Esquives

Pré-Requisitos: Esportes 2, Bloqueio 1

Pontos de Poder: Savate, Kenjutsu, Boxe*, Aikidô* 2, Outros* 3.

Uma técnica de evasão muito similar a certos movimentos de Aikidô. O lutador simplesmente dá um passo para o lado para fora do ataque. Salvando seu corpo da linha de ataque. Assim como no Boxe, a estratégia do Savata depende da possibilidade de se evitar o ataque do adversário.

Sistema: O lutador deve ter Velocidade o bastante para interromper seu atacante. Quando o oponente ataca, o jogador que usa Esquives simplesmente se move se esquivando para qualquer direção em dois hexágonos. Esse movimento é parecido com o Displacement, exceto que o lutador não pode iniciar o contra-ataque com esse movimento.

Custo: nenhum
Velocidade: +2
Dano: nenhum
Movimento: Dois

Houserule

Como assim Esquives somente para Savate? Mesmo na descrição da manobra ela cita que o Aikidô possui movimentos semelhantes. A despeito disso, Esquives me parece uma manobra de esquiva comum a qualquer arte marcial e deveria ser de acesso a todos estilos. Narradores que compartilhem essa linha de raciocínio podem colocar “Outros 3” no custo em Pontos de Poder de Esquives (como eu fiz ). Narradores ainda mais “encucados” com o custo abusivo, podem incluir o Aikidô e o Boxe com custo 2 também, que segue o raciocínio citado na própria manobra.

* OBS: Ambas alterações citadas na houserule eu fiz logo acima, desconsidere caso queira seguir à risca a manobra original.

Esquives