MMA RPG

Post desatualizado precisando de revisão. Quer ajudar? Entre em contato através do Twitter @sfrpg

MMA RPG

Este é a página principal deste ambicioso projeto colaborativo entre os blogs Street Fighter RPG Brasil e Instinct Alternative. O Mixed Martial Arts RPG será um suplemento (a ser lançado no futuro) usando as regras de Street Fighter: The Storytelling Game (as melhores já criadas até hoje para simular combates de artes marciais) contendo tudo sobre o Vale-Tudo e seu predecessor, o MMA. Atualmente este projeto contém apenas dois colaboradores: Fernando Jr e Edson Golem, webmasters dos respectivos blogs. Como etapa inicial do projeto, estão sendo adaptados grandes nomes do MMA como personagens de RPG, independente de categoria de peso, divisão ou situação atual (se estão aposentados, competindo, etc). A seguir a lista de todos os personagens já adaptados:

Pesados Meio-Pesados
Fedor Emelianenko (Pride)
Brock Lesnar (UFC)
Mirko Filipovic (Pride)
Minotauro
Frank Mir
Kimbo Slice
Cain Velasquez
Bob SappEl Indestructo
Lyoto Machida (UFC)
Chuck Liddell
Quinton Jackson
Forrest Griffin
Maurício Rua (Pride)
Tito Ortiz
Rashad Evans
Minotouro
Thiago Silva
Randy Couture
Médios Meio-Médios
Vitor Belfort (Cage Rage)
Wanderlei Silva

Anderson Silva
(UFC-Cage Rage)
Georges St. Pierre (UFC)
Leves Não-Competidores
George Sotiropoulos
B.J. Penn (UFC)
Cristiane Santos (Strikeforce)
Dana White
Royce Gracie
Hélio GracieRickson Gracie

Personagens marcados com (C) são os campeões atuais de suas categorias no torneio em que disputam (Pride, UFC, etc) até a data da última atualização desta página.

Usando o MMA RPG

Existem basicamente duas formas de utilizar as adaptações apresentadas no projeto MMA RPG, a primeira delas, é usá-los junto ao cenário de Street Fighter RPG. Neste cenário, os lutadores do MMA profissional, por algum motivo (cada um tem o seu), estão rumando para os ringues ilegais. Alguns buscam vingança, outros apenas querem aprimorar sua técnica ainda mais, depois de uma carreira sólida nos octógonos profissionais. Independente do motivo, muitos nomes dos MMA mundial estão rondando os circuitos ilegais, principalmente por Dana White, o homem mais influente do mercado de lutas profissionais, também ser um empresário de Street Fighters, abrindo portas para muitos lutadores profissionais entrarem para os ringues ilegais.

A outra forma de usar MMA RPG é em uma crônica realista, fora do cenário de SFRPG, mais focado nas artes marciais reais, mostradas em filmes como Karatê Kid, O Grande Dragão Branco, Rocky e muitos outros. Nestas crônicas, os personagens serão lutadores rumo à perfeição, rumo ao cinturão dos peso-pesados, ou qualquer que seja seu objetivo. Mas lembre-se: apesar de não existir a Shadaloo no mundo real, organizações criminosas como a Máfia, a Yakuza, as Tríades e muitas outras existem, e são muito influentes no mercado de lutas, uma vez que são cheias da grana. Neste tipo de crônica, as regras das artes marciais profissionais devem ser respeitadas, o que inclui as manobras permitidas e não-permitidas. Como regra geral, o Narrador pode abolir o uso de Manobras de Foco nesse tipo de crônica.

Sobre as Adaptações

As adaptações são livres do contexto real. Apesar da maioria das vezes os autores utilizarem vídeos de lutas como base para criar os lutadores, não tem como ser 100% preciso com todos os lutadores. Às vezes vemos uma luta de Belfort onde ele está mandando muito bem nos Socos, mas na luta seguinte está usando mais Apresamentos. O que fazer? Tentamos balancear ao máximo os lutadores e ver quais são os pontos fortes e fracos de cada um. Escutamos muito o que os comentaristas das lutas dizem, uma vez que eles são especialistas e nós não. E por fim: tentamos nos divertir no processo.

O mesmo ocorre com a história dos personagens. Misturamos elementos reais com ficcionais para que os personagens sejam interessantes de interpretar em crônicas de MMA RPG. Alguns lutadores, como Lyoto Machida, tiveram sua história drasticamente alterada devido a idéias que surgiram, fazendo dele uma espécie de Ryu do MMA RPG. Usamos ao máximo nossa criatividade para criar backgrounds envolventes e interessantes de serem utilizados em mesas de jogo. Não espere uma adaptação 100% fiel aos octógonos, mas pode esperar muita diversão quando você estiver na pele de Minotauro e tiver de derrubar Velasquez…

Estilos

Uma vez que as Mixed Martial Arts são o que o próprio nome sugere (Artes Marciais Misturadas) o estilo que impera no MMA RPG é o Vale-Tudo, criado por Eric, da Shotokan RPG e levemente modificado por Fernando Jr. No Vale-Tudo, o lutador pertence ao estilo Vale-Tudo, que engloba muitos golpes de diversos estilos, mas possui algum estilo de especialização. Desta forma, é possível a um lutador praticar Vale-Tudo com ênfase em Muay Thai, por exemplo, algo comum nos octógonos reais. Assim, todos os personagens adaptados para MMA RPG possuem o estilo Vale-Tudo (ênfase), trocando “ênfase” pelo nome de sua especialização.

Posts Auxiliares

Até o lançamento do suplemento que não possui data prevista, muitos posts serão lançados, não somente contendo adaptações dos lutadores, mas comentando a respeito dos diferentes torneios, categorias, regras, etc. A seguir, estão listados todos os posts auxiliares do MMA RPG até o momento:

Quer Ajudar?

Então você é um aficcionado por Street Fighter RPG e gostou do projeto? Junte-se a nós adaptando os lutadores, seja criando as fichas ou bolando as histórias.

Ah, você não conhece as regras a fundo, mas é grande fã das lutas e não perde uma? Mande seu feedback dos lutadores para nós, comentando como poderíamos melhorar as planilhas, quais os próximos personagens que deveriam ser adaptados, e como lutam os personagens que vocês gostariam de ver a seguir.

Você tem uma das características acima e curte design ou ilustração? Nos ajude com seu talento, criando um logo legal para o projeto, para ser utilizado como selo promocional nos posts participantes. Ou então dê um jeito de ilsutrar os lutadores sem usar as fotos reais deles (vetorizando-os talvez).

Trabalho é o que não falta neste ambicioso projeto.

Octógono de MMA profissional