Narrador

Congratulações, você tomou a decisão de ser um Narrador. Você terá que ler muito mais que os jogadores, e terá que se preparar mais para as histórias. Mas o trabalho extra vale a pena. Ser o Narrador do grupo de jogo é uma experiência única e divertida. Os jogadores são parte importante da diversão, mas no fim cabe a você fazer com que o jogo seja um bom entretenimento. Os jogadores são como atores. E você, Narrador, é o diretor.

A Arte Refinada de Narrar

Ser um bom Narrador envolve muito mais do que apenas conhecer as regras. Imaginação e raciocínio rápidos, instinto teatral e um bom senso de dramatização, entre outras coisas, são imprescindíveis. Muitos de nós possuímos tais capacidades em certo grau, mas sempre há a possibilidade de aprimorá-las.

Felizmente, qualidades como estas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas através da prática. Há centenas de truques, atalhos e princípios simples que podem transformá-lo no melhor, mais dramático e mais criativo dos Narradores.

Mas você não irá encontrar a fórmula para esta transformação nesta seçã. Esta é uma seção de informações para o jogo Street Fighter: The Storytelling Game. Nós retiramos todo o material desnecessário à condução imediata do jogo.

Se você nunca participou de um jogo de RPG e está tentando aprender, o melhor conselho que podemos lhe dar é: encontre um grupo que já joga e junte-se a ele por algumas seções. 

Nesta seção, vamos lhe indicar tudo que você precisa saber sobre como preparar sua primeira história, como fazer com que todos se divirtam quando você contá-la, e dar algumas idéias sobre como criar suas próprias histórias. Antes de você começar a jogar com seu grupo de amigos, é importante que leia os tópicos a seguir (de preferência na ordem em que estão).

O que é uma História?: definição básica do que são histórias e as partes que a compõem. Este post também inclui dicas de como se preparar antes de sua primeira história e como criar suas próprias histórias. Ideal para Narradores iniciantes.

Regras da Mesa: este post aborda diversas questões que devem ser pensadas e decididas antes de começar uma crônica.

Como ensinar Street Fighter RPG e Como ensinar SF RPG aos novatos: dicas de como ensinar SF RPG a quem nunca jogou.

Narrando uma História: dicas de narração e como criar a ambientação das cenas que ocorrem durante uma história.

Toques Finais: algumas dicas gerais de como organizar a trama que irá guiar a sua campanha.

Criando personagens rapidamente e Criando NPCs Instantâneos: no primeiro post, algumas tabelas e valores aproximados de acordo com o nível de poder que você quer no personagem que está criando. É quase uma receita de bolo de como criar personagens rapidamente. No segundo post, dicas de como criar NPCs de última hora ou até durante o decorrer da sessão de jogo.

Dicas para Narradores: uma série de dicas e ensinamentos para Narradores iniciantes e veteranos.

Organização é Tudo!: post auxiliando narradores a organizarem melhor suas crônicas, sessões de jogo, anotações e muito mais. Indicado para narradores novatos e veteranos.

Seja legal com seu Narrador: este post é para os jogadores, contendo dicas de como auxiliar o Narrador a manter um jogo mais fluido e divertido para todos.

Mantendo a Lei: post sobre como fazer seus personagens temerem e acatarem a lei local.

Após ler estes posts (ok, não precisa ler todos de vereda), você está preparado para narrar suas próprias histórias. Boa sorte. lembre-se: os objetivos são entreter e desafiar os jogadores.

Por fim, tente decidir quais elementos você quer manter em sua crônica, e guarde suas anotações sobre esses vilões, personagens e/ou cenários que você pode querer usar novamente.

Narrador

Desde 2009 o melhor conteúdo sobre Street Fighter RPG