Lyoto Machida

Lyoto Machida


Altura: 1.85m
Peso: 93kg
País: Brasil
Nascimento: 30/05/1978

O Dragão Machida, como é conhecido no submundo das lutas, ou simplesmente, Dragão, é um lutador brasileiro de Vale-Tudo, especializado em Karatê Machida, uma variante do Shotokan criada pelo pai e sensei de Lyoto, Yoshizo Machida. Lyoto iniciou seu treinamento aos 3 anos de idade, sagrando-se campeão em diversos campeonatos de Karatê por todo o Brasil. O dojô de seu pai é um dos mais reconhecidos dojôs de karatê do país, atraindo lutadores do mundo inteiro.

Quanto atingiu a maioridade, Machida passou a buscar desafios ainda maiores do que “simples” campeonatos de Karatê. Ele buscava mostrar que o Karatê de sua família era a arte marcial definitiva e que ele era o melhor lutador do mundo. Não demorou muito e Lyoto passou a chamar a atenção de diversos investidores de fora do país, até que foi contratado por uma equipe japonesa de MMA, que tinha grande atuação na Tailândia e Japão. Lyoto foi em busca dos seus sonhos, deixando seu lar e seu dojô para se aventurar no mundo das artes marciais mistas por todo o mundo.

Lyoto morou durante um tempo na Tailândia, obtendo um intenso treinamento no Muay Thai, complementando seu Karatê e adaptando-o aos octógonos profissionais. Após sagrar-se campeão nos ringues tailandeses, Machida foi ao Japão, adicionando o Judô ao seu repertório e esmagando todos seus oponentes. Ninguém conseguiu parar a ascensão meteórica do jovem campeão, que desiludio com o Oriente, voltou ao Brasil.

De volta a sua terra natal, Salvador, Lyoto treinou Brazilian Jiu Jitsu na equipe Black House, trazendo muitas vitórias à sua equipe e ao seu rol particular. Invicto desde sua entrada no MMA, Machida acreditava que já havia visto tudo que os circuitos profissionais de Vale-Tudo poderiam lhe proporcionar e isso não havia sido o suficiente para pará-lo. Mas ele queria mais.

Machida ouviu falar de um tal de Ryu. Ele era um grande lutador, mestre nas artes do Karatê Shotokan e pupilo de Gouken, um conhecido de seu sensei. Esse tal karateca não competia nos torneios profissionais, mas em uma espécie de circuito ilegal onde haviam poucas regras, ainda menos que no vale-Tudo antigo (antes do MMA). E acima de tudo, esse karateca era o campeão deste circuito do submundo. Machida ficou interessado.

Lyoto viu uma luta do jovem Ryu há pouco mais de um ano atrás, esperando ter uma chance para desafiá-lo assim que ele terminasse a luta contra um brutamontes com moicano loiro e uma corrente em uma das mãos. A batalha era dura, muito mais perigosa e emocionante do que os ringues de MMA jamais seriam e Lyoto estava empolgado para desafiar Ryu, até que viu algo no mínimo surpreendente. O karateca girou os braços, juntando uma espécie de energia no ar, energia esta que formou uma esfera que foi arremessada no peito do oponente! Lyoto estava boquiaberto, principalmente quando o brutamontes irrompeu em chamas azuis e caiu no chão desacordado devido ao golpe. Lyoto virou as costas e voltou para o dojô de seu pai, ele ainda tinha muito a aprender.

Quando seu pai o viu entrando novamente em seu dojô, com o mesmo rosto fascinado de quando tinha 3 anos, ele sabia o que seu filho e melhor discípulo queria. Naquela noite Machida compreendeu melhor o Chi, e o quão poderoso pode ser com o treinamento correto do corpo, mente e alma. Ele sabia que aqueles “poderes” nunca seriam aceitos no MMA e decidiu trocar os ringues profissionais por aquele circuito ilegal no qual o campeão Ryu participava, para aprimorar suas habilidades e para mostrar ao submundo Street Fighter o karatê Machida!

Hoje Machida é um dos grandes aspirantes a Guerreiro Mundial do circuito. Sua combinação de estilos focada no Karatê Machida é uma das sensações dos torneios, e muitos o vêem como um “novo e mais completo Ryu”. Pode parecer exagero para alguns, mas o fato é que Machida é um dos poucos lutadores invictos do circuito Street Fighter, já tendo enfrentado grandes nomes do circuito ilegal como Hu e Yuki Takada. Talvez ainda lhe falte mais domínio do Chi, mas com certeza ele está no caminho certo.

Aparência: Lyoto é filho de uma brasileira com um japonês, mantendo belos traços dessas duas raças. Apesar dos seus olhos não serem puxados como os orientais, ele tem uma aparência nipo-brasileira autêntica. Seu corpo é musculoso, mas nada fora do normal entre praticantes de artes marciais, lembrando o físico de Ryu. Seu olhar é determinado e preciso, sempre analisando seus oponentes. Ele possui 1,85m e 93Kg nos seus 31 anos de idade.

Interpretando Machida: você é um guerreiro feroz, sensato, honrado e capaz. Quer mostrar ao mundo o poder do seu karatê e honrar seu sensei e pai. Você já fez isso no circuito profissional de Vale-Tudo e agora quer fazer o mesmo no circuito Street Fighter, tendo obtido excelentes resultados até agora. Você sabe que Ryu também é um lutador invicto, e sabe que somente um dos dois sairá vitorioso no dia em que se enfretarem pelo título e está treinando muito para isso.

* OBS: este personagem não é oficial da White Wolf. Ele foi desenvolvido com base em um lutador real de MMA de mesmo nome, tendo sua história drasticamente alterada para se enquadrar no mundo de Street Fighter. Sua ficha foi construída de forma semi-aleatória, juntando manobras de Muay Thai, Jiu Jitsu e Shotokan. Se algum fã do lutador tiver alguma sugestão, envie pelo formulário de contato

Lyoto Machida no UFC

MMA RPG