Especializações do Boxe

Distante de ser um combate esportivo primitivo o boxe contemporâneo é um sistema sofisticado de ataque, defesa e estratégia, não só com os punhos, mas com o corpo todo e a mente. O Boxe tem um sistema intrincado de sub-estilos que podem ser entendidos como o jogo de Jokenpô (pedra/papel/tesoura), onde um estilo apresenta vantagens sobre outro ao mesmo tempo em que é desvantajoso em lutar contra o terceiro.

Embora existam variâncias dessa ideia os três sub-estilos são: In-Fight, Out-Fight e Slugger. Obviamente existem lutadores que fogem a estas categorias por terem características muito excêntricas para o Boxe contemporâneo (os Não ortodoxos, Non-Orthodox) e outros por misturarem os 3 sub-estilos (os Híbridos, Boxer-Puncher ou Hybrid).

Para simular esse xadrez com os punhos (e de pernas e tórax) seguem-se novas variações de custos para algumas manobras da tabela de manobras do Boxe padrão e sugestões para alocação de Atributos dos diferentes estilos de Boxe que podem ser usados para diferenciar personagens e NPCs que escolham a Nobre Arte como estilo.

In-Fight

Swarmers, combate de proximidade, precisão e velocidade, colocando o adversário sob pressão, similar ao Rushdown de jogos de luta). Swarmers tem facilidade para neutralizar o jogo estratégico de Out-Boxers.

Priorize: Força e Destreza, além de combos com ataques de alta velocidade e Dizzy.

Manobras mais baratas: Deflecting Punch (Grátis), Hyper Fist (3), Head Butt (Grátis), Toughskin (2), Lunging Punch (1).

Manobras mais caras: quaisquer manobras com modificador de movimento superior a +1 (como Dashing Punch que é +2) e manobras aéreas (como Thunderbolt) custam 1 ponto a mais para você.

Out-Fight

Out-Boxers, combate a uma distância maior, envolvendo agilidade e castigando erros e aberturas do adversário. Out-Boxers usando táticas de acertar e retroceder são muito eficientes contra Sluggers.

Priorize: Destreza e Raciocínio, além de combos que mesclem ataque e bloqueio.

Manobras mais baratas: Rekka Ken (4), Lunging Punch (1), Esquives (1), Flicker Jab (1), Double-Hit Punch (Grátis), Counter Attack (2).

Manobras mais caras: quaisquer manobras com modificador de dano superior a +2 (como Dragon Punch que é +6) custam 1 ponto a mais para você.

Slugger

Puncher, usam golpes poderosos para demolir o adversário e são resistentes para aplicar esses golpes mesmo sendo acertados. Sluggers aproveitam a necessidade de proximidade dos Swarmers para castigá-los pesadamente.

Priorize: Força e Vigor, coloque muita Saúde e Força de Vontade para aumentar danos nos ataques.

Manobras mais baratas: Dashing Punch (3), Turn Punch (3), Toughskin (2), Monkey Grab Punch (1), Haymaker (1), Hyper Fist (3).

Manobras mais caras: quaisquer manobras com modificador de velocidade superior a +1 (como Rekka Ken que é +3) custam 1 ponto a mais para você.

Hybrid

Lutadores versáteis, use o Boxe padrão para eles.

Non-Orthodox

Golpes inusitados, estilo de combate incomum, estratégias
pouco utilizadas. Esse é o estilo não-ortodoxo que pega os oponentes de surpresa.

Priorize: surpreenda, priorize comprar manobras diferentes, que não são do estilo, da lista Movimentos Comuns.

Manobras mais baratas: Buffalo Punch (1), Haymaker (1), Ducking Fierce (1), Monkey Grab Punch (1), Widowmaker (Grátis), Maka Wara (4)

Manobras mais caras: escolha junto com seu Narrador 6 manobras da tabela do Boxe e registre no verso da ficha do personagem. O custo de aquisição dessas manobras será 1 ponto a mais para você.

Especializações não-oficiais, extraídas do suplemento Hajime no Ippo da Shotokan RPG, créditos aos autores. Mais tarde modificados por Fernando Jr.