo Wu;
• Tai Chi Chuan estilo Sun;

Escolas: há escolas pelo mundo inteiro, porém é mais comum na China e EUA. É um estilo simples, suas formas básicas podem ser aprendidas apenas assistindo uma vídeo-aula, porém a essência da arte só é ensinada por mestres reais.

Para complementar este artigo, recomenda-se também a leitura de Tai Chi Chuan em Street Fighter e do post principal chamado Tai Chi Chuan.