Luta-Livre (Wrestling)

Luta-Livre (Wrestling em inglês) refere-se a múltiplos estilos de combates que incidem sobre agarrões, travas e projeções. Tecnicamente, Sanbo, Sumô e Luta Livre Nativo Americana são praticamente iguais, mas diferem de alguns estilos a partir da Luta Livre estilo ocidental.

Este é um estilo com uma longa história. Desenhos em cavernas, mais de 15.000 anos, ilustram a Luta-Livre, e podem ser encontradas em pinturas e esculturas a partir do Egito, Pérsia e Suméria. É bem conhecido como um esporte clássico da Grécia e de Roma, realizada durante os Jogos Olímpicos e em concursos gladiatórios. Na Idade Média, a Luta-Livre era considerada uma habilidade nobre.

A Luta-Livre depende da velocidade, coordenação e força. Acima de tudo, requer um conhecimento de alavanca, o que permite uma menor força para derrotar um adversário maior e mais pesado. Tal como um esporte competitivo, tende a ter regras rígidas, como as proibições contra uma torção no adversário ou articulações dos dedos, ou cotoveladas no abdômen ou costas dele. Como um estilo de Street Fighting, no entanto, todas essas regras são ignoradas e detém a verdadeira eficácia do estilo.

Este é o estilo “básico” de Luta-Livre. Por ser um estilo muito versátil, existem dezenas, talvez até centenas de variações ao redor do mundo (ver mais adiante).

Escolas: Instrução básica em Luta-Livre é facilmente encontrada, nas escolas, nos clubes amadores e no YMCA. Muitos lutadores começam sua instrução em escolas secundárias. Vários clubes ou organizações vão ensinar um tipo particular de Luta-Livre; é incomum encontrar uma escola que ensina o estilo em todas as suas formas.

Membros: Quem quiser aprender o esporte e gosta de ter seu corpo contorcido e atirado ao solo é bem-vindo. Como todos os outros estilos, que exige muita perseverança e disciplina, muitos estudantes interrompem o programa no início.

Wrestlers famosos incluem Hugo, Abigail e Alex.

Conceitos: Atletas, estudantes universitários, lutadores profissionais.

Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema:Eu não gosto da sua atitude. Talvez seja a hora de você cumprir sua palavra.

luta-livre

Manobras Especiais
Soco Chute
Bitch Slap (2)*
Bull Head (3)*
Bull Horn (4)*
Dashing Clothesline (4)*
Double Hit Punch (1)*
Ear Pop (2)
Flash Chop (3)*
Giant Palm Bomber (3)*Jumping Hammer Punch (3)*
Bloqueio Esportes
Air Smash (1)

Hyper Tackle (3)*

Apresamento Foco
Air Throw (2)

Argentine Back Breaker (3)*
Back Breaker (2)
Bandit Chain (5)*
Bear Hug (1)
Brain Cracker (1)
Counter Grapple (2)*
Disengage (2)
Dislocate Limb (3)
Falling Sky (2)*
Grappling Defense (3)
Ground Fighting (3)
Improved Pin (2)
Iron Claw (4)
Knee Basher (2)
Meat Squasher (5)*
Moonsault Press (4)*
Neck Choke (1)
Pile Driver (3)
Pin (2)
Spinning Pile Driver (3)
Stomach Pump (3)
Storm Hammer (5)
Suplex (1)
Thigh Press (2)

* OBS: manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf, tendo sido desenvolvidas por fãs do jogo.

Variações de Luta-Livre

A Luta-Livre tem uma série de variações, em cada parte do mundo é comum encontrarmos uma forma particular de treinar e efetuar os golpes de estilo, bem como existem golpes novos em cada estilo.

Catch as Catch Can

Esta variante – também chamado de Luta Livre Estilo Livre – é o verdadeiro herdeiro da clássica Luta-Livre Greco-Romana (que por sua vez é herdeiro do Pankration). É o mais popular desporto com estilos ensinados nos Estados Unidos e Canadá. Embora proíba pontapés e asfixia, também tem uma grande variedade de contato corpo-a-corpo. Os jogos variam conforme o período e seus regulamentos.

