Charles “Charlie” Nash

charlie-nash-sf5


Altura: 1.86m
Peso: 93kg
País: EUA
Nascimento: 01/11/1962 (30 anos em SF Alpha)

Um patriota e dedicado soldado, a dedicação de Charles Nash para com seus país é muito maior do que de muitos soldados do exército americano. Sempre buscando terminar o seu trabalho e um homem maleável, Charlie é um veterano da unidade das Forças Especiais da USAF (United States Air Force – Força Aérea dos Estados Unidos) e é muito conhecido por ensinar muitas técnicas a muitos novatos, já que é mestre em diversas artes marciais. Foi assim que conheceu Guile.

Quando Guile entrou na USAF ele já era um bom lutador. Mas bons lutadores não são o bastante para Charlie que o moldou no guerreiro que é atualmente. Os dois nutriam uma amizade e rivalidade semelhante a de Ryu e Ken, um sempre tentando superar o outro. Certa vez Guile foi capturado em uma missão que fazia, Charlie sem pensar duas vezes foi resgatá-lo assim que soube do ocorrido. Com extrema perícia, Charlie se infiltrou na base onde Guile era mantido cativo e o salvou da morte certa. Guile ficou em dívida com seu amigo para sempre.

Sempre portando seus óculos e fumando de vez em quando, foi um exemplo a ser seguido no exército e um homem esperto também. Exímio lutador, chegou a vencer o campeonato americano de artes marciais certa vez.

Crônica em Street Fighter Alpha: Nash estava perseguindo pistas de um sindicato criminoso que estava distribuindo drogas para certas tropas na sua divisão, e impressionou-se com o fato de que seus superiores disseram-no para parar de meter o nariz onde não era chamado, que era apenas alguns punks cheirando. Nash decidiu continuar investigando e descobriu o nome do sindicato: Shadaloo. Ele e Guile se infiltraram em uma base na Venezuela e conseguiram rastrear o centro de distribuição no meio da selva. Tudo parecia ir bem até que de repente Charlie e Guile foram capturados no meio da tarefa e esperavam a punição a qualquer minuto. Entretanto, Charlie não era do tipo que sentava e chorava. Ele buscou soluções. Ele e Guile arrumaram uma forma de escapar da prisão devido a seu treinamento e se separaram, Guile deveria chamar reforços e Nash ganhar tempo pra eles. Charlie secretamente seguiu os passos do líder da organização e escondido nas sombras para evitar ser pego dessa vez, confrontou o homem chamado Bison. Nash bem que tentou derrotar Bison, e teria conseguido, não fosse sua surpresa quando o helicóptero das Forças Armadas que seria o reforço chegou, começou a atirar…nele! Para sobreviver Nash teve de simular uma queda em um penhasco que teria matado um homem normal, deixando para trás apenas suas dog tags que Guile acharia depois investigando o local.

Ao que parece Bison possuía espiões no exército americano e assim conseguia informação sobre suas operações. Charlie descobriu isso mais tarde, enquanto se recuperava dos ferimentos nas sombras, com todos achando que ele havia morrido. Ele próprio achou que tinha morrido, pois não se lembrava do que acontecera após cair no penhasco. Imagens do ditador em sua cabeça não lhe deixam dormir direito. Nash conhece Chun Li e os dois rebeldes decidem unir forças em um ataque contra a Shadaloo, um ataque não oficial, uma vez que Nash não confiava mais no exército. Ele rouba armas, equipamentos e até mesmo um caça e isso faz com que a Força Aérea envie Guile atrás dele. Ao invés de prendê-lo, juntos decidem fazer uma investida não-oficial contra a base do tirano, uma vez que não se podia confiar no exército para isso.

Juntos, eles invadem a base da Shadaloo e Chun Li fica encarregada de plantar os explosivos enquanto Charlie e Guile vão enfrentar Bison, conseguindo fazê-lo recuar. No entanto, Bison usando do poder do Psycho Drive fica mais forte do que nunca e Nash entende que a única maneira de matá-lo e explodindo ele juntamente com a base, mas para isso ele fica para trás segurando o vilão enquanto Guile e Chun Li conseguem fugir a salvo. A base explode sem deixar vestígios, nem mesmo um corpo, o que faz Guile acreditar que seu amigo ainda esteja vivo e jurar vingança contra a Shadaloo.

Crônica em Street Fighter 5: Nash foi encontrado por Urien e os Illuminati fizeram de tudo para trazê-lo de volta à vida, tendo sido necessário realizar alguns implantes cibernéticos em seu corpo para substituir tecidos perdidos, mas o mais importante ainda estava lá: a vontade de fazer justiça faíscando nos olhos do ex-soldado.

Aparência: Charlie possuía uma aparência limpa e asseada, principalmente seu cabelo estiloso, mantido em um grande topete à frente do rosto, cuidadosamente “esculpido” à base de muito spray pra cabelo. Charlie é tão vaidoso que utiliza óculos, mesmo não possuindo deficiência visual, apenas por se achar bonito com eles. Após sofrer algumas cirurgias para sobreviver aos ferimentos da explosão da base da Shadaloo, Nash possui alguns tecidos sintéticos costurados ao seu rosto e braço, bem como outros implantes não visíveis, o que o deixou com uma aparência bem “Frankstein”.

