Jeet Kune Dô e as Manobras Especiais

Jeet Kune Dô

Jeet Kune Dô significa "O modo de interceptar o punho" e foi desenvolvido pelo ator e mestre de Kung Fu, Bruce Lee. Assim como seu nome sugere, o JKD foi desenvolvido para ser uma forma efetiva de combate, ao contrário de artes marciais mais filosóficas e espirituais. Desta forma, praticantes de JKD estudam os mais diversos estilos, incorporando os melhores golpes de cada técnica ao seu arsenal.

Mesmo manobras que comumente não poderiam ser aprendidas por outros estilos, são desvendadas e "absorvidas" pelos praticantes de JKD, tornando-os alguns dos lutadores mais polivantes e temidos do circuito Street Fighter. Entretanto, adquirir manobras de outros estilos é uma tarefa árdua, que exige muito empenho e dedicação do aluno, representados pelo alto custo em Pontos de Poder.

Custo das Manobras Especiais

Alguns personagens podem ter começado a estudar em um estilo tradicional, escolhendo depois retomar o estudo do Jeet Kune Do. Neste caso, se uma Manobra Especial tem um custo para JKD diferente do que para o seu estilo original, ele paga o que for menor. Por exemplo, a manobra Forward Flip Knee custa 2 Pontos de Wu Shu e 3 para Jeet Kune Do. Se o lutador de JKD estudou anteriormente Wu Shu, ele pode comprar o Forward Flip Knee por apenas 2 Pontos.

Praticantes de Jeet Kune Do podem também aprender manobras especiais que são geralmente proibidas em outros estilos. No entanto, é muito caro! Para praticantes de Jeet Kune Do aprenderem uma manobra que está "proibida" os custos da manobra mais cara custa 1. Por exemplo, o Whirlwind Kick não faz parte do Jeet Kune Do, nem tem um custo para "qualquer" estilo. O valor mais caro listado é de cinco pontos (Karate Shotokan). Portanto, se um lutador de Jeet Kune Do quer aprender a Whirlwind Kick, ela iria custar 6 pontos.

A decisão de estudar JKD deve ser feita quando o personagem for criado. Um personagem não pode decidir "agora quero estudar JKD depois de muitos anos de Muay Thai", a concessão permite ao personagem apenas duas Manobras Especiais para escolher. Se um personagem, retoma o estudo do Jeet Kune Do mais tarde no decorrer da sua carreira, tem de haver uma razão para isso – ele não pode simplesmente dizer "Eu estou estudando Jeet Kune Do agora" e, de repente começar a baixar as Manobras sem custos!