Luta Greco-Romana

Esta variação, a mais popular na Europa, foi desenvolvida no século XIX, na França. Proíbe Tripping e Pins ou golpes com as pernas.

Luta-Livre Profissional

Esta é a variação mais comum e conhecida popularmente de Luta-Livre (Wrestling). É um teatro, usando-se um grande auditório e figurino espalhafatoso. Um certo número de lutadores profissionais entraram no circuito Street Fighter apenas para descobrir que sua postura e desempenho são pouco aproveitáveis no ringue. Luta-Livre profissional não é considerada um legítimo esporte competitivo.

Vale-Tudo (MMA)

Este é o estilo mais frequentemente procurado pelos Street Fighters que não gostam – ou necessitam – das restrições impostas pelas outras variações. É essencialmente “Catch as Catch Can”, mas sem qualquer regulamento formal. Algumas escolas ensinam esta variação de Luta-Livre; outros Wrestlers (lutadores deste estilo) aprendem um dos modelos formais (normalmente Jiu Jitsu, Muay Thai ou Boxe) e, em seguida, se adaptam rapidamente no ringue.

Luta-Livre Folclórica

Esta variação é especial, normalmente não encontrada fora de um determinado país ou região. Algumas sub-variações:

Sanbô: luta-livre russa, onde o tamanho e músculos do lutador é que decidem quem sairá vencedor.

Sumô: luta-livre japonesa, cheia de restrições de golpes (socos de mão fechada são proibidos, por exemplo) e mais chia ainda de tradições.

Luta-Livre Nativo Americana: praticada pelos índios norte-amricanos, mais do que um esporte físico, usa a fé e os espíritos dos totens como aliados nos combates.

Variações de Luta-Livre

Lucha-Libre: luta-livre tradicional mexicana, cheia de golpes espalhafatosos e gritos de guerra, sem esquecer de suas máscaras, símbolo de status entre os luchadores!

Yagli Gures: tradicionalmente Turca – Pehlivan é uma divisão do campeonato. Esses lutadores são campeões na Turquia, o estilo traz de volta o Império Otomano e as lutas geralmente acontecem em arenas enlameadas ou com graxa, o que torna difíceis as finalizações de apresamentos.

Córnish Wrestling: praticado em Cornwall, Inglaterra há mais de 15 séculos e tendo sido usado como base para outras formas de wrestling britânico como Cumberland, Westmorland, Devon e Lancashire Wrestling.

Glimae: Luta-Livre Islandesa com fortes características espirituais e vínculo com o elemento gelo.

Ssireum: wrestling da Coreia, junto do Tae kwon Dô, um dos esportes nacionais, possuindo algumas semelhanças com o Sumô japonês.

Shuai Jiao: wrestling da China que remonta há 4 mil anos atrás, geralmente associado como uma variação “livre” do Kung Fu.

Schwingen: wrestling da Suíça, também chamado de Hoselupf, com muitas semelhanças com o Judô japonês.

Pehlwani, Pahlavani e Koshti: diferentes nomes para o mesmo wrestling do sul da Ásia, comum em países como Índia e Irã, do antigo império Persa.

Lotta Campidanese: wrestling tradicional da Itália, quase extinto atualmente devido à sua violência.

Khuresh e Kurash: wrestling do sul da Sibéria e Uzbequistão, com muitas similaridades com o Yagli Gures, exceto pelo não uso de óleo.

Galhofa: conhecida como a única arte marcial de origem portuguesa, luta-se de tronco nu e descalço, com regras semelhantes à luta greco-romana. De cunho tradicional, era usada como rito de passagem do adolescente para a idade adulta.

Huka-huka: wrestling nativo do Brasil, praticado pelo povo Xingu. Semelhante à Luta-Livre Nativo Americana, mas com a batalha sendo iniciada com os lutadores ajoelhadas, bem próximos um do outro.

Backhold Wrestling: luta-livre popular europeia, com poucas variações localizadas como o Scottish Backhold da Escócia e o Glimae da Islândia.

Consulte seu Narrador antes de utilizar alguma variação de luta-livre pois algumas são oficiais e outras não.