Ear Pop

Pré-Requisitos: Soco 2

Pontos de Poder: Ninjitsu Espanhol, Luta Livre Nativo Americana, Sanbo, Sumô, Baraqah, Jeet Kune Do, Jiu Jitsu, Pankration, Luta-Livre, Hsing-Yi Chuan, Krav Maga 2; Outros 3.

Os grandes lutadores da Rússia, Japão e América do Norte não conseguiam encontrar muitas técnicas de Soco que pudessem efetivamente deter outros lutadores de seus estilos, até que desenvolveram o Ear Pop. Este desagradável movimento é considerado ilegal pelas regras de alguns torneios. O lutador estapeia ambos os lados da cabeça do oponente com as mãos em concha. Isso gera uma incrível pressão de ar entre nos ouvidos do oponente, atordoando-o e possivelmente causando perda de audição (a razão pela qual esta manobra é considerada desonrada por algumas pessoas).

Sistema: este ataque não tem seu dano absorvido pelo Vigor do oponente. Qualquer lutador que usar o Ear Pop automaticamente perde um ponto de Honra.

Custo: nenhum.

Velocidade: -1

Dano: -4

Movimento: -1

******************************************

Houserule

Comumente vemos em filmes e animações lutadores que estão presos em agarrões de seus oponentes e com grande esforço conseguem desferir um Ear Pop em seu oponente, fazendo com que ele o solte. Pelas regras normais de SF RPG, não é permitido a lutadores vítimas de um Apresamento Sustentado executarem qualquer manobra, exceto Grappling Defense, porém esta é uma regra opcional para aproximar o jogo dos filmes e animações que vemos.

Um lutador pode, ao custo de 1 de Força de Vontade, realizar um esforço extra para desferir um Ear Pop, mesmo sendo vítima de um Apresamento Sustentado. O dano causado serve apenas para efeito de atordoamento (Dizzy), não inflingindo dano à Saúde do adversário. Caso o oponente fique atordoado com o golpe, seu Apresamento Sustentado será encerrado imediatamente; caso contrário nada acontecerá e o Apresamento prossegue normalmente conforme as regras. Usar o Ear Pop desta maneira não faz com que o lutador perca 1 ponto temporário de Honra.

Note que atacar o adversário atordoado fará com que você perca Honra normalmente.