Interpretando Charlie: você é vaidoso e convencido. Sabe que suas habilidades de combate são extraordinárias e acha que ninguém no mundo se equipara a você na arena. Costuma agir de forma imprudente simplesmente porque você sempre dá um jeito e resolve os problemas mais críticos com sua experiência de anos como militar e como lutador do submundo de lutas ilegais. Você nutre grande carinho por Guile, considerando-o como um irmão menor ou algo assim, estando sempre pronto a dar sua vida por ele e lhe ajudar no que for preciso. Após os últimos incidentes, não confia mais em ninguém, mesmo nos seus salvadores, e apenas quer vingança.

Charlie parece um zumbi, não raciocinando direito e apenas com sua missão de matar Bison em mente. Qual as reais intenções dos seus salvadores ou o destino reservado para Charlie, ninguém sabe até o momento, mas ele não parece ter muito tempo de “vida” restante.

Lema: Você tem talento. O Tio Sam poderia utilizá-lo.

nash-sf5

Charlie como NPC

Desde a época de Street fighter Alpha, Charlie está obstinado em sua missão de livrar o mundo da corrupção, tanto a interna nas forças armadas quanto a organização que a corrompeu, Shadaloo. Sua cruzada não envolve aprimoramento, torneios ou qualquer outra coisa que não seja fazer justiça com as próprias mãos. Ele só participará de um torneio se for para pegar alguém da Shadaloo, se for para conseguir uma pista sobre Bison, ou no máximo para salvar Guile ou algum amigo de outra enrascada. Em Street Fighter 5 ele está ainda mais obstinado, beirando a loucura.

Agente Shadow

Algumas fontes especulam (nada oficial, a menos que o Narrador decida assim em sua crônica) que entre Street Fighter Alpha 2 e Alpha 3, enquanto todos achavam que Nash estava morto, ele teria sido encontrado pela Shadaloo e sofrido uma lavagem cerebral, sendo controlado psiquicamente por M. Bison através do Psycho Power. Durante alguns meses, período em que Nash não se lembra de nada, ele teria agido pelo codinome de Agente Shadow (Sombra), um soldado impiedoso à serviço da Shadaloo, assim como Killer Bee. Sua aparência seria a mesma, porém com os olhos esfumaçados, a pele mais escura (quase negra) e faíscas de energia psíquica saindo de seu corpo quando luta, inclusive afetando a aparência dos seus golpes Chi.

Esse “personagem” apareceu originalmente na série de crossovers da Marvel com a Capcom, sendo um personagem jogável secreto, e depois novamente nos quadrinhos de Street Fighter feitos pela Udon. As falas do Agente Shadow são frias e robóticas, ele somente atende ordens de M. Bison e luta para matar, sendo seus alvos inimigos da Shadaloo. Como mostrado nos quadrinhos, a lavagem cerebral não é perfeita e às vezes Shadow tem de voltar para o laboratório passar por novas sessões para “renovar” os efeitos. Ao que parece algo aconteceu em algum momento e Bison perdeu o controle sobre ele, recobrando a consciência original de Charles Nash mas sem lembrar do que fez, exceto em sonhos.

Como dito anteriormente, o Narrador tem a palavra final sobre a existência ou não do Agente Shadow em sua crônica. Apenas adicione o Antecedente Único Psycho Power 1, reduza sua Honra a 0 e lhe dê a manobra Psychokinetic Channeling na planilha de Nash em Street Fighter Alpha e voilá! Agente Shadow pronto.

Charlie como Sensei

Na época de Street Fighter Alpha (e até mesmo antes disso), Nash era um famoso instrutor de artes marciais na Força Aérea, tendo instruído dezenas, se não centenas de combatentes. Alguns deles, como o oficial Guile, tiveram grandes ganhos em suas habilidades de combate sob os treinos de Nash, um Sensei 4 especialista nas técnicas do Sonic Boom (que ele consegue fazer com uma mão apenas e, segundo as lendas, até com os pés) e do Flash Kick. Dependendo da época em que a crônica ocorrer, personagens das Forças Especiais que atuem nos EUA poderiam ter sido instruídos (ou estar sendo) por ele.

Charlie e Armas de Fogo

Assim como qualquer oficial das Forças Armadas Nash possui vasto treinamento em armas de fogo, representadas por esta técnica na sua ficha (use-a para qualquer tipo de arma de fogo). Obviamente Nash não usaria uma arma de fogo fora de uma guerra ou missão que assim o exigisse, mas caso seja necessário empunhar uma bazuca para derrubar um caça da Shadaloo, ele é o cara apto a fazê-lo!

*Fontes: planilha e história original criada por Eric Musashi da Shotokan RPG. Modificações feitas por Fernando Jr da SFRPG Brasil com base no The Street Fighter Plot Canon Guide e acontecimentos in-game na série Alpha e 5. Também foram adicionadas algumas “pitadas” dos quadrinhos da Udon, principalmente sobre o Agente Shadow.

charlie-nash

Guerreiros Mundiais


Sensei