SIS em Street Fighter

sis

O Serviço Secreto de Inteligência (do inglês Secret Intelligence Service) é o correspondente britânico da CIA americana, uma organização governamental somente abaixo do primeiro-ministro inglês que responde pelos sistemas de informações, espionagem e contra espionagem, um autêntico serviço de segurança, ou inteligência, como preferir, à partir de sua base em Londres, Inglaterra.

Dividido em quatro seções, cada uma com suas próprias responsabilidades, visa garantir a segurança e soberania nacional, assim como as forças armadas, mas mesmo em tempos de paz, age secretamente para que seus colegas soldados não precisem agir. As seções são:

MI5: oficialmente designado Security Service (Serviço de Segurança), é o serviço britânico de informações (ou inteligência), de segurança interna e contra-espionagem. MI5 é a abreviatura de Military Intelligence, section 5, que é a designação tradicional, ainda vulgarmente usada, do Serviço de Segurança.

O MI5 conta entre as suas principais missões a proteção da democracia parlamentar e dos interesses econômicos britânicos e o combate à alta criminalidade, ao separatismo militante, ao terrorismo e à espionagem no interior do Reino Unido. Se ocupa principalmente de segurança interna do país, cabendo a segurança externa ao MI6.

MI6: oficialmente designado Secret Intelligence Service (ou SIS) é o serviço britânico de informações (ou de inteligência) encarregado de dirigir as atividades de espionagem britânicas. As atividades do MI6 são conduzidas, em princípio, no exterior, ao contrário do MI5, cuja ação é principalmente interna, sendo seções equivalentes, mas com meios distintos.

Outras seções: os outros dois serviços de informações (ou inteligência) britânicos são o GCHQ – Government Communications Headquarters (com funções de interceptação de sinais de telecomunicações e de garantia da segurança da informação) e o DIS – Defence Intelligence Staff (Equipe de Inteligência de Defesa), atuando os quatro sob a coordenação do JIC – Joint Intelligence Committee (Comitê de Inteligência Conjunta).

sis-mi6-sede

SIS no mundo de Street Fighter

Conhecemos o SIS, comumente referido como MI6, através das ações de Cammy, e seu time de agentes secretos, o Delta Red. Também chamado em algumas publicações de Agência Especial Britânica e, assim como a Interpol, agem contra organizações terroristas como SIN (SF4) e Shadaloo (SF2). Entretanto, diferente da primeira, o SIS foca-se em ameaças ao governo britânico.

Em Street Fighter 2, o Delta Red, unidade de elite do MI6, envia a agente Cammy ao circuito Street Fighter para investigar as operações da Shadaloo e derrotar M. Bison, o seu tirânico líder.

Em Street Fighter 4, novamente o Delta Red envia Cammy para investigar o desenvolvimento de uma bio-arma conhecida pelo codinome de projeto BLECE, que estaria diretamente relacionada ao sequestro de lutadores ao redor do mundo e, mais tarde, a unidade inteira se desloca para a Índia a fim de interceptar dados da SIN durante o torneio Street Fighter que estaria acontecendo na sua filial, o qual Cammy havia sido convidada.

Durante a série animada Street Fighter: The Cartoon (Code of Honor), o MI6 é representado novamente por sua unidade Delta Red, agindo principalmente contra as operações da Shadaloo, inclusive conseguindo capturar seu comandante durante um de seus episódios. Aqui, Cammy aparece como uma ex-agente da Delta Red, tendo preferido se unir à Guile e seus Street Fighters.

Como é fácil notar, Narradores não têm muito trabalho em colocar o SIS em suas crônicas, uma vez que são uma organização da lei, ávida por prender bandidos como Bison e Seth, semelhante à Interpol de Chun Li.

agentes-mi6

Agentes do Serviço Secreto Britânico

Todo o tipo de profissional trabalha no MI6. Os espiões e agentes de infiltração possuem as estatísticas dos Agentes do Livro Básico, talvez com exceção de James Bond, seu mais famoso agente. Os soldados, ou agentes de combate possuem as características dos Soldados do mesmo livro. Para a unidade de elite do MI6, o Delta Red, e seus integrantes, consulte seu post específico.

Ideias de Aventuras

Algumas ideias de aventuras envolvendo o SIS incluem:

  • os heróis podem estar participando de um torneio na Inglaterra, quando encontram-se com Cammy. Ela pode estar em apuros enfrentando muitos capangas e o heróis poderiam ajudá-la, para então descobrir que ela está ali pois a organização do torneio possui ligações com um sindicato criminoso britânico. Será que os heróis gostariam de ajudá-la a colocar este malfeitor atrás das grades?
  • se um dos personagens for militar ou trabalhar para a Interpol, a sua organização pode ter sido convocada para auxiliar o MI6 em uma missão em seu país natal. É claro que essa missão não é oficial, é secreta, e ele pode montar um esquadrão de confiança para ajudá-lo…
  • os heróis conhecem um sujeito que parece estar em maus lençóis, sem dinheiro, espancado e fugindo de alguém, ele parece ter provas de corrupção dentro do SIS, ao que parece existe um membro da Shadaloo no alto escalão e esse sujeito teria descoberto isso. Cabe aos heróis ajudá-lo? Ou eles deveriam entregá-lo para a polícia britânica resolver? Estaria ele falando a verdade ou seria apenas um truque?

* Fontes: esta organização é baseada na agência homônima de inteligência britânica, onde no mundo de Street Fighter já foi citada como patrono de Cammy e do Delta Red, em obras como SF2: The Animated Movie, SF: The Cartoon e nos quadrinhos da Udon Comics.

cammy-white-delta-red